21 Melhores Vegetais para Cultivar em Canteiros Elevados

Você está visualizando atualmente 21 Melhores Vegetais para Cultivar em Canteiros Elevados

Transforme seu canteiro elevado em um jardim comestível dos seus sonhos

Se você deseja transformar seu canteiro elevado no jardim comestível dos seus sonhos, os vegetais são essenciais! Com tantos tipos e variedades diferentes de vegetais para escolher, pode ser difícil determinar o que plantar. É por isso que vou fornecer uma lista de vegetais que crescem bem em canteiros elevados.

Ao ler esta lista, lembre-se de que nem todos os vegetais crescem bem durante todas as estações. Culturas como couve e cenoura se adaptam bem a temperaturas mais frias, enquanto tomates e pepinos prosperam no calor. Rotacionar as culturas com as estações permite que você desfrute de múltiplas colheitas de um único canteiro elevado.

E lembre-se, você não precisa cultivar todos os vegetais desta lista! Recomendo focar nas culturas que você gosta de comer; isso ajudará você a desfrutar do seu jardim e aprender a cuidar bem de algumas culturas. Uma vez que você se sinta confortável cuidando dessas culturas, poderá adicionar outras à sua rotação.

Se você deseja adquirir algumas ferramentas de jardinagem de qualidade, sementes e produtos apresentados aqui, visite a loja Epic para aproveitar 50% de desconto em mercadorias selecionadas, frete grátis para assinantes de texto e outras grandes economias durante nossa venda do Memorial Day!

Feijão Bush

Saboreie o feijão compacto de feijão em canteiros elevados.

Sementes de Feijão Royal Burgundy Bush

Beringela

Eleva seus pratos com beringelas cultivadas em canteiros elevados.

Sementes de Beringela Black Beauty

Pimentão Doce

Saboreie a crocância do pimentão doce cultivado em canteiros elevados.

Sementes de Pimentão Doce Jimmy Nardello

Rúcula

Cultive sua própria rúcula crocante para saladas mais frescas a qualquer momento.

Cansado de comprar recipientes de rúcula baby no supermercado apenas para que metade das folhas fiquem amarelas e viscosas depois de alguns dias? Então, leve a produção de rúcula para suas próprias mãos! A rúcula é fácil de cultivar em canteiros elevados, e as folhas baby estão prontas para colher em apenas três semanas após o plantio das sementes.

Embora você possa transplantar mudas de rúcula, recomendo semear as sementes diretamente. Prefiro cultivar essa cultura ligeiramente picante em fileiras com alguns centímetros de espaço entre cada uma. Esse método permite uma circulação adequada de ar e também facilita a colheita.

Como a rúcula cresce rapidamente, você pode plantar várias sucessões ao longo da estação de crescimento. A rúcula é tolerante ao frio, então você pode plantar sua primeira rodada de sementes algumas semanas antes da última geada da primavera. Você pode esperar obter duas a três colheitas de um único plantio de rúcula, então continue plantando novas sucessões a cada duas a três semanas para uma colheita contínua.

Embora a rúcula seja uma cultura pequena, ela é uma consumidora pesada que requer muitos nutrientes para prosperar. Adubar o solo com um fertilizante equilibrado antes do plantio manterá as folhas de rúcula de cor verde escura e ajudará a combater pragas e doenças. Como a rúcula está na família das brassicáceas, fique atento a pragas, incluindo pulgas e percevejos, e proteja as plantas com uma camada de cobertura de linha leve, se necessário.

Beterrabas

Cultive beterrabas versáteis para raízes deliciosas e folhas nutritivas.

A maioria das pessoas cultiva beterrabas por suas raízes doces, coloridas e ligeiramente terrosas, mas suas folhas tenras e nutritivas são deliciosas refogadas, misturadas em quiches ou sucos. A dupla função das beterrabas é apenas um dos motivos pelos quais acho que elas são um ótimo vegetal para cultivar em canteiros elevados. Elas também são fáceis de cultivar e se encaixam bem ao lado de culturas como alface, couve e tomates.

Como as beterrabas têm raízes delicadas que odeiam perturbações, a semeadura direta é uma opção melhor do que o transplante. Cada “semente” de beterraba é na verdade uma cápsula contendo várias sementes individuais. Portanto, leve isso em consideração ao espaçar suas sementes! Descobri que espaçar as sementes a dois centímetros de distância funciona bem – uma vez que as mudas têm alguns centímetros de altura, adelgace-as para três centímetros de distância, se necessário.

As beterrabas preferem clima mais frio, então são culturas perfeitas para seus jardins de primavera e outono. Embora você possa tentar cultivá-las o ano todo, o calor do verão estressa as plantas e as torna mais suscetíveis a doenças como a mancha foliar de Cercospora. Tente plantar uma rodada de sementes de beterraba nas semanas seguintes à última geada da primavera, e depois plante outra rodada de sementes no final do verão.

Repolho Chinês

Experimente os diversos sabores do repolho chinês durante todo o ano.

Um dos verdes asiáticos mais populares, o repolho chinês é fácil de cultivar em casa e versátil na cozinha. Ele não se sai bem no calor, mas tolera o frio, então é uma ótima adição ao jardim de primavera e outono. Desde que você cubra as plantas com um pouco de cobertura de linha flutuante, elas podem até sobreviver a temperaturas de até 20°F (-7°C)!

Cultivar repolho chinês em casa permite que você aproveite as muitas variedades disponíveis. Embora você possa encontrar repolho chinês grande nas lojas, é mais difícil encontrar baby repolho chinês tenro que dá um toque especial a sopas e refogados. Variedades como ‘Choko’ e ‘Toy Choy’ estão totalmente crescidas quando têm de quatro a seis polegadas de altura, então você pode encaixar várias plantas em canteiros elevados pequenos.

O repolho chinês cresce tanto se você semear as sementes diretamente ou transplantar mudas. Gosto de começar minha primeira rodada de sementes de repolho chinês dentro de casa e transplantá-las para meus canteiros elevados uma semana antes da última geada da primavera. Como a semeadura direta é mais fácil e rápida do que o transplante, planto sucessões posteriores de repolho chinês diretamente no jardim. Espaçar as sementes de baby repolho chinês a dois ou três polegadas de distância permite uma colheita completa – se as plantas começarem a se amontoar, corte algumas delas na linha do solo para permitir uma boa circulação de ar.

Brócolis

Saboreie a doçura crocante dos floretes de brócolis recém-colhidos.

Se você nunca comeu brócolis colhidos algumas horas antes, está prestes a ter uma surpresa agradável. Enquanto algumas pessoas acham o brócolis amargo e resistente, este vegetal oferece hastes tenras e floretes doces e crocantes quando cultivado em condições frescas e solo saudável. Como esta planta prospera em clima fresco, o truque é cultivá-la na primavera e no outono.

Para começar a temporada de crescimento, comece as sementes de brócolis de primavera dentro de casa cerca de seis semanas antes da última geada prevista da primavera. Uma vez que as mudas tenham dois a três polegadas de altura, vá em frente e plante-as em seu canteiro elevado. As mudas podem sobreviver a geadas leves, mas eu gosto de cobrir as mudas recém-transplantadas com cobertura de linha para ajudar a limitar o estresse.

Embora você possa semear brócolis de outono diretamente, recomendo começar as sementes dentro de casa ou comprar mudas de um viveiro local. Pragas como pulgas, percevejos e lagartas adoram se alimentar de brócolis de verão, e plantas maiores têm uma chance melhor de combater essas pragas do que mudas pequenas. Transplante mudas para o seu canteiro elevado em algum momento durante julho, agosto ou setembro, dependendo do seu clima.

Uma das desvantagens de cultivar brócolis é que plantas individuais ocupam vários pés quadrados e fornecem apenas uma única colheita. Se você quiser economizar espaço precioso no canteiro elevado e desfrutar de múltiplas colheitas, experimente plantar brócolis brotante. Variedades como ‘Di Cicco’ e ‘Burgundy’ produzem uma cabeça principal menor, mas sua produção de brotos laterais compensa a redução na primeira colheita.

Feijão Bush

Aproveite a abundância compacta de feijão bush em canteiros elevados.

Existem muitos tipos diferentes de feijões por aí, mas os feijões bush são meu tipo favorito de crescer em canteiros elevados. Como o nome sugere, as plantas crescem como arbustos compactos em vez de videiras rasteiras. Essas plantas produzem feijões que podem ser consumidos frescos ou descascados para secagem – apenas certifique-se de escolher uma variedade que corresponda ao seu uso pretendido.

Todos os tipos de feijões são culturas de clima quente, então espere até que as temperaturas estejam consistentemente acima de 50°F (10°C) antes de plantar. Os feijões crescem muito bem quando semeados diretamente, mas você também pode transplantá-los. Independentemente da opção que escolher, plante os feijões em fileiras e deixe cerca de dois centímetros entre cada planta.

Os feijões bush também são uma ótima adição ao jardim se você tiver crianças em casa. As vagens grandes são alvos fáceis para mãos pequenas, e como as plantas produzem feijões ao longo de várias semanas, seus filhos podem se divertir aprimorando suas habilidades de colheita. Para mais diversão, plante feijões roxos como ‘Burgundy’ e amarelos como ‘Gold Rush’.

Cenouras

Cultive cenouras retas e doces com facilidade em canteiros elevados.

Uma das grandes vantagens de cultivar em canteiros elevados é que eles permitem que você cultive em solo solto e bem aerado, independentemente de onde você mora. E isso significa que você pode cultivar cenouras longas e retas! Como as cenouras são mais doces durante temperaturas frias, é melhor plantar suas sementes na primavera e no final do verão. As cenouras cultivadas no outono não devem ser ignoradas, já que suas raízes se tornam extremamente doces após experimentar geadas e temperaturas frias.

Se você deseja plantar cenouras, observe que suas sementes levam de 10 a 20 dias para germinar. As sementes devem permanecer úmidas durante este período, então regue o solo regularmente. Uma vez que as cenouras germinem, adelgace as mudas para que fiquem a um ou dois centímetros de distância.

Como as cenouras levam muito tempo para germinar e crescem lentamente quando jovens, tente plantá-las ao lado de outras culturas. Plantar uma fileira de cenouras ao lado de uma fileira de rabanetes permite que você obtenha duas colheitas da mesma área; os rabanetes estarão prontos para colher quando as plantas começarem a ficar apertadas. Você também pode plantar fileiras de cenouras ao lado de uma fileira de tomates ou pimentões.

Couve-flor

Abraçar o desafio de cultivar couve-flor em seus canteiros elevados.

Como as plantas de couve-flor ocupam tanto espaço, muitos jardineiros optam por não cultivar essas plantas em seus canteiros elevados. Mas se você tiver um canteiro elevado maior (ou for um amante de couve-flor como eu), encontrará uma maneira de incluir essa planta em seu jardim.

A couve-flor prefere clima frio e leva vários meses até estar pronta para a colheita, então cresce melhor no outono. Você também pode tentar cultivar couve-flor na primavera se morar em uma área com uma primavera longa e fresca. Independentemente de quando você cultivar couve-flor, cultive as plantas a partir de mudas e certifique-se de plantar as mudas pelo menos a um metro de distância de outras plantas.

Este membro da família das brassicáceas é um alimento favorito de lagartas de repolho, percevejos e outras pragas. Verifique regularmente suas plantas em busca dessas pragas e remova os visitantes indesejados manualmente ou pulverize-os com óleo de nim. Contanto que as plantas permaneçam saudáveis, elas produzirão cabeças de couve-flor dois a três meses após o plantio.

Pepinos

Aproveite o crescimento prolífico de pepinos com treliças estratégicas.

Quando as plantas de pepino estão saudáveis, elas são um dos vegetais mais prolíficos que você pode cultivar em seu jardim. Água abundante e temperaturas quentes incentivam as plantas a produzir novos pepinos todos os dias, levando a uma pilha de pepinos prontos para se transformar em picles ou deixar na porta do seu vizinho. No entanto, seu crescimento também pode ser avassalador para os jardineiros de canteiros elevados.

O uso de treliças para pepinos é uma maneira de evitar que essas plantas dominem todo o seu canteiro elevado. Existem muitos tipos diferentes de treliças disponíveis, então escolha aquela que funcione bem em seu jardim. Você também pode cultivar pepinos sem uma treliça, mas esteja ciente de que suas vinhas se espalharão por todo o seu canteiro elevado.

Independentemente de como você cultiva seus pepinos, espere até que o clima e o solo estejam quentes antes de plantá-los ao ar livre. Os pepinos preferem temperaturas acima de 55°F (13°C), então espere até que as noites estejam consistentemente quentes antes de plantar. A semeadura direta evita perturbar as raízes delicadas da planta; apenas certifique-se de que o solo esteja acima de 60°F (16°C) para uma germinação adequada.

Beringela

Eleva seus pratos com beringelas cultivadas em canteiros elevados.

Sonhando com baba ganoush, parmigiana de beringela ou outros pratos saborosos? Então tente cultivar beringela em seus canteiros elevados neste verão! A beringela prospera em clima quente, então é uma ótima adição aos canteiros elevados, mesmo se você mora em uma área com verões extremamente quentes. As plantas continuam produzindo novos frutos por vários meses, então você pode plantar uma única planta e desfrutar de muitas colheitas.

Não há nada de errado em começar com mudas de beringela, especialmente se você está em uma área com uma estação de crescimento mais curta. Plante suas mudas após a última geada da primavera, espaçando-as cerca de 60 cm entre si, pois as plantas podem se espalhar e ocupar bastante espaço. Se você estiver cultivando a partir de sementes, inicie-as em ambientes internos cerca de 8 a 10 semanas antes da última geada e transplante-as para o canteiro elevado quando as temperaturas estiverem quentes.

A beringela é uma planta que requer bastante água e nutrientes, então não se esqueça de adubar o solo antes do plantio. Fertilizantes ricos em potássio podem ajudar a promover o crescimento e a produção de frutos. Também é importante ficar de olho nas pragas, como besouros de batata, que podem afetar as plantas. Uma cobertura leve de tecido pode ajudar a proteger as plantas jovens.

Uma vez que suas plantas de beringela comecem a produzir, você pode colher os frutos quando ainda estiverem firmes e brilhantes. Quanto mais você colher, mais a planta irá produzir, então fique à vontade para usar a beringela em uma variedade de pratos, como ratatouille, recheios ou até mesmo grelhada como acompanhamento!

Dicas Finais para um Jardim comestível de Sucesso

  1. Planejamento e Organização: Mantenha um calendário de plantio para saber quando iniciar cada cultura e garantir que você aproveite ao máximo as estações.
  2. Monitoramento das Condições do Solo: Teste o pH e a fertilidade do solo antes de plantar e faça as correções necessárias para garantir um crescimento saudável.
  3. Rotação de Culturas: Pratique a rotação de culturas para manter o solo saudável e reduzir a incidência de pragas e doenças.
  4. Colheita Regular: Verifique suas plantas frequentemente e colha os frutos e vegetais à medida que amadurecem. Isso não só proporciona frescor, mas também incentiva mais crescimento.
  5. Aproveite o Processo: Lembre-se de que cultivar um jardim é uma jornada. Aproveite o processo de aprender e observar as plantas crescerem!

Transformar seu canteiro elevado em um jardim comestível dos seus sonhos é possível e extremamente gratificante. Com um pouco de planejamento, cuidado e dedicação, você pode desfrutar de vegetais frescos e saborosos durante toda a temporada!