Como Crescer uma Árvore de Damasco a Partir de Semente

Você está visualizando atualmente Como Crescer uma Árvore de Damasco a Partir de Semente

Não é difícil cultivar um damasco a partir de uma semente, e o processo vale muito a pena. Se você mora nas zonas de resistência do USDA de 5 a 8, não tem desculpa para não cultivar uma dessas adoráveis árvores frutíferas decíduas!

Plante sua muda em um local ensolarado e, em alguns anos, você poderá começar a colher suas próprias frutas. Siga esses passos para garantir que tenha as condições certas para cultivar uma árvore saudável, feliz e frutífera.

Como Cultivar a Partir de Semente

Extraia cuidadosamente os caroços de damasco usando um quebra-nozes ou alicates.

Pegue o caroço de um damasco maduro e lave qualquer polpa da fruta. Em seguida, você precisa retirar o núcleo de sua casca dura. Você pode fazer isso facilmente com um quebra-nozes – apenas seja gentil para não danificar a delicada semente de damasco dentro. Se você não tiver um quebra-nozes, use alicates, uma chave de boca ou uma faca para cuidadosamente abrir o caroço na costura.

Passo 2: Mergulhe

As sementes de damasco requerem estratificação por imersão em água morna durante a noite.

Depois de liberar os núcleos de sua casca protetora, mergulhe-os em água morna durante a noite. Prepare algumas sementes, pois algumas podem não germinar.

Passo 3: Embalagem das Sementes

Garanta espaço suficiente na geladeira ao germinar as sementes de damasco.

Para fazer as sementes de damasco germinarem, você precisará prepará-las para a estratificação a frio. Use um pote com tampa ou um saco plástico. Adicione um pouco de água ao coco para hidratá-lo e depois esprema o excesso. Use o coco para encher o recipiente escolhido até a metade. Se preferir, use um papel toalha umedecido para envolver suas sementes antes de colocá-las no pote.

Garanta que ninguém coma as sementes. Elas contêm compostos cianogênicos e, embora sejam de toxicidade média, ainda não é uma boa ideia consumi-las.

Passo 4: Estratificação a Frio

Refrigere as sementes seladas no substrato a 0-7°C por 4-6 semanas.

Coloque as sementes em cima do coco umedecido ou papel toalha e sele o pote ou saco plástico. Coloque na geladeira. A temperatura deve ficar entre 0 e 7°C.

Após 4-6 semanas, suas sementes de damasco devem ter germinado o suficiente para serem plantadas em vasos para crescer. Se as sementes não tiverem germinado, reidrate o coco e coloque-as em um local quente por mais algumas semanas.

Passo 5: Prepare Seus Vasos

Plante as sementes germinadas em vasos cheios de solo rico em nutrientes.

Preencha alguns vasos (com cerca de 15 polegadas de diâmetro) com uma mistura para mudas ou substrato germinativo e plante uma semente germinada em cada vaso, tendo cuidado para não danificar a pequena raiz. Cubra com cerca de meio centímetro de solo e regue bem.

Passo 6: Monitore

Mantenha as mudas em um local quente e sombreado em solo úmido.

Mantenha as mudas bem regadas em um local quente e sombreado e observe-as crescer. Conforme crescem, replante-as em vasos maiores até que estejam grandes e fortes o suficiente para irem para o jardim com muitas folhas.

Passo 7: Endurecimento

Exponha gradualmente as mudas a mais luz solar diariamente antes de plantá-las no jardim.

Antes de plantar, dê um pouco mais de sol a elas a cada dia para evitar o choque do sol intenso no jardim. Comece com uma hora por dia e depois passe para duas horas e assim por diante, até que estejam aclimatadas. Esse processo é chamado de endurecimento. Mantenha suas mudas protegidas até que esteja pronto para plantá-las.

Passo 8: Escolha um Local de Plantio

As árvores de damasco prosperam quando plantadas no outono ou na primavera levemente aquecida.

O melhor momento para plantar árvores de damasco é no outono, quando podem se estabelecer durante o inverno. Elas então brotarão com novo crescimento na primavera. Alternativamente, plante na primavera, quando o solo estiver um pouco aquecido.

Escolha o local para sua árvore com cuidado. Elas precisarão de pelo menos 6-8 horas de luz solar direta por dia para ter uma boa floração, o que, no final das contas, lhe dará uma boa colheita de frutas.

O local escolhido deve ter solo bem drenado, mais para o lado arenoso, e depois adicione bastante material orgânico como composto e um fertilizante de liberação lenta geral no buraco de plantio para dar a elas um bom começo. Se necessário, amarre sua árvore ao plantar para não danificar as raízes posteriormente ao tentar fincar uma estaca no chão. Use duas estacas em cada lado da árvore e amarre todas juntas com um laço em forma de oito que você pode ajustar conforme a árvore cresce.

Assegure-se de proteger as árvores de ventos fortes para que as flores não sejam sopradas da árvore antes que possam formar frutos.

Passo 10: Plante

Para garantir um crescimento ótimo, selecione um local bem drenado com solo arenoso para plantar árvores de damasco.

Cave um buraco duas vezes maior que o vaso em que sua muda está e duas vezes mais profundo. Reserve o solo superficial e depois reserve o subsolo em dois montes. Adicione o composto e o fertilizante de liberação lenta em ambos os montes e misture bem, devolvendo o monte de solo superficial no buraco primeiro para trazê-lo ao nível correto. O caule da árvore deve ficar no mesmo nível em que está no vaso quando terminar.

Tire cuidadosamente a árvore do vaso e coloque-a no buraco, preenchendo com o restante do solo conforme avança. Faça uma bacia ao redor da árvore para garantir que você aproveite ao máximo seu suprimento de água e regue bem.

Passo 11: Regue e Suporte

As árvores de damasco se beneficiam de estacas para prevenir danos às raízes e proteger dos ventos fortes.

Se necessário, amarre sua árvore ao plantar para não danificar as raízes posteriormente ao tentar fincar uma estaca no chão. Use duas estacas em cada lado da árvore e amarre todas juntas com um laço em forma de oito que pode ser ajustado conforme a árvore cresce.

As árvores de damasco precisam de muito poucos cuidados, mas algumas coisas devem ser feitas para obter os melhores resultados. Regue bem no primeiro ano para que ela se estabeleça e depois deixe a chuva cuidar, a menos que esteja muito quente. Não regue demais seus damascos. Para enraizá-los e estabelecê-los bem, regue duas vezes por semana nos primeiros dois meses. O excesso de água pode causar doenças nas plantas e apodrecimento das raízes.

Alimente suas árvores de damasco apenas se não estiverem crescendo o suficiente e estiverem um pouco atrofiadas. Você não deve ter problemas de alimentação se plantadas na zona correta. Um impulso na primavera é aconselhável se sua planta não parecer muito boa.

Fique de olho em pragas e doenças e aja rapidamente para eliminar quaisquer ameaças.

Passo 12: Manter o Crescimento Saudável conforme a Árvore Amadurece

A poda é crucial para as árvores de damasco permitirem que a luz solar alcance o interior para a produção de flores e frutos.

De todos os itens de manutenção na lista para damascos, a poda é talvez a mais importante, como em todas as árvores frutíferas decíduas. Isso porque você precisa que a luz solar alcance o interior da árvore para produzir flores e depois frutos. Os galhos internos precisam ser podados para permitir a entrada de luz na árvore. A poda anual ocorre no final do inverno.

Comece removendo quaisquer galhos danificados ou doentes e todos os galhos que se cruzam com uma serra afiada ou tesouras de poda. Corte quaisquer brotos da base do caule. Escolha três a cinco galhos principais, os mais fortes e saudáveis, e depois remova até 25% dos outros galhos para formar um formato de V. Certifique-se de que a luz esteja chegando ao centro da árvore.

Siga na primavera com um desbaste de árvore quando o fruto estiver do tamanho de uma uva. Corte alguns galhos para que o fruto restante tenha espaço para amadurecer, deixando cerca de 6 polegadas de espaço ao redor deles. Isso pode parecer contra intuitivo, mas no final, você terá uma colheita melhor e mais doce de damascos. Também mantém a árvore saudável e produtiva.

Pontos Finais

Os damascos (Prunus armeniaca) florescerão na primavera com flores brancas e rosas perfumadas que se transformam em frutas maravilhosamente doces quando maduras. As árvores podem crescer de 10 a 20 pés de altura em condições ideais, e a cada ano que você as tem, elas darão mais frutos. Quando você vê uma árvore começar a florescer, pode ter certeza de que colherá seus primeiros damascos caseiros em 100-120 dias. Que delícia!