19 Ervas com Flores Roxas

Você está visualizando atualmente 19 Ervas com Flores Roxas

Se você é como eu, as ervas são sinônimo de folhas perfumadas e caules aromáticos. Enquanto todas as ervas desta lista são úteis na cozinha ou no armário de remédios, elas também produzem belas flores roxas que alegram o seu jardim.

A maioria das ervas floresce da primavera ao outono, então adicioná-las a canteiros elevados ou jardins perenes proporciona cores duradouras. E como a maioria continua a crescer após a colheita, você não precisa se preocupar com as colheitas destruindo as flores.

Incluí ervas de várias alturas, preferências de solo e formas de crescimento, para que você possa encontrar uma ou mais que prosperem no seu jardim.

Antes de começarmos, observe que não somos profissionais de saúde; essas plantas não se destinam a diagnosticar, tratar, curar ou prevenir qualquer doença. Consulte um profissional de saúde antes de consumi-las, verifique a identificação correta com um especialista e use-as por sua própria conta e risco.

Anis Hissopo

Este é um perene versátil com um sabor doce de anis.

Muitas ervas têm flores roxas, mas nem todas atraem polinizadores como as flores de anis hissopo. Plante uma dessas ervas em seu jardim, e os cachos eretos de pequenas flores de lavanda estarão zumbindo com abelhas, vespas parasitas, moscas-das-flores e muito mais. Sua altura e natureza aglomerada fazem dele um companheiro óbvio para outras perenes floridas como rudbeckia e bálsamo de abelha.

O anis hissopo também é uma ótima adição ao jardim devido à sua natureza resistente. Primeiro, é um perene, então você não precisa replantá-lo anualmente. Em segundo lugar, ele cresce feliz em vários tipos de solo e pode tolerar a seca uma vez que as raízes estejam bem estabelecidas.

Além disso, o anis hissopo é uma ótima adição à cozinha. Tanto as folhas quanto as flores têm um sabor doce de anis que você pode deixar em infusão na água para chá, misturar em saladas ou polvilhar em biscoitos.

Borragem

A planta tem folhas grandes e peludas e flores que pendem em cachos.

Além de produzir flores azul-violeta, a borragem tem flores em forma de estrela que são a atração da planta. Elas têm um sabor refrescante semelhante ao pepino, o que as torna adições atraentes e saborosas para saladas. Mas antes de plantar borragem em seu quintal, esteja ciente de que essas plantas produzem muitas flores! Estou falando de dezenas ou vinte novas flores a cada dia.

Embora não haja problema em deixar as flores caírem da planta, essas flores maduras se auto-semeiam. Embora a borragem seja uma anual, ela tende a aparecer na mesma área ano após ano. As mudas são fáceis de arrancar, então você não precisa se preocupar com ela se tornando invasiva.

As plantas crescem vários pés de altura em uma forma de ramificação um pouco selvagem. As folhas grandes são cobertas com uma pelugem um pouco espinhosa, e as flores aparecem em cachos pendentes para baixo.

Catnip

Esta é menos invasiva em comparação com a hortelã-pimenta e a menta.

Você provavelmente conhece a erva-gateira por sua capacidade de fazer os gatos relaxarem, rolarem ou darem cambalhotas, mas esta planta também tem a capacidade de acalmar os humanos. Mesmo que você não esteja interessado em dar as folhas ao seu gato ou em deixá-las em infusão para chá, as flores roxas da planta a tornam uma adição valiosa ao seu jardim. As plantas produzem hastes de flores altas e esbeltas cobertas com pequenas flores que variam de roxo escuro a branco.

A erva-gateira faz parte da família da hortelã, o que explica seus caules quadrados e sua natureza de propagação. Embora essas perenes possam se espalhar, elas são menos agressivas e mais fáceis de conter do que a hortelã-pimenta e a menta.

Uma vez que as plantas estejam estabelecidas no solo, elas são bastante resistentes. Elas não requerem nenhum fertilizante e podem sobreviver a períodos de seca. No entanto, elas crescerão melhor quando receberem pelo menos seis horas de luz forte por dia.

Cebolinha

Plante cebolinha em solo bem drenado e forneça fertilizante nitrogenado na primavera.

A cebolinha é uma das ervas culinárias mais versáteis. Basta picar suas folhas longas e redondas e polvilhar o sabor suave de cebola sobre batatas assadas, molhos, sopas, ovos, tacos e o que mais você desejar. E não se esqueça de misturar cebolinha em biscoitos e usá-la para fazer uma bela manteiga composta.

Este membro da família Allium também é bastante fácil de cultivar. Certifique-se de plantá-las em um local com solo bem drenado e forneça uma dose de fertilizante nitrogenado de liberação lenta ou composto pronto a cada primavera. Desde que você as corte a alguns centímetros acima do solo, elas continuarão a enviar novos brotos durante o clima quente.

E as flores são um deleite! Embora não sejam tão impressionantes quanto as flores ornamentais de alho-poró, elas ainda exibem a mesma forma esférica divertida e a bela cor roxa clara. Essas flores também têm o mesmo sabor sutil de cebola das folhas, então sinta-se à vontade para colher as flores individuais e usá-las para dar um toque especial aos seus pratos.

Sálvia Comum

Cultivar sálvia com sucesso envolve plantá-la em solo bem drenado e com pleno sol.

Quando você pensa em sálvia, provavelmente pensa na sálvia comum. Também conhecida como sálvia culinária, esta planta produz folhas verde-acinzentadas que adicionam um sabor terroso a tudo, desde abóbora até carne.

A sálvia comum prefere solo bem drenado e ar seco, mas eu já a cultivei com sucesso no sudeste úmido. Independentemente de onde você mora, certifique-se de plantar sua sálvia em uma área com pleno sol e excelente circulação de ar para evitar doenças fúngicas. Plantas estabelecidas podem tolerar uma seca moderada, então não se preocupe em manter o solo úmido.

No verão, as plantas de sálvia enviam hastes de flores cobertas por belas flores roxas claras. Essas flores têm um lábio superior e um inferior, e se mantêm bem como flores cortadas.

Verbena Comum

Esta planta tem sido historicamente usada para diversos fins medicinais.

Também conhecida como verbena, esta planta bienal é conhecida por seus caules de flores ramificados que se assemelham aos braços de um candelabro. As flores se abrem na parte inferior dos caules primeiro, e as flores eventualmente se abrem no restante dos caules. As flores podem ser de cor rosa clara a roxa, dependendo da variedade e da planta específica.

A verbena comum é nativa da Europa e do Norte da África, mas outras espécies de verbena são nativas da América do Norte. Algumas espécies nativas incluem a verbena azul (Verbena hastata).

As pessoas têm usado a verbena por séculos para tratar desde febres até congestão, insônia e icterícia. Pesquisas mostram que a planta possui propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias, antifúngicas e antibacterianas.

Flor-de-cone

Estas têm grandes flores com centro laranja que florescem de meados do verão ao início do outono.

Embora as flores-de-cone venham em numerosas cores, a flor-de-cone roxa é a variedade mais popular e difundida. Esta perene nativa prospera em praticamente qualquer lugar que você a plante, desde que tenha acesso a pelo menos seis horas de sol e solo bem drenado. Você não precisa se preocupar em fertilizar ou regar regularmente.

As plantas começam a florescer no meio do verão e continuam até o início do outono. As grandes flores redondas têm centros laranja cercados por pétalas roxas ou rosadas. Essas flores atraem uma ampla gama de polinizadores, incluindo abelhas, borboletas e vespas.

Os herbalistas valorizam as raízes da planta, que são bem conhecidas por sua capacidade de estimular o sistema imunológico e ajudar com a inflamação. Se você deseja colher as raízes, espere até que as plantas estejam maduras e cave as raízes no outono.

Tomilho Rasteiro

As flores roxas deste planta criam um tapete vibrante mesmo em condições secas.

Também conhecido como tomilho de Breckland e tomilho selvagem, o tomilho rasteiro tem uma forma espalhada que o torna uma excelente escolha para cobertura do solo. Ele prospera se espalhando sobre jardins de pedras e pode até mesmo atuar como substituto de gramados em áreas com solo bem drenado.

Quando as plantas florescem, o tapete verde transforma-se em um mar de roxo. Essas flores continuam a florescer durante todo o verão, mesmo em condições adversas, então são uma ótima opção se você deseja uma opção colorida para uma área seca.

As folhas do tomilho rasteiro são comestíveis e têm um sabor amadeirado e terroso. No entanto, como não são tão saborosas quanto outros tipos de tomilho, a planta é usada principalmente para fins ornamentais.

Lavanda

A lavanda inglesa é resistente ao frio com flores perfumadas.

Se há uma erva conhecida por suas flores roxas, é a lavanda. Seja olhando para campos franceses ondulantes de roxo ou para uma planta em vaso em sua varanda, passar tempo com plantas de lavanda relaxa seus nervos e alegra seu humor. As flores roxas claras produzem uma fragrância adorada que você pode desfrutar fresca e seca.

Antes de plantar lavanda em casa, esteja ciente das diferentes espécies e variedades. Duas das espécies mais populares—lavanda inglesa (Lavandula angustifolia) e lavanda francesa (Lavandula dentata)—têm algumas diferenças-chave. As variedades inglesas são mais resistentes ao frio e têm flores notavelmente perfumadas, enquanto as variedades francesas possuem um longo tempo de floração.

Independentemente do tipo de lavanda que você está interessado em cultivar, certifique-se de escolher um local com solo bem drenado e muita luz. Essas plantas podem tolerar a seca, mas odeiam ficar em solo úmido, então erre por menos água.

Erva-de-São-João

A erva-de-São-João foi originalmente utilizada para tratar problemas cardíacos.

Outro membro da família da hortelã, a erva-de-São-João é uma erva perene nativa da Europa ocidental e da Ásia oriental. As plantas produzem caules quadrados cobertos por pelos curtos e finos e apresentam folhas dispostas opostamente ao longo de seus caules. Essas folhas têm longos pecíolos e três a cinco lobos pontiagudos. Pequenas flores roxas claras aparecem nos nós das folhas.

A planta foi usada pela primeira vez para tratar doenças cardíacas, daí o nome científico cardiaca. No entanto, seus usos medicinais mudaram ao longo do tempo. Ela já foi usada para tratar menopausa, depressão pós-parto e outras doenças relacionadas às mulheres, o que é como ela recebeu seu nome comum.

Se você mora em uma das muitas áreas da América do Norte em que esta planta é invasiva, plante uma alternativa nativa em seu lugar. Entre em contato com o escritório de extensão local ou um viveiro de plantas nativas para obter mais informações.

Orégano

Garanta solo bem drenado e amplo fluxo de ar para um crescimento próspero.

Seja polvilhado em pizza ou misturado em uma panela de feijão preto, o orégano é um item essencial na cozinha. E embora o orégano velho e seco funcione em uma pitada, não se compara ao orégano fresco colhido do jardim. E felizmente, o orégano é fácil de cultivar em casa!

Esta perene prefere solo bem drenado e bom fluxo de ar. A planta começa com rosetas curtas de folhas pequenas e peludas, mas os caules eventualmente crescem até três pés de altura. Eventualmente, as plantas enviam cachos de pequenas flores roxas ou rosas.

Colher regularmente seu orégano incentivará a produção de novos brotos. Mesmo que você não precise usar punhados de orégano em sua cozinha, apare regularmente o terço superior dos caules. Você pode facilmente secar as folhas e armazená-las para uso futuro.

Alecrim

Plantas que gostam de temperaturas mais frias tendem a prosperar sob a luz do sol da manhã.

Dependendo de onde você mora, as plantas de alecrim podem crescer como pequenas ervas anuais ou grandes arbustos marcantes. Todos os tamanhos desta erva produzem folhas alongadas e em forma de agulha com uma fragrância terrosa. Essas plantas também produzem belas flores que variam de cor de violeta claro a azul arroxeado.

Mesmo se você mora em uma área mais fria, ainda pode manter suas plantas de alecrim durante o inverno trazendo-as para dentro de casa. As plantas em vasos são mais fáceis de mover para dentro, mas você também pode desenterrar as plantas no solo e levá-las para dentro até a primavera chegar. Se sua planta crescer o suficiente para desenvolver caules lenhosos, evite cortar esses caules grossos ao podar.

As plantas de alecrim adoram solo bem drenado e podem tolerar a seca, então crescem bem ao lado de ervas como sálvia, lavanda e tomilho. Elas não requerem muito fertilizante, mas se beneficiam de podas regulares.

Açafrão

O cultivo do açafrão envolve o plantio de cormos no final do verão ou outono.

Embora o açafrão seja uma especiaria em vez de uma erva, incluí-o nesta lista devido às suas belas flores roxas. O açafrão é um membro do gênero Crocus, e suas delicadas flores se assemelham de perto às curtas flores roxas que surgem nos jardins no início da primavera. No entanto, esta flor produz estigmas vermelho-alaranjados perfumados.

Como todos os tipos de crocus, o açafrão requer um período de dormência durante o verão ou inverno, então é ideal plantá-lo no final do verão ou no início do outono para garantir um bom desenvolvimento. Essas flores são notórias por sua alta demanda e valor no mercado, devido ao fato de que cada flor produz apenas três estigmas de açafrão.

Para cultivar açafrão, escolha um local bem drenado e sol pleno, pois o excesso de umidade pode causar apodrecimento dos cormos. É fundamental plantar os cormos a uma profundidade de cerca de 10 cm e garantir que o solo permaneça seco após o plantio para permitir o desenvolvimento das flores.

Além de suas flores roxas impressionantes, o açafrão tem aplicações culinárias e medicinais. Seus estigmas são amplamente utilizados em pratos de alta gastronomia e também têm sido empregados na medicina tradicional para diversas condições. Se você deseja cultivar açafrão, esteja preparado para um pouco de paciência e cuidado, mas o resultado será um belo espetáculo de flores e um ingrediente valioso para suas receitas.