Cortar Plantas Mortas ou Arrancá-las?

No momento, você está visualizando Cortar Plantas Mortas ou Arrancá-las?

Quando suas plantas param de crescer

Quando suas plantas param de crescer, sua reação inicial pode ser arrancá-las do solo; mas será que essa é a melhor atitude a tomar no seu jardim? Arrancar as raízes das plantas perturba o microbioma sensível do solo que cresce silenciosamente abaixo da superfície. Bactérias, fungos e caminhos de minhocas são quebrados ou desmoronam, e alguns morrem durante a perturbação.

Às vezes, você vai querer arrancar plantas, como quando está lidando com doenças ou substituindo anuais mortas por novas. Não há uma regra principal para os jardineiros, mas um conjunto de abordagens para diferentes condições de jardim. Vamos discutir quando você deve cortar, arrancar ou substituir suas espécies ornamentais, e quando deve deixá-las em paz. Deixar as coisas em paz é muitas vezes a melhor solução na maioria das situações de jardim.

Os processos naturais lidam com muitas coisas melhor do que nós, como a decomposição. Em vez de cortar as plantas e jogá-las fora, você pode deixá-las com uma aparência feia no inverno enquanto elas se decompõem. Elas desaparecerão na primavera, transformando-se em húmus rico e esfarelado para suas novas plantas. Algumas espécies também têm interesses únicos no inverno com caules estruturais, cabeças de sementes e folhagem morta.

Então, surge a pergunta: você deve cortar plantas mortas ou arrancá-las? Vamos descobrir!

Garrett Wade Flower Cutter

Essas são de um valor muito bom. As alças são bem moldadas, de alumínio fundido com superfícies de borracha. Cada uma tem um fecho de encaixe com mola. Comprimento total de cerca de 20 cm.

Compre na Dr. Jardim

Deixe as Perenes em Paz

Algumas plantas herbáceas mantêm o crescimento acima do solo vivo durante o outono e o inverno.

Às vezes, plantas “mortas” estão vivas! As perenes herbáceas morrem até o solo no outono e inverno, onde conservam sua energia abaixo do solo em suas raízes e coroa. Algumas morrem completamente abaixo do solo, enquanto outras mantêm alguns caules nodosos acima do solo.

As perenes que morrem completamente, como columbinas, lírios-do-dia e peônias herbáceas, beneficiam de uma poda no outono, embora não seja necessário para sua saúde. O crescimento do ano anterior se decomporá durante o inverno e ajudará a alimentar o crescimento do próximo ano na primavera. Pode as perenes que morrem completamente se desejar por razões estéticas. Uma boa dica é deixar um ou dois centímetros de caules mortos. Dessa forma, você saberá onde suas plantas dormentes estão quando não estiverem crescendo ativamente.

Algumas plantas herbáceas mantêm o crescimento acima do solo vivo durante o outono e o inverno. Elas brotam novos ramos de sua coroa ou mantêm caules curtos que persistem acima do solo durante o inverno. De qualquer forma, elas são mais suscetíveis à geada, e cortá-las pode prejudicar suas chances de sobrevivência no inverno. Estas são algumas perenes comuns para deixar até a primavera:

Nome Comum Nome Científico
Capim-dos-texanos Nassella tenuissima
Crisântemo Chrysanthemum x morifolium
Tritoma Kniphofia uvaria
Equinácea Echinacea purpurea
Fúcsia Hardy Fuchsia magellanica

Gramas ornamentais, flores silvestres nativas e perenes com cabeças de sementes persistentes oferecem interesse ornamental em qualquer estação. Capim-dos-texanos, gramíneas do gênero Pennisetum e capim-prateado são alguns exemplos de gramíneas que mantêm cabeças de sementes únicas que persistem em chuvas, geadas e tempestades de neve.

Corte Espécies Propensas a Doenças

Flores como flox e bálsamo-de-abelha mantêm esporos de oídio em suas folhas, por isso é melhor cortá-las.

Duas perenes de jardim principais precisam ser cortadas anualmente no final do verão, pois sua folhagem morta permite que doenças persistam em seu jardim. Flox e bálsamo-de-abelha mantêm esporos de oídio em suas folhas. Os esporos podem se espalhar para a folhagem jovem e tenra vizinha no início da primavera.

Remova o crescimento acima do solo dessas perenes o mais baixo possível. Elas rebrotarão na primavera a partir de suas raízes, livres de oídio. O bálsamo-de-abelha, ou Monarda, se espalha por corredores como a hortelã; você pode arrancá-los no outono para limitar a disseminação de sua planta.

Algumas culturas passam o inverno com oídio, como abóbora, melancia e melão. Remova suas partes mortas do seu jardim no outono, cortando-as ao nível do solo para que suas raízes se decomponham. Folhas, caules e frutos velhos podem manter esporos nocivos—coloque-os em uma pilha de compostagem quente ou descarte-os na lixeira de resíduos do seu quintal.

Deixe Anuais Mortas se Decompor

Anuais como petúnias, cravos-de-defunto e cóleus parecerão podres e pretas, como se precisassem ser cortadas.

Anuais sensíveis à geada morrem assim que as temperaturas de congelamento chegam. Neve, vento e gelo põem fim às suas flores prolíficas e folhagem bonita. Anuais como petúnias, cravos-de-defunto e cóleus parecerão podres e pretas, como se precisassem ser cortadas.

Você tem duas opções aqui que aumentam a biodiversidade em seu jardim: corte as partes mortas e composte ou use como cobertura morta, ou deixe-as como estão. Anuais nativas se decompõem na natureza sem que nenhum paisagista venha cortá-las. Elas simplesmente ficam marrons, apodrecem e se transformam em nutrientes que as plantas podem usar novamente.

Se você preferir um jardim arrumado, corte as anuais até a base de seu tronco depois que elas morrerem. Cortá-las, em vez de arrancá-las, deixa raízes no solo que se decompõem e criam caminhos para minhocas. Os canais de ar vazios também alimentam micróbios com água e ar consistentes. Coloque os cortes mortos sobre seus canteiros como cobertura morta ou coloque-os na compostagem.

Composte Plantas Mortas

Uma pilha é uma maneira eficiente de recriar o processo natural de decomposição de espaços selvagens.

Uma maneira fácil de reciclar todos os cortes de plantas mortas é com compostagem. Uma pilha é uma maneira eficiente de recriar o processo natural de decomposição de espaços selvagens. Você cria um lar ideal para os micróbios viverem, e eles se mudarão e se alimentarão de qualquer matéria orgânica em decomposição que você lhes der.

Crie uma pilha de compostagem empilhando partes iguais de “verdes” e “marrons”. Verdes são matéria orgânica fresca rica em nitrogênio, como restos de cozinha, recortes de plantas verdes e esterco. Marrons são materiais secos ricos em carbono, como folhas mortas, palha e pequenos galhos. Regue a pilha para que fique úmida, mas não encharcada, e vire-a uma vez a cada dia ou dois.

Com umidade contínua, viradas e uma proporção equilibrada, pilhas de compostagem quente criam solo utilizável em alguns meses. Existem outras opções mais fáceis para compostagem, como pilhas frias e bins. Encontre o estilo que funciona para você, e você terá um reciclador de resíduos fácil pronto em seu quintal.

Se você estiver removendo plantas invasoras, lembre-se de não compostá-las, pois elas podem se propagar em sua pilha de compostagem e se espalhar por todo o jardim.

Substitua Anuais de Verão

Elas prosperarão em clima frio e úmido e lhe darão flores coloridas até que geadas fortes cheguem.

Em vez de remover ou cortar, você também pode substituir anuais! Algumas plantas, como amor-perfeito, couve ornamental e heléboros, são marginalmente tolerantes à geada em zonas frias de inverno. Arranque suas anuais velhas e mortas e plante essas espécies no lugar. Elas prosperarão em clima frio e úmido e lhe darão flores coloridas até que geadas fortes cheguem.

Anuais de outono podem não ser sua melhor opção se você tiver geadas fortes no início do outono. Em vez disso, plante bulbos que florescem na primavera que ficam aquecidos no subsolo durante todo o inverno. Narcisos, tulipas e lírios são perfeitos para isso. Eles são resistentes, fáceis de cuidar e duram muitos anos em sua paisagem.

Se você arrancar suas anuais de verão sem substituí-las, coloque composto ou cobertura morta no lugar delas. Esses aditivos protegem o solo e adicionam micróbios e nutrientes benéficos enquanto se decompõem. Na primavera, eles criarão lares ricos em húmus para novas perenes ou anuais.

Proteja Abelhas e Besouros

Elas têm espaços ocos onde insetos e besouros se escondem.

Plantas nativas muitas vezes fornecem abrigo valioso para insetos e bichos como joaninhas, abelhas, borboletas e mariposas. Eles usam folhas, caules e raízes mortas como proteção contra predadores e elementos congelantes do inverno.

Plantas nativas comuns de paisagismo, como equinácea, rudbéquia e estrela-cadente, crescem caules floridos altos que permanecem marrons e mortos do outono à primavera. Por que você deve deixar os caules? Eles têm espaços ocos onde insetos e besouros se escondem. Larvas, adultos e ovos estão na maioria dos caules ocos que você vê nos jardins.

Aumente a biodiversidade neste outono deixando flores silvestres nativas—deixar que tenham partes mortas não afetará seu período de floração na próxima primavera. Você pode cortar os caules com segurança no meio ou no final da primavera depois que novos brotos surgirem do solo; a maioria dos insetos já terá voado em busca de amigos, comida ou água.

Alimente a Fauna Local

Você remove uma fonte de alimento valiosa se cortar esses caules.

Não só os caules secos oferecem abrigo para insetos delicados, mas as cabeças de sementes que persistem alimentam esquilos, pássaros e pequenos mamíferos quando a maioria dos outros alimentos congela ou apodrece. Você remove uma fonte de alimento valiosa se cortar esses caules.

Alguns animais pegam algumas sementes e deixam o resto para mais tarde. Eles voltarão repetidamente até comerem todas as sementes. As cabeças estarão vazias quando a primavera chegar, e você pode cortá-las quando novos brotos surgirem do solo.

Cabeças de sementes vazias também são materiais excelentes para buquês florais e arranjos secos—elas durarão meses, senão anos! Corte-as antes que as tempestades de chuva cheguem e seque-as de cabeça para baixo em uma área com boa circulação de ar. Milefólio é uma perene modelo para arranjos de flores secas, pois suas cabeças duram um ano ou mais.

Principais Conclusões

Corte anuais de verão e use seus detritos na compostagem ou como cobertura morta sobre o solo.

Deixe as perenes, a menos que elas entrem em dormência no subsolo e você prefira um visual limpo e arrumado em seu jardim.

Ao cortar perenes, deixe um ou dois centímetros de caules acima do solo para lembrar onde suas plantas estão.

Em vez de arrancar anuais de verão, substitua-as por bulbos, anuais de clima frio ou perenes.

Cabeças de sementes e caules secos alimentam a vida selvagem e criam espaços valiosos de habitat; deixe essas partes em paz para que as espécies animais locais prosperem.