42 Plantas de Madeira Dura para Propagar no Inverno

Você está visualizando atualmente 42 Plantas de Madeira Dura para Propagar no Inverno

Se você acha que o inverno é a época para pausar todas as suas tarefas de jardinagem e relacionadas a plantas, pense novamente! Os meses mais frios são perfeitos para propagar muitas plantas de madeira dura. Ao tirar algumas estacas de madeira dura no final do outono ou inverno e depois enraizá-las ou enxertá-las, você acaba com um punhado de novas plantas para o seu jardim na primavera.

Você pode propagar com sucesso muitas, mas não todas, plantas de madeira dura através de estacas. Embora você possa experimentar tirar estacas e tentar enraizá-las, estamos aqui para economizar um pouco do seu trabalho fornecendo uma lista de plantas testadas e comprovadas que respondem bem aos esforços de propagação no inverno.

Como Propagar Plantas de Madeira Dura no Inverno

A propagação de plantas de madeira dura no inverno usa estacas de caules com pelo menos um ano de idade.

A maneira mais fácil e confiável de propagar muitas plantas de madeira dura no inverno é através de estacas de madeira dura. Essas estacas vêm de caules ou brotos rígidos que geralmente têm pelo menos um ano de idade. Você pode tirar essas estacas durante o inverno ou guardar estacas do material que você podou no outono.

Dependendo do tipo de planta e do seu objetivo final, você pode propagar as estacas enraizando-as em um meio úmido ou enxertando-as em um porta-enxerto compatível. Enraizar as estacas forma plantas idênticas à planta-mãe, enquanto enxertar permite combinar as características da estaca com as de outra planta.

Você também pode propagar algumas plantas de madeira dura durante as estações frias plantando sementes. No entanto, plantas cultivadas a partir de sementes demoram mais para amadurecer do que plantas propagadas a partir de estacas, e as sementes geralmente precisam de calor e luz para germinar.

Plantas de Madeira Dura para Propagar no Inverno

Algumas plantas de madeira dura são mais fáceis de propagar no inverno do que outras, mas a parte difícil é saber quais tentar! As 42 plantas listadas abaixo são um ótimo ponto de partida.

Abélia

Este arbusto florido, originário da Ásia Oriental ou do México, apresenta folhagem colorida e flores tubulares.

Essas plantas pertenciam a um gênero com o mesmo nome até que cientistas de plantas reconheceram que não eram todas intimamente relacionadas. Essa realização levou à divisão em dois gêneros na família das madressilvas: Linnaea e Zabelia.

Todas as plantas de abélia são arbustos pequenos a médios nativos da Ásia Oriental ou do México. As plantas produzem folhas verdes exuberantes que se tornam belas tonalidades de vermelho e roxo em regiões mais frias. Belas flores tubulares aparecem no início do verão e permanecem até o outono.

Se você deseja propagar plantas de abélia, use uma tesoura de poda afiada para tirar estacas de madeira dura no final do outono ou inverno. Corte as estacas em seis polegadas, mergulhe as extremidades inferiores em hormônio de enraizamento e coloque as estacas em um vaso cheio de mistura de solo bem drenado. Se você mantiver o solo úmido e quente, as estacas devem enraizar em alguns meses.

Callicarpa Americana

Propagar callicarpa americana envolve enraizar estacas no inverno para melhores resultados.

Um arbusto nativo impressionante, a callicarpa americana é uma das minhas principais escolhas para jardins no Sudeste. As plantas produzem lindos cachos de flores brancas ou rosas e frutos roxos brilhantes. Esses frutos embelezam o jardim e fornecem uma valiosa fonte de alimento de inverno para pássaros canoros.

Embora muitas pessoas propaguem a callicarpa americana a partir de estacas de madeira macia na primavera, você também pode enraizar estacas de madeira dura no inverno. Nem todas as estacas enraizarão com sucesso, então plante várias para aumentar suas chances de sucesso. Selecione estacas saudáveis, mergulhe as extremidades inferiores em hormônio de enraizamento, coloque em uma mistura de solo bem drenado e regue bem. Mantenha o solo úmido e quente.

Evite tocar nas estacas nos primeiros dois meses, pois isso pode perturbar as novas raízes delicadas. Verifique se há raízes na primavera e mova as que enraizaram para vasos maiores ou para o seu jardim.

Plátano Americano

Propague o plátano americano durante o inverno usando estacas de madeira dura de brotos para plantio.

Você pode facilmente propagar essas árvores no inverno através de estacas de madeira dura. Obtenha seções de madeira dura dormentes de brotos próximos à base das árvores. Coloque as quatro a seis polegadas inferiores em solo bem drenado em um vaso ou área protegida ao ar livre. Plante seu plátano em seu local permanente assim que ele desenvolver novas folhas e raízes.

Maçã

Considere adicionar uma macieira ao seu jardim para uma deliciosa produção.

Se você deseja adicionar sua primeira árvore frutífera ao seu jardim, considere uma macieira! Essas plantas vêm em vários tamanhos e sabores de frutas, então você pode encontrar uma bem adequada para sua área. E se você já tem uma macieira em casa (ou está procurando produzir a sua própria), você pode propagar essas plantas você mesmo.

O final do inverno é a melhor época para propagar maçãs a partir de madeira dura. O enxerto é uma opção melhor do que enraizar estacas porque permite combinar os frutos saborosos de uma variedade com a resistência a doenças e a forma de crescimento de outra. A parte superior do enxerto, o cavalo, determina o sabor da fruta e alguma resistência a doenças. A parte inferior do enxerto, o porta-enxerto, impacta características como tamanho da árvore, resistência ao frio e tolerância à seca.

Se você está cultivando uma variedade popular de maçã como ‘Liberty’ ou ‘Pink Lady’ em casa, estacas da árvore-mãe produzirão frutos com sabor e textura semelhantes. No entanto, você precisará de um porta-enxerto adequado para enxertar o cavalo. Algumas opções populares de porta-enxerto de maçã incluem MM111 e Geneva 30.

Damasco

Essas árvores requerem um pouco de espera para seus frutos deliciosos e desejados.

Como outras árvores frutíferas decíduas, o enxerto permite alterar a altura da planta. Embora árvores padrão possam ser adições bem-vindas a grandes quintais, árvores anãs se encaixam melhor em pequenos jardins. Ao escolher uma variedade com frutos deliciosos para o topo do enxerto e um porta-enxerto adequado para a parte inferior, você pode acabar com uma árvore que atenda às suas necessidades.

Obtenha estacas de madeira dura para usar como cavalos no inverno e armazene-as em um local fresco e úmido até que você esteja pronto para enxertar. Quanto aos porta-enxertos, você pode usar opções de pêssego, ameixa ou damasco. Ao enxertar no final do inverno, você pode ter novas árvores prontas para plantar na primavera seguinte.

Azaleia

Propague facilmente azaleias tirando estacas de madeira macia durante o outono até o inverno.

As azaleias são um grupo de arbustos perenes que iluminam o jardim na primavera e no verão com flores coloridas. Com centenas de cultivares, você pode encontrar azaleias altas com flores rosa brilhantes e variedades baixas com flores laranja profundas.

Estacas de madeira macia de azaleia enraízam muito mais facilmente do que estacas de madeira dura. Procure por crescimento macio e flexível no final de um caule de azaleia e tire uma estaca de seis polegadas. Retire as folhas dos quatro polegadas inferiores do caule e mergulhe a extremidade em hormônio de enraizamento. Coloque as duas polegadas inferiores da seção em um recipiente cheio de mistura de envasamento solta e regue. Em seguida, coloque em um local quente.

Você pode propagar azaleias a partir de estacas em qualquer momento do outono até o inverno. Quando a primavera chegar, as estacas terão sistemas radiculares que permitirão que as plantas sobrevivam ao ar livre.

Mirtilo

Propagar arbustos de mirtilo a partir de estacas de madeira dura dormentes aumenta a produção de frutas.

Se você tem arbustos de mirtilo em casa, sabe que nunca há mirtilos demais. Felizmente, você pode facilmente propagar mirtilos no inverno. Não jogue fora todas as estacas após podar seus arbustos de mirtilo! Estacas de madeira dura dormentes são perfeitas para propagação.

Corte as peças para que tenham de seis a dez polegadas de comprimento e mergulhe as extremidades inferiores em hormônio de enraizamento. Embora este passo seja opcional, ele aumentará as chances de sucesso. Coloque as quatro polegadas inferiores de cada seção de mirtilo em uma mistura de envasamento bem drenada e regue, e coloque-as em um local com ar quente e úmido.

Quando a primavera chegar, as estacas terão raízes e estarão prontas para serem movidas para fora. Replante-as em vasos individuais ou plante as que enraizaram diretamente no seu jardim.

Escova-de-garrafa

Esses arbustos perenes com flores espinhosas que se assemelham a escovas redondas prosperam em climas mais quentes.

As escovas-de-garrafa são arbustos perenes que produzem flores espinhosas nos meses mais quentes. Essas flores se assemelham às pequenas escovas usadas para limpar garrafas de gargalo estreito, daí seu nome comum. Como essas plantas preferem climas mais quentes, são mais adequadas para o Sul.

Você pode propagar plantas de escova-de-garrafa no inverno tirando estacas de madeira semi-dura. Mergulhe a parte inferior das estacas em hormônio de enraizamento, coloque-as em uma mistura de solo bem drenada e cubra-as com um saco plástico. Será uma espera de cerca de 10 semanas para que formem raízes.

À medida que as gotas de água evaporam dentro do saco plástico, remova-o e borrife-o com mais água. Umedeça o solo e substitua o saco até que seja hora de plantar sua nova escova-de-garrafa no jardim.

Buxo

Propague facilmente buxos no inverno enraizando estacas com hormônio de enraizamento e transplantando na primavera.

Buxos perenes são alguns dos arbustos mais favorecidos para tudo, desde jardins ingleses bem cuidados até topiarias moldadas e pequenas caixas de janela. E como as pessoas frequentemente os usam como sebes, eles são populares para plantios em grupo.

Uma das maneiras mais fáceis de propagar buxos é enraizando estacas no inverno e plantando-as ao ar livre na primavera. Comece tirando estacas de madeira semi-dura de buxos saudáveis, depois corte-as em seis polegadas. Aplique hormônio de enraizamento na parte inferior e coloque-as em uma mistura de solo bem drenada.

Durante o inverno, mantenha as estacas em uma área protegida, como uma estufa ou uma moldura fria, ou mantenha-as em um clima quente. As plantas desenvolverão raízes em um ou dois meses. Quando a primavera chegar, replante as novas plantas em um vaso maior ou no jardim com espaço para expandir.

Arbusto-de-borboleta

Para propagar arbustos-de-borboleta, use estacas de madeira macia na primavera ou estacas de madeira dura no inverno com hormônio de enraizamento.

Embora o arbusto-de-borboleta não seja nativo da América do Norte, é uma adição popular aos jardins de polinizadores devido aos seus cachos de flores perfumadas que as borboletas adoram. Se você gostaria de compartilhar uma dessas plantas com um amigo, você pode propagá-las em casa.

Enraizar estacas de madeira macia na primavera é uma maneira popular de propagar esses arbustos. No entanto, você também pode propagá-los a partir de sementes ou estacas de madeira dura no inverno. Como nem todas as estacas de madeira dura formarão raízes, use hormônio de enraizamento e plante várias estacas para aumentar suas chances de sucesso.

Você precisa de uma cúpula de plástico ou um saco plástico para manter o ar ao redor de suas plantas a serem enraizadas úmido. Fixe um desses ao redor de seus recipientes de propagação e adicione água conforme necessário. Em três a seis semanas, eles enraizarão.

Jasmim-comum

O inverno é a época perfeita para propagar jasmim-comum enraizando estacas de madeira dura em solo úmido.

O jasmim-comum cresce como uma impressionante trepadeira perene, mas suas flores perfumadas o destacam. O aroma atraente e rico enche os jardins e adiciona um perfume único a produtos, incluindo velas e perfumes. Não só as flores trazem sorrisos aos nossos rostos, mas também atraem beija-flores e borboletas.

Ao propagar jasmim-comum no inverno, enraizar estacas de madeira dura é o melhor método. Espere até que a planta entre em dormência, depois tire estacas de um pé de comprimento de trepadeiras saudáveis. Coloque as metades inferiores das estacas em um meio úmido, coloque-as em um local quente e úmido e espere alguns meses para que enraízem completamente.

Camélia

Esses florescentes de inverno podem ser propagados a partir de estacas de seis polegadas no final do inverno para um crescimento bem-sucedido.

As camélias são belos arbustos floridos perenes que produzem flores no inverno ou no início da primavera. Muitos jardineiros as plantam para adicionar um pouco de cor a jardins de inverno de outra forma monótonos.

As pessoas propagam plantas de camélia plantando sementes, enraizando estacas, por alporquia e enxertia. Muitos desses métodos funcionam melhor na primavera ou no verão, mas você pode propagar plantas de camélia a partir de estacas no inverno.

O final do inverno é frequentemente a melhor época para propagar plantas de camélia a partir de estacas. Assim que a planta parar de florescer, você deve vê-la gerando novo crescimento vegetativo. Tire cortes de seis polegadas desses caules ativos e coloque as estacas em solo de envasamento para enraizar.

Elas precisam de um local quente e úmido para enraizar adequadamente. Mantenha o solo úmido e você terá novas camélias dentro de oito semanas.

Groselha

Esses arbustos produzem frutas que fazem conservas e molhos saborosos.

Não importa qual cor de groselha você mais gosta, todas essas pequenas frutas redondas se transformam em deliciosas geleias, pastas e molhos. E como crescem como pequenos arbustos, se encaixam em espaços compactos que não podem acomodar árvores frutíferas maiores.

Todos os tipos de groselhas são fáceis de propagar a partir de estacas de madeira dura. Espere até que as plantas percam suas folhas no outono, depois tire uma seção de um caule saudável. Corte as estacas para que cada uma tenha de seis a oito polegadas de comprimento.

As groselhas enraízam facilmente dentro ou fora de casa, então você pode colocá-las em uma moldura fria protegida ou em um vaso interno cheio de solo bem drenado. Na primavera, as plantas terão desenvolvido raízes e novas folhas.

Deutzia

Um arbusto florido menos conhecido, a deutzia serve tanto como plantas isoladas quanto como sebes.

Arbustos floridos menos conhecidos, membros do gênero Deutzia funcionam bem como plantas isoladas e sebes. A maioria das espécies envia uma grande quantidade de flores brancas na primavera, mas algumas exibem flores rosas em vez disso.

Propague plantas de deutzia enraizando estacas de madeira dura. Tire cortes no final do outono ou inverno, mergulhe as extremidades em hormônio de enraizamento e coloque-as em solo bem drenado. Nem todas as estacas formarão raízes, então plante mais estacas do que você precisa.

Mantenha-as aquecidas, ou pelo menos em uma área acima de 40°F (4°C). Algum tipo de cúpula de umidade ou cobertura plástica transparente aumentará o crescimento das raízes, e você terá novas plantas de deutzia em cerca de seis semanas.

Dogwood

Esses vêm em vários tamanhos e cores, se encaixando tanto em pequenos jardins quanto em coleções de plantas nativas.

Se você quer uma pequena árvore com flores rosas ou um grande arbusto com caules vermelhos ardentes, há um dogwood para você. Muitas dessas árvores são nativas dos