Cascas de limão, não as jogue fora e mergulhe-as em óleo: valem ouro

No momento, você está visualizando Cascas de limão, não as jogue fora e mergulhe-as em óleo: valem ouro

As cascas de limão são ricas em propriedades: você sabe o que acontece se colocá-las em óleo? Um remédio milenar que você nunca deixará de usar.

As cascas de limão nunca devem ser jogadas fora. Na verdade, elas podem ser usadas na cozinha e além.

Muito apreciadas no âmbito culinário, as cascas de limão podem enriquecer sobremesas, como as típicas da tradição amalfitana, ou preparar licores saborosos como o limoncello. Elas também podem ser usadas para criar, por exemplo, remédios completamente naturais que estão ganhando popularidade não só na Itália. Vamos ver um deles.

Cascas de limão em óleo: um remédio milenar

As cascas de limão também podem ser usadas para criar um óleo, chamado oleolito. É um remédio completamente natural que é utilizado para dar vitalidade ao corpo, além de proporcionar um bem-estar incomparável.

Em particular, o oleolito tem sua origem na antiguidade e pode ser preparado não só com casca de limão, mas utilizando diferentes vegetais para adicionar a um óleo vegetal. As cascas de limão são deixadas para macerar no óleo. Dessa forma, aproveitam-se os benefícios dos óleos contidos nas cascas (ou nas plantas que você decidir deixar macerar), combinados com o poder hidratante e conservante do azeite de oliva extra virgem.

De fato, o óleo desempenha uma função solvente, capaz de dissolver todas as substâncias lipossolúveis das quais as plantas são ricas. A extração pode ocorrer quando esses elementos maceram a frio.

As propriedades do limão e seus perfumes se combinam com a mistura de substâncias antioxidantes que o azeite de oliva extra virgem contém, notoriamente rico em polifenóis.

Os benefícios que o óleo traz ao nosso organismo podem ser muitos. De fato, ele pode ser utilizado como tônico, pode estimular o retorno venoso. Além disso, quando usado como óleo de massagem nas extremidades úmidas, ele reativa a circulação.

Como preparar óleo de limão: procedimento e dicas

O óleo de limão pode ser considerado um óleo para massagens com diferentes funções, podendo também ser misturado com sal para criar um esfoliante. Ele também pode refrescar o contorno dos olhos, clareando as olheiras e bolsas sob os olhos, permitindo a microcirculação. O olhar e o rosto terão linhas mais claras e um aspecto mais fresco.

Para prepará-lo, você precisará de:

cascas de limões na quantidade de 100 gramas
Azeite EVO, na quantidade de 100 gramas

Como regra geral, as cascas de limão devem ser exatamente a metade da quantidade de óleo, em proporção. Os limões devem ser cortados finamente, as cascas devem ser preservadas e a parte branca removida. As cascas devem ser deixadas para secar por cerca de dois dias ao ar livre ou, melhor ainda, ao sol.

O óleo deve ser a metade das cascas obtidas. A dose indicada é um exemplo de preparação. Se você quiser aumentar as quantidades, sempre deve considerar a proporção dos dois ingredientes. A secagem evita a formação de mofo. Em seguida, as cascas de limão serão colocadas em um recipiente de vidro previamente esterilizado. Neste ponto, você deve despejar o óleo que deve cobrir completamente as cascas. O frasco deve ser agitado frequentemente para que as cascas fiquem sempre cobertas pelo óleo.

O frasco deve ser armazenado em um local fresco e escuro por um mês. Posteriormente, o conteúdo será filtrado, as cascas descartadas e o restante do conteúdo armazenado em um recipiente de vidro bem limpo.