Composto: O Melhor dos Dois Mundos
O composto é como cobertura morta e fertilizante em um só; contém nutrientes como um fertilizante e melhora a qualidade do solo como a cobertura morta. É a mistura perfeita de matéria orgânica, nutrientes vegetais e organismos do solo. Embora alimente as raízes das plantas, oferece uma série de benefícios para a rede alimentar do solo que vão além das suas colheitas.
Não só o composto ajuda o seu jardim, mas o processo de produção também impacta positivamente o ambiente. Você transformará restos de cozinha, aparas de grama e detritos do jardim em uma emenda de solo fértil e esfarelada. Assim, evitará encher aterros sanitários com resíduos que se decompõem facilmente no ambiente.
Como Fazer Composto
Para fazer composto, use um sistema de pilha quente ou fria, ou considere usar uma composteira, um tambor giratório ou um cercado de madeira para armazenar o material. Existem muitas maneiras de converter resíduos em cobertura morta — o melhor método para você depende do seu quintal, do espaço disponível e da quantidade de resíduos que você gerencia.
Sem mais delongas, aqui estão nove razões para usar seu composto como cobertura morta nesta temporada.
Iniciar Composto
EM-1 Iniciador de Composto, Concentrado
Farelo de Bokashi
Inoculante & Bokashi
Inoculante & Bokashi Garden Duo
Isolar as Raízes das Plantas
Durante o inverno, o clima frio pode ameaçar culturas perenes. Arbustos, árvores e vegetais como ruibarbo e aspargos beneficiam-se das aplicações de cobertura morta durante o outono. A camada espessa isola as raízes das plantas, protegendo-as de temperaturas frias, gelo, neve e chuvas excessivas.
Ao usar composto como cobertura morta, adicione uma camada de dois a três centímetros de espessura. Essa profundidade é perfeita para isolar, alimentar e proteger o solo sem sufocar mudas delicadas ou culturas de inverno. Evite acumular perto dos caules e use um ancinho para distribuí-lo uniformemente pelo local.
O mesmo vale para a primavera. Geadas tardias podem ameaçar anuais e perenes em brotação. Se você plantá-los em uma camada espessa de composto, estará preparando-os para o sucesso nas primeiras fases de suas vidas.
Fornecer Nutrientes
Assim como os fertilizantes, o composto contém muitos nutrientes vegetais como nitrogênio, fósforo e potássio. Também possui nutrientes secundários e micronutrientes, como enxofre, cálcio e magnésio. O conteúdo nutricional exato varia dependendo dos materiais que você coloca nele.
O composto é uma mistura de materiais ricos em nitrogênio e carbono. Para cada pá de “verdes” contendo nitrogênio, você adicionará duas pás de “marrons” contendo carbono. Cada colher de verdes recebe duas colheres de marrons.
Para saber exatamente o que seu composto contém, considere um kit de teste de solo para ver quais nutrientes estão dentro do seu composto. Ele também informará os níveis de pH para que você possa ajustá-los adequadamente. Este material tende a ser ácido, e aplicá-lo pode ser prejudicial em áreas que já são ácidas. Conhecimento é poder, especialmente no jardim!
Reter Umidade
Talvez uma das razões mais atraentes para implementar um sistema de compostagem seja preservar a umidade durante o clima quente e seco. A cobertura morta retém água, segurando-a até que as plantas precisem beber. O composto é especialmente retentivo de umidade porque contém muito húmus.
O húmus é um subproduto valioso do solo que se forma quando micróbios, vermes e larvas consomem matéria orgânica. Eles emitem húmus, uma partícula porosa e absorvente. Quanto mais húmus sua cobertura morta tiver, mais retentiva de umidade ela será.
Esse benefício é mais proeminente durante os meses de verão. Sem cobertura morta, os solos do jardim secam rapidamente, erodem e degradam. Serão locais pobres para culturas e flores silvestres. Se você não tiver um suprimento constante de composto, considere usar mofo de folhas, palha ou uma cobertura morta semelhante para obter resultados semelhantes.
Inocular o Solo
Porque o composto depende de fungos, bactérias e arqueias, você inocula seu solo quando o adiciona ao chão. Esses micróbios são incrivelmente benéficos; eles decompõem partículas grandes, convertem nutrientes inutilizáveis em tipos que as plantas podem utilizar e se associam às raízes das plantas para fornecer os recursos de que precisam.
Você pode conhecer bactérias e fungos, mas e as arqueias? Esses pequenos seres vivos são semelhantes a bactérias e fungos, embora sejam ligeiramente diferentes. Eles toleram condições extremas e convertem resíduos em nutrientes para as plantas.
As bactérias ajudam a decompor a matéria orgânica, enquanto os fungos têm uma variedade de benefícios. Certos tipos, como as micorrizas, se associam às raízes das plantas. Eles trocam nutrientes por açúcares das plantas, formando uma relação simbiótica com suas colheitas.
Se você suspeitar que o microbioma do solo está fraco ou escasso, adicionar composto é uma excelente maneira de impulsionar a vida microbiana. Adicionar duas ou três aplicações por ano é uma ótima maneira de manter altos níveis de microrganismos benéficos.
Fornecer Habitats para Animais
Assim como o composto abriga microrganismos, ele também hospeda uma ampla variedade de criaturas que vivem no solo. Minhocas, besouros, larvas de borboletas e mariposas, grilos e abelhas são alguns dos muitos animais que se escondem em pilhas abertas. Adicione a cobertura morta aos seus canteiros para introduzir essas criaturas no jardim.
Minhocas são uma das criaturas mais benéficas, pois formam túneis subterrâneos. Esses túneis se enchem de ar e umidade depois que as minhocas saem. Quando as plantas estão com sede ou fome, elas alcançam esses túneis com suas raízes e acessam o que precisam.
Outras criaturas, como larvas e besouros, fornecem alimento para outros animais predadores. Esses predadores ajudam a reduzir as populações de pragas, controlando insetos descontrolados para que você não precise se preocupar com eles. Quanto mais composto você usar, mais espaço haverá para essas criaturas prosperarem.
Melhorar a Qualidade do Solo
Jardins argilosos permanecem vivos com atualizações regulares por baixo.
Adicionar micróbios, criaturas do solo e nutrientes à terra melhora sua qualidade. Após muitos anos de adição de composto, seu solo de jardim será saudável, fértil, bem drenado e retentivo de água. Locais arenosos se tornarão mais absorventes, enquanto aqueles cheios de argila se tornarão mais bem drenados.
Se o seu jardim estiver cheio de argila perfeita, o composto ainda é benéfico. Ele manterá um local saudável e garantirá um fluxo constante de nutrientes, umidade e energia para as plantas que mais precisam.
Uma camada de dois a três centímetros de espessura é perfeita. À medida que se degrada e se decompõe, afundará mais no solo. Reabasteça o local quando a cobertura morta afundar, se degradar e expor a terra abaixo.
Sufocar Ervas Daninhas
Remover ervas daninhas facilmente é uma bênção no jardim.
Além de proteger as culturas e alimentar a terra, a cobertura morta sufoca sementes e mudas de ervas daninhas. Também permite uma fácil remoção — o composto cria um solo macio do qual as raízes das plantas saem facilmente. Se as mudas brotarem, você pode pegá-las antes que produzam sementes para limitar sua propagação.
Ao usar esta emenda para suprimir ervas daninhas, você pode adicionar uma camada mais espessa que três centímetros. Use uma profundidade espessa apenas se não houver culturas, arbustos ou árvores crescendo no local já. Uma camada muito espessa de cobertura morta pode sufocar suas raízes em vez de protegê-las.
Algumas sementes de ervas daninhas sobrevivem por mais de 100 anos! Ter sempre uma camada de cobertura morta é fundamental para evitar que elas brotem.
Reciclar Resíduos
Evite certos restos para evitar que criaturas se aproximem.
Compostar não só ajuda seu jardim, mas também beneficia o planeta! Desviar coisas como restos de cozinha, aparas de grama e produtos de papel de aterros sanitários para pilhas de compostagem ajuda a reduzir as emissões de carbono e metano.
Você sabe o que dizem — reduzir, reutilizar e reciclar! Compostar é uma das melhores maneiras de reduzir resíduos e devolvê-los ao meio ambiente.
Embora muitas coisas sejam compostáveis, algumas não são! Evite adicionar produtos lácteos, restos de carne e ossos se roedores incômodos estiverem ativos na área.
Composto é Grátis!
Não há necessidade de comprar misturas caras quando esta emenda caseira funciona muito bem.
Adoro compostar porque é fácil para o meu bolso! Em vez de gastar muito dinheiro em emendas de centros de jardinagem e viveiros de plantas, você terá uma fonte gratuita de composto em casa, disponível sempre que precisar usá-lo.
Este ano, em vez de comprar terra para vasos, plantei cebolas, brócolis e couve-flor diretamente no composto dentro de recipientes. Eles adoram! Estão prosperando com folhas longas e floretes brotando, e estou mantendo meu orçamento em vez de gastar dinheiro com cobertura morta.
Se você quiser cultivar plantas no seu composto, deixe-o curar por um mês ou mais antes de plantar as culturas. O processo de cura permite que os nutrientes se estabilizem para que não sobrecarreguem as raízes das plantas.