O Poder Mágico da Cobertura Morta
A cobertura morta é mágica. É um ingrediente secreto para o sucesso do jardim. Pergunte a um jardineiro experiente se ele a utiliza, e você provavelmente receberá um “sim” toda vez!
Então, o que é isso? É uma camada protetora que fica sobre o solo. Ela alimenta a terra com nutrientes, evita que a água evapore e sufoca as ervas daninhas. É um componente essencial em jardins de vegetais e ornamentais.
O tipo de cobertura morta que você deve usar depende das necessidades específicas do seu jardim. Algumas são melhores para arbustos ornamentais e perenes, enquanto outras são ideais para hortas e pomares. Você pode precisar de dois tipos diferentes se o seu jardim tiver múltiplas seções.
Independentemente do tamanho do seu quintal e das plantas nele, a cobertura morta é uma excelente adição para todos os locais. Adicione-a a todos os seus vasos, jardineiras, canteiros elevados e canteiros no solo! Mas antes de fazer isso, certifique-se de estar ciente dos prós e contras da cobertura morta.
Experimente o Chip Drop
Os cavacos de madeira aparecem em qualquer tipo de árvore disponível.
A cobertura morta não precisa ser cara. Faça uma busca por alternativas gratuitas ou baratas antes de comprar sacos na loja. Isso ajudará seu orçamento! Muitas cidades oferecem um serviço gratuito de entrega de cavacos de madeira, onde eles despejam uma pilha na sua entrada.
Ou considere usar um serviço gratuito como o ChipDrop. Ele conecta arboristas com jardineiros que desejam cavacos de madeira gratuitos. Mas esteja avisado, eles te darão toneladas de cavacos! Você acordará com uma pilha gigante na sua entrada.
Como esses serviços são gratuitos, eles não oferecem muita seleção ou escolha. Você receberá qualquer tipo de madeira disponível, de coníferas a árvores decíduas. Você pode precisar comprar cavacos de madeira ou casca triturada se estiver procurando por um tipo específico de madeira.
Não Aplique Madeira Perto de Vegetais
Cavacos de madeira fresca podem roubar nitrogênio de vegetais famintos.
Embora os cavacos de madeira sejam gratuitos, eles não são tão úteis na horta. A madeira retira nitrogênio do solo enquanto se decompõe. Isso ocorre mais frequentemente com partículas pequenas que se misturam ao solo, mas pode acontecer sempre que a madeira toca o chão.
Para melhores resultados, use cavacos de madeira em jardins ornamentais ou em caminhos. Aplique palha, composto ou mofo de folhas em hortas.
Se você estiver adicionando madeira à horta, opte por pedaços decompostos ou parcialmente decompostos. Eles retirarão menos nitrogênio do solo do que pedaços não compostados.
Faça Sua Própria Cobertura Morta
Transformar restos e folhas em cobertura morta cria ouro para o jardim em casa.
Outra maneira econômica de obter cobertura morta é fazer a sua própria! Existem alguns tipos diferentes que você pode fazer ou obter, dependendo de onde você mora. Eu gosto de usar folhas e mofo de folhas, pois estão facilmente disponíveis na minha região do Noroeste do Pacífico.
Na ausência de cobertura morta gratuita, faça composto! O composto é, de longe, a melhor emenda. Consiste em matéria orgânica decomposta e é fácil de fazer no quintal. Se você tem restos de cozinha, aparas de jardim e resíduos de papel, você tem os materiais necessários para o composto!
O composto pode parecer complicado, mas se resume a três fatores essenciais: ar, umidade e equilíbrio de nutrientes. Faça uma pilha de resíduos, vire-a diariamente com um garfo e mantenha-a úmida enquanto se decompõe. Se você estiver procurando mais informações, use este guia abrangente para aprender a compostar no quintal.
Use Cobertura Morta Orgânica
Insetos do solo e fungos adoram cobertura morta orgânica.
Nem todas as coberturas mortas são iguais! As coberturas orgânicas são as melhores. Elas consistem em materiais que se decompõem facilmente ao longo do tempo. As coberturas sintéticas consistem em materiais inorgânicos que não se decompõem.
A cobertura morta orgânica tem mais benefícios do que os tipos sintéticos porque alimenta e protege o solo. Ela introduz organismos benéficos como fungos, bactérias, minhocas e arqueias. À medida que se decompõe, libera nutrientes essenciais para o crescimento saudável das plantas.
Se você não encontrar um tipo orgânico em seu centro de jardinagem local, tente reaproveitar materiais comuns do jardim. Qualquer um desses materiais funciona bem como cobertura morta orgânica:
- Fibra de Coco
- Composto
- Folhas Caídas
- Mofo de Folhas
- Palha
- Cavacos de Madeira
Não Deixe Cobertura Sintética Exposta
Fazendeiros trocam lonas anualmente para controlar ervas daninhas.
Se você decidir usar cobertura morta sintética, como uma folha de plástico ou lona, tome cuidado para não deixá-la no jardim por mais de um ano. Os processos naturais fazem o plástico se quebrar em centenas de pedaços. As raízes crescerão densamente acima e abaixo da lona, tornando-a difícil de remover.
Quando os agricultores usam lonas, eles tendem a colocá-las por uma temporada para evitar o crescimento de ervas daninhas. No final da temporada, eles removem as lonas e compram novas para o próximo ano.
Você pode usar folhas plásticas de maneira semelhante para sufocar ervas daninhas. Coloque uma folha, pese suas bordas e espere que as ervas daninhas embaixo morram. Remova a lona após as ervas daninhas morrerem, depois plante culturas ou arbustos no lugar.
Muitas empresas de paisagismo e centros de jardinagem aconselham a colocar folhas de plástico e depois colocar cobertura morta por cima. Não faça isso! As ervas daninhas eventualmente crescerão, e o plástico se quebrará. Primeiro, sufoque as ervas daninhas, remova o plástico e adicione uma emenda orgânica sobre o solo.
Não Use Cobertura Morta Colorida Artificialmente
Alguns cavacos coloridos vêm de fontes de madeira tratadas e inseguras.
Como mencionei anteriormente, existem dezenas de opções de cobertura morta disponíveis hoje em dia! Algumas lojas vendem cavacos de madeira coloridos artificialmente, que são vermelhos ou pretos. As cores são ótimas para combinar com designs e estilos de jardim.
O lado negativo da cobertura morta tingida artificialmente é que é difícil saber de onde veio a madeira. Ela pode conter substâncias tóxicas, químicos que matam plantas ou sprays nocivos. Muitas misturas de cavacos de madeira tingidos utilizam madeira velha e tratada de paletes e construções.
Se você adora a cor falsa e a quer no seu jardim, escolha uma mistura tingida que declare claramente sua origem. Saiba de onde vem a madeira para evitar substâncias nocivas ou tóxicas que possam infiltrar-se no seu jardim.
Não Adicione Demais
Uma camada muito espessa pode sufocar silenciosamente as raízes das plantas.
Demasiado de uma coisa boa pode ser ruim, e o mesmo é verdade para a cobertura morta. É melhor manter a camada entre dois e três centímetros de espessura para evitar danificar as raízes das plantas, especialmente para culturas e flores silvestres. Arbustos ornamentais e árvores podem suportar entre três e quatro centímetros de cobertura morta.
As raízes das plantas precisam de acesso ao ar e à água para prosperar. Quando há uma camada espessa de composto ou folhas sobre o solo, essas raízes lutam para acessar o oxigênio e o dióxido de carbono de que precisam. Processos normais, como fotossíntese e respiração, serão prejudicados.
Ao adicionar uma nova camada, primeiro verifique se ainda existe cobertura morta não incorporada da última aplicação. Há uma chance de sobrecarregar o jardim com novas aplicações. Seja antiga ou nova, mantenha uma camada superior de dois a três centímetros de espessura para culturas e de três a quatro centímetros para árvores e arbustos.
Não Faça Vulcões de Cobertura Morta
As raízes crescem de forma errada quando as pilhas abraçam o tronco firmemente.
Eu sou um odiador de vulcões de cobertura morta, e por boas razões! Essas pilhas criam problemas para árvores e arbustos à medida que amadurecem. Os fossos fazem com que raízes fibrosas cresçam acima do solo, ameaçando a saúde e a estabilidade da árvore.
Um vulcão é uma pilha de cobertura morta com quatro centímetros de espessura ou mais, colocada no tronco de uma árvore recém-plantada. Pode parecer que conserva umidade, mas tem uma infinidade de efeitos negativos. Leva a doenças que infectam o tronco úmido que está coberto e promove o crescimento de raízes acima da superfície do solo.
Corrija um vulcão espalhando a pilha sobre o poço da árvore. Use-a para fazer uma camada de três a quatro centímetros de espessura e deixe um espaço entre a cobertura morta e o tronco da árvore. O espaço impede que o tronco permaneça úmido, protegendo-o de fungos, bactérias e pragas.
Plante Mais Plantas
Mais plantas significam solo mais saudável e menos áreas descobertas.
Em vez de espalhar matéria orgânica morta pelo solo, por que não plantar mais plantas? Você criará uma cobertura verde cheia de flores, folhas e vagens de sementes. Flores silvestres, coberturas de solo e arbustos protegem o solo com suas raízes.
As raízes das plantas tendem a fomentar bactérias benéficas, insetos e microrganismos. A zona das raízes é cheia de nutrientes e húmus da atividade de minhocas e decomposição. Em vez de deixar lacunas no solo, plante o máximo de plantas possível para cobrir o solo com um crescimento exuberante.
Opte por vinhas de longo alcance como a amora-do-pacífico, ou experimente anuais de rápido crescimento como o trevo carmesim. As opções são infinitas! Use as plantas que você ama para fomentar uma comunidade viva de plantas, micróbios e vida selvagem.