Óleo Horticultural vs Óleo de Neem: Quem Vencerá Esta Batalha Épica?
Óleo horticultural vs óleo de neem: quem vencerá esta batalha épica? Ou será que são a mesma coisa? Eles são super semelhantes, e isso porque o óleo horticultural é um termo abrangente para óleos naturais (anteriormente conhecidos como óleos dormentes) que são feitos de vegetais, plantas e minerais. O óleo de neem vem da árvore de neem, então é um tipo de óleo horticultural.
O óleo de neem é um pouco diferente dos outros óleos horticulturais, o que pode ser a razão pela qual é confundido como algo completamente diferente! A maioria dos óleos horticulturais são melhores usados como medidas preventivas para pragas e doenças de plantas, mas o óleo de neem contém um ingrediente que permite que ele atue como um método ativo de controle de pragas sempre que você precisar.
Todos os tipos de óleos horticulturais devem ter um uso no seu jardim porque têm muito poucas desvantagens e quase nenhum impacto ambiental negativo! Vamos entender como o óleo de neem se destaca dos outros óleos para que você possa aprender a usá-los no seu jardim.
Boas Opções na Amazon para Óleos Horticulturais e de Neem:
O Que São Óleos Horticulturais e de Neem?
A árvore Azadirachta indica, fonte do óleo de neem.
O óleo horticultural e o óleo de neem são óleos de origem natural que costumavam ser chamados de óleo dormente. Óleos minerais e vegetais como óleo de canola, óleo de algodão e óleo de soja são todos classificados como horticulturais e podem ser usados no jardim para prevenir pragas e doenças.
Você provavelmente verá esses óleos na forma de sprays, pois são super fáceis de aplicar no seu jardim para controle de insetos. Alguns estão prontos para uso (RTU), enquanto outros vêm na forma de concentrados que você precisa misturar com água antes de usar.
Muitos óleos são adequados para jardinagem orgânica e tecidos vegetais, mas nem todos são. Depende de como o óleo foi feito e se algo foi adicionado a ele. Você terá que verificar o rótulo para garantir que é orgânico se não quiser produtos químicos nocivos no seu jardim nas superfícies das plantas.
Há algumas coisas que diferenciam o óleo de neem dos outros óleos horticulturais, então vamos entrar nesses detalhes.
Óleo Horticultural
Várias categorias de óleos horticulturais determinarão quando e como você pode usá-los nas suas plantas. Sprays de óleo dormente e óleo dormente atrasado têm um modo de ação destinado a ser usado antes que plantas lenhosas, plantas herbáceas e árvores frutíferas comecem a brotar na primavera. Óleos de verão são destinados a serem usados quando as plantas estão florescendo, e óleos para todas as estações têm um modo de ação durante todo o ano, desde que as temperaturas não estejam abaixo de zero ou acima de 32,2°C.
Os óleos horticulturais também são classificados por refinamento. Você provavelmente verá óleos horticulturais altamente refinados nas lojas, pois são os mais eficazes e têm mais chances de serem certificados como orgânicos.
Os óleos horticulturais são tipicamente usados para prevenir doenças e infestações de pragas. Você pode pulverizar os óleos no início da estação de crescimento para prevenir doenças fúngicas como oídio. Se você vir ovos de insetos ou larvas jovens, pode pulverizá-los com esses óleos para sufocá-los e matá-los enquanto são jovens. Os óleos horticulturais não podem curar doenças e nem sempre são tão eficazes contra pragas adultas, por isso é tão importante usá-los o quanto antes.
Óleo de Neem
O óleo de neem é uma adição muito útil ao kit de ferramentas do jardineiro. Fonte: bnpositive
O óleo de neem é um tipo de óleo horticultural, então a maioria do que foi dito anteriormente se aplicará a este! O óleo de neem é frequentemente classificado como um óleo para todas as estações, então é bom tê-lo por perto como uma planta de uso geral.
A principal diferença que distingue este óleo é a azadiractina, um composto químico de origem natural que pode ser encontrado no óleo de neem. Este químico pode matar pragas, o que permite que o óleo de neem seja usado como um pesticida para pragas de qualquer tamanho durante todo o ano.
É um pouco de um óleo milagroso em comparação com outros óleos horticulturais, pois pode ajudar a matar doenças fúngicas existentes! Provavelmente não eliminará todas as doenças fúngicas, mas se você detectar um surto cedo, pode ser capaz de pará-lo.
Como Esses Óleos São Usados no Jardim
Os óleos horticulturais e de neem são super fáceis de usar no jardim, pois são tão simples quanto pulverizá-los nas plantas que precisam de tratamento. Se você tiver um spray pronto para uso, pode pulverizá-lo conforme necessário, de acordo com as instruções do rótulo para aplicação do óleo. Se você tiver um concentrado, precisará misturá-lo com água conforme o rótulo.
Os óleos horticulturais nunca devem ser pulverizados em temperaturas extremas que estejam abaixo de zero ou acima de 32,2°C. Quando os óleos são aplicados nessas temperaturas, podem causar danos às suas plantas e não serão tão eficazes. Lembre-se de que óleo de verão não significa que pode suportar altas temperaturas – apenas significa que você pode aplicá-los enquanto as plantas têm folhas!
Se você tiver preocupações com a temperatura, é melhor testar seus óleos horticulturais ou de neem em uma pequena parte da planta antes de uma aplicação grande. Isso garante que você saiba como sua planta responderá aos óleos nas condições climáticas atuais.
A maioria dos produtos de óleo spray funciona da mesma maneira: você pulveriza nas folhas das plantas onde vê pragas ou os primeiros sinais de uma infecção fúngica. Lembre-se de que diferentes tipos de óleos (óleos dormentes, óleos altamente refinados e óleos superiores) podem ter requisitos de aplicação ligeiramente diferentes, por isso é tão importante garantir que você leia o rótulo do produto antes de usá-lo.
Quando você aplica sprays de óleo horticultural, certifique-se de obter uma cobertura completa, pulverizando toda a planta, incluindo as partes superiores e inferiores das folhas e os caules. Os óleos matam pragas de plantas por sufocamento, então seja generoso com a aplicação.
Infelizmente, os óleos horticulturais não são seletivos quanto ao tipo de insetos que matam, então podem colocar em risco insetos benéficos como abelhas. Você pode minimizar o risco pulverizando no início da manhã ou à noite, depois que os polinizadores tiverem deixado seu jardim. Como precaução extra, evite pulverizar as cabeças das flores onde os polinizadores pousam, para que o resíduo deixado para trás não seja uma ameaça.
Benefícios dos Óleos Horticulturais e de Neem
Dependendo do tipo de spray, você pode aplicar óleo horticultural durante todo o ano. Fonte: edgeplot
Os produtos de óleo horticultural são amados por jardineiros orgânicos e não orgânicos, pois são praticamente não tóxicos para seres vivos que não sejam insetos de corpo mole. Pessoas e animais de estimação podem ter irritação se entrar em contato com os olhos, nariz, boca ou pele, mas não deve ser nada mais do que desconfortável.
Como esses óleos são de origem natural de plantas e minerais, as pragas são menos propensas a desenvolver uma tolerância, o que significa que você pode continuar a usá-los no seu jardim ano após ano. As pragas podem desenvolver tolerâncias a inseticidas químicos inorgânicos, tornando-os ineficazes ao longo do tempo. Os óleos horticulturais não são suscetíveis a esse problema, e você sempre pode alternar o tipo de óleo que está usando se achar que não está funcionando como costumava.
Muitos óleos horticulturais são certificados como orgânicos, pois vêm da terra. As únicas exceções são se as plantas das quais os óleos foram feitos não foram tratadas organicamente ou se ingredientes inorgânicos foram adicionados ao óleo. Outra grande vantagem desses óleos naturais é que eles podem realmente incentivar minhocas no seu solo, então você não precisa se preocupar com resíduos arruinando seu solo!
Os produtos de óleo horticultural e de neem são geralmente econômicos, então são fáceis de manter no seu jardim. Claro, dependerá da marca e do tamanho dos produtos e do varejista de onde você compra, mas você geralmente pode encontrar preços razoáveis que não vão quebrar o banco.
Os óleos horticulturais e de neem controlam pragas de todos os tipos, então são uma ótima adição para ter no seu jardim! Eles podem matar lagartas, insetos de escama, insetos de corpo mole e ácaros (incluindo ácaros-aranha). Os óleos horticulturais, em geral, matam muitas pragas comuns de jardim, mas cada tipo geralmente visa um tipo específico, então você precisará ler o rótulo do pacote para garantir que ele ajudará da maneira que você precisa.
Desvantagens dos Óleos Horticulturais e de Neem
Os óleos horticulturais têm suas desvantagens. Como só podem ser usados em uma faixa de temperatura específica ou apenas em certas épocas do ano, você pode achá-los um pouco irritantes de trabalhar se tiver uma infestação de pragas em um dia quente de verão durante a estação de crescimento! Sempre teste uma parte menor da planta antes de uma aplicação completa no verão para garantir que você não veja sinais de queimadura solar nas folhas. Em clima quente, o óleo pode amplificar os raios do sol, e é melhor garantir que você não vai queimar sua planta.
Existem algumas plantas sensíveis nas quais você não pode usar esses óleos também. Algumas uvas e algumas rosas mais sensíveis não se dão bem quando pulverizadas com esses óleos, e muitas árvores de sombra, incluindo bordo, cedro, zimbro e abeto, também reagem negativamente. Se você pulverizar óleos horticulturais em um dia de vento, eles podem viajar e ferir plantas sensíveis, então você precisa prestar muita atenção ao clima quando estiver pulverizando.
Plantas estressadas também são sensíveis aos óleos horticulturais. Novos transplantes, plantas doentes ou plantas que estão secas ou murchas podem ter efeitos adversos quando pulverizadas com óleo horticultural. É melhor tentar aliviar os problemas da planta antes de pulverizá-la.
Como mencionado anteriormente, os óleos horticulturais não são realmente não tóxicos. Eles são seguros para usar perto de pessoas e animais de estimação, mas entrar em contato com os olhos ou pele ou ingerir pode ser bastante irritante e pode causar vermelhidão. Crianças podem ser mais suscetíveis à irritação, então é uma boa ideia mantê-las longe da área quando você estiver pulverizando. Também é ligeiramente prejudicial para anfíbios e peixes, então é melhor não usar óleos horticulturais em plantas aquáticas.
Os óleos horticulturais são mais eficazes quando estão molhados e não oferecem muito controle de pragas uma vez que estão secos. O óleo de neem geralmente é mais eficaz do que outros óleos quando está seco, mas ainda é melhor quando está molhado. Isso significa que você precisará pulverizar pragas de insetos ou ovos diretamente quando os vir, em vez de fazer isso antes que apareçam.
Perguntas Frequentes
Você não precisa estar tão protegido ao pulverizar óleos horticulturais! Fonte: Apionid
P: O óleo horticultural é o mesmo que o óleo de neem?
R: O óleo de neem é um tipo de óleo horticultural. Óleo vegetal, óleo mineral e óleo altamente refinado são todos outros tipos de óleo horticultural. É uma categoria grande com muitos tipos diferentes que ajudam no jardim de diferentes maneiras.
P: Posso usar óleo de neem em vez de óleo horticultural?
R: O óleo de neem é frequentemente usado como um controle de pragas e doenças multifuncional no jardim. O óleo de neem contém um químico natural chamado azadiractina que outros óleos horticulturais não têm, o que permite que seja mais eficaz no controle de pragas do que outros óleos.
P: Quais plantas não usam óleo de neem?
R: Não use óleo de neem em plantas estressadas, incluindo novos transplantes ou plantas que estão murchas ou precisam de água. Algumas árvores e algumas rosas delicadas são sensíveis aos óleos horticulturais e não devem ser tratadas com eles.
P: O óleo horticultural é seguro para vegetais?
R: Você pode usar óleo horticultural nas suas plantas de vegetais, mas tente evitar os vegetais e lavá-los antes de comê-los. O óleo horticultural é praticamente não tóxico para pessoas e animais de estimação. Ainda assim, pode causar irritação se você entrar em contato com ele. Lavar sua comida antes de comê-la manterá você seguro.