BT Spray: Útil Pesticida Orgânico Bacteriano

No momento, você está visualizando BT Spray: Útil Pesticida Orgânico Bacteriano

O Que é BT?

Bacillus thuringiensis, ou BT, é uma bactéria naturalmente presente no solo e usada como pesticida para diversas pragas que atacam jardins. É comumente utilizada contra lagartas e mosquitos, que são, sem dúvida, duas das pragas mais irritantes no jardim. Você pode encontrar BT em várias formas, incluindo grânulos, sprays e tabletes. O spray de BT é uma das variedades mais comuns disponíveis para jardineiros domésticos ou uso comercial.

Existem algumas cepas diferentes de BT que podem atacar pragas específicas, então é sábio manter alguns tipos diferentes à mão. O BT é considerado seguro para uso ao redor de pessoas e animais de estimação, e algumas espécies de insetos não são afetadas por ele. Existem apenas algumas preocupações em relação à sua segurança, mas a maioria pode ser contornada ou evitada ao aplicá-lo no seu jardim.

Vamos nos aprofundar nos detalhes do BT para que você possa aprender a usar essa maravilha natural de forma eficaz no seu jardim.

O Que é BT?

O spray, pó ou grânulos de BT são pesticidas orgânicos comuns. Fonte: OSU Master Gardener

Bacillus thuringiensis é uma bactéria que pode ser encontrada no solo. Existem várias espécies diferentes que convenientemente atacam diferentes insetos, mas permanecem inofensivas para outros. Embora possa ser encontrada no solo, é produzida comercialmente com meios como farinha de peixe, farinha de soja e outros ingredientes para aumentar a produção de esporos. Pode ser encontrada como ingrediente ativo em vários pesticidas orgânicos.

O spray de Bacillus thuringiensis (BT) é a forma mais popular porque é fácil de usar. Frascos de mão estão disponíveis para jardineiros de quintal ou podem ser pulverizados em grande escala via aplicação aérea. Outras formas estão disponíveis, como pó, grânulos ou tabletes que você pode colocar na água. Sprays são bons para folhagem, pós e grânulos para solo, e tabletes para água. Sempre leia as instruções no rótulo para garantir que você use sua marca específica corretamente.

Como o BT Mata Insetos?

O BT mata insetos destruindo seus intestinos uma vez ingerido. Se uma lagarta comer BT, a bactéria cria uma toxina proteica que causa a degradação do intestino, eventualmente levando a uma infecção. Também pode causar a inanição dos insetos devido aos intestinos danificados ou paralisados, como é o caso das lagartas que comem Bacillus thuringiensis var. kurstaki, ou BTk. Bacillus thuringiensis var. israelensis, ou BTi, matará larvas de mosquitos e de mosquitos de fungo no solo e na água.

Cada toxina de BT é eficaz contra certos insetos devido às proteínas altamente específicas que estão nessas cepas. Não afetará aves ou outros mamíferos, nem prejudicará estômagos humanos. A maioria dos BT não prejudicará os insetos pretendidos se apenas pousar em seus corpos, pois eles precisam comer a toxina BT para serem mortos por ela. Uma exceção notável é pulverizar larvas com formas líquidas, pois elas podem absorver parte dela através da pele se estiverem completamente cobertas. Ainda assim, esse método de controle é muito mais eficaz quando consumido.

Tipos de BT

Uma visão de uma cepa de BT (neste caso 4A4) a 1000x de ampliação através de um microscópio. Fonte: BlueShift 12

Bacillus thuringiensis var. israelensis (BTi) e Bacillus thuringiensis var. kurstaki (BTk) são as formas mais comuns de métodos de controle de BT disponíveis, mas não são as únicas. Vamos dar uma olhada em alguns dos diferentes tipos de BT e para que eles podem ser usados.

Bacillus thuringiensis var. israelensis (BTi)

BTi pode ser usado para matar moscas negras, mosquitos e mosquitos de fungo. Pode ser usado em plantas, solo ou água parada para matar as larvas de insetos antes que cheguem aos estágios adultos. Como não é tóxico para humanos e animais, você pode aplicá-lo com segurança em piscinas, barris de chuva e outras áreas que abrigam mosquitos irritantes. Você também pode usá-lo em plantas de casa para manter as moscas afastadas.

BTi vem em muitas formas, incluindo líquido, grânulos, tabletes, pellets e briquetes. Não deixará nenhum resíduo para trás, então você pode usá-lo com segurança em plantas. Uma vez flutuando na superfície da água, os mosquitos não pousarão para depositar seus ovos, então é um controle muito eficaz para essas populações. Para moscas ou mosquitos de fungo, uma forma granular também pode ser usada para cobrir a superfície do substrato de plantas de casa para reduzir a frequência de infestação.

Bacillus thuringiensis var. kurstaki (BTk)

BT kurstaki (BTk) é eficaz na eliminação de lagartas. Ele lida com uma ampla variedade de espécies, incluindo (mas não se limitando a) mariposas cigana, lagartas do tomate, lagartas da couve, lagartas da couve, lagartas cortadoras e enroladores de folhas. Mata lagartas jovens na fase de alimentação e não matará nada que esteja em seus estágios de ovo ou adulto. Se você tem um jardim de borboletas, não deve aplicar isso nessa área durante a temporada de borboletas, pois matará lagartas de borboletas tão facilmente quanto as lagartas de mariposas pragas.

BTk é mais comumente encontrado em líquido e grânulos. Você pode aplicá-lo diretamente no meio de cultivo, árvores e plantas onde encontrar as lagartas.

Bacillus thuringiensis var. san diego

Bacillus thuringiensis var. san diego é usado para matar o besouro da batata do Colorado, besouro da folha do algodoeiro, besouro da folha do olmo, bicudo do algodão, besouro da videira negra e besouro alimentador de folhas. É incrivelmente eficaz contra esses besouros específicos, mas não pode funcionar para todos os tipos de besouros.

Bacillus thuringiensis var. tenebrionis

Bacillus thuringiensis var. tenebrionis mata os mesmos besouros que a variante san diego. Assim como outros tipos de BT, é seguro para uso ao redor de pessoas e animais, então você pode usá-lo no seu jardim conforme necessário.

Bacillus thuringiensis var. aizawai (BTa)

BTa é usado para tratar a traça da uva e a traça da cera, que é uma traça que se aninha em colmeias abandonadas. As traças podem se multiplicar rapidamente, então utilizar BTa é uma escolha sábia.

BTa pode potencialmente prejudicar abelhas, então você deve ter cautela ao usá-lo. Em um estudo publicado em 2010, foi descoberto que BTa misturado em água com açúcar era prejudicial para as abelhas uma vez ingerido, mas não parecia causar danos quando as abelhas entravam em contato com ele via pólen.

Outras Formas

Existem outras formas de BT que ainda estão sendo pesquisadas. Por exemplo, uma cepa atualmente conhecida como Bacillus thuringiensis 4A4 está sendo estudada atualmente, pois parece ser extremamente tóxica para nematoides como o nematoide das galhas. Não conhecemos todas as cepas dessa bactéria do solo ainda, e mais ainda estão sendo descobertas, mas elas precisam ser estudadas minuciosamente antes que quaisquer produtos seguros para uso sejam desenvolvidos e comercializados. À medida que os cientistas aprendem mais sobre o BT e suas muitas variações, veremos usos adicionais potenciais ao longo do tempo.

Benefícios de Usar Spray de BT

Lagartas (como esta lagarta do tabaco) podem ser tratadas com BTk. Fonte: Gardening Solutions

O benefício óbvio de usar um spray de Bacillus thuringiensis é que você pode impedir que mosquitos, lagartas e besouros danifiquem seu jardim matando as larvas antes que cresçam e se tornem adultos. O BT é natural, então você não precisa se preocupar em ser exposto a pesticidas químicos no seu jardim. É melhor para o meio ambiente e para a sua saúde quando você pode se ater a métodos naturais.

Embora o BT não seja tóxico para as pessoas, você pode ter certeza de que não será exposto a ele por muito tempo, pois a exposição à luz solar faz com que ele se disperse. Isso significa que não haverá nenhum resíduo de longo prazo em suas plantas e não permanecerá na água. Dados sugerem que ele permanece presente e como um controle ativo em plantas por até 22 dias. O solo ácido também acelera sua dispersão, então não ficará para trás no seu solo. O BT não polui a água subterrânea ou o solo, então é um controle e tratamento inofensivo para o meio ambiente que você pode usar com tranquilidade.

O BT é altamente tóxico apenas para as larvas afetadas pelas toxinas que ele cria, então você, crianças, animais de estimação e a maioria dos insetos benéficos não estarão em perigo quando você usar produtos de Bacillus thuringiensis. Basta lavar qualquer produto antes de usar e qualquer BT presente será enxaguado.

Desvantagens de Usar Spray de BT

Uma das poucas questões que surgem ao usar spray de BT é que algumas formas, como Bacillus thuringiensis var. aizawai (BTa), podem ser prejudiciais para abelhas e possivelmente outros insetos benéficos como vespas. É prejudicial apenas se consumido ou se o spray for pulverizado diretamente no inseto. Isso pode ser facilmente evitado pulverizando quando as abelhas não estão ativas, como no final da tarde, quando elas retornaram às suas colmeias. Uma vez seco, isso não é prejudicial para seus benéficos.

Muitas lagartas são prejudicadas por Bacillus thuringiensis var. kurstaki (BTk), o que será um problema se você tiver um jardim de borboletas destinado a atrair borboletas. Evite pulverizar o jardim se você não quiser prejudicar essas borboletas. Lembre-se de que o BT mata apenas lagartas jovens, então as borboletas benéficas não terão tanto risco se você puder pulverizar o jardim uma vez que todas as larvas benéficas tenham amadurecido em borboletas adultas.

Isso nos leva à questão de que o BT é altamente dependente do timing. Ao contrário dos inseticidas químicos, o BT deve ser aplicado no momento certo. Esse método de controle não matará ovos ou adultos, então você deve aplicá-lo quando as pragas de insetos, como lagartas ou outras larvas, estão ativamente se alimentando. Se você é novo na jardinagem ou não estudou de perto os hábitos dos insetos em sua área, pode levar algum tempo para acertar.

Outra coisa a considerar é que o BT não mata imediatamente como os inseticidas químicos. Pode levar alguns dias para que as larvas morram de inanição, então será necessária alguma paciência para usar produtos de Bacillus thuringiensis.

Como Usar Bacillus Thuringiensis

Outra visão de perto de Bacillus thuringiensis. Fonte: TheRubinLab

Aplicar produtos de Bacillus thuringiensis no seu jardim é fácil. Os líquidos estão disponíveis como fórmulas prontas para uso ou como concentrados. Para as opções prontas para uso, você simplesmente precisa pulverizá-lo em suas plantas ou solo. Certifique-se de seguir as instruções na embalagem para garantir que você aplique nas áreas corretas.

Os concentrados precisam ser adicionados à água e geralmente são destinados a serem usados em áreas maiores. Você deve adicionar o líquido à água pura e misturar antes de aplicar para esse tipo de controle de spray de BT. Leia o rótulo para descobrir a proporção de quanto líquido para água. Pode variar entre marcas, mas um pouco vai longe, então você provavelmente precisará de apenas algumas colheres de chá por galão.

Os líquidos precisarão ser aplicados regularmente, pois o BT se dispersa rapidamente à luz do sol. Uma vez por semana a cada duas semanas deve ser suficiente enquanto você notar pragas. Se chover, você precisará reaplicar novamente uma vez que secar, pois será enxaguado das folhas. Aplique o BT no início da manhã ou no final da tarde para evitar a exposição à luz solar direta e forte enquanto você aplica. O tratamento à tarde com esse controle é geralmente mais fácil, pois há menos risco para os polinizadores.

Quando você aplicar o BT, certifique-se de cobrir toda a área onde você está encontrando lagartas, mosquitos ou besouros. Cubra as partes superiores e inferiores das folhas, caules e o solo ao redor da planta. As pragas precisam comer o BT para que a toxicidade entre em ação, então pulverize qualquer parte do jardim onde você encontrar um inseto.

Os pesticidas em pó de BT funcionam de maneira semelhante, mas apenas em uma forma diferente. Esprema um pouco de pó diretamente onde você tem uma área afetada, ou use um aplicador de pó para soprá-lo levemente na folhagem. Você pode achar que esse tipo de pesticida funciona melhor para espigas de milho ou na superfície do solo, mas você ainda pode usá-lo onde for necessário. Os grânulos são melhores usados no solo, pois são pequenos seixos de BT que não aderem às plantas. Para pó e grânulos, você precisará reaplicar quando eles desaparecerem ou após a chuva.

Alguns produtos de BT vêm na forma de tabletes, que são mais conhecidos como Mosquito Dunks. Os Mosquito Dunks são destinados a flutuar em água parada e são seguros para uso em lagoas com peixes ou em bebedouros de animais. As larvas de mosquito que vivem na água comerão e morrerão antes de crescerem e se tornarem adultas. Adicione outro tablete uma vez que ele seja usado. Eles devem durar cerca de um mês antes de precisarem ser substituídos.

Perguntas Frequentes

P: O spray de BT é seguro?

R: O BT é um inseticida que ocorre na natureza e é completamente seguro para uso em todas as plantas. O BT é uma bactéria que é tóxica apenas para certos insetos. Eles não causam danos a pessoas, mamíferos ou peixes, então você pode usá-los em qualquer lugar do seu jardim.

P: O BT é tóxico para humanos?

R: O BT não tem toxicidade para humanos e não é conhecido por causar quaisquer problemas de saúde graves ou doenças de longo prazo. É completamente seguro para uso, mas se você estiver preocupado em usá-lo, evite a exposição à área onde você aplicou por até trinta minutos para permitir que o BT se assente e seque. Uma vez seco, sua toxicidade é limitada exclusivamente ao gênero particular de insetos que consomem o pesticida orgânico. É popular na agricultura como um dos métodos de controle orgânico mais seguros disponíveis para o público em geral.

O Centro Nacional de Informações sobre Pesticidas observou que algumas pessoas com febre do feno experimentaram alguns sintomas, como irritação no nariz e na garganta, após a pulverização aérea de BT em regiões agrícolas. No entanto, é indeterminado se os sintomas relatados estão relacionados ao pólen sazonal ou à exposição ao BT. Se você é sensível ao pólen, use uma máscara e luvas para evitar a exposição durante a aplicação.