O Início da Febre da Couve-Flor
Já faz alguns anos desde que a febre da couve-flor começou. Antes apenas um componente simples de vegetais mistos, essa brassica ganhou força há um tempo. Sua versatilidade na cozinha fez com que vegetarianos e adeptos de dietas low-carb a transformassem em uma ampla gama de pratos. De arroz a bife, parecia que você poderia fazer qualquer coisa com uma cabeça de couve-flor.
A couve-flor é uma ótima substituta para alimentos ricos em amido e calorias. É altamente nutritiva, contendo quantidades generosas de vitamina C, folato e minerais como potássio, magnésio e manganês. É rica em fibras e antioxidantes que combatem inflamações e doenças.
Essa cultura de estação fria é moderadamente fácil de cultivar se você prover os nutrientes e condições corretas. Ela gosta de clima fresco, mas tem uma estação de crescimento mais longa que seu primo, o brócolis. Como todas as brassicas, no entanto, não está isenta de problemas.
A couve-flor é sensível à temperatura, preferindo clima fresco. Ela também é uma grande consumidora de nutrientes, necessitando de solo rico e fertilização regular. Além disso, é suscetível às mesmas pragas que afetam outras brassicas.
Vamos dar uma olhada nas pragas da couve-flor e falar sobre como identificá-las, preveni-las e removê-las.
Tipos de Couve-Flor
Couve-Flor Romanesco
Sementes de Couve-Flor Romanesco
Couve-Flor Snowball Y
Sementes de Couve-Flor Snowball Y
Couve-Flor Twister
Sementes de Couve-Flor Twister
Lagartas e Vermes da Couve
O óleo de neem desencoraja a postura de ovos e desacelera a alimentação das lagartas.
As lagartas e vermes da couve são algumas das pragas mais comuns que você encontrará na couve-flor. Essas lagartas mastigam grandes buracos nas folhas e, às vezes, nas cabeças em desenvolvimento. Elas reduzem o rendimento e podem tornar sua colheita pouco apetitosa.
Essas pragas gostam de clima quente, pois são as larvas de uma mariposa noturna. Espere enfrentá-las a partir de junho. Elas podem permanecer até outubro, quando as noites frias as desaceleram.
As lagartas da couve são larvas de mariposas. A forma adulta das lagartas é uma mariposa cinza mosqueada com uma marca em forma de ‘8’ ou ‘Y’ em cada asa. Os ovos são verde-claros a brancos, em forma de cúpula, e aparecem sozinhos na parte inferior das folhas. As lagartas são verde-brilhantes com listras brancas e sem pernas na seção do meio.
A forma adulta dos vermes da couve é uma pequena borboleta branca. Às vezes, têm uma ou duas manchas pretas nas asas. Os ovos são semelhantes, mas amarelos em vez de brancos. As larvas são verdes aveludadas e têm pernas ao longo do corpo.
As larvas das lagartas tendem a rastejar como uma lagarta medidora, devido à distribuição de suas pernas. Os vermes rastejam de forma mais suave. Cada um tem cerca de uma polegada de comprimento na maturidade. A fase larval de ambos é a mais destrutiva.
Rotação de culturas é importante para prevenir a maioria dos tipos de pragas no jardim. No Sudeste, plante sua couve no outono, pois elas são menos ativas durante os meses mais frios. Coberturas de fileiras ajudam a manter as mariposas afastadas, especialmente à noite. Sempre remova detritos do jardim de vegetais prontamente e mantenha tudo organizado.
Incentive insetos benéficos como vespas parasitas, joaninhas, crisopídeos e besouros terrestres. Eles comem ovos de lagartas e vermes. Flores ricas em néctar plantadas nas proximidades facilitarão isso.
O óleo de neem atua como um dissuasor para a maioria dos insetos que põem ovos e interrompe a alimentação das lagartas. Você também pode aplicar Bt, um spray microbiano orgânico que atinge especificamente lagartas.
Verifique suas plantas frequentemente em busca de sinais dessas pragas. Se você não as detectar cedo, elas podem ser bastante prejudiciais à sua colheita. Se você as vir presentes em suas plantas, colha-as manualmente e jogue-as em um balde de água com sabão.
Pulgões da Couve
As folhas se enrolam firmemente quando esses pequenos invasores se alimentam.
Os pulgões são comuns na maioria dos jardins e parecem ser uma das pragas da couve-flor com as quais mais lutamos. Eles podem ser prejudiciais se não forem detectados e tratados cedo.
Os pulgões da couve se multiplicam rapidamente e sem acasalamento. As populações podem explodir em pouco tempo e se tornar um grande problema. Eles sugam a seiva das folhas, fazendo-as enrolar e amarelar, e muitas vezes atrasam o crescimento. Eles também podem se infiltrar na cabeça da couve-flor, onde são difíceis de eliminar.
Essas pragas da couve são minúsculas, medindo apenas cerca de dois milímetros de comprimento. Elas têm corpo mole e são cinza-esverdeadas com um revestimento ceroso que as faz parecerem empoeiradas. Você as encontrará em aglomerados na parte inferior das folhas e em enrolamentos de folhas.
Uma vez que entram nas suas cabeças de couve-flor, é difícil salvar sua colheita. Mantenha seu jardim limpo e livre de detritos e sempre pratique a rotação de culturas. Plantas armadilha como capuchinhas e mostardas são ótimas para plantar nas proximidades. Elas atrairão os pulgões para longe de seus vegetais.
Os pulgões adoram umidade, então dê às suas cabeças de couve-flor espaço para circulação de ar. Insetos benéficos, como larvas de joaninhas, adoram comer esses pulgões, então mantenha plantas de néctar por perto para os adultos. Coberturas de fileiras também são úteis, embora não tanto quanto para insetos voadores.
Use um jato forte de água de uma mangueira como sua primeira defesa. Se necessário, sprays orgânicos como óleo de neem e sabões inseticidas são eficazes. O óleo de neem interrompe a alimentação e reprodução deles; isso funciona melhor para infestações leves. Sabão inseticida e óleos hortícolas sufocarão os adultos se você os pulverizar diretamente sobre eles.
Produtos contendo Beauveria bassiana, que é um fungo benéfico, podem suprimir populações. Não prejudicará polinizadores ou outros animais ao redor do jardim.
Besouros de Pulga
Pequenos besouros pretos e bronze podem pular surpreendentemente longe.
Os besouros de pulga são complicados e afetam principalmente plantas jovens e tenras. Eles são mais ativos em clima quente e seco no final da primavera e início do verão. Em climas quentes, podem persistir até o outono.
Tanto os adultos quanto as larvas são pragas prejudiciais à couve-flor. Os adultos deixam buracos redondos nas folhas, enquanto as larvas se alimentam das raízes no subsolo. A alimentação intensa pode atrasar o crescimento de mudas jovens. Plantas maduras geralmente resistem a esses danos.
Você pode identificar essas pragas da couve-flor por sua presença ou pelos danos que causam. Os besouros adultos são pequenos, medindo cerca de um oitavo de polegada de comprimento. Eles são pretos ou bronze, e algumas espécies têm marcas amarelas. Eles pulam como pulgas quando perturbados.
Gire suas culturas todos os anos e mantenha seu jardim organizado. O plantio no outono é melhor no Sudeste, após o pico deles. Coberturas de fileiras leves são a prevenção mais eficaz, pois impedem que os besouros adultos ponham ovos. Cobertura pesada também dificulta a emergência dos besouros perto da planta.
Incentive predadores plantando flores ricas em néctar nas proximidades. Nematoides benéficos também são úteis no controle de larvas. Os besouros de pulga preferem rabanetes e mostardas, então você pode usá-los como plantas armadilha. Apenas certifique-se de arrancá-los e descartá-los longe do jardim.
Terra de diatomáceas ao redor da base da planta é útil para se livrar das larvas no solo. Sabão inseticida repele e interrompe sua alimentação. Para infestações pesadas, piretrina é eficaz, mas use com moderação. Isso é prejudicial para insetos benéficos.
Lagartas Cortadoras
As larvas de início de temporada se escondem perto do solo e das ervas daninhas do jardim.
As lagartas cortadoras são sorrateiras e aparecem no início da temporada. Esta é outra razão pela qual o plantio no outono é melhor no Sudeste. Essas lagartas são as larvas de várias mariposas e podem aparentemente derrubar suas plantas jovens de couve-flor durante a noite.
As lagartas cortadoras fazem jus ao nome. Elas cortam (mastigam) seus caules tenros, fazendo-os cair. Essas pragas da couve-flor podem derrubar uma fileira inteira de mudas em pouco tempo. Elas são menos sérias para plantas maiores, pois preferem crescimento tenro.
As lagartas cortadoras são lagartas e larvas de uma mariposa marrom-acinzentada. Elas põem ovos em ervas daninhas e no solo à noite, perto de plantas jovens. As larvas são lagartas cinza e gordas que se enrolam em forma de C quando perturbadas.
Mantenha ervas daninhas e detritos ao mínimo para dar a elas menos lugares para pôr ovos. Terra de diatomáceas espalhada no chão ao redor da base é um dissuasor eficaz, e colares de plantas são úteis.
Você precisa pegar as lagartas cortadoras quando estão ativas. Perturbar o solo ao redor de suas plantas às vezes as revelará no solo. Você pode vê-las à noite e no início da manhã ao redor da base de suas plantas. Remova-as e jogue-as em água com sabão.
Larvas de Raiz
Clima fresco e úmido incentiva sua atividade prejudicial.
As larvas de raiz são pragas da couve-flor que podem causar sérios danos. As plantas são mais vulneráveis quando são jovens e têm folhagem tenra. As larvas se enterram nas raízes das plantas e interrompem a absorção de água e nutrientes.
Você pode ver mudas murcharem repentinamente e colapsarem. As raízes ficarão viscosas e podres. A maioria dos danos ocorre na primavera em clima fresco e úmido.
Os adultos se parecem com pequenas moscas domésticas cinza. Elas põem seus ovos na primavera, no solo que cerca as brassicas. As larvas são a fase prejudicial e são pequenas e brancas. Elas têm cerca de um quarto de polegada de comprimento e são sem pernas.
A maneira de prevenir essas pragas da couve-flor é impedir que as moscas ponham ovos. O plantio no outono é vantajoso para essas pragas, pois elas se reproduzem na primavera. Gire as culturas anualmente para evitar que as mesmas pragas apareçam nos mesmos locais.
As larvas de raiz gostam de solo úmido, então boa drenagem é essencial. Certifique-se de arrancar brassicas gastas pelas raízes e descartá-las longe do jardim, pois elas podem atrair essas pragas. Coberturas de fileiras também são eficazes, juntamente com colares de plantas e cobertura morta.
Nematoides benéficos são eficazes contra essas pragas. Eles atacam as larvas no subsolo. Elas têm muitos predadores naturais, como besouros e vespas parasitas.
Lesmas e Caracóis
Comedores lentos podem arruinar mudas tenras durante a noite.
Lesmas e caracóis são pragas comuns da couve-flor e de outras plantas com folhas verdes. As folhas de brassicas são todas comestíveis e atraentes para as pragas. Elas não são tão sorrateiras; são grandes e lentas, mas podem causar muitos danos.
Elas mastigam buracos grandes e irregulares nas folhas. Os buracos que deixam geralmente têm bordas lisas. Elas podem mastigar as cabeças também, contaminando-as com muco. As mudas são mais vulneráveis, pois podem comê-las até o chão.
Lesmas são moluscos de corpo mole, caracóis são semelhantes, mas têm uma concha. Elas são alimentadoras noturnas e se escondem em locais escuros e úmidos.
Previna essas pragas removendo seus esconderijos. Ervas daninhas densas e folhas caídas são locais comuns para elas se esconderem. Regue pela manhã. Elas gostam de umidade, então você quer suas plantas secas à noite quando se alimentam. Dê espaço para suas plantas respirarem. Solo seco não é hospitaleiro para esses moluscos.
Barreiras são uma prevenção eficaz para essas pragas. Fita de cobre ao redor da base das plantas as deterá. Terra de diatomáceas espalhada em solo seco também é eficaz. Elas não gostam de texturas ásperas, então cobertura morta áspera as manterá afastadas.
Muitos animais comem lesmas. Pássaros, rãs e alguns besouros são predadores de lesmas e caracóis. Se você tiver galinhas, elas geralmente cuidam delas. Nematoides também são bons para combater essas pragas.
Fique atento a elas após a chuva, especialmente à noite. Você pode colhê-las manualmente quando as vir. Verifique suas plantas regularmente ao anoitecer para que você possa pegá-las cedo. Armadilhas de cerveja e iscas orgânicas para lesmas também são eficazes para erradicá-las e repelir lesmas e caracóis.
Moscas Brancas
Insetos sugadores de seiva causam amarelecimento e murchamento das folhas.
Eu não sou fã de moscas brancas, e elas são tão comuns quanto pulgões no meu jardim. Elas não são tão destrutivas quanto algumas outras pragas nesta lista, mas em climas quentes e úmidos, podem ser um incômodo. Algumas delas espalham vírus, mas isso é menos comum em brassicas.
As moscas brancas são insetos sugadores de seiva. Elas causam amarelecimento e murchamento das folhas e redução geral do vigor da planta. Elas também deixam para trás um excremento pegajoso que é ideal para o crescimento de mofo. Esse mofo interfere na fotossíntese.
Os ovos são pequenos demais para serem vistos, embora às vezes você veja um agrupamento deles. Elas põem seus ovos sob uma folha em uma forma semicircular ou circular. Eles são verde-claros e extremamente pequenos.
Os adultos são fáceis de identificar. Quando você perturba a folhagem, esses pequenos insetos brancos, semelhantes a mariposas, voam ao redor.
Boa higiene é a melhor defesa contra essas pragas da couve-flor. Limpe o chão ao redor de suas plantas, remova ervas daninhas e, claro, gire as culturas anualmente. Coberturas flutuantes também impedem que os adultos ponham ovos.
As moscas brancas são comuns e têm muitos predadores naturais. Atrair insetos benéficos para o jardim é uma boa maneira de preveni-las. Joaninhas, crisopídeos e vespas parasitas comem essas pragas. Plante endro, funcho e plantas ricas em néctar para atrair esses predadores.
A maneira mais eficaz que encontrei para lidar com moscas brancas é com armadilhas adesivas amarelas. Elas são atraídas pelo amarelo e, como são pequenas, grudam facilmente nas armadilhas. Essas armadilhas também atraem outros insetos voadores, incluindo os benéficos. Se tudo mais falhar, experimente um sabão inseticida para erradicá-las.