Argila de Caulim no Jardim: Controle Natural de Pragas

Você está visualizando atualmente Argila de Caulim no Jardim: Controle Natural de Pragas

Pragas no Jardim: Como o Caulim Pode Ajudar

Pragas fazem parte da jardinagem. Embora possam ser desanimadoras às vezes, geralmente são um sinal de que você está fazendo algo certo—se os insetos não comeriam sua comida, por que você comeria? Mesmo que um sinal de vida seja bom, eles podem rapidamente se tornar um problema.

Existem muitas opções no mercado, mas algumas contêm produtos químicos nocivos, enquanto outras não garantem resultados. É aqui que entra o caulim. É um produto completamente natural que parece fazer milagres.

Esse argila em pó é misturada com água e pulverizada nas plantas para prevenir fisicamente que as pragas ataquem seu jardim. É mais comumente usada em árvores frutíferas, mas pode funcionar em praticamente qualquer planta. Não prejudica as plantas e pode até protegê-las de queimaduras solares.

Esse combatente natural de pragas está ganhando popularidade entre os jardineiros. Se você ainda não aderiu a essa tendência, provavelmente vou convencê-lo com este artigo! É uma opção de controle de pragas acessível que ajudará você a reduzir significativamente, se não eliminar completamente, uma variedade de pragas que assolam seu jardim.

O que é Caulim?

O caulim é uma argila branca e pulverulenta originária da colina de Kao-ling na China. O caulim existe em todo o mundo. Nos EUA, é encontrado principalmente na Geórgia e espalhado pelos estados do sul.

Essa argila é predominantemente composta por um mineral chamado caulinita, mas também contém quartzo, feldspato e alguns outros minerais. Como um produto mineral, você pode ter certeza de que este é um método de controle de pragas totalmente natural, desde que não tenha aditivos extras.

Para que é Usado?

O caulim tem muitos usos fora do jardim. É um esfoliante frequente em produtos de cuidados com a pele, como máscaras faciais. Tem múltiplos usos industriais, como na produção de papel, tinta, borracha e porcelana.

No jardim, o caulim é mais comumente usado como uma forma de controle de pragas, mas também pode ser usado como um protetor solar para plantas, ajudando a melhorar a reflexão da luz no jardim.

Controle de Pragas

Em vez de matar as pragas ao contato, o revestimento de caulim confunde os insetos, e eles não pousam na planta. Esse método funciona para vários insetos, incluindo o problemático psilídeo asiático dos citros, a principal praga que causa o vírus do greening dos citros que assola muitos pomares.

De acordo com a Universidade da Flórida, o psilídeo asiático dos citros localiza árvores frutíferas detectando comprimentos de onda de luz que percebemos como amarelo ou verde. Quando folhas e frutos estão cobertos de caulim em pó, os comprimentos de onda de luz que as pragas procuram não aparecem, então elas não pousam nas árvores.

Como você está cobrindo as plantas com pó, também está tornando fisicamente impossível para os insetos sugadores de seiva se alimentarem de suas plantas. Eles teriam que passar pela barreira de caulim, e se você aplicou suficientemente, seria difícil para os insetos fazerem isso. Então, não só você está confundindo as pragas, mas também está tornando suas plantas difíceis de alcançar, oferecendo dois tipos de defesa em um único produto.

Impacto nos Insetos Benéficos

O caulim é considerado seguro para insetos benéficos, mas há algumas coisas a serem lembradas. Primeiro, ele interfere nas habilidades de detecção dos insetos, então você pode inadvertidamente dizer aos bons insetos para “irem embora” ao cobrir as plantas. Se você quiser pulverizar, mantenha um jardim de polinizadores sem caulim por perto para que os insetos tenham um lar a uma distância de voo do seu jardim.

Em segundo lugar, se você pulverizar a argila nas flores, os polinizadores não poderão fazer seu trabalho porque você cobriu o pólen. Certifique-se de aplicar o caulim antes ou depois do aparecimento das flores para garantir que as abelhas e outros amigos tenham acesso adequado ao que precisam.

Proteção Contra o Sol

Os humanos não são os únicos suscetíveis a queimaduras solares; as plantas também podem se queimar. Se você vive em um clima quente como eu, provavelmente já viu folhas queimadas após uma onda de calor. Assim como você usa protetor solar antes de sair, você pode usar a argila como protetor solar para suas plantas.

Cobrir as folhas e os frutos com argila impede que os comprimentos de onda de luz apareçam para os sensores dos insetos, o que significa que a luz do sol também não pode penetrar nessa barreira. Quando os raios intensos não atingem as folhas, isso evita que elas queimem, protegendo sua planta nos dias mais quentes do verão.

Melhorar a Iluminação

Um terceiro uso no jardim é ajudar a luz a se difundir melhor por todo o jardim. Você pode ter ouvido que usar branco no verão ajuda a refletir a luz, enquanto usar preto absorve a luz e o deixa mais quente.

A argila branca em pó funciona de maneira semelhante; ela ajuda a luz a refletir nas folhas e alcançar lugares que antes não tinham acesso. Esse “bônus” de luz pode ajudar suas plantas a crescerem melhor.

Prevenir Pragas

Usar caulim como uma tática de combate a insetos é simples. Embora seja uma substância em pó, você pode aplicá-la pulverizando-a em suas plantas em forma líquida. Uma vez que seca, começa a fazer seu trabalho.

Criar um Líquido Pulverizável

Siga a proporção de três xícaras de argila para um galão de água, a menos que indicado de outra forma.

Sempre verifique a embalagem do seu caulim para ver se há instruções específicas. A menos que indicado de outra forma, três xícaras de argila para um galão de água é uma medida padrão. A consistência que você procura é um líquido que você pode pulverizar com um pulverizador, como o Pulverizador Manual Venus 2L. Se você criou uma pasta, precisa de muito mais água.

Se você estiver trabalhando em uma escala muito pequena, pode medir a olho com um frasco de spray. Adicione uma ou duas colheres de pó, encha com água e agite. As instruções online geralmente são fornecidas em grandes quantidades, pois é uma prática comum em grandes pomares.

No entanto, você não precisa se preocupar muito em converter medidas de um galão para algumas onças. Contanto que pulverize e deixe argila para trás quando secar, deve funcionar bem.

Aplicar o Líquido nas Suas Plantas

O caulim é não tóxico para as plantas, então você pode pulverizá-lo conforme necessário. Lembre-se de que o objetivo é evitar que as pragas pousem na planta, então pulverize onde as pragas pousam. Pulverize a argila nos caules, galhos, ramos e nas partes superior e inferior das folhas.

Você pode até pulverizar os frutos quando eles se formarem, mas evite pulverizar as flores. Fazer isso pode impedir que os polinizadores façam seu trabalho, o que reduzirá a produção de frutos.

Caulim Seco Faz o Trabalho

Reaplique o caulim semanalmente ou após a chuva para manter a detecção de insetos.

Aplique uma nova camada de caulim uma vez por semana ou após a chuva. O caulim não adere às plantas para sempre e será lavado quando molhado, então aplicações frequentes serão necessárias para que ele continue eficaz.

O pó seco é o que impede os insetos de pousarem na planta. Se você molhar as folhas cobertas de caulim ao regar, as pragas podem infiltrar-se na planta a partir desse estado enfraquecido. É inconveniente reaplicar diariamente, mas um pequeno frasco de spray pode ajudar para retoques no meio da semana enquanto você espera pelo fim de semana para reaplicar. Considere remover as folhas inferiores das suas plantas para reduzir a água respingando nas folhas.

Diretrizes de Segurança

Use óculos de proteção e máscara ao manusear para evitar irritação.

O caulim é não tóxico e seguro para você e suas plantas, mas ainda há algumas precauções de segurança que você deve tomar antes de começar a trabalhar com ele. O pó fino pode ser irritante se entrar em contato com seus olhos ou se você inalar.

Use óculos de proteção e máscara enquanto mistura o pó seco e pulveriza nas plantas. Evite usá-lo perto de outras pessoas, especialmente se estiver ventando. Em geral, faça aplicações completas a cada sete a dez dias, e apenas retoque se necessário entre esses períodos.

Considerações Finais

O caulim é um método simples, mas eficaz de controle de pragas. Ganha muitos pontos extras por ser uma solução natural que causa pouco (ou nenhum) dano aos polinizadores. Se você ainda não o está usando em seu jardim, considere adicionar essa argila ao seu armário de suprimentos para manter as pragas longe de suas plantas favoritas.