Controle de Ervas Daninhas Rabo-de-Raposa: Prevenção da Grama Rabo-de-Raposa

Você está visualizando atualmente Controle de Ervas Daninhas Rabo-de-Raposa: Prevenção da Grama Rabo-de-Raposa

As ervas daninhas são algo com que todo jardineiro tem que lidar em algum momento. Seja em gramados ou canteiros de jardim, essas plantas indesejadas podem crescer em qualquer lugar, desenvolver cabeças de sementes e espalhar sementes por toda parte. Uma batalha contra as ervas daninhas pode desmoralizar os esforços até dos cultivadores mais otimistas. E uma erva daninha que é o pesadelo dos jardineiros é a erva rabo-de-raposa.

Assim como a grama-seda, as sementes e as ervas rabo-de-raposa podem transformar um gramado ou pasto saudável em seu domínio em apenas algumas estações. As condições de crescimento dessa erva perniciosa são amplas, tornando o controle persistente e agressivo necessário em muitas áreas. Alguns métodos de controle são melhores que outros. O método que você usará provavelmente será determinado pelo tamanho e extensão da sua propriedade.

Seja você adepto de controles orgânicos, mecânicos ou químicos, fique tranquilo que é possível remover as ervas rabo-de-raposa de gramados, pastos e jardins com o tempo certo. Com os ajustes adequados e o herbicida certo (orgânico ou químico em alguns casos), você impedirá que as ervas rabo-de-raposa germinem repetidamente, e se poupará de uma grande dor de cabeça no processo.

O que é a Erva Rabo-de-Raposa?

Existem muitos tipos diferentes de erva rabo-de-raposa. Fonte: Shannon Tompkins

Rabo-de-raposa é um nome coloquial para membros de várias famílias de gramíneas, cevada, milheto e bromo. As plantas de rabo-de-raposa mais notórias vêm do gênero Setaria. As ervas rabo-de-raposa são amplamente conhecidas por suas cabeças de sementes que contêm finos pelos e farpas que se alojam nos pés e bocas dos animais que podem ser expostos a elas. Elas se parecem com um rabo de raposa, daí o nome. A folha da rabo-de-raposa é muito parecida com outras gramíneas: estreita, pontiaguda e presa ao caule no nó.

O objetivo da cabeça de semente farpada é a dispersão de sementes e a proliferação da planta rabo-de-raposa. A cabeça de semente permite que a rabo-de-raposa se auto-semeie entre outras gramíneas em solo seco ou úmido, gramados, pastos e jardins.

Algumas espécies de ervas rabo-de-raposa são anuais, e outras são perenes. A rabo-de-raposa gigante é uma anual de verão que surge na primavera e desenvolve cabeças de sementes no verão. Outras gramíneas rabo-de-raposa são perenes e vivem por várias estações antes de completar seu ciclo de vida. Todas elas têm cabeças de sementes pronunciadas que possuem pelos finos. A semente da rabo-de-raposa é projetada para se prender em pelos, meias, e sua farpa se enterra na pele, sendo um grande incômodo para qualquer um que entre em contato com ela.

Identificando a Erva Rabo-de-Raposa

As rabos-de-raposa desenvolvem longos caules onde se formam as vagens de sementes. Fonte: NYSIPM

Agora que sabemos sobre a folha, os pelos e as aristas da rabo-de-raposa, vamos falar sobre seu ciclo de vida. Cada planta de rabo-de-raposa passa por diferentes fases de crescimento, exibindo diferentes características. Vamos cobrir essas fases agora para que você tenha uma boa ideia do que procurar e quando.

Fase de Plântula

Como nenhuma cabeça de semente se desenvolveu nas plântulas de rabo-de-raposa, elas são difíceis de identificar. Especialmente quando estão aninhadas entre gramíneas e outras ervas daninhas, as rabos-de-raposa não são facilmente distinguidas nesta fase. Outra complicação é que cada espécie tem plântulas variáveis. Uma coisa a observar, no entanto, é uma planta paralela que tem uma folha verdadeira oblonga de 1 polegada de comprimento e ⅛ de polegada de largura.

Fase Madura

Após cerca de 40 dias, as plântulas de rabo-de-raposa se tornam gramíneas rabo-de-raposa. A maioria das espécies se agrupa, mas algumas crescem sozinhas em um único caule ereto. As folhas das ervas rabo-de-raposa maduras crescem a partir da base do caule e se torcem ao redor dele. A grama rabo-de-raposa totalmente madura pode crescer até quatro pés de altura antes que as cabeças de sementes se formem. Elas tendem a surgir em solo perturbado em pastos, gramados e entre várias espécies de gramíneas. Qualquer lugar onde o solo é perturbado é ideal para a rabo-de-raposa amarela, verde e gigante.

Fase de Reprodução

Aqui é onde entra a cabeça de semente da rabo-de-raposa. A rabo-de-raposa verde tem cabeças de sementes verdes distintas que florescem entre o final da primavera e o final do outono. A rabo-de-raposa amarela tem cabeças de sementes amarelas de 2 a 5 polegadas que florescem do verão ao inverno. As ervas rabo-de-raposa gigantes têm cabeças de sementes de 3 a 7 polegadas que florescem do verão ao final do outono e ficam amarelas na última parte de sua fase de frutificação.

As sementes se desprendem da cabeça de semente da rabo-de-raposa quando estão prontas para germinar. Elas são levadas pelo vento e pousam no solo ou se alojam nos pelos e na pele do gado, animais de estimação e humanos. Elas também se prendem às roupas. As sementes podem permanecer dormentes por anos antes de germinarem completamente. Se as condições forem adequadas para as sementes, elas brotarão imediatamente. As temperaturas ideais para essas sementes estão entre 20 e 35 graus Celsius. Se você estiver jardinando na primavera, fique atento às folhas e sementes das rabos-de-raposa e controle-as agressivamente.

Perigos para Animais de Estimação e Gado

Essas rabos-de-raposa amarelas secas são uma visão comum no final do verão em toda a Califórnia. Fonte: FotoGrazio

Como o gado tende a ver essas plantas como forragem, eles as comem, causando uma série de problemas para os fazendeiros em todos os lugares. Se você quer criar um jardim seguro para animais de estimação, o controle da rabo-de-raposa gigante, rabo-de-raposa amarela e rabo-de-raposa verde é essencial. Tanto o gado quanto os animais de estimação podem sofrer infecções pela farpa da rabo-de-raposa que se enterra de uma maneira, tornando difícil removê-la sem causar danos à pele. As plantas rabo-de-raposa são especialmente prevalentes se você mora perto de um pasto ou pradaria onde a grama não é cortada com frequência. Às vezes, elas surgem em gramados e jardins.

As farpas das sementes de rabo-de-raposa carregam bactérias, sujeira e detritos com elas enquanto se enterram. Este é outro motivo pelo qual elas estão associadas a infecções. Os cães estão especificamente em risco de ter problemas com a semente de rabo-de-raposa porque usam seus focinhos para sentir o que está à sua frente. A farpa das cabeças de sementes pode entrar em áreas sensíveis como os olhos, nariz, entre os dedos dos pés e boca. Aqui é especialmente difícil remover as sementes de rabo-de-raposa gigante ou rabo-de-raposa amarela, e também onde as infecções têm melhores condições para se desenvolver.

As rabos-de-raposa podem se alojar na região do colar também. A região do colar é um lugar para prestar atenção especial, especialmente em cães com pelos mais longos. Fontes veterinárias recomendam verificar frequentemente a presença de rabos-de-raposa em cães de trabalho e aqueles que vivem perto de áreas onde as rabos-de-raposa crescem: em seu gramado, pasto ou áreas selvagens próximas onde cresce grama forrageira. O mesmo vale para gatos que saem ao ar livre. Gatos de celeiro são especialmente suscetíveis. Você não quer arriscar uma conta veterinária cara para seu animal de estimação.

Embora pareça extremo, a rabo-de-raposa pode causar a morte de gado ou animais de estimação se não for identificada rapidamente. Como a semente fica presa em áreas sensíveis fora da vista dos fazendeiros e donos de animais de estimação, é muito importante verificar as aristas se a rabo-de-raposa estiver presente em ou perto de sua propriedade. Uma infecção deixada por muito tempo pode progredir além do alcance do tratamento.

Como se Livrar da Erva Rabo-de-Raposa

À medida que seca, a rabo-de-raposa verde libera sementes farpadas. Fonte: NYSIPM

Se a grama rabo-de-raposa é prevalente em sua propriedade, em seu pasto ou gramado, você tem opções. Você pode usar métodos culturais de controle ou removê-las mecanicamente. Você também pode matá-las com herbicidas orgânicos ou químicos. Erradique a rabo-de-raposa gigante, rabo-de-raposa amarela e rabo-de-raposa verde em sua área e você estará a caminho de jardinar sem risco de picadas (ou jardinar com ervas daninhas)! Ou você estará um passo mais perto de um gramado saudável livre de rabo-de-raposa amarela.

Sem Químicos

Cortar a grama é uma maneira de cuidar das rabos-de-raposa, especialmente com o tempo certo. A chave para cortar essas gramíneas é fazê-lo antes que a cabeça de semente tenha tempo de se formar. Como as três espécies dessa grama forrageira que discutimos tendem a florescer da primavera ao outono, fique atento aos primeiros sinais dessa erva florescendo na primavera e use o cortador de grama. Se você conseguir acertar o tempo certo e não tiver muita grama em uma área grande para cobrir, você pode evitar a germinação adicional da semente de rabo-de-raposa facilmente. Caso contrário, esse método exige muita energia e manutenção. Vigilância constante é necessária.

Se as rabos-de-raposa são um problema apenas em uma área pequena, arranque-as, raiz, folha e tudo. Ao remover toda a planta, você evita a proliferação por semente e por raiz. Se você conseguir identificar uma plântula antes que a folha verdadeira se forme, pode simplesmente puxá-la pela raiz com a mão. Em plantas maduras, você provavelmente precisará de uma colher de jardinagem e um pouco de força. Embora as raízes dessas gramíneas sejam rasas, elas são resistentes. Mate-as dessa maneira, ou use métodos orgânicos de controle para livrar sua propriedade dessas gramíneas forrageiras.

Herbicida Orgânico para Rabo-de-Raposa

Vinagre hortícola aplicado na folha e nas aristas das rabos-de-raposa verde, amarela e gigante individualmente é uma maneira de eliminar rapidamente a planta. Se você decidir seguir esse caminho, certifique-se de ter um mecanismo para direcionar o spray do vinagre e de usar máscara e luvas. Este vinagre não é o tipo que você usa na cozinha e pode causar problemas respiratórios se os vapores forem inalados. Não pulverize em um dia de vento, pois o vapor pode afetar a folha verde de uma planta vizinha às rabos-de-raposa que você está tentando eliminar. Também pode facilmente irritar sua pele ou causar queimaduras ácidas. Manuseie esse método com cautela. Observe que você pode precisar reaplicar o vinagre novamente em uma ou duas semanas para obter plena eficácia.

Existem também métodos de prevenção de ervas daninhas à base de glúten de milho e orgânicos para remover esta planta. Um saco de 25 libras de glúten de milho ou herbicida à base de amido de milho pode cobrir uma área grande de até 116 metros quadrados. Aplique-os no inverno antes da germinação de novas sementes e regue. Em seguida, deixe a área descansar por 4 a 6 semanas e reaplique conforme necessário no mesmo intervalo. Não aplique dentro de 6 semanas da data de plantio pretendida, pois também pode impedir a germinação das plantas que você deseja cultivar.

A forma orgânica do Groundclear da Ortho é potencialmente um dos herbicidas mais eficazes do mercado para matar ervas daninhas. Eles usam o sal de sabão conhecido como amônio nonanoato para eliminar ervas daninhas em áreas selecionadas, e eles têm uma fórmula classificada pela OMRI que é aceitável para uso em jardinagem orgânica (mas certifique-se de verificar a embalagem para as marcações da OMRI, pois também existe uma forma química do Groundclear). Herbicidas de amplo espectro como este podem eliminar outras plantas no processo quando aplicados em massa, então evite a aplicação durante o tempo ventoso para evitar deriva acidental. O amônio nonanoato se decompõe em ferro e nitrogênio no solo rapidamente e não causa poluição do solo a longo prazo. Ele faz com que os tecidos da planta comecem a amarelar em minutos após a aplicação, e a planta murcha no chão e é incapaz de realizar a fotossíntese. Isso nem sempre mata os sistemas radiculares de ervas daninhas mais persistentes e com raízes mais profundas, mas elimina a maioria das gramíneas com sistemas radiculares rasos facilmente. Para outras formas de ervas daninhas com raízes mais profundas, você ainda pode precisar remover a raiz após a aplicação.

Herbicida Químico

As rabos-de-raposa gigantes são anuais de verão. Fonte: NYSIPM

O pré-emergente químico é um método ótimo para eliminar as gramíneas rabo-de-raposa verde, amarela e gigante em seu gramado ou pasto. Você precisará aplicar o pré-emergente na primavera antes que as temperaturas ultrapassem 13 graus Celsius. Não faça nada com o gramado ou pasto por quatro meses após a aplicação. Isso permite que o preventivo de ervas daninhas faça seu trabalho e impede que você perca tempo semeando apenas para que sua grama seja morta ao emergir.

Se você quiser erradicar as plantas de rabo-de-raposa em um pasto gigante, use glifosato. Embora aqueles familiarizados com jardinagem e pecuária saibam que existe um estigma em torno do herbicida glifosato, às vezes herbicidas como ele são a melhor opção para várias a centenas de hectares de terra. Usar esse químico na folha e nas aristas de cada planta específica de rabo-de-raposa evita a morte de outras gramíneas que beneficiam o gado e a ecologia do solo também. Assim como o amônio nonanoato, este método é um método de tratamento localizado se você estiver tentando manter outras plantas na área. No entanto, ao contrário do amônio nonanoato, o glifosato permanece no solo e fornece prevenção contínua contra ervas daninhas por um período de tempo. Você ainda precisará usá-lo como tratamento localizado, mas a prevenção a longo prazo em locais tratados tornará seu trabalho consideravelmente mais fácil em uma grande parcela de terra.

Perguntas Frequentes

As sementes de rabo-de-raposa se soltam de sua cabeça de semente para voar com o vento. Fonte: autan

P: Como identificar a erva rabo-de-raposa?

R: Procure pelas aristas semelhantes a rabos-de-raposa com muitos pequenos pelos. Os pelos ajudam as sementes a se espalharem pelo vento. Algumas são verdes, outras são amarelas e outras são marrons. A folha da planta rabo-de-raposa é oblonga e pontiaguda, brotando da base do caule.

P: A erva rabo-de-raposa é ruim para cavalos?

R: Sim. Os cavalos veem a planta como uma boa forragem e a comem. No processo, as aristas se alojam na pele, entre os cascos e até na boca ou língua do cavalo – em qualquer lugar que possam. Isso pode levar a infecções graves que podem ameaçar a vida dos cavalos.

P: A rabo-de-raposa amarela é uma erva daninha?

R: De fato. Também é um tipo de grama. A folha das rabos-de-raposa dá à planta sua aparência de grama, enquanto os pelos e aristas lhe dão a aparência de raposa.