Como Prevenir Doenças nos Tomates no Final do Verão

O que esperar nesse post

Quando Agosto Chega, Seus Tomates Podem Estar Tristes

Quando agosto chega, seus tomates podem parecer um pouco tristes. Clima quente, alta umidade e patógenos trazidos pelo vento podem levar a muitas doenças nos tomates no final do verão.

Essas doenças são difíceis de tratar uma vez que ocorrem, então a prevenção é muitas vezes a melhor estratégia. Manter as folhas secas, incentivar o fluxo de ar adequado e fornecer nutrição adequada podem ajudar a manter seus tomates saudáveis à medida que o verão termina.

Vou apresentar algumas doenças comuns dos tomates, e depois compartilhar medidas preventivas que você pode tomar para evitar que esses patógenos infectem suas colheitas.

Doenças Comuns dos Tomates no Final do Verão

Mesmo que suas plantas de tomate pareçam um pouco tristes quando agosto e setembro chegam, isso não significa necessariamente que estão infectadas por um patógeno. Estresse térmico, seca, nutrição inadequada e pragas também podem enfraquecê-las.

Conhecer as doenças comuns dos tomates no final do verão e como elas se manifestam pode ajudar a determinar se o problema é baseado em questões ambientais, doenças ou pragas.

Requeima Tardia

Essa doença do tomate no final do verão pode eventualmente matar suas plantas.

A requeima tardia é uma doença causada pelo oomiceto Phytophthora infestans, o que significa que não é um fungo, bactéria ou vírus. Independentemente disso, a requeima tardia pode danificar seriamente os tomates e eventualmente matá-los.

Essa doença é especialmente provável de ocorrer quando as folhas estão molhadas, então você pode notar que ela aparece após um período chuvoso ou úmido. Como os zoósporos são mais propensos a infectar as colheitas quando as temperaturas estão entre 16 e 26°C, a doença geralmente aparece no final do verão.

O principal sintoma da requeima tardia são manchas marrons ou cinzas nas folhas. Essas manchas se espalham rapidamente até que as folhas inteiras fiquem descoloridas e murchas. Caules descoloridos também são um sintoma comum.

Mancha de Septoria

Esta doença fúngica causa amarelecimento e manchas irregulares.

A mancha de septoria é uma doença fúngica que afeta primeiro as folhas mais velhas. Você notará pequenos pontos marrons na parte inferior das folhas. Se olhar mais de perto, verá que as bordas externas dos pontos são mais escuras do que o interior. Eventualmente, as folhas ficarão amarelas e depois totalmente marrons.

Requeima Precoce

A requeima precoce também pode afetar os tomates no final do verão.

Embora tenha a palavra precoce no nome, essa doença também pode afetar os tomates mais tarde no verão. A requeima precoce é uma doença fúngica que prospera em ambientes úmidos e quentes, então muitas vezes aparece quando o verão chega.

O principal sintoma são manchas marrons ou amarelas nas folhas mais velhas. À medida que essa doença do tomate no final do verão se espalha, folhas inteiras ficam infectadas e caem.

Como Prevenir Doenças nos Tomates no Final do Verão

Quando você percebe folhas manchadas ou folhagem amarelada, a doença já infectou seus tomates. Você pode tomar medidas para evitar que a doença se espalhe, mas eliminá-la é difícil, senão impossível.

Tomar medidas para prevenir a doença é uma maneira mais eficaz de manter suas colheitas saudáveis. Aqui estão algumas maneiras fáceis de evitar que os patógenos ataquem seus tomates.

Use Treliças para Aumentar o Fluxo de Ar

Mantenha os caules dos tomates fora do chão com treliças.

Doenças fúngicas, incluindo requeima tardia, requeima precoce, mancha de septoria e murcha de fusarium, são todas mais propensas a infectar as colheitas em níveis elevados de umidade. Uma maneira de manter a umidade baixa ao redor dos seus tomates é usar treliças.

Usar treliças para os tomates mantém as vinhas fora do chão, permitindo que o ar flua entre as folhas e os caules. Esse aumento no fluxo de ar permite que as folhas sequem mais rapidamente, diminuindo as chances de desenvolverem doenças tardias.

Você pode escolher entre vários métodos de treliçamento de tomates. Uma simples gaiola de metal funciona bem se você tiver algumas variedades determinadas que crescerão apenas quatro ou cinco pés de altura. Se você estiver cultivando tomates indeterminados, coloque postes em T em ambos os lados e use camadas de barbante para apoiar os tomates à medida que crescem.

Você também pode podar os caules para um único líder e prender esse caule principal a uma estaca alta ou a um pedaço de barbante suspenso.

Escolha Variedades Resistentes

Variedades resistentes são menos arriscadas.

Se você já lidou com doenças nos tomates no final do verão no passado, há uma boa chance de que elas apareçam novamente. Escolher variedades que são resistentes à doença em questão é uma das melhores maneiras de proteger suas colheitas.

Os melhoristas de plantas ainda não descobriram como desenvolver resistência para todas as doenças, mas você pode encontrar tomates que são resistentes à requeima tardia, murcha de fusarium e mancha cinza das folhas. Mesmo se você plantar uma variedade resistente, é importante usar outras práticas que manterão as doenças afastadas.

Evite Irrigação Aérea

Sempre regue o solo, não as folhas.

Muitos dos principais erros que os cultivadores de tomate cometem envolvem irrigação. Regar suas plantas na quantidade correta é importante, mas também é aplicar a água da maneira adequada.

Como a alta umidade ao redor das folhas incentiva as doenças nos tomates no final do verão, é importante manter suas folhas o mais secas possível. Evite irrigação aérea, como aspersores e mangueiras, pois essas molham a folhagem.

Em vez disso, opte por irrigação por gotejamento que aplica água diretamente na superfície do solo. Você também pode usar um regador ou mangueira para aplicar água perto da base da sua planta.

Forneça Nutrição Adequada às Plantas

Tomates estressados são mais suscetíveis a doenças.

As plantas de tomate estão melhor equipadas para combater doenças quando têm todos os nutrientes necessários. Quando os tomates têm acesso a todos os nutrientes essenciais, eles podem formar compostos e enviar sinais que lhes permitem resistir a doenças.

Os jardineiros costumam se concentrar em fornecer às plantas os três macronutrientes: nitrogênio, fósforo e potássio. Esses três nutrientes são essenciais, mas também são os nutrientes secundários e micronutrientes. Embora as plantas precisem de uma quantidade mínima de boro, molibdênio e outros minerais traço, esses elementos são fundamentais para combater as doenças nos tomates no final do verão.

Aplicar um fertilizante para tomate é um bom começo. Adicionar extrato de algas marinhas e/ou certos pós de rocha fornecerá às suas plantas os minerais traço necessários.

Rotacione as Culturas

Não plante tomates no mesmo local duas temporadas seguidas.

Muitas doenças dos tomates no final do verão podem permanecer dormentes no solo por meses ou anos. Remover os resíduos das colheitas é uma maneira de evitar a propagação da doença de uma temporada para a outra, mas a rotação de culturas é outra prática fundamental para evitar que essas doenças infectem suas plantas.

Nunca plante tomates no mesmo lugar dois anos seguidos. Idealmente, você cultivará seus tomates em um local que esteve livre de qualquer tipo de cultura solanácea durante os dois anos anteriores.

Em vez de plantar seus tomates onde pimentões, berinjelas ou tomates cresceram no ano anterior, coloque-os onde você cultivou melões, feijões, alface ou couve. Como essas plantas estão em famílias diferentes, elas não são suscetíveis a muitas das doenças que afetam os tomates.

Remova as Folhas Inferiores

A poda mantém os problemas de doenças sob controle.

Doenças transmitidas pelo solo infectam as plantas quando o solo respinga do chão e atinge a planta. Mesmo se você usar irrigação por gotejamento, chuvas fortes espalharão solo nas folhas inferiores, potencialmente movendo patógenos prejudiciais com ele.

Podar as folhas dos dois pés inferiores do caule impede que o solo as atinja. Espere até que as plantas tenham pelo menos dois pés de altura, depois pegue um par de podadores limpos e afiados e corte as folhas inferiores onde elas se prendem ao caule. É importante higienizar seus podadores entre cada planta se você estiver lidando com folhagem doente.

Continue sua leitura aqui