Como Propagar Plantas de Ferro Fundido

Você está visualizando atualmente Como Propagar Plantas de Ferro Fundido

Existem mais de 90 espécies de Aspidistra elatior conhecidas por suas folhas longas e largas, algumas com folhagem verde escura e outras com variações. Essas perenes sempre-verdes crescem cerca de 60 cm de altura. Elas raramente florescem, mas quando o fazem, as flores em forma de taça de cor bordô se formam na base da planta em hastes curtas. Essas plantas podem ser cultivadas a partir de sementes, mas como as flores não são vistas com frequência, é melhor propagá-las por divisão.

Propagação de Plantas de Ferro Fundido

Deve-se fazer a propagação das plantas de ferro fundido quando a planta está em seu melhor estado durante a primavera ou verão, mas qualquer época do ano é adequada, desde que você tenha uma planta saudável para começar. A melhor maneira de obter mais plantas é desenterrando os rizomas, dividindo-os e replantando em solo fresco. Esse processo leva algum tempo porque as raízes são muito delicadas, então esteja preparado e faça com calma.

Passo 1: Preparar Vasos e Mistura de Solo

Encontre vasos com drenagem adequada.

Antes de dividir sua planta de ferro fundido, prepare os vasos e a mistura de solo. Escolha vasos não mais de 5 cm maiores que a bola de raiz das novas plantas. Cada vaso precisa de bons orifícios de drenagem com uma cobertura sobre os orifícios para que o solo não caia pelo fundo. Uma camada de pedras, cacos ou um pedaço de tecido de sombra funcionará.

As plantas de ferro fundido não se dão bem com solo encharcado, então adicionar materiais de drenagem extra é essencial. No entanto, muita drenagem também não é ideal, pois os nutrientes serão lixiviados muito rapidamente. Elas precisam de muitos nutrientes no solo, então o equilíbrio entre matéria orgânica e drenagem é fundamental.

Misture 1 parte de solo comercial para vasos com 1 parte de perlita, vermiculita ou fibra de coco para drenagem e 1 parte de composto para nutrientes. Encha os vasos pela metade, mantendo parte da mistura de solo para preencher depois.

Passo 2: Remover a Planta e Dividir as Seções

Replante cuidadosamente as divisões com o mínimo de perturbação das raízes para obter sucesso.

Remova a planta do seu recipiente com cuidado e coloque-a sobre uma camada de jornal ou plástico. Remova qualquer excesso de solo das raízes e puxe cuidadosamente as seções para replantar em solo fresco. Elas não gostam de ter suas raízes perturbadas, então quanto menos mexer nessa etapa, melhor será o resultado.

Não use ferramentas como faca ou pá para separar os rizomas, pois podem danificá-los. Se houver muito solo, você pode enxaguá-los suavemente em água para ver claramente como dividi-los logicamente em seções.

Cada bola de raiz deve ter dois a três caules anexados para ser viável. Certifique-se de que as raízes estejam saudáveis e não sofrendo de podridão radicular. Corte qualquer raiz que não pareça saudável com uma faca esterilizada ou uma tesoura afiada.

Passo 3: Replantar Cada Divisão

Replante as divisões no mesmo nível em um recipiente justo.

Plante cada divisão em seu próprio vaso, certificando-se de manter a planta no mesmo nível de solo que estava no vaso original. Não plante muito profundamente. Preencha com solo e pressione.

Certifique-se de replantar a planta original de volta no vaso de onde veio ou em um novo vaso que seja um pouco menor. O vaso original pode ser muito grande para o restante da planta. Elas preferem estar um pouco apertadas em seus recipientes.

Passo 4: Regar Bem

Irrigue sua planta bem e coloque-a em boa luz indireta para um crescimento ideal.

Use uma ferramenta de rega para hidratar as novas divisões e, em seguida, coloque os vasos em uma posição com luz indireta brilhante. Embora elas consigam se adaptar à baixa luminosidade, essas plantas se saem muito melhor com exposição moderada ao sol, como no meio de uma sala com uma janela voltada para o sul. No entanto, não as coloque em um local com luz direta e intensa, pois podem se queimar.

Passo 5: Cuidar das Plantas Recém-Divididas

Certifique-se de cuidar das suas novas divisões para que tenham as melhores chances de sobrevivência. Elas crescem lentamente, então não se alarme se nada acontecer por um tempo. Considere os seguintes pontos ao cuidar das plantas jovens:

Rega

Irrigue moderadamente e evite o excesso de água para prevenir a podridão das raízes e folhas amareladas.

Deixe o solo secar entre as regas. Essas são plantas de umidade média, então não as deixe muito tempo sem água, mas também não as regue em excesso. Isso pode causar podridão das raízes.

Folhas amareladas também são um sinal de excesso de água. Não deixe as plantas em bandejas de água ou em capas de vaso; em vez disso, leve-as à pia e deixe a água escorrer antes de colocá-las de volta na posição.

Luz

As cultivares variegadas requerem mais luz, mas não suportam luz solar direta.

Qualquer variedade variegada ou salpicada precisa de mais luz do que outras para manter suas marcações visíveis. Geralmente, essa espécie precisa de luz indireta brilhante, mas também tolera uma ampla gama de condições de iluminação, o que a torna uma escolha popular para preencher cantos escuros.

Evite luz solar direta, que queimará as folhas. Se você está procurando flores em particular, elas precisam de mais luz, mas não há garantia de que você as verá brotando do solo.

Temperatura

Mantenha essas plantas de interior acima de 10°C.

Vindo das regiões tropicais da China e do Japão, as plantas de ferro fundido não se dão bem em temperaturas frias. Evite qualquer temperatura abaixo de 10°C. A temperatura ideal para essas plantas é entre 18°C e 27°C.

Umidade

Essas plantas preferem níveis de umidade moderados a altos para um crescimento ideal.

A umidade média é suficiente. Elas não requerem borrifos extras ou umidade adicional.

Fertilizante

Alimente mensalmente durante a primavera e o verão para crescimento.

Durante a estação de crescimento da planta de ferro fundido na primavera e no verão, certifique-se de alimentar mensalmente com alimento líquido para plantas. Essas plantas precisam de nutrientes extras para crescer bem, e suas novas divisões precisarão de um impulso após o primeiro mês em seus novos vasos.

Manutenção

Inspecione regularmente em busca de pragas e doenças e remova folhas morrendo.

De vez em quando, verifique as plantas em busca de pragas e doenças e remova quaisquer folhas morrendo ou amareladas para mantê-las com boa aparência.

Pragas e Doenças

Garanta uma boa circulação de ar para prevenir pragas e doenças.

Embora algumas pragas e doenças afetem essas plantas, elas são relativamente livres de problemas. Questões potenciais são mencionadas aqui para completude.

Mantenha espaço entre as plantas para evitar o excesso de folhas. Boa circulação de ar ajuda a prevenir algumas das pragas e doenças associadas a essas plantas.

Fique atento a ácaros, cochonilhas, escamas, tripes, pulgões e mosquitos de fungo. O excesso de água pode causar podridão das raízes, que precisa ser identificada e tratada imediatamente com um fungicida adequado. Além disso, previna o míldio e doenças de manchas foliares regando na base da planta em vez de sobre as folhas.

Limpar as folhas com um pano úmido todos os meses as manterá livres de poeira. Eu gosto de fazer isso quando elas estão sendo alimentadas ou regadas na pia.

Notas:

As plantas de ferro fundido também podem ser cultivadas ao ar livre na sombra densa de uma árvore nas zonas USDA 7-11.

As folhas são frequentemente usadas em arranjos florais, especialmente no Japão para Ikebana e Seika – dois estilos de arranjos florais da região. Elas são frequentemente enroladas em cilindros e são muito úteis para artistas florais.

Cerca de quatro variedades de plantas de ferro fundido foram premiadas com o Prêmio de Mérito de Jardim da Royal Horticultural Society.

Pensamentos Finais

As plantas de ferro fundido são notavelmente resilientes. No passado, isso surpreendeu muitas pessoas. Na era vitoriana, a iluminação a gás foi instalada e a quantidade de fuligem e vapores ruins era suficiente para matar qualquer planta, exceto as mais resistentes (e pessoas, mas essa é outra história). Uma das espécies mais duradouras foi a Aspidistra elatior.

Desde então, ela tem a reputação de ser uma planta de casa resistente. Isso também explica seu apelido, “plantas de bar”. Antes de haver regras sobre fumar em bares, o ar interno geralmente estava cheio de fumaça. Esta planta era a única que conseguia sobreviver nesse ambiente.

Essas plantas sem complicações são fáceis de cultivar, então você pode desfrutar de suas belas folhas verdes escuras de estilo tropical. A propagação é fácil com um pouco de cuidado, e obter mais plantas de forma barata é sempre uma coisa boa.