Como Plantar, Cultivar e Cuidar da Calathea ‘Medallion’

Você está visualizando atualmente Como Plantar, Cultivar e Cuidar da Calathea ‘Medallion’

Visão Geral

Goeppertia roseopicta ‘Medallion’ é uma planta cativante que é indispensável para qualquer entusiasta de plantas de interior. Ela se mistura bem com outras plantas tropicais, mas também pode se destacar sozinha como um ponto focal devido às cores e padrões que exibe em suas lindas folhas ovais.

Seu visual distinto e comportamento são as razões pelas quais é uma das plantas de interior mais populares no mercado hoje. Essas plantas se tornarão uma favorita em qualquer coleção de plantas de interior com um pouco de cuidado e atenção, imitando suas origens.

Uma vez que você entenda suas necessidades, elas são fáceis de cultivar, sofrem de poucas pragas e doenças, e iluminarão qualquer cômodo da casa. Este artigo fornece tudo o que você precisa para cuidar, cultivar e propagar essas plantas intrigantes em casa.

Visão Geral

Espécie: Goeppertia roseopicta

Área Nativa: Noroeste do Brasil

Altura e Largura: 60-90 cm

Exposição: Luz indireta brilhante

Pragas: Cochonilhas, moscas-brancas, ácaros vermelhos

Tipo de Solo: Solo para vasos bem drenado

O Que É?

Goeppertia roseopicta é o nome científico da Calathea roseopicta, o nome pelo qual é mais comumente vendida. Muitas vezes é chamada de planta da oração, nome comum para Maranta leuconeura, uma planta muito semelhante a esta. Ela tem a mesma característica de dobrar suas folhas à noite em uma suposta oração.

Essa característica é uma das mais fascinantes desta planta. Indica que a planta está saudável e recebendo tudo o que precisa. À medida que a luz muda, o ritmo circadiano da planta entra em ação, dizendo à planta que é noite ou dia. Esta característica, chamada nictinastia, é acreditada ocorrer para ajudar as plantas a conservar água.

Durante o dia, as folhas se espalham para capturar água; à noite, quando se dobram para cima, a água escorre para baixo. Também se acredita que, ao dobrar suas folhas à noite, elas ficam escondidas de possíveis predadores. As folhas têm padrões tão maravilhosos que provavelmente seriam vistas mais do que outras plantas ao redor.

Área Nativa

Esta planta de interior vem das florestas tropicais de certos países da América do Sul.

Em suas regiões nativas do Norte do Brasil, Centro-Oeste do Brasil, Colômbia, Equador e Peru, a Calathea roseopicta cresce em florestas tropicais abrigadas sob o dossel das árvores. A área é tropical, e isso pode ser facilmente imitado em um ambiente interno com umidade extra e temperaturas mais altas.

Características

Flores com pétalas verdes emergem do centro da planta.

Cada uma das muitas plantas cultivadas como Calathea roseopicta tem cores de folhas muito distintas com padrões destacados na parte superior – a razão pela qual somos fascinados por elas. No caso da ‘Medallion’, as folhas são novamente muito distintas com uma série de tons de verde, do verde escuro ao verde claro, no padrão destacado na parte superior das folhas e um roxo escuro bordô na parte inferior.

Uma Calathea ‘Medallion’ feliz pode florescer como planta de interior, mas não é comum. Elas se formam a partir do centro da planta com pétalas verdes ao longo do topo dos caules.

Esta variedade foi premiada com o prestigioso Prêmio de Mérito de Jardim da Royal Horticultural Society.

Como Cultivar

Uma vez que você tenha todos os elementos, essas plantas são fáceis de cultivar. Elas podem ser um pouco exigentes no início, e a rega é crucial, mas elas também dirão se estão infelizes com mudanças em suas folhas.

Luz

Esta planta tropical pode tolerar pouca luz, mas prospera em condições mais brilhantes.

Mantenha essas plantas em uma área de luz média. Elas podem lidar com pouca luz, mas preferem um pouco mais. Os padrões das folhas podem desbotar em luz mais brilhante e se tornar lavados. O mesmo pode acontecer com luz muito baixa. A luz indireta brilhante pode vir na forma de luz direta filtrada por uma cortina transparente ou colocando a planta ao lado de uma janela bem iluminada.

Água

Mantenha o solo uniformemente úmido.

A rega é um dos fatores com a Calathea ‘Medallion’ que precisa de equilíbrio – pouca água é ruim, e muita água também. Elas preferem solo uniformemente úmido, mas não encharcado. O solo também deve secar um pouco entre as regas. Verifique o solo a uma profundidade de 5 cm; se estiver seco, elas precisam de água. Use água destilada para evitar o acúmulo de nutrientes no solo, o que estressa essas plantas.

Nunca permita que as plantas fiquem em pratos de água, pois isso pode levar ao apodrecimento das raízes. Certifique-se de que o solo que você usa no meio de plantio seja bem drenado e aumente a drenagem adicionando perlita ou vermiculita, se necessário. Reduza a rega nos meses de inverno. Uma das maneiras mais rápidas de matar esta planta é regando incorretamente.

Temperatura

Mantenha temperaturas internas entre 18-29°C.

A temperatura interna ideal é 18 a 29°C. Se as folhas começarem a enrolar ou a cor estiver apagada, é um sinal de que a temperatura pode estar muito baixa e a planta está sob estresse. Devido às flutuações de temperatura externa, as calateias são frequentemente cultivadas em ambientes internos.

Coloque sua planta perto de uma janela voltada para o sul, mas não sob luz solar direta, para aumentar a temperatura ao redor das plantas.

Umidade

Níveis ótimos de umidade para essas plantas são alcançados evitando a exposição direta a fontes de calor.

Vindo de um ambiente tropical, essas plantas gostam de muita umidade. Para alcançar isso em um ambiente doméstico, primeiro, evite uma posição perto de radiadores, condicionadores de ar ou correntes de ar. Em segundo lugar, coloque perto de bandejas de seixos com água para aumentar a umidade ou, ainda melhor, coloque perto de um umidificador. Um banheiro claro também é ideal. Maior umidade para essas plantas é melhor do que excesso de rega.

Fertilização

Alimente com fertilizante líquido mensalmente da primavera ao outono.

Use um fertilizante líquido todos os meses ao regar, da primavera ao outono. Reduza o líquido para metade da força e substitua sua programação usual de rega por fertilizante. Não alimente no inverno, quando a planta está dormente.

Para plantas de interior, um fertilizante líquido que inclua extrato de algas marinhas beneficiará a saúde da planta aumentando a absorção de nutrientes pelas raízes e melhorando a resistência a pragas e doenças.

Solo

Forneça solo bem drenado com materiais de drenagem adicionados.

Em seu habitat nativo, as calateias gostam de solo rico que drena bem. Enriqueça o solo para vasos com perlita ou vermiculita para aumentar a drenagem.

Para aumentar a drenagem, adicione vermiculita ou perlita ao solo para vasos em uma proporção de uma parte de materiais de drenagem para três partes de solo para vasos. Certifique-se de que o recipiente tenha muitos orifícios de drenagem na base para permitir que a água escorra.

Manutenção

Corte folhas marrons na base para um crescimento ideal.

Essas plantas exigem muito pouca manutenção e nenhuma poda. Corte folhas velhas, crocantes ou marrons na base com um par de podadores afiados para manter a planta arrumada e manter a energia indo para folhas saudáveis e novos brotos. Se a umidade estiver muito baixa, as folhas podem ficar marrons nas bordas. Qualquer parte marrom pode ser cortada e a umidade aumentada para garantir que isso não continue.

Replantio

Escolha recipientes com orifícios de drenagem para um replantio bem-sucedido.

Replante a Calathea a cada um ou dois anos, dependendo do tamanho do vaso. Se você vir as raízes tentando escapar pelos orifícios de drenagem, é hora de replantar em um vaso maior, um ou dois tamanhos acima. Isso é melhor feito na estação de crescimento, primavera e verão, para evitar muito choque de transplante, mas pode ser feito na maioria das épocas do ano, exceto no inverno.

Ao replantar, use uma mistura de solo premium e adicione algumas mãos de perlita ou vermiculita para aumentar suas habilidades de drenagem. Certifique-se de que o recipiente que você escolher tenha bons orifícios de drenagem na base e cubra-os com algumas pedras ou cacos para que o solo não escape pelo fundo quando você regar.

Adicione o solo até a metade e plante nos vasos, preenchendo conforme necessário. Pressione para baixo para fixar a planta no vaso e regue bem. Uma camada de cobertura morta no topo do solo ajudará a conservar a umidade e algumas coberturas mortas são usadas como decoração também.

Propagação

A natureza formadora de touceiras desta planta facilita a propagação. Você pode escolher propagar por divisões ou por estacas. Recomendamos a primeira se a planta estiver explodindo do recipiente e parecer que quer escapar.

Evite estacas de caule ou folha, pois não são a melhor maneira de aumentar o número de plantas. Filhotes do lado da planta podem ser cortados e propagados, mas então você pode simplesmente usar o método de divisão como abaixo.

Divisão

Divida as raízes com uma faca afiada ou tesouras.

Propague por divisão para melhores resultados na primavera:

  • Remova cuidadosamente a planta do vaso e sacuda o excesso de solo. Seja gentil, pois as raízes e folhas são muito delicadas.
  • A planta deve se dividir naturalmente, ou você pode ajudar dividindo-a com uma faca afiada ou podadores. Certifique-se de que cada separação tenha uma boa quantidade de raízes.
  • Preencha os novos vasos até a metade com solo para vasos e adicione materiais de drenagem como perlita ou vermiculita. Plante as novas divisões e preencha. Pressione para remover bolsas de ar e regue bem.

Problemas Comuns

As folhas são o indicador de que há um problema com essas plantas. Fique atento aos seguintes sinais:

Folhas Caídas

Folhas caídas podem sinalizar sede ou movimento natural das folhas.

Muitas vezes, isso é um sinal de que podem precisar de água, mas também pode ser o ritmo natural das folhas se desdobrando, caindo e dobrando à noite.

Folhas Amarelas

Evite folhas amareladas evitando o excesso de água.

A razão mais comum para folhas amareladas é muita água. Elas gostam de alta umidade, mas isso não significa sempre muita água. As folhas também podem ficar amarelas devido à falta de luz. Esses são problemas fáceis de resolver. Verifique dois centímetros no solo antes de regar e mude para uma nova posição para obter mais luz.

Folhas Marrons e Secas

Luz inadequada e baixa umidade podem causar bordas marrons nas folhas.

Muita luz solar direta pode queimar as folhas de uma Calathea e fazê-las ficar marrons. Elas também podem ter bordas marrons devido ao tipo de água que você usa. Algumas águas duras causarão esse problema, e você pode ter que mudar para água filtrada ou da chuva para hidratá-las.

Muitas vezes, a falta de umidade também tornará as bordas das folhas marrons. Para remediar isso, simplesmente aumente os níveis de umidade e mova as plantas para longe de correntes de ar ou radiadores.

Folhas Enroladas

Calor e água podem ser a cura para folhas enroladas.

Folhas enroladas geralmente são causadas por falta de água, mas também podem indicar que a temperatura está muito fria para elas. Mantenha a temperatura acima de 18°C ou mova-as para uma posição mais quente.

Pragas

Embora a Calathea ‘Medallion’ geralmente esteja livre de doenças e pragas, notamos alguns problemas a serem observados.

Prevenir problemas de pragas com essas plantas tratando rapidamente qualquer infestação com água.

Insetos sugadores como moscas-brancas, cochonilhas e ácaros vermelhos são frequentemente trazidos pelo vento ou em outras plantas e podem afetar a calathea. Mantenha a planta saudável e você não deve ter problemas com pragas.

Se você vir qualquer um desses insetos, trate-os imediatamente lavando-os com água para remover o máximo possível de pragas e, em seguida, usando óleo de neem ou sabões inseticidas antes de recorrer a intervenções químicas. Cochonilhas e cochonilhas podem ser removidas da planta com um cotonete embebido em álcool.

Doenças

Melhore a ventilação para prevenir o mofo cinzento.

O mofo cinzento (Botrytis cinerea) é um fungo transmitido pelo ar que pode causar um problema se pousar em tecido danificado ou morrendo. Você pode evitar isso mantendo todas as partes da planta saudáveis e removendo folhas e caules danificados. Muitas vezes é causado por má ventilação em áreas muito úmidas. Mude a posição das plantas e, se o problema piorar, trate com um fungicida à base de cobre.

Perguntas Frequentes

Muitas vezes, uma Calathea que não está crescendo muito está com as raízes apertadas. Dependendo da forma de crescimento, essas plantas devem ser replantadas a cada ano ou a cada dois anos. Você pode ver se precisa replantar se as raízes estiverem crescendo fora dos orifícios de drenagem. Às vezes, plantas com raízes apertadas mostram infelicidade porque as folhas ficam amarelas.

Dar uma Calathea ‘Medallion’ como presente simboliza novos começos. É uma interpretação do ditado “virar uma nova folha”, que é exatamente o que esta planta faz quando a luz muda.

As calateias são consideradas não tóxicas, o que significa que são seguras para cães e gatos. No entanto, é sempre aconselhável ter cautela com qualquer planta que não seja comestível e mantê-la longe de animais de estimação e crianças pequenas.

Considerações Finais

A Calathea é uma das plantas mais gratificantes se você conseguir gerenciar bem o cronograma de rega. Quando ela começa a levantar suas folhas para uma soneca noturna, é um sinal para nós relaxarmos e começarmos a ir para a cama também. Minha coleção de plantas de interior seria um pouco menos emocionante sem esta planta em residência.