Colecionando Plantas Pendentes
Colecionar plantas de interior pode se tornar um hobby apaixonante. Você pode se ver ficando sem superfícies para colocar essas plantas. Ou talvez você tenha um gatinho curioso e precise manter suas plantas fora de alcance. Por que não ir na vertical? Plantas pendentes atraem o olhar para cima e criam um grande interesse visual vertical na casa.
Muitas plantas de interior comuns para pendurar têm algumas semelhanças. A maioria delas tem um hábito de crescimento pendente, e muitas preferem receber luz solar indiretamente. Por outro lado, algumas dessas plantas gostam de muita umidade, enquanto outras preferem que você esqueça o dia de regar.
Se você está pensando em comprar uma planta pendente, leve em consideração algumas coisas. Em primeiro lugar, que tipo de “pai de planta” você é? Você as ama até a morte ou tende a ser negligente? Existem plantas para ambas as situações. Se você é um dono de plantas exemplar, o céu é o limite, desde que você saiba o que cada planta precisa.
Eu adoraria compartilhar com você algumas das minhas plantas favoritas para pendurar em casa. Todas elas têm um hábito de crescimento pendente, e muitas também escalam um poste de musgo, se você preferir. De qualquer forma, você atrai o olhar para cima e cria interesse vertical na casa.
Filodendro Coração
As belas folhas em forma de coração têm um tom rosado quando são novas.
Nome Botânico: Philodendron hederaceum var. oxycardium
Necessidade de Sol: Sombra parcial a total
Comprimento: 1 a 4 metros
Manutenção: Baixa
Sempre fico impressionado com a rapidez com que este filodendro cresce e com o pouco cuidado que ele requer. Quanto aos filodendros, este é muito pouco exigente. Se você encontrar um lugar onde ele esteja feliz, basta regá-lo quando o solo estiver seco e dar um pouco de fertilizante a cada dois meses. As belas folhas em forma de coração têm um tom rosado quando são novas. À medida que envelhecem, escurecem para um verde profundo com um leve brilho na superfície.
Meu filodendro coração gosta de sol parcial, algumas horas no final do dia. Ele é menos exigente com água do que a maioria dos filodendros. Ele tolera mais umidade e é um crescimento robusto. Também se propaga muito facilmente. Corte um caule com alguns nós e coloque-o em um pouco de água. Você terá uma planta para compartilhar em apenas algumas semanas.
Jiboia Dourada
Esta é uma das plantas de interior de baixa manutenção mais famosas.
Nome Botânico: Epipremnum aureum
Necessidade de Sol: Sombra parcial a total
Comprimento: 6 a 12 metros
Manutenção: Muito Baixa
A Jiboia Dourada é a planta de interior original de baixa manutenção. Se você é um novato em plantas de interior, este é o lugar perfeito para começar. Na verdade, seria fácil desenvolver uma falsa sensação de seu nível de habilidade com esta planta! ‘Pérolas e Jade’ é, de fato, uma variedade desta planta incrível, o que explica como é fácil cuidar dela. No entanto, esta espécie mãe, sem a hibridização humana, é a mais fácil.
Você pode colocar a jiboia dourada em praticamente qualquer lugar, e ela sobreviverá. Ela crescerá mais rápido em sol parcial, mas se sai surpreendentemente bem em situações de pouca luz. Contanto que haja uma janela no cômodo, esta planta parece feliz. Ela pode viver em água pura por muito tempo e se propaga sem esforço. Dê-lhe um pouco de fertilizante, e ela crescerá até 9 metros ao longo do tempo.
Cordão de Rubis
As folhas suculentas em forma de picles são únicas e ficam vermelhas quando estressadas.
Nome Botânico: Crassothonna capensis
Necessidade de Sol: Sol pleno
Comprimento: 30 cm
Manutenção: Moderada
Esta suculenta atraente e única tem uma curva de aprendizado maior do que algumas outras. Mas é realmente impressionante, e uma vez que você pega o jeito, é bastante de baixa manutenção. As folhas suculentas em forma de picles são únicas e ficam vermelhas quando estressadas. Você pode induzir o estresse expondo a planta ao frio ou ao sol. Eu recomendo usar o sol, pois ela não é tolerante ao frio.
Coloque o cordão de rubis em uma janela ensolarada e deixe-o secar entre as regas. Você pode descobrir que esta planta precisa de mais água do que outras suculentas. Esta tem sido minha experiência. No inverno, se sua planta estiver feliz, ela produzirá flores amarelas alegres.
Zebrina
Quando está feliz, esta planta produz pequenas flores roxas.
Nome Botânico: Tradescantia zebrina
Necessidade de Sol: Sol pleno a sombra parcial
Comprimento: 15 a 23 cm
Manutenção: Baixa
A Zebrina funciona bem dentro e fora de casa. É extremamente fácil de cuidar e cresce rapidamente. Também é muito fácil de propagar. Basta cortar algumas seções de caules e colocá-las sobre solo úmido. Você terá uma planta nova em cerca de um mês. As belas folhas roxas têm marcas prateadas na parte superior, e o contraste é maior quando recebem a quantidade certa de sol.
Falando da quantidade certa de sol, esta espécie se sai melhor em sol parcial. Luz indireta brilhante é suficiente, mas algumas horas de sol direto por dia são melhores. Quando está feliz, haverá pequenas flores roxas. Prefere solo úmido, mas bem drenado. Não deixe esta planta secar; uma vez que as folhas estão secas, elas não se recuperam.
Pagoda Negra
Este epífito amante da umidade cresce em árvores em seu habitat nativo.
Nome Botânico: Aeschynanthus longicaulis ‘Black Pagoda’
Necessidade de Sol: Sombra parcial, luz indireta brilhante
Comprimento: 1 metro
Manutenção: Baixa
‘Black Pagoda’ é um tipo de planta batom. Suas folhas são lisas e cerosas com listras semelhantes a zebras. A parte inferior das folhas tem uma coloração mais marcante. As listras são roxo escuro por baixo, mas se misturam mais na parte superior das folhas. Este epífito amante da umidade cresce em árvores em seu habitat nativo. Use uma mistura de envasamento muito bem drenada com grandes pedaços de casca ou fibra de coco para dar às raízes bastante ar.
As plantas batom precisam de muita umidade e umidade em geral. Elas também gostam de luz indireta brilhante. Em situações de pouca luz, é improvável que você veja esta planta florescer. Regue cerca de uma vez por semana, permitindo que a parte superior do solo seque entre as regas. Mantenha esta espécie em um local úmido como o banheiro, ou use uma bandeja de seixos ou umidificador para mantê-la saudável. Cachos de flores vermelhas se assemelham a batom, daí o nome desta planta divertida.
Planta-Aranha
As plantas-aranha apreciam um nível de umidade moderadamente alto.
Nome Botânico: Chlorophytum comosum
Necessidade de Sol: Luz indireta brilhante
Comprimento: 30 a 60 cm
Manutenção: Baixa
Estas plantas atraentes e de baixa manutenção têm uma reputação por sua incrível capacidade de purificação do ar. As plantas-aranha preferem luz indireta brilhante para manter a variação de suas folhas bonita e nítida. Expor demasiado ao sol pode resultar em folhas desbotadas ou branqueadas. Elas são uma espécie tropical que se alimenta muito, então fertilize uma vez por mês a cada seis semanas.
As plantas-aranha preferem solo bem drenado, então adicione um pouco de perlita ou turfa à sua mistura de envasamento padrão. Uma mistura feita para plantas tropicais também funcionaria bem. Regue quando a parte superior do solo estiver seca, e regue abundantemente até que o líquido saia do fundo do vaso. As plantas-aranha apreciam um nível de umidade moderadamente alto.
Jiboia Prateada
As folhas são simplesmente deslumbrantes e em forma de coração com uma textura aveludada.
Nome Botânico: Scindapsus pictus
Necessidade de Sol: Luz indireta brilhante
Comprimento: 1 a 3 metros
Manutenção: Baixa
Embora não seja realmente uma espécie de jiboia, esta trepadeira tem necessidades de cuidados semelhantes e uma aparência semelhante. As folhas são simplesmente deslumbrantes e em forma de coração com uma textura aveludada. O destaque da ‘Jiboia Prateada’ é obviamente as marcas prateadas na parte superior das folhas. Essas marcas podem variar em intensidade com base na variedade. Elas são ligeiramente refletoras e muito chamativas.
Dê à sua jiboia prateada luz indireta brilhante durante a maior parte do dia. Eu tenho uma que cresce em luz solar direta parcial. Ela requer muito mais água do que a que tenho crescendo em luz indireta. Muito sol desbotará as folhas e tornará a variação prateada menos pronunciada. Mantenha esta trepadeira aquecida. Ela gosta de um nível de umidade moderado para parecer melhor.
Cordão de Corações
As belas e delicadas folhas variegadas em forma de coração são altamente decorativas.
Nome Botânico: Ceropegia woodii
Necessidade de Sol: Luz indireta brilhante
Comprimento: até 3,6 metros
Manutenção: Moderada
Admito ter tido dificuldade em entender as necessidades desta espécie. No entanto, uma vez que descobri suas necessidades únicas, percebi que ela não é de alta manutenção; na verdade, não requer muita atenção. Ela gosta de temperaturas quentes e muita luz brilhante. O sol direto queimará as folhas e estressará a planta. Aprendi isso da maneira difícil. Dê-lhe sol o dia todo, mas certifique-se de que seja indireto ou filtrado.
A umidade não é super importante—40-60% será suficiente—desde que você não deixe esta planta em um banheiro sem ventilação. Mantenha-a longe de correntes de ar, especialmente no inverno, pois ela reage mal ao frio. As belas e delicadas folhas variegadas em forma de coração são altamente decorativas. O cordão de corações florescerá se você atender às suas necessidades.
Hera Inglesa
Quando se trata de luz, esta trepadeira é muito versátil.
Nome Botânico: Hedera helix
Necessidade de Sol: Sol pleno a sombra total
Comprimento: mais de 6 metros
Manutenção: Baixa
A hera inglesa tem uma má reputação por ser invasiva no jardim. No entanto, esta trepadeira vigorosa é perfeita para ambientes internos. Ela pode crescer em sombra parcial a quase total, com apenas um pouco de luz indireta baixa a moderada. Também se sai bem em sol parcial. Quando se trata de luz, esta hera é muito versátil. O excesso de água é um problema comum com plantas de interior, mas não com esta. A hera inglesa prefere solo úmido. Apenas não deixe o solo ficar encharcado e molhado.
Esta espécie também é muito tolerante a diferentes tipos de solo. Ela absorverá nutrientes melhor de um solo que seja ligeiramente ácido. A drenagem adequada é importante devido à quantidade de umidade que esta hera prefere. Você pode treiná-la para se arrastar ou escalar, ambos adicionarão beleza e interesse vertical à sua casa.
Rainha Lagarto
O tom de verde mais claro é muito brilhante e se destaca contra a cor de base mais profunda.
Nome Botânico: Epipremnum aureum ‘Lizard Queen’
Necessidade de Sol: Luz indireta brilhante
Comprimento: até 10,5 metros
Manutenção: Baixa
Você encontrará a maioria das jiboias muito fáceis de cuidar. Esta variedade de jiboia dourada tem variação verde sobre verde em vez de amarela ou creme. O tom de verde mais claro é muito brilhante e se destaca contra a cor de base mais profunda. A variação das folhas da ‘Rainha Lagarto’ é semelhante à de ‘Pérolas e Jade’. Ela tolera luz indireta média e brilhante, mas o sol direto pode queimar as folhas.
Como outros tipos de jiboia, solo comum é suficiente. Uma mistura de envasamento padrão servirá bem. Ela tende a ser tolerante ao excesso e à falta de água, desde que não seja crônico. Ela pode se arrastar ou escalar, dependendo da sua preferência. Esta variedade não cresce tão rápido quanto a original, mas pode atingir até 10,5 metros ao longo do tempo! A propagação em água é muito bem-sucedida.
Cebu Blue
As folhas finas e em forma de coração têm um brilho quase metálico.
Nome Botânico: Epipremnum pinnatum ‘Cebu Blue’
Necessidade de Sol: Luz indireta brilhante
Comprimento: 1,5 a 1,8 metros
Manutenção: Baixa
‘Cebu Blue’ é uma trepadeira atraente e de baixa manutenção conhecida por sua folhagem azul prateada. As folhas finas e em forma de coração têm um brilho quase metálico que torna esta jiboia muito chamativa. Ela também é muito adaptável e pouco exigente quanto ao seu ambiente. Luz indireta brilhante a média é o melhor. O sol direto pode queimar as folhas. Mais luz indireta leva a uma cor de folha mais bonita.
Esta jiboia em particular é susceptível à podridão radicular, então tenha cuidado para não regar em excesso. Deixe o solo secar entre as regas a cada uma ou duas semanas. Fertilize mensalmente para um crescimento vigoroso. Acho que esta espécie se sai bem em um poste de musgo. As folhas crescerão maiores dessa forma. No entanto, ela também faz uma trepadeira graciosa e bonita.
Cordão de Pérolas
Suas folhas armazenam água, tornando esta uma espécie de baixa manutenção.
Nome Botânico: Senicio rowleyanus
Necessidade de Sol: Luz indireta brilhante
Comprimento: 60 a 90 cm
Manutenção: Baixa
Esta pequena suculenta em cascata é muito popular, e não é difícil ver por quê. Ela é positivamente adorável! O cordão de pérolas tem caules longos e delicados com um hábito de crescimento em cascata. As folhas são redondas e suculentas. Eu acho que elas se parecem com pérolas ou contas verdes.
O cordão de pérolas é tolerante à seca. Suas folhas armazenam água, tornando esta uma adição de baixa manutenção à sua casa. Solo bem drenado é imprescindível, e certifique-se de que o recipiente tenha uma boa drenagem também. Luz indireta ou filtrada é preferível. A luz solar direta e brilhante pode ser demais para essas pequenas folhas semelhantes a pérolas. Ela não é conhecida por suas flores, mas floresce, e as pequenas flores são perfumadas.
Cera Australiana
Esta espécie produz flores brancas cerosas que são muito perfumadas.
Nome Botânico: Hoya australis
Necessidade de Sol: Luz indireta brilhante
Comprimento: 4 a 10 metros
Manutenção: Moderada
As Hoyas podem ser um pouco complicadas inicialmente, mas com algumas coisas em mente, elas não são de alta manutenção. Primeiro, elas precisam de uma mistura de envasamento muito bem drenada. É crucial manter circulação de ar ao redor das raízes, semelhante a uma orquídea, se um pouco menos. Um bom meio de solo seria uma mistura de solo de envasamento e casca de orquídea. Outras emendas úteis incluem perlita ou fibra de coco.
Nas condições certas, a cera australiana pode crescer rapidamente. Ela atingirá comprimentos ou alturas de até 10 metros na natureza. Ela não ficará tão grande em sua casa, no entanto. Esta hoya prefere ficar do lado seco. Regue apenas quando o solo estiver seco, mas deixe a água escorrer pelo vaso. Regue abundantemente, mas com pouca frequência. Luz indireta brilhante é a melhor exposição. As Hoyas comumente florescem dentro de casa. Esta produz flores brancas cerosas que são muito perfumadas, especialmente à noite.