Dieffenbachia
Dieffenbachia é tanto o nome comum quanto o nome botânico dessas plantas. Também chamadas de comigo-ninguém-pode, seu nome de gênero é Dieffenbachia. As espécies e seus cultivares têm origem em países tropicais da América do Sul e nas Ilhas do Caribe. Você pode vê-las crescendo de forma selvagem em países como Porto Rico, Cuba e Brasil.
Devido à sua popularidade, criadores de plantas e colecionadores criaram dezenas de variedades de dieffenbachia para vender em todo o mundo. As plantas têm dificuldades ao ar livre em zonas frias, mas prosperam em condições comuns em nossas casas. Elas gostam de temperaturas quentes, luz filtrada e umidade consistente.
De baixa manutenção e fáceis de cuidar, essas comigo-ninguém-pode são as plantas de casa perfeitas para cultivadores iniciantes. Escolha uma dessas 17 variedades de dieffenbachia hoje e aproveite por anos! Ela complementará sua casa com seus caules grossos e folhagem deslumbrante.
Podador de Mão Ergonômico Felco
Feito para tamanhos de mão pequenos, esta ferramenta oferece ergonomia projetada para uma pessoa destra de mão pequena. Ela se encaixa de forma mais natural na mão, oferecendo mais alavancagem no corte. Ao usar uma ferramenta que é muito grande para sua mão, você perde muito da função que a ferramenta deveria oferecer.
‘Camille’
Esta é uma variedade popular com folhas amarelo-creme, margens verdes e centros amarelos que se espalham.
‘Camille’ inicia esta lista porque é uma das variedades de dieffenbachia mais populares! Ela exibe folhas amarelo-creme com margens verdes nas bordas. À medida que as folhas crescem e se alongam, as margens verdes afinam e os centros amarelos se espalham até as bordas.
Ao contrário dos tipos altos, ‘Camille’ permanece entre dois e três pés de altura. Sua variação difere dependendo da quantidade de luz que recebe; comece a cultivá-la sob luz solar filtrada e transite para um local mais claro para ver como a folhagem reage. Evite luz solar direta—ela pode causar queimaduras ou escaldaduras em espécimes internos.
‘Cheetah’
Possui manchas amarelas em folhas verdes, criando um padrão de variação que lembra a pele de um guepardo.
‘Cheetah’ parece exatamente como seu nome sugere—as folhas têm manchas amarelas em fundos verdes, criando uma variação que se parece com a pele de um guepardo! As manchas são de uma mutação genética que leva a manchas amarelas aleatórias em vez de cores verdes normais.
Como Camille, a comigo-ninguém-pode ‘Cheetah’ amadurece entre dois e três pés. Ela pode crescer mais em áreas sombreadas, onde os caules se alongam devido à baixa luminosidade. Forneça luz solar filtrada e brilhante ao longo do dia para evitar que fiquem esguias e frágeis.
‘Compacta’
Este é um cultivar pequeno, com menos de três pés, com folhas salpicadas apresentando bordas de limão e centros cremosos.
‘Compacta’ é tão pequena quanto seu nome sugere! Ela permanece com menos de três pés de altura, com folhas salpicadas exuberantes que se destacam de outros cultivares. Bordas de limão adornam a folhagem e os centros têm manchas amarelo-creme e verdes.
Esta variedade de dieffenbachia é ideal para escritórios, salas de estar e banheiros. A estatura pequena e a folhagem compacta se encaixam facilmente em espaços apertados. Se você tiver um recipiente grande, também pode tentar plantar ‘Compacta’ com variedades pequenas que se complementem.
‘Exotica’
Esta variedade exótica de dieffenbachia tem variação irregular, nervuras brancas, folhagem salpicada e margens esverdeadas.
Esta comigo-ninguém-pode é verdadeiramente exótica! Sua variação é mais irregular do que outras variedades. As folhas se desenrolam do centro, expondo suas nervuras brancas, manchas verde-brancas e margens esverdeadas. Se você não conseguir encontrá-la online ou em seu viveiro local, tente procurar por ‘Arvida’. É outro nome para a mesma planta.
Espécimes jovens podem não ter muitas manchas ou cores diferentes. À medida que amadurecem, sua folhagem crescerá as cores e padrões que você espera ver. Forneça luz solar filtrada e brilhante para incentivar mais cores e manchas; considere adicionar luzes de cultivo para aumentar o brilho em salas escuras com pouca luz natural.
‘Hilo’
‘Hilo’ tem folhas verde-escuras com variação de limão, mostrando nervuras e veias brancas sob luz intensa.
As cores das folhas de ‘Hilo’ são diferentes da maioria dos outros tipos. As folhas exibem fundos verde-floresta com variação de limão espalhada por cima. Sob luz suficiente, as folhas exibem nervuras e veias brancas. Elas são altamente decorativas, adicionando um toque ornamental a salas iluminadas.
Esta comigo-ninguém-pode exibe mais variação quanto mais luz recebe. Forneça luz solar filtrada ou indireta. Luzes de cultivo funcionam bem em salas escuras, embora janelas com cortinas transparentes sejam os melhores locais para um crescimento amplo.
‘Honeydew’
‘Honeydew’ tem centros branco-amarelados suaves e margens verdes, lembrando as camadas de um melão.
Este cultivar se parece com um melão! A folhagem de ‘Honeydew’ é esverdeada, amarela e branca como as camadas de um melão. Os centros são uma mistura suave de branco e amarelo, enquanto as margens são de um tom verde brilhante. À medida que as folhas se abrem, seus centros cremosos se expandem para fora e empurram as margens para que fiquem finas.
Como ‘Compacta’ e ‘Camille’, ‘Honeydew’ permanece pequena, com menos de dois pés de altura. Esta variedade de dieffenbachia é ideal para se encaixar em pequenos espaços, embora também cresça bem como peça de destaque em uma bancada ou mesa. Atraente, fará com que os visitantes perguntem: “Qual é essa planta linda?”
‘Mary’
‘Mary’ tem folhas em forma de lança com centros cremosos, nervuras brancas e margens verdes salpicadas.
Os cultivadores com muito espaço devem considerar uma ou duas comigo-ninguém-pode ‘Mary’. Os espécimes alcançam seis pés ou mais quando estão felizes. Eles costumam ter muitos caules brotando da base; as raízes crescem novos brotos a partir do solo, e caules cortados brotam dois novos brotos de suas feridas.
A folhagem de ‘Mary’ é a principal razão para comprar este cultivar. As folhas pontiagudas, em forma de lança, são animadas à medida que crescem. Elas se desenrolam com cores completas, em vez de brotar verdes e ganhar mais cor à medida que envelhecem. Os centros são de um branco-amarelado cremoso com nervuras brancas, enquanto as margens são verdes com manchas brancas.
‘Memoria Corsii’
‘Memoria Corsii’ brilha com manchas brancas, amarelas e de limão que variam com a exposição ao sol.
‘Memoria Corsii’ brilha como o sol! Suas manchas brancas, amarelas e de limão se destacam de outras variedades. As marcações irregulares variam dependendo da quantidade de luz solar que recebem. Proporcione condições filtradas e brilhantes ao longo do dia para obter a melhor coloração.
Com menos de quatro pés de altura, as plantas maduras ‘Memoria Corsii’ funcionam bem em uma ampla gama de espaços. Se crescerem muito, corte os caules crescidos demais e deixe as feridas cicatrizarem e formarem novos brotos. Você pode propagar os caules cortados facilmente usando água ou solo.
‘Perfection’
‘Perfection’ tem folhas de oito polegadas com padrões intensos de limão, amarelo e branco em espaços brilhantes.
‘Perfection’ é bastante perfeita. Ela tem as folhas mais longas da maioria dos tipos—elas alcançam oito polegadas de comprimento em espaços bem iluminados. Elas revelam manchas e padrões intensos à medida que se desenrolam com tons de limão, amarelo e branco.
Embora esta variedade de dieffenbachia geralmente alcance quatro pés de altura, ela pode crescer mais em condições ideais. Comigo-ninguém-pode frequentemente alcançam oito pés ou mais na natureza, crescendo como pequenas árvores! Se seu espécime crescer muito, simplesmente corte os caules e propague ou compostem-nos.
‘Puerto Rico’
‘Puerto Rico’ apresenta folhagem verde-escura e amarela com pinceladas de tom limão, criando um visual marcante.
Este tipo é perfeito para crescer em Porto Rico! Embora prospere na ilha ao ar livre, esta variedade também cresce bem em espaços internos. Mais alta do que a maioria das outras, os espécimes ‘Puerto Rico’ alcançam seis pés ou mais quando têm luz solar filtrada a maior parte do dia.
‘Puerto Rico’ exibe folhas verde-floresta escuras e amarelas. No topo das manchas amarelas claras estão pinceladas de tons de limão. O trio de cores cria uma combinação deslumbrante quando crescem juntas na folhagem.
‘Reflector’
‘Reflector’ já foi rara, mas agora é comum, com folhagem luxuosa e iridescente de manchas brancas e amarelas.
‘Reflector’ costumava ser uma planta de colecionador—era incrivelmente cara! Hoje em dia, está mais comumente disponível e mais barata para comprar. Sua popularidade é por um bom motivo; sua folhagem tropical e luxuosa tem manchas de iridescência branca e amarela que brilham sob luz solar intensa.
Embora esta planta prefira luz solar filtrada, ela tolera um pouco de luz solar direta durante o dia. Não dê muito ou as folhas vão queimar! Mire em menos de uma hora de luz solar direta ininterrupta ou duas horas de pequenos períodos quebrados ao longo do dia.
‘Rudolph Roehrs’
‘Rudolph Roehrs’ é uma variedade comum com folhas amarelo-brancas, nervuras verdes e variação mínima.
‘Rudolph Roehrs’ é uma das comigo-ninguém-pode mais populares em casas norte-americanas. Você reconhecerá suas características folhas amarelo-brancas com nervuras e margens verdes. Ao contrário da maioria das outras variedades, este tipo carece de variação intensa e manchas. É um cultivar encantador que adiciona charme sutil a espaços internos.
Devido à sua popularidade, ‘Rudolph Roehrs’ é comumente encontrada na maioria das lojas de plantas de casa e viveiros de plantas. Tente procurar em boutiques online se não conseguir encontrar a planta localmente.
‘Sterling’
‘Sterling’ mistura verde-escuro com veias e nervuras brancas, mantendo coloração consistente à medida que cresce.
‘Sterling’ é uma planta de casa elegante que merece seu nome. Tão preciosa quanto a prata esterlina, este cultivar mistura espetacularmente tons de branco e verde. As veias e nervuras das folhas são brancas, enquanto o restante da folha é verde-escuro. Folhas novas e antigas têm coloração com um nível surpreendente de consistência.
Como este cultivar tem mais partes verdes do que a maioria dos outros, ele faz fotossíntese bem em espaços escuros. Dê-lhe luz solar filtrada a maior parte do dia e mantenha-o fora dos raios solares diretos.
‘Superba’
‘Superba’ tem folhas grossas que resistem à perda de água, facilitando a propagação em solo ou água.
‘Superba’ impressiona os observadores com sua variação branca. As folhas grossas são mais resistentes do que outros cultivares, tornando este o tipo perfeito para cultivadores desajeitados que esbarram em suas plantas! Eu sei que sou culpado disso. Em vez de quebrar, a folhagem permanece ereta e firme.
Devido às suas folhas grossas, ‘Superba’ é a comigo-ninguém-pode ideal para propagação. A folhagem resiste à perda de água, permitindo que as estacas brotem raízes e novos brotos em solo ou água. A propagação em água facilita o crescimento das estacas, embora a propagação em solo exija menos trabalho, já que você não precisa transplantar os espécimes enraizados da água para o solo.
‘Tropical Tiki’
‘Tropical Tiki’ tem folhas verdes pontiagudas em forma de lança com manchas brancas esparsas e crescimento denso.
‘Tropical Tiki’ é uma variação de ‘Memoria Corsii’ com folhas esverdeadas e manchas brancas esparsas. Suas folhas são em forma de lança e pontiagudas, brotando em aglomerados densos ao longo dos caules. Um bom candidato para estufas e solários, ‘Tropical Tiki’ é uma boa escolha para cultivadores experientes com experiência no cultivo de comigo-ninguém-pode.
Não deixe isso assustá-lo! Jardineiros iniciantes também podem cultivar com sucesso ‘Tropical Tiki’. Certifique-se de que seu espécime tenha água regular, raios de sol filtrados ou luzes de cultivo e temperaturas quentes. Ele se beneficiará de umidade extra de umidificadores ou bandejas de pedras.
‘Tropic Marianne’
‘Tropic Marianne’ tem folhagem principalmente amarela com margens verde-escuras, nervuras brancas e cor brilhante.
‘Tropic Marianne’ tem mais amarelo em suas folhas do que outras comigo-ninguém-pode! É perfeita para sua casa se você ama mais o amarelo do que o verde. As margens finas das folhas são verde-escuras, as nervuras são brancas e o restante das partes é amarelo.
Embora este tipo tenha folhas amarelas, outros cultivares de folhas verdes não devem exibir amarelamento ou descoloração. Certifique-se de saber qual cor seu cultivar deve exibir. Dessa forma, se o amarelamento for um problema real, você poderá corrigi-lo.
‘Tropic Snow’
‘Tropic Snow’ tem bordas verde-claras, centros amarelo-cremosos e manchas de limão que escurecem com a idade.
‘Tropic Snow’ é semelhante a ‘Tropic Marianne’, embora tenha mais variação, padrões e manchas. Sua folhagem é esverdeada nas bordas e mais clara no centro, com manchas de limão sobre um amarelo-cremoso. As folhas são claras na cor enquanto se desenrolam e escurecem à medida que amadurecem.
‘Tropic Snow’ é uma variedade alta que alcança seis pés ou mais em condições perfeitas. Proporcione ao seu espécime luz solar indireta ou luzes de cultivo e regue-o após o solo secar para manter a umidade consistente. Propague plantas maduras com estacas, divisões ou alporquia.