Aspargo-rabo-de-raposa: Cultivando Esta Perenifólia Astuta

Você está visualizando atualmente Aspargo-rabo-de-raposa: Cultivando Esta Perenifólia Astuta

Se as raposas fossem verdes, você pode apostar que suas caudas seriam assim. Semelhante ao animal, as frondes da samambaia rabo-de-raposa são longas, exuberantes e parecem macias o suficiente para abraçar. As caudas, também chamadas de lanças ou hastes, são formas cilíndricas que se erguem e se torcem a partir do solo. As folhas são perenes e se assemelham a agulhas de pinheiro macias. Não se deixe enganar pela estética fofa e delicada. Essas plantas são resistentes e dominantes.

As samambaias rabo-de-raposa são de baixa manutenção porque são boas em cuidar de si mesmas. Tudo graças ao seu sistema radicular. Esta planta possui raízes tuberosas que crescem em um sistema bastante extenso. Ela facilmente conquista outras plantas de raízes mais fracas no subsolo. As raízes tuberosas também armazenam água em preparação para a ocasional seca. A planta em si não é muito exigente quanto às suas condições, desde que seja mantida fora do frio.

Você pode usar uma samambaia rabo-de-raposa para adicionar textura ao seu paisagismo ou vida ao interior da sua casa. As samambaias rabo-de-raposa são até usadas em arranjos florais, graças à sua longa vida útil após serem cortadas (2-3 semanas!). Não importa para que você a cultive, você precisará saber alguns detalhes sobre como ajudar essa planta vivaz a prosperar.

Bons Produtos na Amazon Para Cultivar Samambaia Aspargo:

Guia Rápido de Cuidados

A samambaia rabo-de-raposa é uma planta ornamental incrivelmente bonita. Fonte: Starr

Nome(s) Comum(ns): Samambaia rabo-de-raposa, samambaia aspargo, samambaia de Myers Nome Científico: Asparagus densiflorus Família: Asparagaceae (anteriormente Liliaceae) Zona: 9-11 Altura & Largura: 60-90 cm de altura e largura Luz: Sol parcial ou sombra total Solo: Bem drenado Água: Regue profundamente quando o solo começar a secar Pragas & Doenças: Insetos de escama, cochonilhas, podridão radicular

Tudo Sobre a Samambaia Rabo-de-Raposa

Você pode se surpreender ao saber que a samambaia rabo-de-raposa não é uma samambaia de verdade. Na verdade, ela pertence à família dos aspargos e se reproduz por sementes, não por esporos. A referência à samambaia provavelmente vem da maneira aglomerada como essa planta cresce, que se assemelha a uma samambaia. Em um ponto, ela foi classificada como membro da família dos lírios, mas desde então foi reclassificada e não faz mais parte dessa família.

Também chamada de samambaia de Myers ou samambaia aspargo, essas belezas produzem pequenas flores brancas na primavera. No outono, as flores se transformam em bagas vermelhas não comestíveis, mas atraentes. As flores também atraem borboletas e abelhas.

Perene, a samambaia rabo-de-raposa cresce até cerca de 60-90 cm de altura e largura. Como vem da quente África do Sul, ela é perene apenas em climas com invernos amenos. Se você vive nas zonas 9-11, você é um dos sortudos que pode cultivá-la ao ar livre durante todo o ano. Não se preocupe se você vive em um lugar frio, pois as samambaias rabo-de-raposa crescem bem em ambientes internos.

Tipos de Samambaia Rabo-de-Raposa

Asparagus densiflorus tende a ter um hábito de crescimento ereto e densamente empacotado. Fonte: Starr

Asparagus densiflorus é o que a maioria pensa como samambaia rabo-de-raposa. Esta é a planta em que estamos focando hoje, caracterizada por hastes grossas e eretas. Ela é principalmente conhecida pelos nomes samambaia rabo-de-raposa, samambaia aspargo ou samambaia de Myers. Asparagus densiflorus ‘Myers’ ou ‘Myersii’ é um cultivar popular. Existem vários outros cultivares também.

Asparagus aethiopicus é uma espécie ligeiramente diferente que muitas vezes é confundida com a samambaia de Myers. Como a Myers, o aspargo de Sprenger é referido como samambaia aspargo e às vezes como samambaia rabo-de-raposa. Não é de se admirar que as pessoas fiquem confusas!

Também chamada de grama de aspargo, as hastes do aspargo de Sprenger caem para baixo em vez de se erguerem, tornando-as uma escolha divertida para cestas suspensas. Não é a mesma espécie, mas vem da mesma parte da família dos aspargos. Seu cuidado é semelhante ao de A. densiflorus, mas não é mais considerada parte da mesma espécie. A planta produz as mesmas bagas vermelhas e flores brancas que seu parente. É uma excelente escolha para combinar com suas outras plantas de samambaia rabo-de-raposa para criar canteiros em camadas.

Cuidados com a Samambaia Rabo-de-Raposa

Como mencionamos, a samambaia rabo-de-raposa é bastante fácil de cuidar. Uma vez que você entenda suas necessidades básicas, duvidamos que você terá problemas!

Luz & Temperatura

As hastes podem desenvolver leves curvas que são bastante atraentes visualmente. Fonte: Starr

As samambaias aspargo precisam de sol parcial e sombra. Elas podem lidar com sol pleno pela manhã, mas não com o calor direto da tarde. Quando em ambientes internos, forneça luz brilhante, mas indireta. Se não receber luz suficiente, a samambaia rabo-de-raposa pode ficar amarela.

A temperatura ideal é de 18-21° C. No entanto, Asparagus densiflorus pode tolerar temperaturas mais baixas, desde que permaneçam acima do ponto de congelamento.

As plantas rabo-de-raposa podem ser danificadas quando expostas a temperaturas abaixo de -4° C e devem ser trazidas para dentro de casa no inverno. Em alguns casos, no entanto, samambaias maduras têm sido conhecidas por sobreviver à geada ocasional.

Água & Umidade

Como a raiz tuberosa armazena água, a samambaia rabo-de-raposa precisa ser regada como uma suculenta leve. Você deve deixar os três centímetros superiores do solo secarem antes de regar novamente, mas não mais do que isso. Dependendo do clima, você provavelmente regará pelo menos uma vez por semana. As samambaias rabo-de-raposa podem lidar com a seca ocasional, mas isso não deve ser uma coisa regular.

Regue sua samambaia rabo-de-raposa profundamente, o que incentiva as raízes a crescerem para baixo enquanto buscam a água. Cuidado com o excesso de água, que é uma ameaça fácil para esta planta. O solo deve estar úmido, mas não encharcado.

Se sua samambaia aspargo vive dentro de casa, pode precisar de umidade adicional. Você pode fazer isso colocando o recipiente em cima de uma bandeja cheia de pedras molhadas. Esta planta também adora ser borrifada com um borrifador.

Solo

A samambaia rabo-de-raposa não é muito exigente quando se trata de solo. Solo bem drenado é necessário para evitar que as plantas fiquem em água parada, mas fora isso, ela é tolerante à maioria dos tipos de solo. Solo ligeiramente ácido pode ajudar no seu crescimento.

Fertilizante

Suas plantas de samambaia aspargo apreciarão fertilizante durante a estação de crescimento. Você pode aplicar um fertilizante granular balanceado de liberação lenta no início da primavera, verão e outono para fornecer muitos nutrientes. Alternativamente, aplique um fertilizante líquido em meia concentração uma vez por mês durante a estação de crescimento.

Se você tiver composto disponível, sinta-se à vontade para usá-lo como cobertura ou misturá-lo na hora do plantio. Suas plantas apreciarão o material orgânico adicional. Se for um composto rico, você pode usá-lo em vez do fertilizante normal para plantas.

Replantio

As samambaias aspargo ficam bastante grandes, então você pode precisar replantá-las se estiver cultivando em recipientes. Aumente o tamanho do recipiente lentamente cada vez que replantar, pois muito solo ao redor do sistema radicular pode reter água desnecessária.

Se a planta ficar com as raízes apertadas, as raízes podem começar a crescer para fora do solo. Você precisará aumentar o tamanho do vaso ou dividir a planta para torná-la menor.

Propagação

A divisão é como você propagará sua samambaia rabo-de-raposa. Este processo é fácil e rápido de fazer.

Remova a planta inteira, com solo e tudo. Limpe qualquer solo solto que o sistema radicular não esteja segurando. Em seguida, com a planta deitada de lado, corte a massa de raízes com uma faca limpa. Você pode dividi-la em mais de duas partes, desde que cada segmento tenha várias folhas e não cause muitos danos às raízes. Coloque-as em seus novos e separados recipientes, usando solo fresco para vasos.

Se sua planta estiver no solo e for bastante grande, você não precisa desenterrá-la para dividi-la. Usando uma pá de ponta afiada, corte o centro da planta. Afrouxe o solo ao redor da parte que você deseja remover e, em seguida, extraia-a suavemente do solo. Você pode ter que cortar mais as raízes para separar completamente a seção.

Depois de ter a seção dividida fora do solo, limpe-a removendo sujeira, detritos e raízes mortas ou podres. Se for muito grande para a área onde você está plantando, você pode dividi-la uma segunda vez e obter duas novas plantas.

Após dividir e replantar, cuide da sua “nova” samambaia rabo-de-raposa como de costume. Levará alguns anos para a nova planta realmente se estabelecer, então não a mova ou mude seu vaso por um tempo.

Poda

Desde que você dê espaço suficiente para suas samambaias rabo-de-raposa, a poda não é necessária. No entanto, limpá-las uma ou duas vezes por ano pode melhorar sua saúde e crescimento. Simplesmente corte qualquer folhagem que esteja morta, morrendo ou pouco atraente.

Às vezes, as samambaias rabo-de-raposa crescem tão densas que o novo crescimento inferior é sufocado. Você pode deixá-las assim, se quiser. Alternativamente, pode podar as hastes mais antigas para que o novo crescimento possa substituí-las.

Resolução de Problemas

As samambaias rabo-de-raposa (Asparagus densiflorus) têm um hábito de crescimento ereto. Fonte: Starr

Pouquíssimos jardineiros relatam problemas de pragas ou doenças com plantas de samambaia aspargo. Desde que você remova o crescimento morto e limpe os detritos ao redor da planta, você está no caminho certo para uma boa saúde da planta!

Problemas de Crescimento

O sistema radicular tuberoso desta planta é extenso e forte. Se plantada muito perto de outras plantas, especialmente aquelas com raízes fracas, a samambaia rabo-de-raposa tomará conta. Mantenha-a a pelo menos alguns metros de distância de outras plantas, especialmente as pequenas.

Se sua planta de samambaia rabo-de-raposa estiver ficando marrom ou perdendo folhas, há duas causas comuns: muita luz ou pouca água. Resolva isso mudando a localização da sua planta ou ajustando a frequência de rega.

Pragas

Nos poucos casos em que pragas incomodam as plantas de samambaia rabo-de-raposa, geralmente são insetos de escama. Eles aparecem como pequenos caroços feios presos às folhas ou ao caule da planta. Cochonilhas, um tipo comum de inseto de escama, são brancas com muitas pernas curtas. Elas se alimentam da seiva da planta, o que eventualmente a matará. A maioria das plantas mostra sinais iniciais de infestação com descoloração ou queda.

O óleo de neem é um excelente repelente de insetos orgânico. Se você vir apenas alguns insetos de escama na planta, um cotonete embebido em álcool pode ser usado para removê-los individualmente.

Doenças

Como uma suculenta, a raiz da samambaia rabo-de-raposa armazena água para possíveis secas. Infelizmente, isso a torna vulnerável à podridão radicular fúngica se for regada em excesso. Evite o excesso de água verificando frequentemente se o solo está drenando bem e secando entre as regas.

Se as raízes já estiverem apodrecendo, você terá que desenterrar a planta e cortar os tubérculos doentes. Caso contrário, eles se tornarão um terreno fértil para a podridão que pode se espalhar para o resto das raízes.

Perguntas Frequentes

De perto, os aglomerados de folhas individuais da samambaia aspargo são visíveis. Fonte: Starr

P: Por que as hastes da minha samambaia rabo-de-raposa estão ficando marrons?

R: É normal que hastes antigas fiquem marrons à medida que morrem. Se mais de um terço da planta estiver ficando marrom, provavelmente precisa de água. Embora nem toda a folhagem reviva após um período de estresse por seca, a maior parte dela reviverá.

P: As bagas vermelhas nas samambaias rabo-de-raposa são venenosas?

R: Para gatos e cães, sim. Para humanos, elas causam apenas um leve desconforto, como problemas gastrointestinais. A seiva da planta também pode causar irritação na pele em pessoas com pele sensível.

P: As samambaias rabo-de-raposa podem tolerar sol pleno?

R: As samambaias rabo-de-raposa tendem a ter problemas em condições de sol pleno. Elas podem começar a amarelar e sofrer queimaduras solares facilmente. Condições de sombra parcial são melhores, especialmente se a única exposição direta ao sol for no início da manhã. Evite o calor escaldante do sol de verão plantando suas samambaias em um local com sombra total à tarde.