Como Plantar, Cultivar e Cuidar de Statice

Você está visualizando atualmente Como Plantar, Cultivar e Cuidar de Statice

Se você é fã de flores secas, é provável que já tenha ouvido falar da statice. Se não, você está prestes a descobrir algo incrível! Esta é uma das melhores flores para secar e usar em arranjos, e é muito fácil de cultivar!

Visão Geral da Statice

A statice é uma planta perene nas zonas 8-11 e anual em outras regiões.

Área Nativa: Região do Mediterrâneo, Ásia, África, Ilhas Canárias, América do Norte

Requisitos de Rega: Baixa a moderada

Pragas e Doenças: Ácaros, lesmas e caracóis, besouros do pepino, cochonilhas, doenças fúngicas, vírus

Tipo de Solo: Solo fértil e arenoso

O Que é Statice?

A statice é uma planta de floração maravilhosamente fácil de cultivar, perfeita para o jardim de corte. Seus longos caules robustos e aglomerados de flores de papel coloridas têm uma vida útil excepcional em vasos. Esta é uma das poucas flores que retêm quase toda a sua cor quando secas.

Frequentemente referidas como flores eternas, essas plantas têm muitos nomes comuns, incluindo lavanda-do-mar e rosa-do-mar. Essas plantas resistentes à seca e aos cervos são ótimas para preencher o jardim e arranjos cortados. Vamos dar uma olhada nesta planta encantadora e nostálgica e como você pode cultivá-la facilmente em seu próprio jardim de flores.

História

A statice tem uma longa história de simbolismo como flor cortada. A recordação é a aplicação simbólica mais comum, pois a statice realmente dura uma vida inteira. Coroas e arranjos memoriais frequentemente contêm esta flor.

Elas também têm uso comum como símbolo de sucesso. Podem ser adicionadas a um arranjo para celebrar um novo emprego ou formatura. Em geral, têm uma longa história de representar bons sentimentos e votos de felicidades.

Área Nativa

O gênero Limonium é grande, compreendendo cerca de 120 espécies, nativas de muitas áreas do mundo. A maioria das espécies é nativa de uma área menor, incluindo a Bacia do Mediterrâneo, as Ilhas Canárias e partes da Ásia Central.

São pequenos arbustos perenes com caules lenhosos e bem adaptados a áreas de alta salinidade. O sal no solo não incomoda essas plantas, tornando-as excelentes para jardins costeiros. Você encontrará esta planta crescendo em solo alcalino e arenoso.

Características

Statice são plantas semi-lenhosas e perenes. Crescem entre 10 cm e 2 metros de altura, com caules longos e robustos. A maioria das variedades de jardim cresce entre 30 cm e 1 metro. Existem poucas folhas nesses caules rígidos. As folhas que existem crescem para fora, terminando em uma ponta que se volta para cima.

Com tantas espécies diferentes e ainda mais variedades, as flores variam ao longo do gênero. A característica mais notável é que florescem dentro de brácteas ou cálices coloridos de papel. Dentro das brácteas, as flores são pequenas e brancas ou amarelas. As brácteas podem ser roxas, rosas, damasco, cinza, lavanda, brancas ou amarelas.

Essas plantas florescem em clima quente e são perenes em zonas de clima ameno 4-9. Muitos jardineiros cultivam essas plantas como anuais. Elas crescem rapidamente e florescem no primeiro ano. Também se replantam livremente, então você pode vê-las surgindo novamente no próximo ano, mesmo em climas mais frios.

Usos

Historicamente, esta planta teve muitas aplicações medicinais, mas nenhuma é usada atualmente. No jardim, a statice é uma planta ornamental. Suas flores duradouras adicionam muita cor ao canteiro de flores. Esta planta é muito versátil e tolerante, sendo muito utilizada em jardins com solo pobre, rochoso e alta salinidade.

A statice é mais famosa por seu uso como flor cortada e seca. Retém sua cor por muito tempo, incluindo os tons intensos de azul e roxo. As brácteas desbotam muito pouco ao longo do tempo.

Onde Comprar

As sementes são facilmente acessíveis em viveiros e varejistas online.

O método mais comum para cultivar statice é a partir de sementes. As sementes são amplamente disponíveis em viveiros e através de varejistas online.

Plantio

Plante sementes de statice em grupos de três.

Comece a statice em ambientes internos 8 a 10 semanas antes da última geada em vasos de turfa que podem ser plantados diretamente no jardim. Esta planta é sensível à perturbação das raízes. Se você quiser semeá-las ao ar livre, espere até que o solo esteja trabalhável e semeie grupos de três sementes duas a quatro semanas após a última geada.

As sementes precisam de luz para germinar. Seja semeando diretamente ou começando em células, certifique-se de pressioná-las levemente no solo, em vez de cobri-las.

Plante sementes em grupos de três, 30 cm de distância. Quando as mudas tiverem 5 cm de altura, desbaste para uma a cada 30 cm. Leva entre uma e duas semanas para as sementes germinarem. Mantenha-as úmidas durante a germinação e até que estabeleçam raízes e endureçam.

Como Cultivar

Estas plantas são resistentes e fáceis de cultivar. Toleram uma ampla gama de tipos de solo, incluindo pobres e arenosos. São tolerantes à seca uma vez estabelecidas e requerem muito pouco cuidado. Basta cortar as flores e ver suas plantas crescerem mais.

Luz

Forneça de seis a oito horas de sol da manhã e sombra parcial à tarde.

As plantas de statice gostam de muita luz solar. Elas precisam de luz para germinar e de bastante luz para produzir suas flores coloridas. No entanto, muito sol intenso à tarde pode fazer com que as cores percam um pouco de sua vivacidade.

A melhor condição para esta planta é sol pleno. Se você puder fornecer de seis a oito horas de sol no início do dia, isso é o ideal. Alguma proteção contra o sol da tarde é muito útil, especialmente em climas mais quentes.

Água

Mudas jovens precisam ser regadas a cada dois a três dias.

Uma vez estabelecidas, essas plantas são tolerantes à seca e devem ficar bem desde que recebam cerca de 2,5 cm de chuva semanalmente. As mudas são uma história diferente. Enquanto suas plantas são jovens, certifique-se de regá-las a cada dois a três dias. Uma vez que endureçam e se estabeleçam na paisagem, você pode reduzir para regas semanais.

Solo

Estas plantas toleram bem solo salino e alcalino.

Esta não é uma planta que gosta de ter suas raízes confinadas. Em um recipiente ou de outra forma, as plantas de statice gostam de estender suas raízes. Por causa disso, o melhor tipo de solo para esta planta é solto e aerado. Solo que compacta facilmente esmagará as raízes e impedirá que sua planta atinja seu potencial máximo.

O solo ideal para esta planta é argiloso e arenoso fértil. Se você estiver começando com solo arenoso, emende-o com um pouco de composto ou terra vegetal. A salinidade não é importante. Estas plantas toleram muito bem o sal. O pH ideal do solo é entre 6,0-7,0, ou seja, ligeiramente ácido a neutro. Solo alcalino geralmente não é um problema.

Temperatura e Umidade

Plante em uma área quente e seca com boa circulação de ar.

A statice prefere as temperaturas quentes de seu clima nativo. Suas raízes suportarão os invernos da Zona 8, mas a folhagem morrerá em uma geada. Como perene, proteja as raízes da planta no inverno colocando uma camada de cobertura morta. Como anual, esta planta morrerá no inverno.

Embora tolere um pouco de umidade, seu clima nativo é quente e seco. Em áreas com alta umidade, certifique-se de plantar esta planta onde ela receberá bastante circulação de ar. Mantenha o interior da planta desbastado.

Fertilização

Beneficiam-se de fertilização mensal com fórmula rica em potássio e fósforo.

Como anual, você não precisa fertilizar. No entanto, se quiser mais flores, dê à sua planta uma dose de fertilizante de liberação lenta cerca de um mês após o plantio. Uma fórmula equilibrada é suficiente. Plantas perenes se beneficiarão de fertilização mensal com o mesmo tipo de fórmula. Pare de fertilizar no outono.

Manutenção

Remova partes mortas na primavera para novo crescimento.

Esta é uma planta de corte e retorno, o que a torna ótima para o jardim de corte. Quanto mais você cortar as flores, melhor a planta poderá se concentrar em produzir novas. Ao longo da temporada de crescimento, se você optar por não cortar a planta enquanto estiver em flor, remova as flores gastas. Isso dará o máximo impacto de floração para a temporada.

Quando tratada como perene, siga as mesmas diretrizes. Sinta-se à vontade para podar qualquer caule e folhagem mortos ou danificados. A planta morrerá no inverno; deixe-a intacta até a primavera e depois remova as partes mortas, se preferir. Isso não interferirá no novo crescimento.

Cultivo em Vasos

Use um meio de envasamento bem drenado para plantas em vasos.

A statice cresce bem em vasos, desde que o recipiente seja grande o suficiente e tenha drenagem adequada. Escolha um vaso de 23-30 cm no mínimo. Vasos de terracota são ótimos para esta planta, pois absorvem a água das raízes. Use um meio de envasamento que drene bem e certifique-se de que o recipiente escolhido tenha orifícios de drenagem no fundo. Sua planta em vaso exigirá regas mais frequentes do que aquelas no solo.

Propagação

Você pode propagar plantas de statice por sementes ou estacas. É mais comum cultivar essas plantas a partir de sementes. Mas, se desejar levar suas plantas anuais para a próxima temporada, você pode tirar estacas no outono e propagá-las em ambientes internos.

Sementes

Semeie sementes ao ar livre após o perigo de geada ou em ambientes internos até 12 semanas antes.

Para propagar a partir de sementes, você precisará comprar ou colher as sementes da sua planta. Comprar sementes é simples; você as encontrará na maioria dos varejistas de sementes. Colhê-las requer mais paciência, mas não é difícil. Deixe as cabeças de sementes secarem na planta ou corte-as e pendure-as para secar. Colete as sementes e armazene-as em um local fresco e seco até que esteja pronto para germiná-las.

Você pode semear diretamente as sementes após o risco de geada ter passado ou começar em ambientes internos até 12 semanas antes. Comece suas sementes em um mix de envasamento solto e bem drenado, pressionando-as levemente na superfície. Elas requerem luz para germinar, então não as cubra e coloque-as em um local ensolarado. Mantenha-as úmidas. A germinação pode levar até duas semanas. Endureça suas mudas antes de transplantá-las.

Estacas

Armazene estacas em mix de envasamento solto e úmido e espere que as raízes cresçam.

Para propagar a partir de estacas de caule, escolha um caule forte e corte logo abaixo de um nó. Retire as folhas da parte inferior da estaca e mergulhe a ponta em hormônio de enraizamento. O hormônio de enraizamento é opcional, mas acelerará o processo. Plante suas estacas em um mix de envasamento solto e mantenha o solo úmido. Pode levar algum tempo para esta planta enraizar a partir de estacas, então seja paciente – isso acontecerá!

Variedades Populares

Pink Poker

Esta planta apresenta caules caprichosos com espigas rosa pálido.

Você vai adorar os caules caprichosos desta planta! Também conhecida como statice russa, esta espécie tem uma aparência diferente e é mais precoce para florescer do que outros tipos.

Os longos caules graciosos produzem toneladas de flores rosa pálido e terão duas ou três floradas ao longo de uma temporada. Elas têm apenas folhas basais e muito poucas, por isso são ótimas para corte e secam lindamente.

Seeker Blue

A cultivar ‘Seeker Blue’ é valorizada por floristas por seus caules longos e fortes.

‘Seeker Blue’ é um item básico de floristas. Os caules longos e fortes e o hábito de ramificação interessante tornam essas flores incríveis para corte e secagem. As flores azul-arroxeadas são brilhantes e atraentes. Elas retêm sua cor quando secas e fazem lindas adições aos arranjos florais secos.

Fortress Purple

Estas flores são de um roxo mais rosado do que ‘Seeker Blue’.

‘Fortress Purple’ é semelhante em forma à ‘Seeker Blue’, mas com um tom de roxo mais rosado. Os longos caules alados são atraentes e se ramificam bem nas extremidades. Um aglomerado de flores violetas fica no topo de cada caule ramificado. Elas retêm bem sua cor na secagem e durarão muito tempo.

Twilight

Esta variedade pode durar várias semanas como flores cortadas.

‘Twilight’ é o melhor dos dois mundos. Esta variedade floresce em uma gama de tons de roxo. Assim como o céu ao crepúsculo, há tons na família dos rosas e outros com mais tons de azul. Como flores cortadas, elas durarão de várias semanas a um mês. Elas podem durar uma vida inteira secas com os devidos cuidados.

Problemas Comuns

As plantas de statice são bastante despreocupadas, pois resistem à maioria das pragas e doenças. Existem alguns problemas ambientais que podem surgir. Vamos cobrir esses problemas para que você possa identificá-los se acontecerem com sua planta.

Pragas

Forneça fontes de pólen e néctar para atrair insetos benéficos.

Cochonilhas e ácaros são as pragas mais comuns que atacam esta planta. Eles podem enfraquecer os caules e deixar você com plantas flácidas que não são muito boas para corte e não ficam bonitas no jardim. Felizmente, ambas as pragas têm muitos predadores naturais.

Afaste-os com um jato forte de água de uma mangueira. Atraia insetos benéficos para o jardim fornecendo fontes de habitat com plantios. Se isso não funcionar, uma aplicação de óleo de neem deve resolver. Aplique-o no início da manhã para que seque a tempo para os polinizadores visitarem. No entanto, a poda cuidadosa pode livrar sua planta de pragas sem a necessidade de sprays.

Doenças

Garanta o crescimento saudável das plantas plantando em solo bem drenado.

A maioria dos problemas de doenças que você encontrará com esta planta são de natureza fúngica. A statice gosta de clima quente, mas não é bem ajustada à umidade. Muita umidade, seja como umidade ou excesso de rega, pode levar a doenças fúngicas.

Evite esses problemas plantando em solo bem drenado e regando apenas quando o solo estiver seco para evitar a podridão das raízes. Plante em uma área com boa ventilação e circulação de ar para evitar o míldio.

A statice também está sujeita a amarelecimento de aster e vírus do mosaico. Ambos são mortais e altamente contagiosos. Se você notar suas plantas crescendo flores e folhas deformadas e ligeiramente avermelhadas, ou se notar um mosaico de verde e amarelo nas folhas, remova as plantas. Não as compostem e plante apenas plantas resistentes nessa área daqui para frente. Controle os insetos, que são vetores desses vírus, para evitá-los.

Estresse Solar

Certifique-se de que sua planta receba sol da manhã para um crescimento e cor ótimos.

Demasiado ou pouco sol pode ser um problema para esta planta. Pouca luz solar deixará você com crescimento fraco e folhagem pálida ou amarelada. Plante sua statice onde ela receberá seis ou mais horas de sol diário.

Por outro lado, muito sol também pode causar estresse solar. Se as folhas da sua planta começarem a descolorir ou queimar nas bordas, ela pode estar recebendo luz solar direta demais durante as horas mais quentes do dia. Plante sua statice onde ela receberá sol da manhã e sombra parcial à tarde para evitar esse problema.

Conclusão

A statice é uma planta incrivelmente versátil e resistente, perfeita para adicionar cor duradoura ao seu jardim e aos arranjos florais. Com sua capacidade de crescer em solo pobre, alta tolerância à seca e resistência a pragas, é uma escolha fantástica tanto para jardineiros iniciantes quanto experientes. Experimente cultivar statice em seu jardim e desfrute de suas belas flores frescas e secas por muitos anos.