Como Plantar, Cultivar e Cuidar de Petúnias Selvagens

No momento, você está visualizando Como Plantar, Cultivar e Cuidar de Petúnias Selvagens

Petúnia Selvagem (Ruellia humilis)

A petúnia selvagem (Ruellia humilis) é uma maravilhosa flor silvestre que você pode adicionar a praticamente qualquer layout de jardim. Essas flores versáteis ficam ótimas em vasos e canteiros elevados. Elas são igualmente adequadas para um jardim de estilo cottage ou áreas naturalizadas maiores.

Essas belezas nativas dos EUA têm um longo período de floração para animar seu jardim durante a primavera, verão e outono. Elas também atraem polinizadores e chamam muita atenção dos passantes. São plantas de tamanho médio e têm o tamanho ideal para se encaixar em qualquer tema de jardinagem.

Elas se resemearão a cada ano, então você nunca ficará sem algumas petúnias selvagens. Se você está procurando uma planta que volte de forma confiável ano após ano, esta é uma ótima escolha. Você precisará de apenas uma planta para iniciar uma população. Uma vez que você tenha uma planta saudável, é fácil propagá-la e estabelecer um canteiro saudável dessas flores coloridas.

Agora, vamos nos aprofundar um pouco mais para aprender mais sobre essas plantas maravilhosas e todas as maneiras de usá-las para melhorar seu jardim doméstico.

Visão Geral

Tipo de Planta: Herbácea perene

Área Nativa: Leste e Centro dos Estados Unidos

Zona de Resistência USDA: 4 – 8

Exposição ao Sol: Sol pleno a sombra parcial

Tipo de Solo: Qualidade média, bem drenado

Requisitos de Rega: Médio

Usos Sugeridos: Jardim de chuva, jardim de polinizadores, jardim de plantas nativas

Estação de Floração: Verão, Outono

Atrai: Borboletas, abelhas, polinizadores

Resistente a: Seca, calor, solo pobre

Espaçamento entre Plantas: 15 – 30 cm

História Natural da Planta

Comuns em pradarias e pastagens, as petúnias selvagens prosperam naturalmente.

As petúnias selvagens fazem parte da família Acanthaceae, que contém aproximadamente 2500 espécies em todo o mundo. A maioria dessas plantas é de regiões tropicais, embora algumas cresçam em regiões temperadas. As petúnias selvagens do gênero Ruellia contêm mais de 300 espécies únicas de plantas frequentemente coloridas e ornamentais.

Características

Delicadas, mas resistentes, as flores da petúnia selvagem florescem durante todo o verão.

A petúnia selvagem é uma flor silvestre herbácea perene. A cada ano, essas plantas formam aglomerados de caules eretos e folhosos, cobertos com flores delicadas. Aglomerados densos têm uma forma arredondada atraente.

As folhas são simples e crescem em pares opostos ao longo de todo o comprimento dos caules. Cada folha é um oval alongado, medindo até 7,5 cm de comprimento e 2,5 cm de largura. As folhas permanecem verdes sólidas durante toda a estação de crescimento e são ligeiramente peludas ao toque, sendo cobertas por uma fina camada de pelos macios.

As flores aparecem no final do verão e persistem durante o verão e até meados do outono. As flores são vistosas, com uma aparência fina e delicada, mas não se deixe enganar. Essas flores são surpreendentemente resistentes, sobrevivendo ao sol pleno e outras condições adversas. Sua cor lilás pálida é muito atraente sem ser chamativa.

Cada flor tem uma face amplamente aberta com cinco pétalas, estreitando-se para um tubo fino e em forma de trombeta na base. As flores frequentemente exibem listras roxas mais escuras dentro das aberturas tubulares. As flores individuais geralmente florescem por um único dia e depois caem.

Propagação

É muito fácil propagar petúnias selvagens porque elas se propagam prontamente. Começando do zero, você pode obter sementes e iniciar suas próprias plantas. Se você já tem petúnias selvagens em seu quintal, propague suas plantas estabelecidas coletando sementes, fazendo estacas de caule ou dividindo aglomerados maiores. Não cave ou remova flores silvestres de seus habitats naturais.

Sementes

Essas petúnias são prolíficas auto-semeadoras. As sementes germinarão melhor após serem estratificadas a frio e descansarem em solo úmido durante os meses de inverno. Se você estiver comprando sementes frescas para iniciar algumas novas plantas, semeie diretamente as sementes no final do outono, permitindo que passem o inverno naturalmente.

Se você quiser iniciar as sementes em ambientes internos, precisará estratificá-las a frio. Planeje com antecedência para armazenar as sementes em seu refrigerador por cerca de 70 dias antes de plantar. Após a estratificação a frio no refrigerador, semeie as sementes em solo fresco para vasos, cobrindo-as com uma leve camada de solo solto. Coloque os vasos ou bandejas em um local protegido e quente e mantenha o solo úmido até que as sementes germinem. Você precisará de paciência; pode levar entre quatro e seis semanas para germinação.

Após a germinação, continue mantendo suas mudas úmidas, mas não encharcadas. Deixe-as crescer vários centímetros de altura antes de transplantá-las para um local permanente ou jardim em vasos. Cada muda deve ter pelo menos dois pares de folhas verdadeiras antes de ser transplantada para o exterior. Isso as tornará mais fáceis de manusear e um pouco mais resistentes.

Estacas

Essas plantas são ótimas para propagação por estacas. Usando tesouras afiadas, simplesmente faça uma estaca saudável de caule com quatro a seis polegadas de comprimento. Remova as folhas dos dois ou três centímetros inferiores e coloque a parte despojada do caule em um vaso ou copo de água.

Dentro de algumas semanas, o caule começará a desenvolver raízes novas e finas. Deixe as raízes crescerem alguns centímetros e, em seguida, transplante suas estacas para solo fresco. Esta é uma maneira ideal de iniciar novas plantas para vasos e recipientes.

Divisão

É fácil propagar petúnias selvagens por divisão. Após alguns anos, elas desenvolverão grandes aglomerados de caules. Divida seus aglomerados na primavera ou no outono. Use uma pá afiada para dividir o aglomerado ao meio, desenterrando as raízes e caules da metade que você deseja transplantar. Remova cuidadosamente a parte da planta que você separou e continue seguindo as instruções para transplante.

Transplante

Prepare e transplante com cuidado para um estabelecimento bem-sucedido na primavera ou no outono.

Coloque suas luvas de jardinagem e planeje seu transplante para um dia fresco de primavera ou outono. Primeiro, prepare seu recipiente ou canteiro de jardim soltando o solo. Cave um buraco ligeiramente maior que o recipiente ou a bola de raiz da planta que você deseja transplantar.

Remova cuidadosamente sua planta do vaso e transfira-a para o buraco. Preencha as lacunas ao redor das raízes da planta com solo fresco e compacte-o suavemente. Regue bem seu transplante para ajudá-lo a se estabelecer em seu novo lar e mantenha-o úmido nas primeiras semanas após o transplante.

Como Cultivar

As petúnias selvagens são fáceis de cultivar. Essas plantas são altamente adaptáveis e bem adequadas para muitas condições variadas. Certifique-se de oferecer a elas um local com bastante luz solar e solo geralmente úmido, e elas devem se desenvolver bem com problemas mínimos.

Luz Solar

Escolha um local ensolarado para uma floração robusta.

Escolha um local com sol pleno ou sombra parcial. Idealmente, suas petúnias selvagens devem receber pelo menos quatro horas de luz solar intensa por dia. Plantas cultivadas em condições mais sombreadas não florescerão tão profusamente quanto aquelas cultivadas em sol pleno.

Água

Essas plantas são tolerantes à seca uma vez estabelecidas.

As petúnias selvagens gostam de solo úmido, embora também sejam bastante tolerantes à seca. Você precisará regar sementes e mudas recém-plantadas, mas uma vez estabelecidas, é improvável que você precise regá-las novamente.

Solo

Prospera em solo bem drenado de pH e qualidade variados.

A petúnia selvagem se desenvolve bem em solo de qualidade média e bem drenado. Essas plantas não são exigentes quanto ao pH ou à qualidade do solo e tendem a crescer bem em quase qualquer tipo de solo, desde que seja bem drenado.

Clima e Temperatura

Adequadas para zonas USDA 4-8, essas perenes toleram bem climas moderados.

As petúnias selvagens são perenes resistentes nas Zonas de Resistência de Plantas USDA 4 – 8. Elas toleram climas frios com geadas de inverno, bem como climas quentes com verões longos e quentes. Elas não se dão bem em extremos de temperatura; não sobreviverão a invernos em zonas extremamente frias e tendem a morrer durante verões excessivamente quentes. No entanto, suas raízes podem sobreviver nessas condições.

Adubação

Essas plantas se beneficiam de compostagem orgânica anualmente.

Você não precisa se preocupar em adicionar fertilizantes às suas petúnias selvagens. Essas plantas crescem bem em condições naturais. Você pode sempre melhorar o solo em seu jardim de flores adicionando uma cobertura anual de composto orgânico ao redor de suas plantas. À medida que o composto se decompõe lentamente, ele libera nutrientes no solo circundante.

Manutenção

Desbaste qualquer muda indesejada na primavera.

As petúnias selvagens geralmente crescem muito bem sem manutenção regular. No entanto, você acabará com áreas cada vez maiores de petúnias. Ajude a manter seu canteiro de petúnias com uma aparência ótima desbastando qualquer muda indesejada a cada primavera. Isso permitirá mais espaçamento entre as plantas e permitirá que elas tenham a melhor aparência.

Mulch

A cobertura morta ao redor das plantas conserva a umidade e enriquece o solo naturalmente.

Embora a cobertura morta não seja necessária para as petúnias selvagens, ela tem alguns benefícios. Coberturas naturais e biodegradáveis são a melhor escolha. Elas se decompõem com o tempo e adicionam alguns nutrientes de volta ao solo.

As coberturas também ajudam a reter a umidade do solo e protegem as raízes das plantas de extremos de temperatura. Cobrir ao redor de suas plantas é esteticamente atraente e ajuda a reduzir a população de ervas daninhas.

Design de Jardim

Versáteis e encantadoras, essas flores são perfeitas para paisagens diversificadas.

As petúnias selvagens são uma adição versátil à sua paisagem. Elas crescem bem em tantas condições diferentes que é difícil encontrar um lugar onde as petúnias selvagens não adicionem um toque de charme. Cultive-as em seu jardim de polinizadores para ajudar a atrair borboletas e abelhas. Seu longo período de floração ajudará a garantir que sempre haja uma fonte de néctar disponível.

Use petúnias selvagens em seu jardim de plantas nativas ou pradaria de bolso, cercadas por outras plantas nativas coloridas e resistentes. Sua baixa estatura permite que você use essas plantas como bordas e bordaduras eficazes, crescendo ao longo de um caminho ou colocadas em cantos estranhos onde podem preencher o espaço disponível. As petúnias selvagens têm boa tolerância à sombra, então você pode cultivá-las na borda de uma área ensolarada onde recebam alguma sombra, reservando os lugares mais ensolarados para plantas que amam sol pleno.

Se você tem espaço limitado disponível, tente cultivá-las em um vaso no seu pátio. Elas têm boa tolerância à seca, tornando-as uma ótima opção para vasos e jardins de pedras. Se você não quiser manter suas plantas de um ano para o outro, especialmente em vasos, as petúnias selvagens são facilmente iniciadas a partir de sementes a cada ano e cultivadas como anuais.

Variedades

Petúnia Mexicana, Ruellia simplex

Próspera nas zonas 8-10, essas plantas de flores roxas podem se espalhar agressivamente.

A petúnia mexicana é uma flor silvestre ornamental nativa da América Central e do Sul e é resistente ao frio nas zonas 8 a 10. Essas plantas de flores roxas crescem facilmente a partir de sementes e podem ser usadas como anuais, mas esteja ciente de que elas se espalham agressivamente em climas quentes. Esta flor silvestre é listada como espécie invasora na Flórida.

Ruellia Vermelha, Ruellia elegans

A petúnia brasileira atrai beija-flores e borboletas.

A ruellia vermelha, também conhecida como petúnia brasileira, é uma flor silvestre anual nativa do Brasil. Esta atraente planta de flores vermelhas cresce rapidamente e se espalha rapidamente por auto-semeadura. Beija-flores e borboletas adoram as flores tubulares de longa floração.

Petúnia Selvagem da Carolina, Ruellia caroliniensis

A flor silvestre nativa do sudeste atrai polinizadores durante as estações.

Ruellia Branca, Ruellia metziae

A flora resiliente do deserto do Texas floresce com elegantes flores brancas.

A ruellia branca é uma espécie de flor branca nativa apenas do Texas. Ela é bem adaptada a viver em condições ambientais adversas, incluindo solo seco e arenoso e longos verões áridos. Para uma planta adaptada a prosperar no deserto, não é surpresa que esta espécie prospere com negligência. As flores brancas florescem durante o verão e até o outono, atraindo borboletas e abelhas.

Ruellia do Deserto, Ruellia californica

Próspera em climas quentes e áridos, este arbusto perene possui flores de lavanda.

A ruellia do deserto é um arbusto perene nativo do sul da Califórnia e do México. Este arbusto pode crescer até 1,5 metros de altura e prospera apenas em climas quentes e áridos. Numerosas flores de lavanda florescem da primavera até o verão, fornecendo néctar para polinizadores e beija-flores.

Valor para a Vida Selvagem

Ideal para jardins de vida selvagem, atraindo abelhas e apoiando insetos benéficos.

A petúnia selvagem é uma boa escolha para sua paisagem amigável à vida selvagem. As flores atraem borboletas, abelhas nativas e outros insetos benéficos. A petúnia selvagem é uma planta hospedeira larval para as lagartas da borboleta olho-de-bicho, então você pode ver essas lagartas espinhosas se alimentando das folhas. A borboleta pavão-branco também a usa como planta hospedeira larval. Essas plantas não são incomodadas por cervos pastando.

Problemas Comuns

Resistente a pragas e condições adversas, as petúnias selvagens se espalham facilmente.

As petúnias selvagens geralmente não apresentam problemas. Não há pragas ou doenças graves associadas a essas plantas. Elas são resistentes a cervos, solo úmido, calor, umidade e seca. O problema mais sério que você provavelmente encontrará é que elas podem se espalhar agressivamente por auto-semeadura. Arranque qualquer muda indesejada a cada primavera para ajudar a controlar a disseminação.

Pensamentos Finais

As petúnias selvagens têm muito a oferecer. Essas plantas doces são bonitas e fáceis de cultivar. Como uma flor silvestre nativa, elas são incrivelmente versáteis. Elas complementarão qualquer outra flor nativa que esteja crescendo nas proximidades.

Seu longo período de crescimento garantirá que você sempre tenha algo florescendo em seu jardim. O melhor de tudo é que você pode cultivar petúnias selvagens quase em qualquer lugar, desde um vaso no jardim do pátio até uma pradaria de bolso nativa. Essas perenes vistosas se sentirão em casa.