17 Variedades de Fritillaria para Plantar Nesta Estação

No momento, você está visualizando 17 Variedades de Fritillaria para Plantar Nesta Estação

Bulbos de Fritillaria

Os bulbos de fritillaria pertencem à família dos lírios e se assemelham a espécies de lírios com flores em forma de sino pendentes, hastes florais altas e folhagem exuberante ao redor de sua base. Seus bulbos permitem que absorvam energia, nutrientes e umidade no final da estação de crescimento; eles entram em dormência e permanecem escondidos no subsolo até que o calor da primavera chegue novamente.

Fritilarias nativas e não nativas são resistentes nos EUA, pois seus bulbos permitem que se escondam no subsolo enquanto as condições acima do solo são menos favoráveis. Para um cultivo fácil, cultive essas perenes em bordaduras, canteiros elevados ou vasos. Elas também se naturalizam bem em jardins de estilo cottage e não se espalham agressivamente.

Algumas espécies têm um aroma desagradável, embora algumas pessoas gostem do cheiro. Tente encontrar uma variedade no jardim de um amigo ou vizinho para cheirar primeiro—se você achar o aroma ofensivo, pode não querer cultivá-la em seu jardim. A fritillaria-imperial é a mais cheirosa, enquanto outras variedades não têm fragrância alguma. Escolha uma que funcione melhor para você e seu olfato.

Sem mais delongas, aqui estão 17 variedades de fritillaria para plantar nesta temporada. Começaremos com espécies nativas da América do Norte e avançaremos pela Europa e Ásia.

Checker Lily

Esta espécie nativa tem flores quadriculadas impressionantes que atraem tanto insetos quanto a vida selvagem.

A fritillaria quadriculada, ou lírio de chocolate, é uma flor silvestre nativa da Costa Oeste. Ela brota flores pendentes em forma de sino com marcas quadriculadas amarelas e marrom nos pétalas. Elas atraem insetos polinizadores com néctar e pólen, e suas vagens de sementes atraem veados, pássaros e outros herbívoros.

As fritilarias quadriculadas precisam de solo bem drenado, sombra parcial e um pouco de água durante a estação de crescimento. Elas são tolerantes à seca uma vez estabelecidas e podem apodrecer se receberem muita água. Esses bulbos nativos funcionam bem ao lado de flores silvestres com requisitos de crescimento semelhantes, como lírios da Colúmbia e coração-sangrento do Pacífico.

Spotted Fritillary

Flores silvestres com pétalas amarelas e manchas marrom prosperam em prados ocidentais.

A fritillaria manchada é outra flor silvestre da Costa Oeste que fornece recursos benéficos para polinizadores e animais locais. Ela brota flores com pétalas amarelas e manchas verde-marrom-escuras no topo de hastes de dois pés de altura. Encontre fritilarias manchadas crescendo em todo o oeste de Washington, Oregon e Califórnia, e se estendendo até as Dakotas e Nebraska.

Esta flor silvestre prospera nas bordas de florestas, encostas rochosas e prados em sua área nativa. Elas também funcionam bem em jardins de polinizadores em toda a América do Norte, nas zonas USDA de cinco a nove. Dê-lhes pouca água em solo bem drenado durante a estação de crescimento e pouca água durante a dormência para manter a terra úmida, mas não encharcada.

Mission Bells

Elas têm pétalas marrom e centros amarelos que prosperam na seca.

As campainhas de missão são flores silvestres nativas menores e mais curtas do que a fritillaria manchada e o lírio quadriculado. Elas brotam flores marrom-avermelhadas que pendem em hastes curtas. Seus estames e pistilos no centro são amarelos e contrastam lindamente com as pétalas avermelhadas. Às vezes, suas pétalas também têm marcas amarelas perto do centro da flor.

As campainhas de missão são plantas nativas da Califórnia e toleram mais seca do que outras espécies de fritillaria. ‘Martha Roderick’ é uma variedade interessante; tem flores marrom-alaranjadas com centros brancos. Cultive campainhas de missão em condições que correspondam a ecossistemas de chaparral ou pradarias secas.

Chocolate Lily

Flores em forma de sino marrom-escuro têm um odor forte para atrair polinizadores.

Os lírios de chocolate têm o nome certo—eles florescem em forma de sino em tons de marrom-escuro que se assemelham a chocolate amargo. Embora pareçam deliciosos, emitem um cheiro desagradável que pode ser ofensivo para alguns jardineiros. O odor podre atrai moscas que polinizam as flores, semelhante ao cacto-cadáver que brota flores que atraem moscas. Cultive esta flor silvestre bulbosa apenas se você tiver um nariz resistente!

Esta espécie de fritillaria é nativa do Noroeste do Pacífico e também se origina do Japão e da Sibéria. Os lírios de chocolate prosperam com baixa umidade no verão, chuvas na primavera ou no outono e solo bem drenado, mas rico em húmus. Aplique uma camada de composto enriquecedor no local à medida que entram em dormência no verão ou outono, e também quando emergem na primavera.

Fox’s Grape Fritillary

Flores em forma de sino marrom-marrom têm lábios amarelos para iluminar jardins de estilo cottage.

A fritillaria de uva de Fox se destaca de outras variedades de fritillaria, pois tem pétalas marrom-marrom com lábios amarelos, e elas se enrolam firmemente em uma forma de sino pendente. Variam de algumas a sete flores por haste e são uma adição perfeita para jardins de estilo cottage, polinizadores ou jardins de quintal.

A fritillaria de uva de Fox se origina da Turquia e do Irã, e aprecia invernos frios e primaveras quentes e ensolaradas com alguma chuva. Regue-as à medida que brotam e florescem, deixando o solo secar entre as regas. Esta fritillaria é resistente em zonas de inverno frio, mas tem dificuldades onde o calor é extremo.

Crown Imperial

Hastes altas têm flores vibrantes e uma coroa única.

A fritillaria-imperial é uma das espécies de fritillaria mais famosas que já existiram, com dezenas de variedades cultivadas. Ela lança hastes de até três pés de altura, e flores amarelas, laranja ou vermelhas florescem enquanto pendem do topo das hastes. Acima das flores há uma coroa de folhas, daí o nome “fritillaria-imperial”. Este tipo, como os lírios de chocolate, emite um cheiro podre e desagradável enquanto floresce. Plante-a longe da sua porta se você for sensível ao aroma.

Como a fritillaria-imperial é uma favorita de longa data dos jardins, os criadores de plantas criam novas variedades a cada ano para atender às demandas comerciais. Experimente ‘Chopin’ para flores vermelho-laranja, ‘Vivaldi’ para pêssego-amarelo e ‘Lutea’ para amarelo brilhante.

Snake’s Head Fritillary

Pétalas quadriculadas roxo-branco e folhas graciosas criam uma exibição única.

Pétalas quadriculadas roxo-branco fazem a fritillaria cabeça-de-cobra se destacar, semelhante à fritillaria-imperial no jardim ornamental. Acima dessas flores brotam folhas esbeltas que se curvam e relembram a cabeça de uma cobra. Os bulbos brotam no início da primavera e entram em dormência do verão até o final do inverno.

Um único bulbo criará mais no subsolo e flores polinizadas espalharão sementes acima do solo. Esses dois métodos criam pequenos aglomerados decíduos após alguns anos, com várias hastes floridas. Deixe-as se naturalizarem ou desenterre-as à medida que entram em dormência e transplante os bulbos onde você gostaria que crescessem.

Pointed Petal Fritillary

Pétalas vermelhas e amarelas adicionam um charme de floresta a cada primavera.

Pétalas pontiagudas adornam a fritillaria de pétalas pontiagudas! O nome combina com a planta, pois este bulbo perene forma pétalas interiores vermelhas que têm lábios, e pétalas amarelas no topo com curvas em suas extremidades. Suas folhas são estreitas e irregulares ao longo das hastes, dando a esta espécie um charme delicado de floresta.

A fritillaria de pétalas pontiagudas brota flores e folhagem na primavera; as flores se transformam em vagens de sementes no verão, e a folhagem persiste até a chegada do frio do outono. Plante bulbos quatro vezes mais profundos que seu comprimento no outono ou na primavera, depois regue bem. Eles persistirão anualmente e criarão bulbilhos no subsolo que formam aglomerados de hastes floridas.

Lebanese Fritillary

Flores listradas marrom-roxo e verde-amarelo prosperam em jardins frios.

A fritillaria libanesa sobrevive a temperaturas congelantes mais do que a maioria das outras variedades de fritillaria! Sua área nativa vai da Turquia ao Líbano, onde os invernos são frios e secos, por isso é resistente ao frio na América do Norte, nas zonas 3 a 8. A fritillaria libanesa usa bulbos para armazenar energia e recursos durante o clima extremo, tornando-a uma excelente escolha para jardins de rochas, bordaduras ensolaradas ou jardins de polinizadores em condições de pleno sol.

A fritillaria libanesa brota flores tubulares com listras marrom-roxo e verde-amarelo. É uma espécie graciosa que fica baixa no solo, brotando folhas finas em forma de lança ao redor de suas hastes. Cultive-a com outras variedades de fritillaria resistentes ao frio para um conjunto de diferentes cores, estruturas e alturas.

Michael’s Flower

Flores abertas com pétalas pontiagudas prosperam em jardins ensolarados e secos.

A flor de Michael se assemelha à fritillaria de uva de Fox com cores de pétalas semelhantes, mas a forma da flor é mais aberta e pontos se projetam nas extremidades de cada pétala. A flor de Michael sobrevive com bulbos fortes e resistentes. Ela brota hastes curtas e pequenas folhas, mas flores bonitas e salientes.

Use esta espécie para jardins alpinos ou de rochas ou qualquer outro local com muita luz solar e solo bem drenado. As plantas apreciam pouca água durante a estação de crescimento, quando seu solo seca completamente. A flor de Michael é tolerante à seca e se adapta bem a vasos, desde que tenha solo poroso e solto.

European Fritillary

Flores amarelas com bordas onduladas balançam graciosamente nas brisas da primavera.

A fritillaria europeia é uma favorita de longa data para os jardineiros plantarem em todo o mundo. Flores amarelas se abrem no início da primavera com pequenos tons de vermelho em suas pétalas. Elas têm bordas onduladas em suas extremidades, e cada flor balança e dança essas ondulações enquanto os ventos sopram através delas.

Esta espécie tolera mais sombra do que outras fritilarias, desde que tenha solo bem drenado com muita brita, areia ou perlita. Plante bulbos quatro vezes mais profundos que seu comprimento e regue com moderação enquanto crescem folhagem e flores. Reduza a rega enquanto entram em dormência no início do verão—elas permanecerão adormecidas até o final do inverno do próximo ano.

Siberian Fritillary

Flores amarelas em forma de tubo e folhas esbeltas prosperam em jardins frios.

A fritillaria siberiana embeleza paisagens em toda a Ásia Central. É uma variedade graciosa de fritillaria com folhas verdes esbeltas e flores amarelas em forma de tubo. Elas pendem em cachos em hastes que não ultrapassam um ou dois pés de altura.

A fritillaria siberiana sobrevive a invernos frios até a zona 3 e aprecia condições semelhantes às da fritillaria libanesa. Plante-as em um jardim de rochas, jardim alpino ou canteiro elevado com solo poroso. Elas crescerão bem ao lado de bulbos como narcisos, tulipas e triliums.

Thunberg Fritillary

Flores amarelo-claras com interiores marrom florescem lindamente na sombra.

Nativa da China, a fritillaria de Thunberg se naturaliza bem na América do Norte, Japão e Europa. Suas flores escondem uma surpresa dentro—as pétalas são amarelo-claras por fora e têm marcas marrom em seus interiores. Elas se abrem completamente à medida que envelhecem antes de se transformarem em vagens de sementes marrons e secas.

A fritillaria de Thunberg aprecia solo úmido e bem drenado e condições de sombra parcial. Ela cresce naturalmente em florestas abertas e prados. Esta espécie também pode crescer com seis a oito horas de luz solar direta, mas precisará de mais água durante a estação de crescimento para permanecer viçosa e florescendo.

Persian Lily

Flores em forma de sino marrom-preto criam espigas deslumbrantes em jardins ensolarados.

O lírio persa se origina da Ásia Ocidental, onde cresce sazonalmente com chuvas, exposição total ao sol e solo bem drenado ao redor de suas raízes. Esta é uma das fritilarias mais fantásticas, com espigas de flores que seguram dezenas de flores em forma de sino marrom-preto que pendem para baixo. Fica deslumbrante entre flores de dedaleira rosa-roxo em uma bordadura ou jardim aberto.

‘Adiyaman’ é uma variedade cultivada única de fritillaria com hastes que atingem dois a três pés de altura e mais flores do que o tipo de espécie. É vigorosa e resistente, embora suas hastes sejam sensíveis à geada no início da primavera. Proteja-as com coberturas de mulch se você esperar geadas tardias.

Fritillaria Raddeana

Cachos de flores verde-amarelas com folhas marrom adicionam charme.

Esta fritillaria não tem um nome comum, mas não por falta de beleza. A fritillaria raddeana floresce em cachos de flores abertas verde-amarelas com estames e pistilos dourados. Abaixo das flores brotam folhas triangulares com tons de marrom-verde. Esta beleza é um espécime atraente ao redor de arbustos e árvores decíduas, e lentamente criará um pequeno aglomerado com o tempo.

Como a fritillaria-imperial e o lírio de chocolate, a F. raddeana tem uma fragrância que alguns jardineiros podem achar ofensiva. Cultive-a longe da sua porta, pátio ou varanda para evitar seu cheiro. O aroma atrairá moscas polinizadoras, que garantirão a formação de sementes. Colete as vagens do verão até o outono para semear novos bulbos.

Fritillaria Sewerzowii

Flores verde-amarelas ou marrom-roxo com folhagem colorida criam aglomerados.

Esta fritillaria é resistente, linda e imponente. É uma cultivar única para o colecionador de plantas raras que existe em todos nós. Flores verde-amarelas ou marrom-roxo brotam em diferentes tons, dependendo de onde os bulbos se originam. Elas caem de hastes que não ultrapassam dois pés de altura, com folhagem marrom, cinza e verde.

Esta espécie, como a maioria das outras, forma aglomerados ao longo do tempo. Plante alguns bulbos este ano, e você encontrará dezenas de hastes floridas na primavera dentro de algumas temporadas. Dê a esta espécie pleno sol, um pouco de água enquanto floresce e solo bem drenado.

Fritillaria Verticillata

Flores amarelas com rede escura escondida criam charme primaveril.

Você terá que espiar dentro desta cultivar para ver a rede escura no interior das pétalas. As hastes da fritillaria verticillata atingem dois a três pés de altura, e elas têm flores pendentes durante a primavera. Os exteriores das pétalas são amarelo-creme com leves padrões, e elas insinuam o que você pode encontrar quando espiar dentro.

Esta fritillaria precisa de condições semelhantes