Quando Chega a Hora de Projetar Seu Jardim
Quando chega a hora de projetar seu jardim, um dos meus melhores conselhos é se inspirar na natureza. Embora você possa tentar fazer uma planta do deserto sobreviver no sudeste úmido ou usar uma tela de sombra para proteger uma planta de floresta do sol intenso presente em um quintal aberto, é mais fácil escolher plantas bem adaptadas ao seu ambiente.
Então, se você está procurando plantas para iluminar jardins de pedras, muros de pedra e pátios cheios de pavimentos, recorra aos Sedums! Essas plantas crescem em penhascos rochosos expostos e em rochas cobertas de musgo nas florestas, por isso são bem adaptadas ao solo raso e pobre frequentemente encontrado em jardins de pedras e áreas relacionadas. Além disso, são resistentes a cervos, coelhos e outras pragas problemáticas.
E não pense que você está limitado a poucas opções! Você pode escolher entre sedums rastejantes com folhas minúsculas que se assemelham a agulhas de pinheiro e variedades que enviam hastes altas cobertas com cachos de flores brilhantes. Com tanta diversidade nos tipos de sedum, pode ser difícil decidir quais plantas escolher. É por isso que vou apresentar a você 13 das melhores variedades de sedum para adicionar ao seu jardim de pedras.
Stonecrop e Sedum: Qual é a Diferença?
O nome comum, stonecrop, é usado para qualquer membro do gênero Sedum.
Antes de mergulhar em algumas variedades de sedum que funcionam bem em jardins de pedras, vamos esclarecer algumas confusões comuns em torno dos termos sedum e stonecrop. Essas duas palavras são intercambiáveis? Uma está dentro da outra?
Sedum é o nome do gênero usado para descrever um grupo de aproximadamente 420 espécies, mas as pessoas costumam usar o termo comum sedum para se referir a qualquer uma dessas plantas. Usar o nome do gênero para descrever espécies incluídas também ocorre com plantas como violetas e fúcsias.
O gênero Sedum costumava conter mais espécies, mas os cientistas reclassificaram algumas dessas plantas em gêneros menores e separados, Hylotelephium e Rhodiola. Embora as espécies nesses gêneros tecnicamente não sejam mais membros do gênero Sedum, as pessoas ainda costumam se referir a elas como sedums.
Então, e quanto ao stonecrop? Acontece que stonecrop é apenas o nome comum para qualquer membro do gênero Sedum e gêneros relacionados. Portanto, você pode usar os termos sedum e stonecrop de forma intercambiável.
13 Melhores Variedades de Sedum para Seu Jardim de Pedras
Embora todos os tipos de sedum cresçam bem em solo pobre e raso, cada variedade tem preferências únicas. Por exemplo, alguns tipos de sedum crescem bem em sombra parcial, enquanto outros precisam de sol pleno para prosperar. Leia as seguintes características de cada planta e escolha uma (ou mais) que seja adequada para você!
Sedum de Floresta
Esta planta prospera em jardins de pedras parcialmente sombreados e áreas úmidas e cobertas de musgo.
Em termos de aparência, o sedum de floresta mantém uma forma rasteira e vinheda que se espalha para formar uma cobertura densa no solo. Durante o final da primavera e início do verão, as plantas enviam hastes curtas de flores cobertas de flores brancas em forma de estrela com quatro pétalas delicadas.
O sedum de floresta não se importa com solo úmido ou sombra, mas requer boa drenagem. Felizmente, a maioria das áreas rochosas são naturalmente bem drenadas. Você também pode plantá-lo em vasos cheios de solo arenoso ou grosso.
Sedum ‘Autumn Joy’
Evite fertilizar e regar em excesso as plantas ‘Autumn Joy’ para um crescimento ideal.
‘Autumn Joy’ é uma das variedades mais populares de sedums altos. Se você já viu uma planta com folhas suculentas de cor verde-claro e hastes altas cobertas com cachos de pequenas flores rosa, há uma boa chance de que fosse ‘Autumn Joy!’
As plantas produzem suas belas flores no meio do verão, e as flores permanecem até o outono. Mesmo depois que as flores murcham, ‘Autumn Joy’ adiciona interesse ao jardim, pois as flores mudam de rosa para tons quentes de laranja.
Como as plantas ‘Autumn Joy’ crescem cerca de dois pés de altura, elas funcionam bem em plantações maiores de flores tolerantes à seca. Apenas certifique-se de não fertilizar ou regar em excesso—essas plantas crescem melhor em solo pobre e seco e sofrerão se você fornecer cuidados excessivos.
Sedum de Penhasco
O sedum dos Apalaches é difícil de encontrar na natureza.
Também conhecido como sedum dos Apalaches, esta espécie cresce em afloramentos de calcário na região do Atlântico Médio. No entanto, está concentrado em uma área pequena, por isso é difícil de ver na natureza. Apesar disso, as plantas sobrevivem bem em jardins de pedras e são boas adições a jardins de plantas nativas.
Sua forma de crescimento é bastante única, com pequenas rosetas de folhas cobrindo o solo. A maioria das folhas é verde-clara, mas aquelas próximas à parte externa da roseta tornam-se de um lindo tom rosa. Como as rosetas permanecem curtas, este sedum é uma excelente cobertura de solo para áreas rochosas ou solos arenosos. Durante o final da primavera e verão, as plantas enviam hastes curtas de flores cobertas de flores brancas e rosas.
Como a maioria dos tipos de sedum, esta planta prefere solo pobre e bem drenado. O sedum de penhasco prefere sombra parcial ou luz filtrada, por isso é uma ótima planta para os lados das casas ou o sub-bosque de plantas mais altas.
Sedum Branco
Este sedum cresce rapidamente através de hastes espalhadas, mas pode competir com outras plantas.
Quando você olha para as folhas verde-claras do sedum branco, pode se perguntar a que o termo branco se refere. Mas sua confusão desaparecerá quando você vir os cachos de flores brancas em forma de estrela das plantas.
O sedum branco cresce através de hastes espalhadas que podem enraizar no solo, portanto, pode crescer e se expandir rapidamente no ambiente adequado. Embora isso seja bom se você estiver procurando uma planta para preencher espaços vazios, esteja ciente de que o sedum branco pode às vezes sufocar outras plantas rasteiras.
Devido à sua alta tolerância à luz intensa, altas temperaturas e solos rasos, o sedum branco é uma planta popular para telhados verdes e xeriscapes. No entanto, não pense que você pode pisar nesta planta delicada! Como a maioria dos tipos de sedum, suas folhas frágeis serão danificadas quando pisoteadas.
Sedum Cascata
O sedum cascata prospera em solo bem drenado e sol parcial.
Também conhecido como sedum espalhado, esta planta produz pequenas folhas arredondadas ao longo de hastes rastejantes. Se você apertar os olhos e usar um pouco de imaginação, quase parece que as hastes estão cobertas de jujubas verdes! As plantas também produzem flores amarelas brilhantes no verão.
Como seu nome comum sugere, o sedum cascata é nativo de áreas no Noroeste do Pacífico com solo bem drenado e pelo menos sol parcial. Tente plantá-lo em jardins de pedras ou outras áreas com solo solto e pobre em nutrientes.
Sedum ‘Blue Spruce’
Esta variedade produz hastes de flores altas com flores amarelas brilhantes.
Se você está procurando um sedum atraente para preencher uma área coberta de cascalho em seu jardim ou para se espalhar sobre um muro de pedra, coloque ‘Blue Spruce’ na sua lista. Esta variedade híbrida produz hastes rastejantes cobertas com folhas finas e pontiagudas de cor azul-esverdeada que se assemelham a agulhas de pinheiro.
Embora a folhagem sozinha seja linda, as plantas também enviam hastes de flores altas cobertas com flores amarelas brilhantes. Essas flores continuam florescendo por cerca de um mês e são favoritas de insetos benéficos, incluindo borboletas, joaninhas e vespas parasitas.
Desde que ‘Blue Spruce’ receba pelo menos seis horas de luz intensa por dia, é uma planta resistente e fácil de cultivar. Lembre-se de plantar este sedum em uma área com solo bem drenado e não se esqueça de que essas plantas prosperam com pouca água e fertilizante.
Sedum ‘Angelina’
Um sedum rastejante como ‘Angelina’ cria um tapete espesso como cobertura do solo.
Muitas das variedades de sedum nesta lista cobrem o solo com tons suaves de verde, mas ‘Angelina’ mistura as coisas com folhas chartreuse e amarelas. Então, se você quer iluminar seu jardim de pedras, este é o sedum para você!
‘Angelina’ é outro sedum rastejante com hastes rastejantes que crescem para formar uma cobertura densa no solo. Se receber os cuidados e o ambiente adequados, uma única planta pode eventualmente cobrir mais de um metro cúbico de espaço! No entanto, você pode facilmente puxar hastes enraizadas do solo para conter a propagação da planta.
As plantas produzem flores amarelas, mas muitas vezes é difícil ver essas flores em meio às folhas de cor semelhante. Embora essas flores desapareçam no outono, as plantas oferecem um novo espetáculo à medida que suas folhas mudam para laranja.
Sedum ‘Coral Reef’
Este sedum apresenta folhas em forma de disco em tons de verde e rosa ao longo de hastes rastejantes.
Uma variedade híbrida do sedum comumente conhecido como sedum chinês, ‘Coral Reef’ se destaca de outros sedums devido às suas folhas em forma de disco. Essas folhas arredondadas e achatadas aparecem ao longo de hastes rastejantes, levando a uma aparência encantadora. Quando você adiciona o fato de que as folhas são uma combinação de verde e rosa, é fácil ver por que esta variedade é uma adição popular para áreas bem drenadas.
Quando os dias longos chegam, as plantas enviam hastes cobertas de pequenas flores que podem ser de algum tom de rosa, amarelo ou branco. As flores permanecem por pelo menos um mês, desde que as plantas recebam sol suficiente.
Para manter essas plantas felizes, plante-as em uma área com sol direto e solo bem drenado. Tanto o solo úmido quanto o seco são adequados—apenas certifique-se de que a planta não esteja em umidade constante.
Sedum Musgoso
O crescimento denso desta planta preenche áreas rochosas, mas pode competir com gramíneas de jardim.
Não se deixe enganar pelo nome comum; este é um tipo de sedum e não um verdadeiro musgo! No entanto, é fácil identificar os aglomerados densos de pequenas folhas verdes cobrindo uma rocha e pensar que você está olhando para um pedaço exuberante de musgo. Mas você notará que as folhas suculentas verdes crescem a partir de hastes curtas quando se aproxima.
Dependendo dos seus objetivos e do ambiente, o crescimento denso do sedum musgoso pode ser uma vantagem ou uma desvantagem. As hastes horizontais espalhadas da planta preenchem rapidamente o solo nu e rochoso com cor, por isso é uma ótima opção para jardins de pedras vazios e canteiros de jardim bem drenados. No entanto, este sedum não nativo pode competir com gramíneas de jardim comuns e se tornar problemático.
Sedum ‘Ogon’
A variedade japonesa de sedum ‘Ogon’ apresenta folhas amarelas brilhantes na primavera e no verão.
Uma bela variedade de sedum japonês, ‘Ogon’ apresenta pequenas folhas arredondadas ao longo de hastes curtas. As folhas permanecem amarelas brilhantes durante a primavera e o verão, e mudam para um rosa salmão brilhante quando o clima esfria.
Embora as plantas maduras de ‘Ogon’ possam tolerar seca moderada a severa, esta variedade de sedum também pode lidar com solo mais úmido melhor do que outros tipos de sedum. As plantas ainda requerem solo bem drenado, mas não se importarão se o solo permanecer úmido.
Outro benefício de ‘Ogon’ é que forma aglomerados densos sem sufocar as plantas ao redor. Portanto, você pode misturá-lo com outros tipos de sedum e suculentas sem se preocupar com ele tomando conta.
Sedum de Folha Larga
O sedum de folha larga é uma planta versátil nativa da Costa Oeste.
O sedum de folha larga produz hastes curtas cobertas com pequenas folhas arredondadas de cor azul-esverdeada clara. As pontas das folhas formam rosetas que se assemelham a pequenas rosas selvagens. Embora essas folhas permaneçam verdes durante grande parte do ano, elas desenvolvem um belo tom rosa no outono.
Sedum ‘Tricolor’
Esta variedade de sedum apresenta folhas verde-claras com bordas brancas e rosas.
Embora muitos tipos de sedum desenvolvam cores em dois tons à medida que as temperaturas caem, ‘Tricolor’ permanece multicolorido o ano todo. As pequenas folhas são verde-claras no meio e têm bordas brancas e rosas. Durante o outono, toda a folha desenvolve um tom rosa. Para obter a melhor cor, plante esta variedade em pleno sol.
Embora esta planta tenha hastes curtas, ela pode se expandir para formar uma cobertura densa no solo. Portanto, funciona bem para preencher áreas rochosas em jardins ou adicionar cor a jardins de pedras. As plantas também produzem flores rosas durante o verão.
Embora ‘Tricolor’ possa parecer extraordinário, ele cresce nos mesmos solos pobres e bem drenados que outros tipos de sedum. Ele também pode tolerar uma ampla gama de temperaturas, então não hesite em plantá-lo se você viver em uma região mais fria.
Sedum Cinza
Use o sedum cinza para preencher espaços vazios em jardins de pedras com seus corredores subterrâneos espalhados.
Muitas variedades de sedum produzem rosetas de folhas carnudas, mas poucas rivalizam com as do sedum cinza. Essas plantas produzem muitas pequenas rosetas que se assemelham a um adorável canteiro de repolhos ou a um aglomerado de rosas em miniatura. Cada folha tem margens onduladas, também conhecidas como bordas, criando uma aparência ainda mais única.
O sedum cinza tem corredores subterrâneos que se espalham e criam coberturas densas no solo, então você pode usar as plantas para preencher espaços vazios em jardins de pedras. No entanto, as plantas também ficam lindas se espalhando sobre muros de pedra. Junto com folhas bonitas, o sedum cinza produz delicadas flores brancas em forma de estrela.
Considerações Finais
Independentemente da variedade de sedum que você escolher, você pode contar com uma planta de baixa manutenção que prospera em solos pobres. Lembre-se de plantar essas plantas suculentas em uma área com solo bem drenado e evite aplicar muito fertilizante. Não tenha medo de misturar e combinar algumas variedades para criar um jardim de pedras cheio de diferentes cores e texturas!