15 Suculentas Que Você Pode Cultivar a Partir de Sementes

No momento, você está visualizando 15 Suculentas Que Você Pode Cultivar a Partir de Sementes

Cultivar plantas a partir de sementes tem muitos benefícios. Você tem um melhor controle sobre o ambiente, economiza dinheiro e é mais gratificante cuidar de uma planta desde a semente do que comprá-la em um viveiro. Mas será que os amantes de suculentas podem participar dessa prática?

Como qualquer planta que floresce, é possível cultivar suculentas a partir de sementes. Na verdade, é ideal para cultivadores ávidos de suculentas que procuram espécies mais raras, difíceis de encontrar em viveiros. Pode demorar um pouco mais para as plantas se desenvolverem, especialmente se você está acostumado a semear coisas como vegetais e ervas, que surgem em poucas semanas. Mas a recompensa vale a espera.

A lista de suculentas que você pode cultivar a partir de sementes é extensa, mas estas são as 15 que recomendo para iniciantes, que são relativamente fáceis de encontrar ou crescer bem a partir de sementes.

Cactos

Os cactos fazem parte do grupo das suculentas, e suas sementes crescem facilmente, proporcionando mais diversidade.

O primeiro item pode ser um pouco confuso, pois os cactos geralmente são considerados um grupo separado de plantas. No entanto, seus hábitos de crescimento permitem que sejam agrupados como suculentas; só não funciona ao contrário. Todos os cactos são suculentas, mas nem todas as suculentas são cactos.

Essas belezas espinhosas são fáceis de começar a partir de sementes, embora você precise de um pouco de paciência enquanto espera que germinem. Leva cerca de um ano desde a semeadura para atingir uma polegada de altura. Para uma variedade adicional, escolha um mix de sementes com algumas espécies diferentes.

Lithops

Também chamados de pedras vivas, os lithops imitam seixos para se defender de predadores.

Os lithops também são conhecidos como pedras vivas ou plantas de pedra, e é fácil ver por quê. O par de folhas fundidas permanece principalmente subterrâneo, com apenas uma pequena seção aparecendo acima da linha do solo. Sem um segundo olhar, você pode facilmente confundi-los com seixos. Esta é a defesa deles contra predadores na natureza.

Na verdade, é mais fácil propagar lithops com sementes. Basta semear as sementes em uma camada sobre o solo para suculentas e cobrir levemente com vermiculita. Comprar sementes permite uma maior escolha de variedade, em vez de limitar-se ao que está disponível no viveiro local.

Conophytum

Uma suculenta rara, o Conophytum prospera em condições adversas do sul da África, apresentando folhas fundidas e caules mínimos.

Se você se apaixonou pelos lithops, provavelmente vai adorar o adorável e muito menos comum gênero Conophytum. Originários dos mesmos ambientes adversos do sul da África, as plantas de conophytum também apresentam pares de folhas fundidas e quase nenhum caule, muitas vezes surgindo entre fendas nas rochas.

As sementes desta planta única podem ser um pouco mais difíceis de encontrar do que outras suculentas desta lista. Verifique com cultivadores especializados e compre online para encontrar a espécie perfeita.

Echeveria

Conhecidas por suas formas geométricas, as plantas Echeveria são fáceis de cultivar, oferecendo variedade e custo-benefício no paisagismo de jardins.

Quando penso em suculentas, Echeveria é o primeiro gênero que me vem à cabeça. Suas formas geométricas, cores únicas e facilidade de cuidado englobam tudo o que há para amar no cultivo de suculentas.

As Echeveria são fáceis de encontrar, mas também divertidas de cultivar a partir de sementes. Há mais variedade de espécies, especialmente em áreas onde as suculentas não são tão amplamente cultivadas. Se você está procurando cobrir uma grande área em seu jardim, semear sementes é muito mais econômico e rápido do que esperar que as plantas maduras se espalhem.

Crassula

A planta jade, nativa da África do Sul, prospera em baixa luz, tornando-se uma planta de casa procurada e amigável para iniciantes.

Crassula ovata, comumente conhecida como planta jade, é um arbusto nativo da África do Sul. Graças à sua tolerância à luz mais baixa em comparação com outras espécies, tornou-se uma planta de casa popular e uma das suculentas mais procuradas para iniciantes.

Para os amantes de plantas de casa que não costumam semear sementes, semear Crassula ovata é um ótimo experimento de jardinagem. Mas você não está limitado a esta espécie. Várias sementes de Crassula estão disponíveis online, expandindo suas opções além da tradicional planta jade.

Aloe

Considere cultivar espécies menos conhecidas de Aloe a partir de sementes.

O nome aloe é quase sinônimo da espécie Aloe vera, conhecida por suas propriedades medicinais e frequentemente usada em produtos de beleza. No entanto, há muito mais no gênero aloe do que esta única planta. Existem mais de 600 espécies para escolher, uma das quais é realmente nomeada em homenagem a um dos meus ancestrais (Aloe greatheadii).

Se você está cultivando aloe a partir de sementes, experimente uma espécie que você pode não ter visto ou cultivado antes. Elas germinam em poucas semanas, mas espécies maiores levarão um tempo para atingir seu tamanho completo.

Sedum

Os sedums de stonecrop prosperam em ambientes rochosos. Eles são coberturas de solo ideais para áreas ensolaradas e arenosas e se propagam facilmente via sementes.

Os sedums também são conhecidos como stonecrops devido aos ambientes rochosos em que crescem melhor. Eles são coberturas de solo ideais para áreas ensolaradas com solo arenoso onde outras plantas podem ter dificuldade em crescer.

Para estabelecer sedum como cobertura de solo, é mais fácil começar a partir de sementes. Escolha a mesma espécie para uniformidade no jardim ou escolha um pacote de espécies mistas para trazer alguma variedade para áreas abertas e descobertas.

Haworthia

Opte por Haworthias compactas com aparência semelhante ao aloe, como H. truncata ou H. cooperi.

Se você gosta da aparência dos Aloes, mas não tem espaço para uma planta maior, experimente Haworthia. Essas plantas têm uma forma e estrutura semelhantes aos Aloes, mas são uma fração do tamanho.

Algumas Haworthias têm uma aparência mais única do que outras, com folhas infladas ou padrões de crescimento estranhos. Se você quer algo um pouco mais fora do comum, procure espécies como H. truncata, H. splendens ou H. cooperi.

Agave

Os agaves são suculentas grandes que são ideais para canteiros ao ar livre.

Os majestosos agaves são tipicamente muito maiores do que as suculentas compactas que muitos estão acostumados a cultivar. Eles são normalmente plantados em canteiros em vez de recipientes. Essas plantas estruturais têm folhas grossas e bordas espinhosas, com Agave attenuata como a exceção de folhas lisas.

Se você está interessado em destilar sua própria tequila, procure sementes de Agave tequilana. Certifique-se de obter uma licença para isso primeiro, pois destilar nos EUA sem uma é um crime. As plantas têm um tom azul lindo e uma forma espinhosa que se destaca em qualquer jardim.

Aeonium

Essas suculentas arredondadas únicas se destacam em jardins de contêineres, apresentando altura e cores vibrantes.

Os Aeoniums são ótimas plantas de destaque para recipientes, não apenas pela sua altura, mas pelas suas cores impressionantes. Eles formam rosetas como outras suculentas, mas as folhas são mais arredondadas nas extremidades para suavizar sua forma estrutural.

Para se adequar à tendência de jardins góticos, experimente cultivar ‘Zwartkop’ para folhas intrigantes de cor roxo-preto. Você também encontrará espécies de Aeonium com folhas verdes, vermelhas e roxas padronizadas. Semeie as sementes na superfície de uma mistura de solo padrão para suculentas e forneça luz solar intensa.

Pachypodium

Com caules adoravelmente inchados, os Pachypodiums às vezes parecem alienígenas.

Pachypodium é um dos meus gêneros de suculentas favoritos, puramente pelos caules adoravelmente inchados de muitas espécies. Algumas das plantas parecem quase alienígenas, com bases espinhosas maciças e apenas algumas folhas minúsculas saindo. As espécies menores são ótimas para recipientes e são frequentemente treinadas como bonsai.

Semeando sementes, você tem a oportunidade de escolher espécies mais raras que podem ser difíceis de encontrar. Isso também permite que elas se adaptem ao ambiente do seu jardim desde o início. Elas crescem lentamente, mas certamente valem a espera.

Adenium

As rosas do deserto permanecem compactas em ambientes internos, mas precisam de muita luz solar.

As espécies de Adenium têm uma forma semelhante aos Pachypodiums. No entanto, a característica marcante dessas plantas são as flores, comumente conhecidas como rosas do deserto. Nos ambientes certos, as extremidades dos ramos estarão cobertas de flores brilhantes em uma variedade de cores.

Os Adeniums são plantas grandes que geralmente crescem vários pés de altura. No entanto, se forem mantidos em ambientes internos e confinados a um recipiente, esses cultivadores lentos permanecerão compactos. Semeie-os em ambientes internos, dando-lhes muita luz solar para permitir que se adaptem ao ambiente da sua casa.

Kalanchoe

Ótimas para iniciantes, as plantas Kalanchoe prosperam em ambientes internos e permanecem resilientes em várias condições.

Frequentemente mantidas como plantas de casa, as Kalanchoe são suculentas ideais para iniciantes. Elas são plantas resilientes que crescem bem em uma variedade de condições (incluindo luz indireta), tornando-as uma das suculentas mais fáceis de cultivar em ambientes internos.

As sementes de Kalanchoe são super pequenas, então tenha cuidado ao manuseá-las. Semeie levemente diretamente sobre a mistura e não cubra. As sementes precisam de luz para germinar com sucesso. Kalanchoe blossfeldiana é uma das mais amplamente cultivadas por suas flores, mas outras espécies adoráveis como Kalanchoe thyrsiflora também crescem bem a partir de sementes.

Sempervivum

Os Sempervivums, conhecidos como houseleeks, oferecem emoção em pacotes de sementes mistas, revelando formas e cores diversas.

Essas plantas têm uma longa lista de nomes comuns divertidos. Hens and chicks é um que você provavelmente verá com mais frequência, nomeado pela forma como se propagam e se espalham. Eles também são chamados de houseleeks ou (reconfortantemente para iniciantes) plantas que vivem para sempre.

Você pode encontrar sementes de Sempervivum para tipos específicos, mas pacotes mistos são muito mais emocionantes, na minha opinião. Isso adiciona um pouco de mistério ao processo e emoção quando as diferentes formas e cores começam a tomar forma.

Fenestraria

Adorável Fenestraria rhopalophylla, conhecida como dedinhos de bebê, prospera em ambientes internos com luz solar, podendo florescer após anos.

Fenestraria rhopalophylla é uma das suculentas mais adoráveis que você pode cultivar, com um nome igualmente adorável – dedinhos de bebê. A suculenta formadora de touceiras produz grupos de folhas tubulares com topos ligeiramente translúcidos para permitir a penetração da luz.

Os dedinhos de bebê são frequentemente mantidos como plantas de casa, mas precisam de muita luz solar para se manterem felizes. Após alguns anos de cultivo a partir de sementes, você pode até vê-los florescer nas condições certas.

Pensamentos Finais

Cultivar suculentas a partir de sementes não é tão complicado quanto você pode pensar. Elas levarão um tempo para amadurecer, mas você as apreciará muito mais crescendo a partir de sementes.