19 Tipos de Tuia para Paisagismo Residencial

Você está visualizando atualmente 19 Tipos de Tuia para Paisagismo Residencial

Arborvitae: Uma Introdução

Arborvitae é uma árvore ou arbusto perene e conífero da família Cupressaceae. É nativa da América do Norte e comumente usada como ornamental. Esta árvore é adaptável a uma ampla gama de condições de solo, desde que o solo tenha boa drenagem. A maioria das variedades pode ser cultivada de forma confiável nas zonas de cultivo USDA de dois a oito. Esta perene é de longa vida e pode viver entre 25-150 anos!

Dependendo da variedade, a arborvitae pode crescer em uma ampla gama de alturas—de alguns pés para variedades anãs até 60 pés de altura. A maioria das variedades cresce em uma forma típica de pirâmide de árvore perene, mas precisará de poda regular para manter essa forma ao longo do tempo. Devido ao seu hábito de crescimento, elas são excelentes como quebra-vento, cerca viva ou tela de privacidade.

Emerald Green

Características e Cultivo

Thuja occidentalis ‘Smaragd’ é também conhecida como ‘Emerald Green’. Cultive-a nas zonas de cultivo USDA de dois a sete. Prefere condições de pleno sol, mas também tolera sombra leve. ‘Emerald Green’ atinge uma altura madura de 15 pés e uma largura de 4 pés. Seu nome vem do fato de manter sua cor verde brilhante durante os invernos rigorosos.

Diferente de outras arborvitaes, que muitas vezes ficam opacas e ligeiramente marrons durante os meses mais frios, esta variedade exibe uma cor chartreuse no inverno. Isso a torna um fundo deslumbrante, especialmente durante a estação fria e cinzenta.

Green Giant

Características e Cultivo

Thuja plicata x standishii é também conhecida como ‘Green Giant’. Este é um híbrido de cedro-vermelho ocidental e thuja japonesa. Cresce bem nas zonas de cinco a oito. Como o nome sugere, tem uma taxa de crescimento rápida e um tamanho maduro grande, podendo alcançar até 60 pés de altura!

Esta variedade é excelente como quebra-vento ou divisão de propriedade. Devido ao seu tamanho, também fornece muito abrigo e habitat para a fauna local. Ao plantar essas árvores ao lado de outras plantas na paisagem, considere sua altura e largura maduras.

Eastern Arborvitae

Características e Cultivo

Esta variedade de Thuja occidentalis, também conhecida como arborvitae americana ou cedro-branco oriental, pode ser cultivada nas zonas três a sete. Tem uma taxa de crescimento lenta a média e requer um ambiente de pleno sol.

Esta variedade é conhecida por sua resistência a doenças e pragas e é frequentemente usada em paisagismo comercial devido à sua baixa manutenção. Esta árvore, também conhecida como cedro-branco do norte, atinge uma altura madura de 60 pés e uma largura de 20 pés.

Western Red Cedar

Características e Cultivo

Esta variedade de arborvitae é também conhecida como cedro-vermelho ocidental. Pode ser cultivada nas zonas de cultivo três a sete e cresce melhor em áreas do Noroeste do Pacífico. A madeira resistente à água é frequentemente usada na fabricação de postes de cerca que são resistentes à podridão. Tem uma taxa de crescimento moderada e pode crescer até 40 pés ao longo de algumas décadas.

O cedro-vermelho ocidental pode ser usado como ornamental em paisagismo, embora seja muito procurado por sua madeira durável e flexível para uma variedade de produtos comerciais, como telhas de telhado, decks e outras estruturas externas.

Golden Arborvitae

Características e Cultivo

Thuja orientalis ‘Aurea Nana’ é também conhecida pelo nome comum de arborvitae dourada. Pode ser cultivada nas zonas seis a nove. Ao contrário da maioria das arborvitaes que requerem pleno sol, a arborvitae dourada pode tolerar condições de sombra parcial.

Elas têm uma taxa de crescimento lenta e eventualmente atingem um tamanho máximo de 12 pés de altura e 6 pés de largura. Seu nome reflete sua bela folhagem verde-amarelada dourada, que é macia e plumosa.

North Pole

Características e Cultivo

Thuja occidentalis ‘Art Boe’ é também conhecida como ‘North Pole’ e é uma das variedades mais populares usadas para criar uma cerca viva de privacidade, pois cresce alta e estreita. Pode ser cultivada nas zonas três a oito. Tem uma taxa de crescimento moderada e atinge um tamanho maduro de 15 pés de altura e 5 pés de largura.

Como o nome sugere, ‘North Pole’ é particularmente bem adaptada às condições de cultivo em climas mais frios. Devido à sua estatura moderada e hábito de crescimento ereto, esta variedade é perfeita para criar uma linha de cerca viva.

Golden Globe

Características e Cultivo

Thuja occidentalis ‘Golden Globe’ é uma variedade anã que pode ser cultivada nas zonas dois a oito. Tem uma taxa de crescimento lenta a média, mas eventualmente atinge um tamanho maduro de quatro pés de altura e largura.

A forma baixa e simétrica deste arbusto, combinada com sua folhagem verde-dourada, faz dele uma excelente planta de destaque em sua paisagem. Embora tendam a crescer naturalmente em forma de globo, precisarão de poda regular para manter essa forma a longo prazo.

Korean Thuja

Características e Cultivo

Thuja koraiensis é também conhecida como thuja coreana. Esta variedade é popular na Coreia do Norte e do Sul, bem como em áreas da China. Cultive-a nas zonas de cultivo cinco a oito. Prefere pleno sol em climas mais frios, mas pode se beneficiar de sombra à tarde em climas mais quentes.

A thuja coreana cresce até 30 pés de altura e 15 pés de largura. Esta variedade é um pouco rara em termos de uso hortícola, pois não há um grande estoque de sementes disponível. Mas ela adiciona um deslumbrante fundo verde-azulado perene a uma paisagem de baixa manutenção.

Teddy Arborvitae

Características e Cultivo

Thuja occidentalis ‘Teddy’ é comumente referida como arborvitae teddy. Pode ser cultivada nas zonas dois a sete. Esta é uma variedade anã com um hábito de crescimento compacto, atingindo uma altura madura de dois pés de altura e um pé de largura. Seu nome vem do fato de que a folhagem é macia e plumosa, em vez de rígida. Isso lhe dá uma aparência suave e fofa, como um ursinho de pelúcia.

Também é bem adequada para crescer em recipientes ou vasos. Isso a torna uma ótima escolha para jardineiros com espaços pequenos que podem não ter espaço para uma cerca viva de arborvitae de tamanho completo, mas ainda querem desfrutar de sua beleza perene.

Holmstrup

Características e Cultivo

Este tipo de Thuja occidentalis é também conhecido como ‘Holmstrup’. Pode ser cultivada nas zonas três a sete. O hábito de crescimento lento torna fácil de conter com poda anual.

Tem um hábito de crescimento compacto e atinge um tamanho maduro de 15 pés de altura e 5 pés de largura. Isso a torna perfeita para adicionar uma cerca viva em uma paisagem menor, como um quintal urbano.

Danica

Características e Cultivo

Thuja occidentalis ‘Danica’ é uma verdadeira variedade anã. Pode ser cultivada nas zonas dois a sete. Quando totalmente crescida, atinge uma altura de dois pés de altura e largura. Isso a torna uma excelente planta de borda. Você também pode usá-la para delinear caminhos na paisagem ou para emoldurar entradas.

Ela pode até ser cultivada em recipientes. Ao cultivar em recipientes, certifique-se de não deixá-la secar completamente. Plantas cultivadas em recipientes tendem a secar rapidamente, e embora as arborvitaes não gostem de ficar encharcadas, também não suportam períodos de seca.

Techny

Características e Cultivo

Este tipo de Thuja occidentalis é também conhecido como arborvitae ‘Techny’. Pode ser cultivada nas zonas dois a oito. É nomeada após a cidade de Techny, Illinois.

Este tipo cresce múltiplos líderes, o que significa que o topo da planta é mais preenchido e menos em forma de pirâmide do que outras variedades. Essa qualidade a torna uma excelente escolha para uma tela de privacidade. Cresce 15 pés de altura e 10 pés de largura.

Woodward Globe

Características e Cultivo

Thuja occidentalis ‘Woodwardii’ é também conhecida como ‘Woodward Globe’. Pode ser cultivada nas zonas de cultivo USDA três a sete. A folhagem verde-amarelada e a forma compacta de globo a tornam especial.

Deixe-a atingir até 10 pés de altura e 15 pés de largura, ou pode podá-la para manter uma forma mais curta e compacta. Use-a como uma cerca ao longo de uma cerca existente ou linha de propriedade ou em cada lado para emoldurar uma entrada.

Weeping Arborvitae

Características e Cultivo

Thuja occidentalis ‘Filiformis’ é também conhecida como arborvitae chorona. Pode ser cultivada nas zonas dois a sete. Tem uma aparência muito incomum devido à sua folhagem pendente que cai de múltiplos caules. À primeira vista, não parece uma arborvitae.

Ela atinge uma altura madura de oito pés de altura e quatro pés de largura. Devido ao seu hábito de crescimento pendente, não é uma boa opção para uma tela de privacidade ou cerca viva. No entanto, é uma ótima opção para o jardineiro que procura adicionar uma peça única e marcante!

Whipcord

Características e Cultivo

Thuja plicata ‘Whipcord’ é outra variedade anã que também tem uma aparência semelhante à arborvitae chorona, com sua folhagem longa e esbelta que cai. Pode ser cultivada nas zonas cinco a sete.

Ela pode atingir uma altura madura de quatro pés de altura e quatro pés de largura, ou pode ser podada para manter um hábito de crescimento baixo, quase como uma cobertura do solo. Se você gosta do apelo visual e da singularidade da arborvitae chorona, mas quer em um pacote menor, então ‘Whipcord’ é a variedade para você.

Virginian

Características e Cultivo

Esta variedade de Thuja plicata x standishii é uma nova versão da ‘Green Giant’. Cresce nas zonas de cultivo cinco a nove. ‘Virginian’ tem a mesma velocidade de crescimento da ‘Green Giant’, mas em uma planta mais compacta. Atinge uma altura madura de 15 pés de altura e 6 pés de largura. Isso a torna perfeita para espaços menores.

Ela tem qualidades semelhantes à ‘Green Giant’, exceto em um pacote menor. Você pode podá-la regularmente para manter uma forma ordenada ou deixá-la crescer livremente e produzir uma bela folhagem plumosa.

Tom Thumb

Características e Cultivo

Thuja occidentalis ‘Tom Thumb’ é outra variedade anã. Cresce bem nas zonas quatro a nove. Crescendo naturalmente em forma de globo sem qualquer poda, atinge uma altura madura de três pés de altura e largura.

‘Tom Thumb’ é perfeita para vasos e jardineiras. É bem adaptada a uma variedade de tipos de solo. Certifique-se de não deixá-la secar completamente, especialmente quando cultivada em recipientes.

Spiral Emerald Green

Características e Cultivo

Thuja occidentalis ‘Emerald Green’ é um tipo de árvore verde esmeralda que é podada em um hábito de crescimento espiral. Pode ser cultivada nas zonas três a oito e atinge uma altura madura de 15 pés de altura e 3 pés de largura.

Ela tem todas as qualidades da ‘Emerald Green’, mas com o benefício visual de ser podada em espiral. Você precisará manter essa forma espiral com podas regulares, pois esta árvore não cresce dessa forma naturalmente.

Pancake

Características e Cultivo

Thuja occidentalis ‘Concesarini’ é também conhecida como ‘Pancake’. Pode ser cultivada nas zonas quatro a oito. O nome ‘Pancake’ vem do seu hábito de crescimento único. Ela permanece plana e baixa ao solo enquanto se espalha lateralmente.

‘Pancake’ atinge uma altura madura de um pé de altura e dois pés de largura. Isso a torna uma excelente cobertura do solo perene. É excepcionalmente resistente ao frio e exibe uma folhagem plumosa, quase semelhante a uma samambaia. Precisa de pleno sol para produzir o crescimento mais denso.

Considerações Finais

Não importa quais sejam suas necessidades de paisagismo ou restrições de espaço, há uma arborvitae para você! Escolha entre variedades que podem crescer até 60 pés de altura e fazer uma excelente quebra-vento até variedades anãs que rastejam e se espalham pelo chão, atuando como uma cobertura do solo.

É mais importante avaliar seus objetivos de paisagismo antes de escolher sua variedade, já que essas perenes são de longa vida e estarão presentes por muito tempo após o plantio.