Quando as Azaleias Florescem? O que Esperar na Sua Zona

O que esperar nesse post

Azaleias: Um Guia Completo

Azaleias são arbustos atraentes do gênero Rhododendron. Elas são tipicamente menores em comparação com outros rododendros e, se cuidadas corretamente, são flores excepcionais. Decíduas na maioria dos climas, as azaleias podem ser perenes nas regiões mais quentes. Embora floresçam enquanto as folhas estão presentes, as flores frequentemente obscurecem completamente a folhagem.

Esses arbustos são tolerantes a uma ampla gama de condições. Elas são resistentes à seca, tornando-as ideais para áreas com verões quentes. Preferem alguma proteção do sol, prosperando em sombra parcial ou luz solar filtrada. Mais sombra criará uma forma mais solta e menos flores, mas de maior duração.

Se você criar o ambiente certo, essas plantas são incrivelmente floríferas. Elas são uma das flores mais magníficas do meu jardim e, quando florescem, roubam a cena. Vamos discutir quando as azaleias florescem na sua região e o que você pode fazer para maximizar seu efeito.

A Resposta Curta

Nas condições ideais em qualquer zona, as azaleias geralmente florescem do meio para o final da primavera. Elas são resistentes nas zonas 4-8, e quanto mais ao sul você estiver, mais cedo elas florescerão. Perto do topo de sua faixa, isso ocorrerá mais tarde na primavera. Considerando sua faixa e variedade, a maioria floresce entre março e maio.

A Resposta Longa

As azaleias florescem melhor nas zonas 5-8, embora algumas variedades se adaptem bem à zona 4 e outras não se importem com o calor da zona 9. A espécie e a variedade desempenham um papel, mas o maior determinante é o clima. O tipo de cuidado que recebem terá um impacto significativo na intensidade da floração. Vamos falar sobre o tempo, o clima e os hábitos que impactam o tempo e o volume de floração das suas plantas.

Tempo de Floração das Azaleias por Zona

O tempo de floração varia, mas a primavera é geralmente o alvo.

É difícil determinar um tempo preciso para a floração em qualquer clima, pois os padrões climáticos influenciam. Se você teve um inverno particularmente frio ou quente, elas podem florescer mais tarde ou mais cedo do que o habitual. Eu moro na zona 9 e, na maioria das vezes, tanto espécies nativas quanto não nativas florescem em algum momento de março.

À medida que você se move mais ao norte, naturalmente, esse tempo se desloca mais para o ano. Algumas até florescem novamente, com outra floração, ou mais, durante o verão ou no outono. Elas também variam em termos de quanto tempo suas flores permanecem no arbusto.

Se você reside nas faixas intermediárias, zonas 7 e 8, por exemplo, pode esperar ver flores em algum momento de abril ou maio. Algumas variedades de longa floração podem continuar até junho. Nos limites superiores das zonas 4 a 6, maio e junho são os meses mais favoráveis para suas azaleias florescerem.

Híbridos que florescem novamente podem florescer na primavera, verão e outono. A maioria floresce por duas ou três semanas, mas as azaleias ‘Encore’ às vezes duram até seis meses; estas têm melhor desempenho nas zonas 6 e 7.

Outros Fatores Determinantes

Quando se trata de tempo, meio para o final da primavera é o período. Quando se trata de quantidade e qualidade, há outros fatores a considerar. Você certamente pode aumentar o volume de flores no seu arbusto seguindo algumas sugestões.

Poda

A poda intensa a cada cinco anos leva a uma floração vibrante.

A poda adequada é o maior fator determinante quando se trata da intensidade da floração da sua azaleia. Esses arbustos florescem em madeira velha. Isso significa que os botões só se formarão em galhos que se formaram durante o ano anterior.

Se você podar seu arbusto na primavera, antes da floração, reduzirá drasticamente o número de flores que ele retém. Esses botões já estão formados quando a primavera chega, e podar então os removerá.

Independentemente da sua zona, o momento ideal para podar é logo após a azaleia terminar de florescer. Isso dá a ela o tempo ideal para crescer madeira nova, e para essa madeira amadurecer e formar botões. Podar no verão pode melhorar significativamente o desempenho do seu arbusto na primavera.

Melhor ainda do que podar a cada verão, pular um ano resultará em uma temporada ainda mais abundante. Minha planta mais prolífica é uma que eu moldo com parcimônia e raramente corto mais do que simplesmente aparar os galhos. É um exemplar roxo deslumbrante que brilha na paisagem de março.

Você pode podar intensamente uma azaleia se ela ficar muito comprida e crescida. Certifique-se de fazer isso no verão, ou na próxima primavera, é improvável que veja uma única flor. Eu gosto de podar intensamente a cada cinco anos e, em seguida, apenas levemente entre eles; esse parece ser o número mágico no meu jardim.

Fertilização e Solo

Alimentação equilibrada nos primeiros anos estabelece um crescimento saudável.

Azaleias geralmente não requerem muito fertilizante uma vez estabelecidas. Nos primeiros anos, uma aplicação de fertilizante equilibrado na primavera e no outono será suficiente. Mais importante do que o fertilizante, sua planta tem algumas necessidades específicas de solo que influenciam muito sua produção de flores.

Essas plantas preferem solo moderadamente ácido. Um pH entre 4,5 e 6,0 é o ideal. Isso é muito mais importante do que os nutrientes adicionais que você aplica ao solo.

A razão pela qual elas precisam de solo ácido tem a ver com a absorção de nutrientes. Os nutrientes de que precisam, especialmente o ferro, requerem um ambiente ácido para se decompor em uma forma utilizável para sua azaleia. Uma deficiência de ferro se manifestará como folhas amareladas e crescimento geralmente atrofiado.

Quando uma planta não está recebendo os nutrientes certos, geralmente falta energia para produzir um grande número de flores. Uma planta saudável, por outro lado, tem muita energia para esse propósito.

Exposição ao Sol

Sombra parcial mantém o crescimento compacto e flores abundantes.

Finalmente, a luz solar desempenha um papel significativo na produção de flores em azaleias, como faz na maioria das plantas. Elas são amantes da sombra parcial, preferindo cerca de quatro a seis horas de luz solar matinal e sombra à tarde. Sol filtrado é outra boa situação de exposição.

Pouca luz solar levará a um crescimento comprido e formação de botões mais esparsa. Muito sol pode levar a queimaduras nas folhas e também pode queimar os botões. Considere isso quando se trata de exposição no inverno. Como as árvores decíduas perdem suas folhas no inverno, você pode acabar com muito mais sol durante esses meses.

Considerações Finais

Não importa sua zona, dê às suas azaleias a quantidade certa de luz, mantenha o solo ácido e pode-as na hora certa para que possam florescer profusamente. Se fizer isso, pode esperar que floresçam entre março e junho, dependendo da sua zona. Um inverno frio pode atrasar esse tempo, enquanto um inverno quente pode ver os botões abrindo no final de fevereiro ou até antes, especialmente mais ao sul.

Continue sua leitura aqui