Como Plantar, Cultivar e Cuidar da Sálvia Mexicana

Você está visualizando atualmente Como Plantar, Cultivar e Cuidar da Sálvia Mexicana

Sálvia Mexicana (Salvia leucantha)

A sálvia mexicana é um arbusto tropical ou subtropical da família Lamiaceae, a mesma da hortelã. Esta perene é coberta por flores roxas em forma de funil durante todo o verão e até o outono. Embora não sobreviva ao inverno em áreas mais frias, jardineiros frequentemente a cultivam como anual.

Polinizadores, especialmente beija-flores e borboletas, são atraídos por este arbusto. Isso faz da sálvia uma excelente escolha não apenas para bordas e frente de casas, mas também para qualquer lugar onde você queira atrair polinizadores. Você pode até plantá-la perto de suas hortaliças para atrair abelhas.

O melhor de tudo é que esta perene é super fácil de cuidar uma vez estabelecida. Não precisa de muito além de água e um pouco de fertilizante ocasionalmente. Com o passar dos anos, você pode dividi-la e cultivá-la em outras áreas do seu jardim ou até criar uma borda.

Um exemplar maduro terá cerca de um a dois metros de altura e alguns metros de largura, mas se aglomerará ao longo dos anos e ficará ainda maior, especialmente em pleno sol. Trate bem a sálvia mexicana, e você desfrutará de suas flores roxas por muitos anos. Reunimos tudo o que você precisa saber sobre este arbusto tropical.

Visão Geral da Sálvia Mexicana

Tipo de Planta: Arbusto herbáceo perene

Área Nativa: México e América Central

Exposição: Sol pleno a meia sombra

Requisitos de Irrigação: Média

Pragas e Doenças: Mosca-branca, pulgões, cochonilhas e ácaros; ferrugem, oídio, podridão do caule e manchas foliares fúngicas

Tipo de Solo: Úmido, mas bem drenado; rico em nutrientes

O Que É?

Flores roxas atraem beija-flores e borboletas do verão ao outono.

Características

É um arbusto denso com flores roxas, perfeito para bordas e jardins.

A sálvia mexicana é uma perene nas zonas de resistência USDA 8 a 10, embora muitas vezes seja cultivada como anual em regiões mais frias. Este arbusto denso e espalhado é frequentemente plantado como borda traseira, atingindo cerca de um metro de altura, ou como parte de jardins de polinizadores. Beija-flores e borboletas são atraídos por suas flores roxas em forma de funil, que surgem no verão e permanecem até o outono.

Área Nativa

O arbusto resistente prospera em climas amenos com água média.

Esta perene é nativa de florestas tropicais e subtropicais de coníferas no México e América Central. Essas regiões experimentam temperaturas bastante quentes com alguma variabilidade, bem como precipitação menor do que em florestas tropicais.

Como tal, este arbusto é resistente em climas amenos das zonas 8 a 10 e aprecia uma quantidade média de água.

Plantio

A sálvia mexicana é fácil de plantar, seja transplantando ou começando a partir de sementes. Estas perenes se sairão melhor em um local que receba pelo menos seis horas de luz solar direta por dia. Se você estiver cultivando como anual, não transplante até bem depois da última geada.

Você pode plantar este arbusto relativamente grande em um vaso grande como anual, mas note que ele pode atingir até um metro de altura e largura.

Transplante

Transplante no início da primavera para garantir flores robustas no verão.

A melhor época do ano para transplantar é início da primavera, para que a planta tenha tempo suficiente para estabelecer seu sistema radicular antes da floração no verão. Escolha um local ensolarado com solo bem drenado. Se estiver transplantando várias, deixe alguns metros entre cada uma.

Cave um buraco ligeiramente maior que o torrão. Coloque a planta na posição vertical no buraco, preencha com terra e regue o transplante. Nos próximos meses, regue regularmente enquanto ela se estabelece. Este arbusto é de baixa manutenção uma vez estabelecido.

Cultivo a Partir de Sementes

Comece as sementes em ambientes internos seis semanas antes da última geada.

Você também pode começar a sálvia mexicana a partir de sementes. Idealmente, comece as sementes em ambientes internos cerca de seis semanas antes da última data de geada. Encha bandejas de início de sementes com mistura de início de sementes úmida. Plante as sementes a cerca de ⅛ de polegada de profundidade e mantenha o solo úmido até a germinação.

Mantenha as mudas em uma janela ensolarada ou sob luzes de cultivo até que seja seguro movê-las para fora ou transplantá-las para o jardim. Elas precisam de luz para germinar, então certifique-se de que tenham bastante luz solar ou uma boa luz de cultivo. Se elas crescerem demais para as bandejas antes de ser seguro transplantar, replante em vasos menores internos.

Como Cultivar

Cultivar a sálvia mexicana é fácil. Plante-a na exposição solar correta e no solo adequado, e tudo o que você realmente precisa fazer é regá-la. Alguns fertilizantes anuais e poda opcional são as únicas outras tarefas na sua lista de afazeres.

Luz

Sol pleno garante o melhor crescimento para esta perene.

Esta perene se desenvolverá melhor em um local com sol pleno, especialmente se cultivada como anual em uma zona mais fria. Ela crescerá em meia sombra e até apreciará sombra nas áreas mais quentes de sua faixa. Nas zonas 9 e 10, plante em um local protegido do sol do meio-dia.

Água

Uma vez estabelecida, esta planta precisa de rega semanal mínima.

A sálvia mexicana é nativa de florestas tropicais e subtropicais de coníferas. Ela prefere um pouco de umidade no solo, mas não precisa de tanta água quanto você pensaria para uma planta tropical típica. Uma vez estabelecida, você só precisa regá-la uma vez por semana, excluindo quando chover.

Solo

Esta planta prospera em solo argiloso, bem drenado e ligeiramente alcalino.

Esta perene prefere solo argiloso, rico em nutrientes, que retenha um pouco de umidade, mas drene bem. O solo deve ser neutro ou ligeiramente alcalino, mas não ácido. Em vasos, uma mistura padrão de solo para vasos com pellets de fertilizante de liberação lenta deve ser suficiente, especialmente para uma temporada como anual.

Temperatura e Umidade

Cultive esta espécie em condições quentes e úmidas dentro de sua zona de resistência.

Idealmente, esta planta deve ser mantida em temperaturas quentes e umidade acima da média. Felizmente, ela não é extremamente exigente e ficará bem na maioria das áreas dentro de sua zona de resistência: 8 a 10.

A sálvia mexicana não sobreviverá ao inverno em áreas mais frias. Se você estiver na fronteira de onde ela é resistente, aplique cobertura morta antes do inverno para ajudar a manter as raízes aquecidas.

Fertilização

Uma aplicação anual de fertilizante de liberação lenta garante flores vibrantes.

Se cultivada como perene, uma aplicação anual de fertilizante de liberação lenta e de uso geral no início da primavera será mais do que suficiente para impulsionar o arbusto durante a temporada de crescimento. Você também pode enriquecer o solo com composto.

A sálvia mexicana pode ter dificuldade em florescer com fertilizante excessivo no mesmo local. Salvias geralmente não precisam de fertilizantes suplementares, pois são plantas resistentes que crescem em condições menos que ideais. Como anual, não há necessidade de fertilizar este arbusto.

Manutenção

Este arbusto de fácil cuidado prospera com manutenção mínima e poda ocasional.

Esta é uma planta de fácil cuidado. Se preferir, você pode realmente pular a manutenção completamente.

A poda anual na primavera pode manter a planta com aparência arrumada. Se você estiver cultivando uma planta saudável em uma área perene, pode moldá-la conforme sua preferência ou até cortá-la a alguns centímetros do chão para um crescimento totalmente novo. O arbusto se recuperará.

Remover flores murchas durante o verão e o outono manterá a sálvia mexicana produzindo mais flores, mas não é obrigatório. Ela continuará a florescer, quer você remova as flores murchas ou não.

Propagação

Esta perene é fácil de propagar. Você pode dividi-la na primavera ou no outono e também é possível iniciar novas plantas a partir de estacas.

Este arbusto faz uma linda planta de borda traseira, então você pode querer propagar algumas plantas que você tem em uma fileira. Uma vez que você veja o quanto os polinizadores gostam deste arbusto, pode querer propagá-lo para outras áreas do seu jardim.

Estacas

Estacas saudáveis enraízam bem em condições quentes e úmidas.

Os passos para propagar a sálvia mexicana via estacas são bastante típicos. Usando podadores limpos, corte estacas saudáveis de 20 cm. Remova as folhas da metade inferior da estaca. Opcionalmente, aplique hormônio de enraizamento nas pontas inferiores da estaca.

Coloque suas estacas em um vaso (ou vários vasos) com solo para vasos úmido. Mantenha o vaso em uma área quente e úmida até que a estaca comece a enraizar. Mantenha o solo úmido durante esse tempo. Uma vez que as estacas tenham enraizado, mova-as para um local ensolarado.

Transplante uma vez que a estaca esteja bem estabelecida ou comece a crescer demais para seu recipiente.

Divisão

Divida na primavera ou no outono, replante em solo bem drenado.

Divida a sálvia mexicana no início da primavera, dando-lhe tempo suficiente para se estabelecer antes da floração no verão. Alternativamente, divida no final do outono, uma vez que o período de floração esteja completo.

Para fazer isso, desenterre a planta inteira e faça o seu melhor para evitar danificar qualquer raiz. Sacuda um pouco do excesso de solo e use uma pá ou faca limpa para cortar o torrão em duas ou três divisões. Plante as peças divididas em locais ensolarados com solo bem drenado.

Regue bem os transplantes recentes. Mantenha o solo úmido por algumas semanas e, em seguida, cuide dos arbustos jovens como faria normalmente.

Variedades Populares

Esses cultivares são marcantes e vigorosos para exibições durante toda a temporada.

‘All Purple’

O cultivar apresenta flores roxas vibrantes durante toda a temporada.

A S. leucantha padrão tem flores roxas no verão e flores bicolores no outono, com algumas das pétalas surgindo brancas. O cultivar ‘All Purple’, como o nome sugere, tem flores puramente roxas durante toda a temporada. Se você está exclusivamente interessado nas flores roxas, então este cultivar pode ser para você.

‘Danielle’s Dream’

Este cultivar oferece flores delicadas brancas e rosas durante toda a temporada.

Por outro lado, ‘Danielle’s Dream’ produz flores totalmente brancas no verão, seguidas por flores bicolores brancas e rosas no outono. Neste cultivar, o branco substitui o roxo tradicional, enquanto o rosa substitui o branco tradicional. As flores resultantes são delicadas e adicionam variedade ao jardim.

‘Santa Barbara’

A planta apresenta flores compactas em um vibrante roxo rosado.

Por fim, ‘Santa Barbara’ se assemelha mais ao ‘All Purple’ quando se trata de cores das flores, embora as corolas de outono sejam de um tom mais rosado de roxo, e ainda haja flores brancas. Este cultivar também é um pouco mais compacto e denso.

Problemas Comuns

Esta perene não sofre de muitos problemas comuns. Embora esteja na família da hortelã, não é uma planta de propagação agressiva. Contanto que você forneça as condições adequadas, este arbusto deve ficar bem.

Há algumas pragas que podem ser atraídas pela sálvia mexicana, e ela está sujeita a doenças fúngicas se plantada muito densamente ou se a folhagem estiver constantemente úmida.

Pragas

Pragas como pulgões e cochonilhas podem ser tratadas com sabão inseticida.

A sálvia mexicana raramente luta significativamente contra pragas. No entanto, pragas clássicas de jardim, como mosca-branca, pulgões, cochonilhas e ácaros, podem aparecer. Você pode notar folhagem danificada, crescimento lento ou as próprias pragas.

Você pode geralmente tratar todas essas pragas com sabão inseticida, jatos fortes de água e outros métodos suaves de remoção de pragas sem recorrer a pesticidas.

Doenças

Boa circulação de ar e rega na base previnem o oídio.

Esta perene também é bastante resistente a doenças, mas há algumas doenças relacionadas à falta de circulação de ar e excesso de água que você pode descobrir:

Ferrugem: Você pode ver manchas brancas, amarelas ou avermelhadas nas folhas. O crescimento diminuirá com o tempo se a ferrugem se instalar, levando à morte. Melhore a circulação de ar através da poda e regue o solo, não as folhas, para minimizar a propagação.

Oídio: Você verá algo que parece pó cinza ou branco nas folhas. Isso não é extremamente prejudicial, mas diminui o crescimento. Proporcione boa circulação de ar e regue na base da planta. Pode as áreas danificadas ou doentes conforme necessário.

Podridão do caule: Se a planta inteira de repente ficar amarela e apodrecer, provavelmente desenvolveu podridão do caule devido ao excesso de umidade no solo. Evite isso plantando em solo bem drenado.

Mancha foliar fúngica: Se você descobrir manchas marrons nas folhas, pode ser mancha foliar fúngica. Aumente a circulação de ar em toda a planta e não regue a folhagem diretamente.

Perguntas Frequentes

Este arbusto é uma perene que voltará ano após ano em zonas onde é resistente, que incluem as zonas 8 a 10. Se mantido saudável, jardineiros nessas regiões podem esperar que seus arbustos vivam por anos. Se você mora em um lugar mais frio, pode cultivá-lo como anual, sabendo que ele não retornará na primavera.

A sálvia mexicana se espalhará com o tempo a partir da base da planta, ficando lentamente mais larga e densa. Provavelmente você não a encontrará aparecendo em outras áreas do seu jardim, e ela não se espalhará por rizomas subterrâneos como outros membros da família da hortelã. Se seu arbusto ficar muito grande, você pode facilmente dividi-lo.

Esta planta sobreviverá a uma geada e pode suportar condições de congelamento por um tempo, mas não sobreviverá a invernos rigorosos. Esta planta tropical não sobreviverá ao inverno se plantada na zona 6. Na zona 7, considere aplicar cobertura morta ao redor da planta para ajudá-la a passar pelos meses mais frios.

Esta perene é não tóxica para cães e gatos. Não há razão para se preocupar em plantá-la se você tiver animais de estimação.

Esta questão depende de onde você mora. Como anual, ela prefere o máximo de sol possível, ou pelo menos seis horas de luz direta. Como perene, este arbusto ainda prefere sol pleno, a menos que você esteja em uma das regiões mais quentes onde é resistente. Se você estiver cultivando como perene nas zonas 9 ou 10, plante-a em um local onde ela receba sombra durante os períodos mais quentes do dia.