Azaleias
Azaleias são brilhantes, chamativas e de cores espetaculares. É difícil combiná-las com tons suaves, mas é fácil fazê-las se destacar.
A azaleia ‘Autumn Bonfire’ não é diferente. Este cultivar especial apresenta flores vermelhas vívidas, tão ardentes quanto uma fogueira. Elas começam a florescer na primavera e continuam até o outono.
Um cultivar anão, esta azaleia cresce bem em vasos, jardineiras e pequenos espaços. Plante várias em uma fileira para criar uma cerca viva colorida e baixa, ou use algumas espalhadas pelo jardim como pontos focais. Independentemente do que você decidir, você vai adorar a natureza de fácil cultivo e as flores espetaculares desses arbustos.
Visão Geral da ‘Autumn Bonfire®’
Nome Latim: Rhododendron ‘Robleza’
Tipo de Planta: Arbusto perene
Área Nativa: Eurásia, América do Norte, Austrália
Exposição: Sol pleno a meia-sombra
Requisitos de Rega: Média
Pragas e Doenças: Pragas de insetos, ácaros, veados, podridão, manchas foliares, ferrugem e oídio
Tipo de Solo: Ácido e bem drenado
O Que É?
A azaleia ‘Autumn Bonfire’ é uma espécie híbrida de Rhododendron que permanece abaixo de um metro de altura. Este cultivar anão é uma planta patenteada da série Encore®, que inclui azaleias anãs e semi-anãs que florescem novamente.
O nome comum para esta azaleia é Autumn Bonfire, e o nome botânico é Rhododendron ‘Robleza’. Muitos outros cultivares existem na série com “Autumn” no nome, e eles florescem novamente em uma variedade de cores.
Área Nativa
Esta é uma variedade híbrida que não é nativa de nenhuma região específica.
O gênero Rhododendron é amplamente distribuído pelo mundo. Você encontrará azaleias e rododendros, como são comumente conhecidos, na América do Norte, Europa, Ásia e Austrália. Algumas espécies chamativas são nativas dos EUA, como os rododendros do Pacífico e as azaleias ocidentais.
As variedades híbridas que existem hoje em dia são difíceis de rastrear geneticamente. Elas consistem em vários cruzamentos que produzem características únicas, como flores que florescem novamente e folhas perenes. Elas não são necessariamente nativas de nenhuma região específica e se adaptam bem a uma variedade de ambientes de jardim.
Características
Flores vermelhas vívidas aparecem entre folhas verdes exuberantes.
A azaleia ‘Autumn Bonfire’ é perene nas zonas de resistência de plantas do USDA 6 a 10. Ela pode sofrer alguns danos no inverno durante invernos particularmente rigorosos, embora seja tolerante à geada de -21 a -18°C. Proteja-a no inverno com pano de geada ou cobertura de linha em noites frias.
Os arbustos permanecem entre 60 e 90 cm de altura, e apresentam cachos de flores vermelhas vívidas que brilham sob a luz do sol. Ao contrário da maioria das azaleias que amam sombra, este cultivar tolera sol pleno e cresce bem em jardins bem iluminados.
Abaixo das folhas e flores estão caules lenhosos que brotam de um tronco central. Os caules jovens e flexíveis são fáceis de moldar e torcer, e a azaleia ‘Autumn Bonfire’ é uma ótima escolha para bonsai.
Plantio
Plante arbustos de azaleia ‘Autumn Bonfire’ em solos ácidos e bem drenados. Se o solo for alcalino ou neutro, considere corrigir o local antes do plantio para ajustar o pH entre 5,0 e 6,0.
Use enxofre de jardim para baixar o pH e, se necessário, cal de jardim para aumentá-lo. Se você não souber qual é o pH do solo, use um teste de solo para verificar o pH, bem como os níveis de nutrientes e o teor de matéria orgânica.
Preparar o Local
Corrija o solo antes do plantio para garantir a saúde das raízes.
Azaleias crescem melhor em solos bem drenados e ricos em matéria orgânica. Elas preferem uma mistura argilosa que seja leve e arejada, como a camada de húmus no chão da floresta. Adicione composto para enriquecer o solo para o plantio e verifique se o pH está entre 5,0 e 6,0.
As correções do solo demoram para se decompor. Adicione-as um ou dois meses antes do plantio, e raspe levemente no solo para acelerar o processo. Mantenha o solo úmido, mas não encharcado, para incentivar um solo macio e esfarelento para o processo de transplante.
No dia do plantio, cave um buraco tão profundo e duas vezes mais largo que o torrão da raiz da azaleia. Não corrija o buraco com composto e reserve o solo escavado para uso posterior.
Era comum encher buracos de plantio com composto, mas agora sabemos que isso leva a sistemas radiculares apertados e superlotados. As raízes lutam para penetrar no solo do jardim e ficam presas no conforto acolchoado das correções. Use apenas o solo que você escavou durante o plantio para obter os melhores resultados.
Transplante
Manuseie as raízes com cuidado durante o transplante.
É importante preparar sua azaleia para o sucesso no plantio. Azaleias têm raízes finas que quebram facilmente, então tenha cuidado durante o processo para manuseá-las com delicadeza. Elas preferem ser transplantadas na primavera ou no outono, quando o clima é fresco e ameno.
Comece removendo o arbusto do recipiente e observe as raízes. Se as raízes estiverem compactas e enraizadas, use uma faca afiada para cortar as partes inferiores que estavam circulando o vaso. Isso liberará as raízes e ajudará a estabelecer-se bem após o transplante.
Coloque o arbusto dentro do buraco, com o tronco acima do solo e as raízes abaixo. Preencha o buraco com o solo escavado anteriormente até chegar à superfície. Em seguida, regue bem o local e adicione composto sobre o solo, mas longe do tronco.
Como Cultivar
As azaleias ‘Autumn Bonfire’ são diferentes da maioria dos outros cultivares híbridos. Elas crescem bem em locais quentes com bastante sol e toleram curtos períodos de seca durante o verão. Use-as para adicionar cor em pequenos espaços e para destacar árvores e arbustos mais altos no jardim.
Luz
Procure quatro a seis horas de luz solar por dia.
Esta azaleia prefere sol pleno ou meia-sombra, com entre quatro e seis horas de luz solar direta diária. Essa quantidade de sol levará ao maior número de flores com as melhores cores. Você quer flores vermelhas como fogueiras, não rosas pálidas!
Dê sombra à tarde para esta azaleia nas regiões mais quentes das zonas 8 a 10. O sol é mais intenso durante esse período e pode danificar as folhas e queimar os cachos de flores. O sol da manhã é preferível, pois as temperaturas são mais baixas no início do dia do que no final.
Você também pode cultivar este cultivar em sombra densa com luz solar filtrada através do dossel ao longo do dia. O arbusto pode crescer menos flores do que em um local bem iluminado, mas se fortalecerá com o tempo ao longo de muitas estações.
Água
Uma vez estabelecidos, esses arbustos requerem menos rega regular.
Água regular é necessária no primeiro ano após o plantio. Depois, o arbusto tolerará menos água durante a estação de crescimento. Você pode precisar irrigar o local de plantio duas ou três vezes por semana durante os meses quentes do primeiro ano.
No segundo e nos anos subsequentes, regue o arbusto uma vez por semana durante os períodos de seca. Se a chuva for forte e regular, você pode não precisar regar. Verifique o solo antes de regar para garantir que você não está regando em excesso, pois o solo encharcado pode levar à podridão das raízes.
Azaleias em vasos precisarão de mais água do que suas contrapartes no solo. Elas podem precisar de água todos os dias ou em dias alternados durante a estação seca. Mantenha uma mangueira ou regador por perto para facilitar a rega.
Solo
Azaleias adoram solos ácidos que drenam bem.
Solo argiloso ácido bem drenado é o melhor tipo de solo para azaleias ‘Autumn Bonfire’, embora elas se adaptem bem a uma variedade de solos. Um pouco de argila ou areia é aceitável, desde que o solo seja bem drenado e não retenha poças de água.
Azaleias adoram matéria orgânica em seu solo. Adicione bastante composto, húmus de folhas ou palha ao local em uma camada de dois a três centímetros de espessura. Isso alimentará a planta e isolará as raízes, mantendo-as seguras das geadas durante o inverno.
Em vasos ou recipientes, use uma mistura de solo para vasos que seja bem drenada e retenha umidade. Turfa é uma ótima base, mas sua colheita é extremamente prejudicial para os frágeis brejos de turfa. Considere usar coco-coir, pó de casca ou uma mistura de solo diferente que seja ecologicamente correta.
Fertilização
O excesso de fertilização impacta negativamente a floração nesses arbustos.
Este cultivar de azaleia é sensível ao excesso de fertilização. Beneficia-se de uma única alimentação na primavera após a primeira rodada de flores. Use um fertilizante orgânico bem equilibrado com quantidades quase iguais de nitrogênio, fósforo e potássio.
Aplique o fertilizante em pó, líquido ou granular de acordo com as instruções da embalagem, tomando cuidado para não adicionar mais do que a quantidade recomendada. Regue bem e lave qualquer substância das folhas para evitar queimaduras.
Em áreas com longas estações de crescimento, como o sul da Califórnia, uma segunda rodada de fertilizante pode ajudar a prolongar o período de floração. Adicione outra dose regular no verão, não mais tarde do que o final de setembro.
Manutenção
Azaleias não requerem poda significativa.
Esta azaleia é de baixa manutenção. Não requer remoção de flores murchas ou poda significativa. Você pode podar o arbusto para moldá-lo como desejar, embora não seja necessário. Faça isso após a primeira rodada de flores, quando as pétalas começarem a desbotar, e remova no máximo um terço do arbusto em uma única sessão de poda.
Adicionar cobertura morta no outono preparará sua azaleia para o inverno. Use composto, húmus de folhas ou folhas caídas e aplique a cobertura em uma camada de dois a três centímetros de espessura.
Propagação
É impossível propagar esta variedade com sementes, pois as sementes produziriam mudas geneticamente diferentes que podem não se assemelhar à planta-mãe. Use estacas ou camadas simples para propagar clones do arbusto original.
Estacas
Propague a partir de estacas durante a primavera e o outono.
Retire estacas de crescimento saudável durante a estação de crescimento, da primavera ao outono. Pode pedaços de quatro a seis polegadas dos caules com folhas e botões. Remova as folhas inferiores e corte qualquer flor ou botão não aberto.
Insira as extremidades cortadas dos caules em bandejas ou vasos com um meio de cultivo bem drenado. Coloque uma cúpula de umidade sobre as estacas e mantenha-as em um local iluminado com sombra à tarde. Mantenha o meio de cultivo úmido, mas não encharcado.
As raízes se formarão em algumas semanas em condições adequadas. Transplante-as após um ano para vasos maiores ou diretamente para o jardim.
Camadas Simples
A camadas é uma ótima técnica de propagação para arbustos estabelecidos.
A camadas simples é semelhante à propagação por estacas, exceto que você deixa os caules anexados enquanto eles enraízam. É uma maneira mais segura de propagar e é mais fácil de fazer em arbustos maduros crescendo no solo do que em jovens.
Comece encontrando um galho longo e sem folhas que você gostaria de enraizar. Corte a parte inferior do caule com uma faca ou podador afiado para remover a camada externa de casca. Não corte muito fundo! Corte apenas o suficiente para remover a camada verde externa e expor o tecido cambial branco.
Em seguida, dobre suavemente o galho até que ele alcance o solo. Prenda-o com uma estaca de paisagismo e cubra o galho cortado com solo, de modo que a ponta do caule fique exposta. Deve parecer uma nova planta crescendo ao lado do seu arbusto existente.
A parte cortada formará raízes após algumas semanas. Mantenha o solo úmido e descubra cuidadosamente o galho para ver se ele tem raízes. Uma vez enraizado, pode a base do galho para removê-lo da planta-mãe. Deixe-o no lugar ou desenterre a nova planta e mova-a para um local diferente.
Problemas Comuns
Esta azaleia pode enfrentar problemas quando cresce em condições inadequadas. Antes de identificar o problema como uma praga ou doença, observe seu regime de cuidados e o clima para ver qual é o problema. A maioria dos problemas de cultivo resulta de fatores abióticos, como seca, em vez de fatores bióticos, como pragas e doenças.
Pragas
Azaleias são suscetíveis a uma longa lista de pragas, especialmente em condições secas.
‘Autumn Bonfire’ é suscetível a danos nas folhas, flores e raízes por pulgões, ácaros, brocas, percevejos, cigarrinhas, cochonilhas, nematoides, escamas, tripes e moscas-brancas. A maioria das pragas que atacam as folhas não gosta de condições úmidas e você pode espantá-las diariamente com uma mangueira para se livrar delas.
Outras, como os percevejos, são difíceis de eliminar. Percevejos invasores estão invadindo minha região do noroeste do Pacífico, tornando muitos cultivares de azaleia inadequados para o cultivo. Espante-os e mantenha-os afastados com pulverização regular durante os meses quentes.
Manter seu arbusto saudável é a melhor defesa. Desencoraje a maioria das pragas com cobertura morta, irrigação regular e cuidados adequados. O composto inocula a área com bons insetos e micróbios que combatem os ruins.
Evite usar pesticidas, pois eles prejudicarão as borboletas e abelhas que adoram visitar as flores desta azaleia. Não vale a pena! Os pesticidas têm efeitos duradouros que prejudicam polinizadores e insetos predadores, e eles desequilibram o ecossistema delicado do seu jardim.
Doenças
A podridão radicular é um problema comum em solos encharcados.
A podridão radicular por Phytophthora é a doença mais prejudicial e é comum em locais com solos mal drenados. Certifique-se de que o solo seja bem drenado e evite regar em excesso as raízes. Se a podridão radicular estiver presente, você precisará plantar uma nova azaleia em um local separado para deixar a doença morrer no solo.
Adicione bastante matéria orgânica, como composto, para ajudar na drenagem. Além da podridão radicular, azaleias não saudáveis podem estar sujeitas a cancros, ferrugem, manchas foliares e oídio. Desencoraje doenças foliares plantando o arbusto em uma área com boa circulação de ar e bastante luz solar.