Azaleias Nativas Criam Exibições Deslumbrantes em Bosques e Áreas Naturalizadas
As azaleias nativas criam exibições deslumbrantes em bosques e áreas naturalizadas, especialmente em grupos. As flores variam do branco a tons de rosa, roxo, amarelo, damasco, dourado, laranja e vermelho. As flores precoces e perfumadas atraem beija-flores, abelhas e borboletas. Enquanto algumas espécies são de crescimento baixo, a maioria cresce ereta com uma forma aberta em forma de vaso – um elemento escultural no sub-bosque. As azaleias nativas também crescem em vasos e como plantas de interior.
Rhododendron vem do grego rhodo, ou “rosa”, e dendron, ou “árvore”. Existem mais de 17 espécies de azaleias nativas, com inúmeros cultivares. Embora essas belezas encantem com suas cores, fragrância e forma, todas as partes das azaleias nativas são venenosas para pessoas e animais se ingeridas.
Florida Flame
A azaleia Florida Flame prospera no calor, tornando-se ideal para jardins do sul com suas flores vibrantes.
A azaleia ‘Florida Flame’ faz jus ao seu nome com densos cachos de flores em amarelo, dourado, laranja e vermelho. As flores perfumadas surgem em abril e maio antes que as folhas se abram completamente. ‘Florida Flame’ é uma das azaleias nativas mais vistosas, iluminando áreas sombreadas do jardim com grandes cores de flores. As flores tubulares têm estames muito longos, mas são mais distinguíveis pelas vibrantes flores de amarelo a laranja e laranja a escarlate.
Em climas quentes, dê à ‘Florida Flame’ luz difusa ou sombra parcial e proteção do sol da tarde para que as flores e folhas não queimem. Ela se desenvolve melhor em solos úmidos, bem drenados e ácidos, e é tolerante à seca uma vez estabelecida.
Os cultivares incluem ‘Firecracker’, com flores laranja intensas, e ‘Millie Mac’, com flores em branco, amarelo e laranja. As pétalas podem ter centros dourados ricos com bordas brancas e estames rosados.
Sweet
A folhagem de outono da azaleia Sweet vira de vermelho a roxo, encantando após as flores de verão desbotarem.
A azaleia Sweet floresce de junho a julho, onde cachos de flores tubulares brancas surgem entre folhas verde-escuras. As flores são altamente perfumadas com notas doces e frutadas. Estames vermelhos pontuam os centros das flores. Esta azaleia encanta no outono também, quando a folhagem vira de vermelho a roxo.
As azaleias Sweet crescem rapidamente, atingindo de 2,5 a 3,5 metros em média. Elas são resistentes ao frio até a zona 4 do USDA, mas não toleram climas quentes de verão (acima da zona 7). As azaleias Sweet crescem naturalmente ao longo de margens de riachos e precisam de solos consistentemente úmidos e bem drenados para prosperar.
O cultivar ‘Hot Ginger and Dynamite’ apresenta grandes flores brancas intensamente perfumadas. ‘Lisa’s Gold’ produz cachos de flores de madressilva de amarelo pálido a dourado com um perfume doce e folhagem que vira amarela no outono.
Pinxterbloom
Em bosques úmidos e áreas abertas, a Pinxterbloom de crescimento lento prospera na sombra do sub-bosque.
A Pinxterbloom é um arbusto do sub-bosque com delicadas flores em rosa, lavanda e branco. As flores levemente perfumadas aparecem de abril a maio pouco antes das folhas elípticas emergirem.
Este arbusto de crescimento lento prospera no sub-bosque, preferindo sombra mais intensa em áreas com verões quentes. A Pinxterbloom tolera sol pleno em climas mais frios com umidade adequada no solo. Ela cresce naturalmente em bosques úmidos, perto de pântanos e em áreas abertas de Massachusetts a Carolina do Sul.
A Pinxterbloom é densa e arbustiva com ramificação horizontal graciosa. O sol parcial ajuda a evitar que ela fique desengonçada, e ela tolera locais relativamente secos e solos arenosos. A abundância de lindas flores na primavera cria nuvens rosas em plantações naturalizadas ou em bosques.
Flame
Aprecie as flores ardentes da azaleia Flame na primavera e a folhagem vermelha no outono para tons vívidos e quentes.
A azaleia Flame traz tons vívidos e quentes na primavera com suas flores e no outono com sua folhagem. No final de maio a início de junho, as flores surgem em tons ardentes de amarelo, damasco, laranja e escarlate. No outono, as folhas se transformam em vermelho. Embora as flores não sejam perfumadas, são vistosas, com dois polegadas de comprimento em cachos soltos (cachos de flores na ponta de um ramo) de cinco a dez flores.
Assim como a azaleia Sweet, as azaleias Flame não toleram calor intenso, assim como outras espécies nativas. Elas precisarão de umidade consistente em locais mais ensolarados e preferem luz difusa ou sombra aberta com solos bem drenados.
A azaleia Flame é altamente ornamental com sua forma de ramificação ereta e cores variadas de flores, sendo a planta-mãe de muitos cultivares. R. calendulaceum ‘Cherokee’ ostenta flores de damasco com longos estames amarelos, enquanto ‘Chattooga’ é rosa com uma mancha amarela. ‘Golden Sunset Flame’ apresenta grandes flores amarelas com uma mancha dourada.
Piedmont
Uma das primeiras azaleias nativas a florescer no sudeste é a azaleia Piedmont.
A Piedmont, ou azaleia da montanha, é uma das primeiras azaleias nativas a florescer. Flores rosa pálido florescem profusamente em março ou início de abril, com cinco a nove flores semelhantes a madressilva por cacho. As plantas geralmente atingem de 1,8 a 2,4 metros com um hábito aberto em forma de vaso.
A azaleia Piedmont é a azaleia nativa mais comum no sudeste e coloniza facilmente. Ela também se hibridiza facilmente com outras azaleias. Sua faixa original vai da Carolina do Norte à Flórida e ao Texas, crescendo na planície costeira e Piedmont.
A azaleia da montanha traz apelo multissazonal com casca cinza a avermelhada interessante que se descama. No outono, as folhas se tornam vermelho profundo. Na primavera e verão, as folhas são aveludadas com lados inferiores cinza-esverdeados.
‘Camilla’s Blush’ é uma seleção com cúpulas de delicadas flores rosa em plantas que atingem 2,4 metros de altura. ‘Varnadoes Phlox Pink’ é uma florista robusta com cachos de flores de rosa claro a escuro para uma exibição vistosa na primavera.
Coastal
A azaleia costeira compacta e perfumada floresce em branco com um toque de rosa no meio da primavera.
A azaleia costeira é uma planta compacta, geralmente atingindo de 0,6 a 0,9 metros de altura. Flores brancas perfumadas, às vezes com um toque de rosa, abrem-se de meados de maio a abril, juntamente com novas folhas.
Nativa da planície costeira de Nova Jersey até a Geórgia, essas azaleias são resistentes ao inverno, com algumas sobrevivendo na zona 5. Em climas frios, as azaleias costeiras crescem em pleno sol. Forneça umidade refrescante em locais de cultivo ensolarados (e, claro, o solo bem drenado do qual as azaleias dependem).
As azaleias costeiras crescem bem em vasos, tanto dentro quanto fora de casa. É valorizada e cultivada por sua forte fragrância almiscarada. Resistentes e fáceis de cultivar, as azaleias costeiras se dão bem ao longo de caminhos e bordas para desfrutar de sua fragrância e flores vistosas de perto.
Swamp
As azaleias de pântano resistentes ao frio se destacam por seu tempo de floração tardio e tolerância a solos pantanosos.
As azaleias de pântano são únicas entre as azaleias nativas devido ao seu tempo de floração tardio, faixa de resistência ao frio e tolerância a solos úmidos e pantanosos. Flores rosa-esbranquiçadas têm um aroma de cravo e florescem entre junho e julho.
As azaleias de pântano são resistentes ao inverno, com uma faixa nativa ampla do Maine a Ohio e ao sul até a Flórida e Alabama. Seu habitat natural é em pântanos, margens de riachos e áreas pantanosas. Embora tolerem umidade e períodos de inundação, não toleram longos períodos com raízes submersas.
Além das flores vistosas e perfumadas, as azaleias de pântano trazem cor no outono. As folhas mudam de dourado para laranja e roxo antes de cair.
Roseshell
Plante azaleias Roseshell em climas do norte para flores perfumadas no início da primavera.
As azaleias Roseshell encantam o jardim no início da primavera com flores ricas em rosa intensamente perfumadas. As flores têm um delicioso aroma de canela e cravo. As folhas são verde-brilhantes, com uma cor de outono vistosa que vai do amarelo ao bronze.
A faixa de crescimento selvagem das Roseshells é ampla, desde Quebec até a Nova Inglaterra e o Meio-Oeste, e é uma das mais resistentes do grupo. Uma opção adorável para climas do norte, a azaleia Roseshell luta nos verões quentes do sul.
O Arboreto de Paisagem da Universidade de Minnesota hibridizou R. prinophyllum para criar a premiada série de azaleias decíduas ‘Northern Lights’. Com uma gama de cores que vai do laranja ao rosa, as plantas desta série ostentam botões resistentes ao inverno.
Alabama
Esta variedade encanta com sua fragrância de limão picante e pétalas brancas puras em jardins quentes e secos.
Esta azaleia nativa de crescimento baixo faz parte da lista por sua fragrância de limão picante e pétalas brancas puras com uma mancha amarela. As grandes flores aparecem antes que a folhagem se desenvolva, em cachos completos de seis a dez flores.
Crescendo naturalmente no Alabama, Geórgia e Carolina do Sul, a azaleia Alabama prospera em climas quentes e solos arenosos e secos (mais tolerante à seca do que outras espécies nativas). Ela cresce mais alta em ambientes de jardim onde os solos são mais ricos.
Aproveite a fragrância encantadora e a flor branca da azaleia Alabama em espaços de jardim íntimos e ao longo de caminhos.
Pensamentos Finais
Se você tem luz solar filtrada ou sombra em seu jardim, um grupo de azaleias nativas pode ser a escolha perfeita. Muitos cultivares estão disponíveis com variações em cor e tamanho e com resistência melhorada a doenças como a podridão radicular. Escolher o local e as condições de solo adequados são as chaves para azaleias prósperas.
Suas exibições de flores da primavera ao verão iluminam áreas de jardim em bosques enquanto adicionam fragrância e atraem polinizadores. Bem adaptadas às condições de cultivo regionais, as azaleias nativas fazem uma declaração graciosa e natural no jardim. Em áreas onde não são resistentes, cultive azaleias nativas em vasos e as mantenha dentro de casa durante o inverno.