Como Podar Plantas de Abóbora para Colheitas Maiores e Melhores

No momento, você está visualizando Como Podar Plantas de Abóbora para Colheitas Maiores e Melhores

Podar pode parecer uma tarefa desnecessária—Por que você cortaria partes de suas plantas? Ironicamente, remover algumas vinhas e folhas pode realmente aumentar a produção para colheitas maiores e melhores.

Esse tema é comum em muitas plantas trepadeiras, incluindo tomates e pepinos. Quando você remove brotos laterais e sugadores, libera a energia da planta para se concentrar na produção de flores e frutos. Melhor ainda, você pode economizar espaço, deter pragas e prevenir doenças.

Abobrinhas, abóboras, butternuts e mais são todas candidatas à poda. Vamos nos aprofundar nos passos simples para podar abóboras para melhores colheitas.

Nossos Favoritos

Você Deve Podar Plantas de Abóbora?

Podar plantas de abóbora não é obrigatório, mas é altamente benéfico para economizar espaço e melhorar a produção. Seja cultivando abobrinhas ou abóboras, essas plantas produzem folhas grandes e prolíficas que ocupam muito espaço. Além disso, folhagem e vinhas extras podem desviar energia da produção de flores e frutos. A poda garante que as plantas permaneçam em um tamanho gerenciável. Isso as incentiva a focar recursos na produção em vez de no crescimento foliar.

Benefícios da Poda

Otimizar o crescimento através de um gerenciamento cuidadoso aumenta a produtividade e a saúde.

Plantas podadas geralmente produzem mais frutos por planta. Melhor ainda, as plantas são mais saudáveis e mais fáceis de gerenciar. Você provavelmente já ouviu falar dos benefícios de podar tomates ou pepinos, e essas vantagens também se aplicam às abóboras.

A poda pode:

Pesquisas mostram que remover ramos sem frutos aumenta significativamente a produção.

Abóboras podadas comprovadamente ocupam menos espaço enquanto produzem a mesma quantidade ou mais. Você pode cultivar mais frutos em um espaço menor.

O míldio é um problema temido nessas culturas, mas a poda pode melhorar a circulação de ar para prevenir infecções.

Besouros de abóbora e besouros do pepino são menos propensos a atacar plantas saudáveis e podadas porque há menos folhas fracas atraindo-os.

Estudos mostram que abóboras podadas podem produzir frutos maiores, mais pesados e mais densos, com menos sementes.

As abelhas podem acessar as flores mais facilmente quando a folhagem excessiva é removida.

Menos folhagem facilita o acesso às suas plantas para capina e colheita.

Se sua abobrinha tende a produzir muito no início da temporada e depois para de florescer e frutificar no final do verão, a poda pode prolongar sua produtividade.

Quais Tipos Você Pode Podar?

A poda melhora o crescimento e a produção em várias variedades de abóbora.

Todas as abóboras são membros da família Cucurbitaceae. Seja cultivando tipos arbustivos como abobrinha ou vinhas longas como butternut, é seguro podar qualquer planta de abóbora.

Candidatos à poda incluem:

Abóboras de inverno e verão

Abóboras

Abobrinhas

No entanto, os métodos de poda diferem entre cada variedade. Vinhas longas se beneficiam de beliscões nas pontas, enquanto plantas de abobrinha arbustiva se beneficiam da remoção de folhas. Algumas plantas se beneficiam da remoção de flores e frutos extras. Você também pode treliçar vinhas para cima para cultivar mais em um espaço menor.

Como Podar Plantas de Abobrinha e Abóbora de Verão

Dominar a poda de abobrinha equilibra a saúde e a gestão ordenada do jardim.

Estamos acostumados a podar vegetais trepadores como tomates e pepinos, mas cortar uma planta arbustiva parece incomum. A abobrinha é uma cucurbitácea de folhas grandes e espalhadas com hábitos únicos.

Ao podar abóboras de verão, é importante focar na prevenção de doenças, organização e cortes estratégicos. O processo não é exatamente como podar uma erva ou uma vinha, mas a experiência com qualquer um pode ser útil.

Aqui está uma maneira simples de aumentar sua produção de abobrinha enquanto aproveita ao máximo um pequeno espaço:

Comece com Tesouras Afiadas e Sanitizadas

Todas as atividades de poda devem começar com tesouras afiadas e sanitizadas. Uma faca de colheita serrilhada também é útil. A sanitização é particularmente importante com abobrinhas porque essas plantas são propensas a infecções fúngicas como míldio e botrytis (mofo cinzento). Muitos jardineiros não percebem quando estão inadvertidamente espalhando doenças em seus jardins. Felizmente, isso é fácil de prevenir com uma simples sanitização.

Sanitização Rápida

Sanitize as tesouras com um spray de água sanitária para evitar contaminação.

Encha um borrifador com água e adicione cerca de uma tampa de água sanitária. Agite, depois mantenha este borrifador perto do seu galpão de ferramentas. Carregue o borrifador com você para borrifar nas suas tesouras ao mover-se entre as plantas.

Lembre-se, esporos de patógenos são microscópicos. As tesouras podem parecer limpas, mas estarem cobertas de esporos que espalham doenças. Esta prática rápida de sanitização pode reduzir dramaticamente o risco de problemas no jardim.

Afiamento de Ferramentas

Mantenha as tesouras afiadas para cortes limpos que promovem a cicatrização das plantas.

Também é importante verificar se suas tesouras estão afiadas. Afiar uma ou duas vezes por ano é simples com uma pedra ou bloco de afiar. Você também pode levar as tesouras a um afiador de facas junto com suas facas de cozinha.

Esta prática é super importante para cortes adequados. Os caules de abobrinha não são muito lenhosos, mas ainda requerem ferramentas afiadas. Se suas tesouras estiverem cegas, você pode acabar rasgando o tecido da planta em vez de cortá-lo. Feridas irregulares no caule criam mais portas para pragas, infecções e apodrecimento. Um corte limpo garante que sua planta possa cicatrizar rapidamente.

Pode na Hora Certa

Pode abobrinha no início do verão, quando as folhas começam a se sobrepor.

A melhor época para podar abobrinha é no início do verão, quando suas plantas estão começando a florescer. O arbusto deve ter cerca de 30-60 cm de largura com muitas folhas grandes e saudáveis. Você não quer podar plantas jovens até que estejam estabelecidas.

Como uma boa regra prática, você pode começar a podar com segurança quando as folhas começarem a se cruzar. Observe como as folhas de abobrinha são como “mãos” espalhadas no final dos caules. Quando todas as “mãos” começarem a se cruzar, é um sinal claro de que a poda pode ser útil.

Remova Folhas em Excesso

Desbaste plantas de abobrinha removendo folhas sobrepostas e cruzadas.

Use suas tesouras para desbastar a planta de abobrinha. Comece removendo as folhas inferiores mais próximas ao solo. Em seguida, você pode desbastar áreas densas perto do topo da planta. Corte as folhas na base do caule, o mais próximo possível da planta. Evite rasgar ou puxar folhas. Em vez disso, busque cortes limpos diretamente na base do caule.

Foque em remover folhas que estão se sobrepondo ou cruzando com plantas vizinhas. Essas áreas são as mais propensas a ter fluxo de ar reduzido. Você pode aumentar a produtividade de um espaço mantendo as plantas desbastadas longe de seus vizinhos.

Fotossíntese e Remoção de Folhas

Equilibre a remoção de folhas para garantir que as plantas de abobrinha prosperem e produzam.

Nunca remova mais de 30-50% das folhas de uma planta. Essas plantas são resilientes, como tomates. Desde que a planta esteja saudável, ela produzirá mais folhagem se precisar. Ainda assim, as plantas de abobrinha obviamente precisam de folhagem para realizar a fotossíntese.

A fotossíntese ocorre nas células de cloroplastos verdes dentro das folhas das plantas. As folhas absorvem luz solar, água e dióxido de carbono, depois transformam esses insumos em açúcares que alimentam o crescimento da planta. Felizmente, a abobrinha tem uma superfície foliar ampla com muito espaço para os raios solares atingirem os cloroplastos. Ela não precisa de tantas folhas quanto produz.

Prevenção de Míldio

Combata o míldio com melhor fluxo de ar através da remoção estratégica de folhas.

O míldio é um dos maiores inimigos das plantas de abóbora de verão. Essas culturas produzem muitas folhas gigantes que rapidamente ficam superlotadas. A superlotação leva a uma falta de fluxo de ar, que pode prender a umidade no dossel das folhas. Isso é uma receita para o desastre em climas úmidos!

O míldio adora as condições estagnadas e úmidas, onde pode espalhar um mofo branco semelhante a farinha sobre todas as folhas, caules e frutos. Para prevenir isso, você pode melhorar o fluxo de ar com a remoção estratégica de folhas. O vento e o oxigênio fluirão mais facilmente pelo arbusto, prevenindo estagnação e infecção.

Melhorando a Polinização

Melhore a polinização da abobrinha podando folhas que bloqueiam o acesso floral.

Melhor ainda, a remoção de folhas melhora a polinização. As flores amarelas da abobrinha geralmente abrem pela manhã e fecham durante as partes mais quentes do dia. Isso significa que há apenas uma pequena janela de tempo para as abelhas encontrarem a flor e transferirem pólen pela planta.

Sem a polinização das flores, a abobrinha não pode crescer! Podar folhas em excesso garante que as abelhas possam acessar facilmente as flores, o que significa mais abobrinhas em algumas semanas!

As plantas de abobrinha produzem flores masculinas e femininas separadas. As flores masculinas ocorrem em caules longos, enquanto as flores femininas ocorrem mais perto do centro das plantas. Você pode identificar uma flor feminina porque ela tem um bulbo na base que crescerá na abobrinha. As abelhas provavelmente não conseguem diferenciar, então não podem acessar facilmente as flores femininas dentro da folhagem densa.

Priorize remover as folhas que bloqueiam o acesso floral, especialmente as que estão na base da planta. Muitas das folhas inferiores também podem ficar amarelas ou marrons antes das outras, então é fácil encontrar quais você deve podar primeiro.

Remova os Recortes do Jardim

Limpe e descarte as folhas podadas para um jardim limpo.

Remova todas as folhas e leve-as para a compostagem. Você não quer deixar recortes no jardim, pois eles podem criar mais reservatórios para pragas e doenças. Remover as podas também garante que seu jardim permaneça organizado. A cobertura morta é altamente benéfica para as plantas, mas você não quer cobrir com suas próprias folhas. Em vez disso, use cobertura morta de folhas de árvores decíduas (como bordo, freixo ou carvalho) ou espalhe cobertura de palha limpa.

É útil usar luvas ao remover folhas de abobrinha. As folhas podem ser irritantes e levemente irritantes para a pele.

Pode Plantas Maturas Novamente

A poda ocasional rejuvenesce a abobrinha para colheitas prolongadas e produtivas.

Você não precisa podar abobrinha tão frequentemente quanto corta plantas de tomate. No entanto, a poda repetida pode garantir que as plantas permaneçam produtivas durante toda a temporada. Muitos jardineiros lutam com plantas de abobrinha que produzem prolíficamente no início da temporada, mas param de produzir mais tarde. Esse problema pode estar ligado à polinização, mas também pode ser um sinal de que suas plantas precisam de um refresco.

A poda é uma ótima maneira de revitalizar a produção no meio para o final do verão. Cortar o excesso de folhagem é como outro lembrete para sua abobrinha focar em flores e frutos. Muitas plantas pensam que estão morrendo mais tarde na temporada. Se você remover cerca de um terço das folhas, pode “enganar” a planta para continuar seus ciclos reprodutivos. O resultado é uma janela de colheita mais longa de abobrinhas!

Siga o mesmo processo que você fez no início, garantindo que a planta mantenha 60-70% de sua folhagem o tempo todo.

Sempre Remova Folhagem Doente ou Morta

Remova regularmente folhagem amarela, mofada ou morta para manter a saúde.

Qualquer momento que você notar folhagem amarela, marrom, mofada ou morta, geralmente é seguro podá-la. A única ressalva é se sua planta estiver muito fraca, ela pode precisar continuar puxando nutrientes restantes das folhas amareladas. Mas na maioria dos casos, você deve remover folhas morrendo e mortas sempre que vê-las.

Folhas próximas ao solo são as mais suscetíveis à decadência e apodrecimento. Lembre-se de cortá-las o mais próximo possível da base e borrifar suas tesouras com desinfetante entre os cortes.

Opcional: Estaqueie a Abobrinha para Crescer Verticalmente

Treine a abobrinha para cima com poda e estacas robustas para eficiência.

Normalmente não pensamos na abobrinha como uma cultura trepadeira, mas você pode realmente treiná-la para crescer em uma estaca ou gaiola! Você pode cultivar uma colheita inteira de verão em apenas três metros quadrados! O truque é podar e treinar sua abobrinha para cima.

Comece empurrando uma estaca de metal ou madeira robusta no solo perto da base de uma planta jovem de abobrinha. À medida que sua planta cresce, use barbante para amarrá-la suavemente à estaca.

Cada vez que você amarrar uma nova parte da planta à estaca, pode as folhas inferiores. Isso revelará o caule principal da abobrinha. A poda é fundamental para enganar a planta a crescer como uma trepadeira em vez de um arbusto espalhado.

Este método funciona para qualquer tipo de abóbora de verão. Torna muito mais fácil encontrar e colher! Este vídeo rápido mostra os benefícios instantâneos de podar e estacar esta cultura:

Como Podar Plantas de Abóbora e Abóbora de Inverno

A poda e a treliça maximizam o uso do espaço.

Podar abóboras de inverno é um pouco diferente de plantas como abobrinha. Primeiro, observe que a abóbora de inverno é chamada de “inverno” apenas porque os frutos são cultivados para armazenamento no outono e inverno.

Abóboras, butternuts, delicata e kabocha são exemplos. Essas plantas ainda crescem no verão, mas o fruto é colhido e curado no final da temporada para que você possa apreciá-lo durante os meses mais frios.

Abóboras de inverno e todos os primos da abóbora tendem a ocupar uma quantidade enorme de espaço. Essas vinhas vão crescer demais no seu jardim se você deixá-las! A poda e a treliça garantem que você maximize a produção sem desperdiçar espaço. Veja como:

Comece a Podar Jovem

Comece a podar após o choque do transplante, focando nas vinhas principais.

Você pode começar a podar plantas de abóbora de inverno enquanto elas são jovens. Espere até que a muda tenha se recuperado de qualquer choque de transplante. Ela deve ter pelo menos 15-30 cm de altura, com folhas verdes e uma aparência geral saudável.

Use tesouras afiadas e sanitizadas para cortar quaisquer remanescentes dos cotilédones (as folhas de plântulas), que podem estar marrons ou morrendo perto da superfície do solo.

Em seguida, corte as formações iniciais de brotos laterais ou “sugadores”. Você quer treinar a planta para crescer a partir de apenas uma ou duas vinhas principais. Usamos uma estratégia semelhante ao treliçar tomates. Se você notar vinhas laterais se desenvolvendo, pode beliscá-las ou cortá-las enquanto jovens. A vinha principal continuará se estend