Cultivando Cenouras Chantenay no Brasil
Mesmo tendo cultivado mais de 50 tipos diferentes de vegetais e ervas nos últimos anos, as cenouras continuam sendo uma das minhas favoritas. Morder uma cenoura caseira doce e crocante pode fazer você se perguntar se as raízes embrulhadas em celofane que você encontra no supermercado são da mesma planta! E não há nada como a satisfação de puxar uma cenoura bem formada do solo.
No entanto, essas adoradas hortaliças nem sempre são as mais fáceis de cultivar. Se você já experimentou germinação irregular, um canteiro de cenouras engolido por ervas daninhas ou raízes deformadas, você não está sozinho.
Ao longo dos anos, aprendi a cultivar cenouras que são uma alegria de colher. Comece com sementes fortes de cenoura Chantenay, siga as dicas de cuidado que vou descrever abaixo, e em breve você estará colhendo cenouras lindas.
Visão Geral da Cenoura Chantenay
Área Nativa: Europa e sudoeste da Ásia
Requisitos de Irrigação: Moderado a alto
Pragas e Doenças: Mancha de Alternaria, mosca da ferrugem da cenoura
Tipo de Solo: Solto e bem drenado
Zona de Resistência: 8-10, cultivada como anual nas zonas 2-11
O que são Cenouras Chantenay?
Elas são perfeitas para espaços apertados onde raízes mais longas podem ter dificuldades.
As cenouras Chantenay são cultivadas por suas raízes curtas e grossas com pontas arredondadas. Como as raízes crescem apenas seis polegadas de comprimento, elas são uma ótima opção se você estiver lidando com solos compactados ou pesados.
Características
Essas plantas se concentram primeiro nas raízes, depois nas flores no ano seguinte.
As cenouras são plantas bienais. Isso significa que elas passam o primeiro ano produzindo uma raiz principal forte e produzem flores no segundo ano. Embora essas plantas possam sobreviver por vários anos, nós as cultivamos como anuais para desfrutar de suas raízes saborosas.
As Chantenays são conhecidas por suas raízes curtas e robustas e pontas arredondadas. As raízes raramente crescem mais de seis polegadas de comprimento, mas sua robustez significa que ainda proporcionam uma colheita considerável.
Você pode encontrar múltiplas cultivares de Chantenay sob vários nomes, mas todas apresentam raízes com o mesmo formato.
Área Nativa e História
É uma variedade clássica que resistiu ao teste do tempo.
Os humanos começaram a cultivar cenouras há mais de mil anos a partir da cenoura selvagem, Daucus carota. Cultivadores no Oriente Médio e na Ásia Central selecionaram plantas com raízes saborosas e tenras. No entanto, o tipo Chantenay só surgiu mais de 500 anos depois.
Cultivadores no distrito de Chantenay, na França, criaram essas culturas únicas no séc. XVIII e as usaram inicialmente para ajudar em questões médicas. Eventualmente, as raízes ganharam popularidade e se tornaram amplamente difundidas na década de 1960.
Embora você possa cultivar Chantenays em qualquer lugar onde cultivaria outras variedades, suas raízes robustas as tornam especialmente bem adaptadas para áreas com solo argiloso pesado.
Plantio
As cenouras Chantenay crescem melhor quando você semeia diretamente as sementes no seu jardim. Embora você possa plantá-las da primavera ao outono, as raízes crescem melhor em temperaturas mais frias. Você pode até mesmo deixar as raízes de outono no campo durante o inverno e colhê-las ao longo do inverno.
Como Semear Diretamente
Semeie as sementes superficialmente e deixe a natureza fazer o resto.
Você pode semear essas sementes a qualquer momento em que o solo estiver descongelado. No entanto, a maioria dos cultivadores semeia uma safra de primavera de fevereiro a abril e uma safra de outono de julho a setembro.
Independentemente de quando você semear, plante as sementes de uma a duas polegadas de distância. Como as cenouras Chantenay crescem largas, é importante fornecer espaço suficiente para que elas se expandam. Se estiver plantando várias fileiras, deixe um espaço de quatro a seis polegadas entre cada fileira.
Você pode plantar as sementes à mão ou usar um semeador manual. Independentemente da opção escolhida, semeie as sementes a cerca de um quarto de polegada abaixo da superfície do solo.
Plantio em Vasos
Uma boa mistura de solo e vasos largos fazem toda a diferença.
Como as Chantenays crescem menos de seis polegadas de comprimento, elas são uma boa variedade para cultivar em vasos. Primeiro, escolha um vaso ou saco de cultivo com pelo menos seis polegadas de profundidade e um pé de largura. Quanto mais largo o vaso, mais cenouras você pode plantar.
Preencha o vaso com uma mistura de solo bem drenada. Uma mistura feita de turfa, composto e perlita pode funcionar bem, assim como uma mistura de solo balanceada projetada para canteiros elevados. Uma vez que você tenha o vaso e o meio de cultivo adequados, pode plantar suas sementes da mesma forma que no jardim.
Mantenha o Solo Úmido
Solo úmido é fundamental para a germinação bem-sucedida das sementes.
As sementes de cenoura levam de uma a três semanas para germinar, dependendo da semente e da temperatura do solo. Você deve manter o solo úmido durante este período! Se as sementes secarem por alguns dias, podem não germinar.
Uma opção é regar suas sementes todos os dias. A irrigação por aspersão é a melhor, pois a irrigação por gotejamento pode levar a uma cobertura irregular. Você pode regar manualmente com uma mangueira ou configurar um aspersor em um temporizador para simplificar o processo de irrigação.
A rega diária é geralmente suficiente para sucessões plantadas na primavera. No entanto, o solo pode secar rapidamente no verão e causar germinação irregular das safras de outono. Regar bem o canteiro e depois cobri-lo com uma cobertura de linha ou tecido de sombra ajudará a reter a água e diminuir o número de vezes que você precisa irrigar.
Assim que as sementes germinarem, desbaste as mudas para que fiquem a duas polegadas de distância. Mudas mais velhas são resistentes ao desbaste, então complete este processo nas primeiras semanas após a germinação.
Como Cultivar
As cenouras Chantenay são moderadamente difíceis de cultivar. Embora as plantas não exijam muita manutenção, fornecer o tipo adequado de solo e manter as ervas daninhas sob controle pode ser desafiador.
Luz
Mantenha o solo úmido sob sol pleno para obter sucesso.
Essas culturas crescem melhor em sol pleno. Plante-as em uma área que receba pelo menos oito horas de luz direta diariamente. Como essa luz pode secar o solo nu quando as sementes estão germinando, certifique-se de verificá-lo regularmente e regar quando estiver seco.
Água
Garanta umidade uniforme com irrigação por gotejamento ou aspersão.
Embora as cenouras tenham raízes grandes, elas cobrem apenas uma pequena parte do solo. Como os pelos radiculares alcançam apenas uma polegada ou mais longe das plantas, é importante fornecer água diretamente onde as culturas estão crescendo.
Como mencionei acima, as sementes de cenoura podem ser lentas para germinar e devem permanecer úmidas durante todo o período de germinação. Recomendo verificar o solo pelo menos uma vez ao dia e regá-lo quando a superfície estiver seca. A irrigação por aspersão cobrirá rapidamente toda a área de plantio e incentivará as sementes a germinar.
As cenouras Chantenay são pequenas quando germinam, então mantenha as duas polegadas superiores do solo úmidas nas primeiras semanas após a germinação. À medida que crescem, você pode mudar para uma irrigação mais profunda e menos frequente. Essa prática incentivará as plantas a desenvolver raízes longas e retas.
A irrigação por aspersão ou gotejamento funciona para variedades maiores. A irrigação por gotejamento mantém as folhas secas e diminui as chances de as plantas desenvolverem mancha de alternaria, mas não tem uma cobertura tão boa quanto os aspersores. Se você utilizar irrigação por gotejamento, escolha fita com emissores espaçados a não mais de seis polegadas de distância.
Solo
Quebrar o solo compactado melhora a saúde das plantas a longo prazo.
As cenouras Chantenay podem tolerar solos compactados melhor do que tipos mais finos e longos, mas ainda crescerão melhor em solo solto e bem aerado. Se você tiver dificuldade em enfiar o dedo nas primeiras polegadas do solo, ele se beneficiará de aeração.
A aeração do solo não é necessariamente a mesma coisa que ará-lo. Enquanto o arado trabalhará bolsas de ar no solo, esses espaços colapsarão com chuva forte. Uma opção mais duradoura e mais viável é levantar suavemente o solo com uma pá ou forquilha larga, incentivando rachaduras maiores e bolsas de ar que facilitam a entrada de água e o crescimento das raízes.
Comece pegando uma forquilha de escavação ou forquilha larga—uma pá também funciona se você não tiver acesso a nenhuma dessas ferramentas de jardim com dentes. Insira os dentes ou a pá pelo menos seis polegadas no chão, depois puxe o cabo para trás até que o solo rache. Retorne a ferramenta à posição vertical, remova-a do solo e repita esse processo a cada oito a dez polegadas.
Misturar composto nas primeiras polegadas do solo também pode ajudar com a compactação. Embora os resultados possam não ser óbvios na primeira estação de crescimento, o composto alimentará microrganismos e melhorará a estrutura do solo ao longo do tempo.
Temperatura e Umidade
Um inverno ameno, seguido por uma primavera vibrante, traz grandes colheitas.
As cenouras crescem melhor nas temperaturas frescas da primavera e do outono. Embora possam crescer durante o inverno, dias quentes e secos causam maior estresse e tornam mais difícil manter as plantas felizes. Além disso, os dias mais frios do outono levam a raízes superdoces!
Embora algumas pessoas digam que altas temperaturas fazem as cenouras florescerem, isso não é necessariamente o caso. Se você semear sementes em junho ou julho, elas não florescerão assim que o clima quente chegar.
No entanto, se as bienais experimentarem clima frio seguido de temperaturas quentes, elas interpretarão o clima quente como um sinal de que é hora de formar sementes. Semear sementes no outono e deixá-las durante o inverno é bom, desde que você proteja as mudas do frio e as colha até meados da primavera.
Fertilização
Muito nitrogênio pode causar rendimentos estranhos e subdimensionados.
As cenouras Chantenay requerem alguns nutrientes adicionais para crescer bem. Se você estiver cultivando culturas em solo de jardim saudável ou uma mistura de canteiro elevado de alta qualidade, aplicar uma leve camada de composto acabado fornecerá às plantas tudo o que elas precisam para crescer.
Embora as cenouras raramente sofram com a falta de nutrientes, elas podem enfrentar problemas quando há muito nitrogênio disponível. Altas quantidades de nitrogênio podem levar a grandes folhas e raízes pequenas e/ou deformadas.
Manutenção
Remover ervas daninhas cedo dá a essas plantas um ótimo começo.
As cenouras requerem pouca manutenção além de irrigação regular e remoção de ervas daninhas. Como as mudas pequenas e de crescimento lento competem mal com ervas daninhas de crescimento mais rápido, remova quaisquer ervas daninhas que apareçam nas primeiras semanas.
Colheita e Armazenamento
Verifique o tamanho da raiz antes de puxar todo o canteiro.
A maioria das variedades de cenoura Chantenay está pronta para a colheita cerca de 60 a 70 dias após o plantio. Como a altura das folhas nem sempre se correlaciona com o tamanho da raiz, os dias até a maturidade são uma maneira melhor de determinar quando estão prontas para a colheita. Se você acha que estão grandes o suficiente, desenterre algumas plantas para verificar.
Quando estiver pronto para colher todo o canteiro de cenouras, use uma pá ou forquilha de escavação para soltar suavemente o solo ao redor das plantas. Insira a ferramenta a alguns centímetros de distância da planta para evitar perfurar a colheita. Depois de rachar o solo, agarre a base das folhas e puxe suavemente.
Se você quiser armazená-las por mais de alguns dias, remova as pontas imediatamente após a colheita. As folhas retirarão a umidade das partes inferiores, eventualmente fazendo com que as cenouras anteriormente crocantes fiquem moles. Coloque as cenouras sem as folhas em um recipiente hermético e armazene-as na geladeira por até três meses.
Problemas Comuns
Embora as cenouras não sejam propensas a muitas pragas e doenças graves, ainda existem algumas que podem causar danos notáveis. Os cultivadores de cenoura também podem enfrentar raízes pequenas ou deformadas devido a cuidados inadequados.
Moscas da Ferrugem da Cenoura
Colheita antecipada e coberturas de linha minimizam os danos das pragas.
As moscas adultas da ferrugem da cenoura têm apenas meio centímetro de comprimento, então são difíceis de detectar a olho nu. No entanto, as pequenas ninfas são a fase de vida com a qual você deve se preocupar. Essas pequenas larvas brancas emergem de pupas que passaram o inverno e começam a se alimentar das raízes das cenouras. Sua alimentação resulta em manchas marrom-avermelhadas e canais que atravessam as cenouras.
Tratar essas pragas pode ser difícil, pois você não saberá que as larvas estão presentes até desenterrá-las. Plantar cenouras em um novo local a cada ano e colher assim que amadurecerem pode ajudar a limitar os danos. Você também pode cobrir as plantas com cobertura de linha ou rede de insetos imediatamente após a semeadura para prevenir a infecção.
Mancha de Alternaria
Prevenir a infecção rotacionando culturas e escolhendo variedades resistentes.
Essa doença fúngica infecta as folhas das cenouras, causando manchas marrons com anéis amarelos. Quando cerca de metade da folha está infectada, toda a folha amarela e morre. A Alternaria é mais provável de infectar folhas mais velhas.
Uma vez que a infecção se instala, é desafiador tratá-la. No entanto, você pode prevenir a doença praticando rotação de culturas, comprando sementes livres de doenças e plantando variedades resistentes.
Perguntas Frequentes
Não, são dois tipos diferentes de cenouras. Embora ambas tenham se originado na França e tenham raízes curtas e robustas, as variedades Chantenay são mais longas do que os tipos parisienses.
O momento ideal para o plantio varia dependendo de onde você mora. No entanto, março, abril, agosto e setembro são bons meses para semear diretamente cenouras Chantenay.
Sim! O clima frio faz com que as cenouras concentrem açúcares em suas raízes para que não congelem. É por isso que as cenouras de outono geralmente têm um sabor mais doce do que as cenouras de primavera.