Como Plantar, Cultivar e Cuidar de Aspargos Brancos

No momento, você está visualizando Como Plantar, Cultivar e Cuidar de Aspargos Brancos

Se Você Já Provou Aspargos Brancos

Se você já provou aspargos brancos, provavelmente sabe por que eles se tornaram uma febre culinária. Eles têm um sabor delicado e levemente amendoado, além de uma textura refrescante. Assim como os aspargos verdes, eles também são ricos em nutrientes.

O que você talvez não saiba é que esses vegetais de aparência única vêm da mesma planta que seus semelhantes verdes. Na verdade, você pode cultivar aspargos brancos em seu jardim alterando um simples processo.

Continue lendo para aprender como plantar, cultivar e cuidar desse tipo especial de aspargo. Em breve, você colherá abundantes hastes brancas em casa, sem precisar pagar mais caro no mercado.

29” Tall Birdies Large Modular Raised Garden Bed

Nossa Cama de Jardim Elevada Grande é perfeita para jardineiros suburbanos e rurais com amplo espaço de cultivo ou até mesmo uma pequena fazenda. A altura de 29” torna a jardinagem mais confortável, reduzindo a necessidade de se curvar. É também ideal para jardineiros com mobilidade limitada e dores nas costas.

Compre na Dr. Jardim

Visão Geral do Asparagus officinalis ‘Aspargo Branco’

Tipo de Planta: Erva perene

Espécie: Asparagus officinalis

Área Nativa: Oriente Médio, Norte da Europa, Noroeste da Ásia

Requisitos de Irrigação: Baixos

Pragas e Doenças: Besouros de aspargos, minadores de aspargos, lagartas, pulgões, tripes, ferrugem dos aspargos, podridão radicular por fusarium, mancha púrpura por stemphylium

Tipo de Solo: Argila fértil bem drenada

O Que É?

Esta variedade cresce como as verdes, mas a cobertura do solo bloqueia a luz solar, interrompendo a produção de clorofila.

O aspargo branco é essencialmente a mesma planta que as variedades verdes regulares. Para obter sua aparência, os agricultores cobrem suas hastes com solo para evitar a fotossíntese, um processo chamado etiolação. À medida que as hastes crescem, elas não podem produzir clorofila, que é o pigmento nas plantas que as torna verdes.

Todos os aspargos são plantas dióicas. Isso significa que cada planta tem flores masculinas ou femininas. As variedades brancas que você encontra no supermercado e no mercado são provavelmente as hastes masculinas devido à sua produtividade.

Características

Os machos crescem maiores que as fêmeas, eventualmente produzindo flores brancas.

No jardim, o aspargo branco eventualmente se tornará verde uma vez exposto à luz solar. As hastes masculinas crescerão maiores que as femininas. Quando amadurecem, produzem belas flores em forma de sino, variando de amarelo a branco.

Existem muitas variedades e híbridos para escolher. Você pode produzir hastes brancas deliciosas e tenras de qualquer tipo de aspargo. Algumas são mais resistentes a doenças e saborosas que outras. Abaixo estão algumas variedades comuns para escolher.

‘Mary Washington’

Essas grandes hastes femininas têm um ótimo sabor, tornando-se verde-escuras ao sol, mas permanecendo pálidas no subsolo.

Esta variedade tradicional produz grandes hastes femininas com muito sabor. Se deixadas expostas à luz solar, as hastes serão verde-escuras. Cubra-as com solo enquanto crescem e elas permanecerão brancas.

‘Millennium’

Esta variedade cresce bem em climas frios, tem um sabor rico e resiste a doenças comuns em muitos jardins.

Esta é uma variedade resistente ao frio que cresce bem em muitos jardins nos EUA. Tem um sabor rico e é muito resistente a doenças.

‘Jersey Giant’

‘Jersey Giant’ produz plantas masculinas de alto rendimento, resiste a doenças e tem hastes grandes e saborosas.

Esta é uma variedade grande e saborosa com rendimentos muito altos. Geralmente produz plantas masculinas. Esta é uma das variedades mais resistentes a doenças que você pode cultivar.

Área Nativa

Esta espécie adaptou-se a solos arenosos, sobrevivendo a secas em regiões áridas do Oriente Médio.

Esses vegetais perenes evoluíram na Europa, Norte da África, Ásia Ocidental e Oriente Médio. O aspargo desenvolveu um sistema de raiz profunda para sobreviver a vários climas. Foi cultivado pela primeira vez há cerca de 2.000 anos na Grécia antiga, Egito e bacia do Mediterrâneo. Os antigos gregos achavam que era um afrodisíaco, enquanto os romanos o usavam como prato principal para suas legiões.

Em seu habitat nativo, prosperou em solos arenosos e terrenos montanhosos. Em lugares como o Oriente Médio, evoluiu em solos áridos e desenvolveu uma tolerância a condições de seca.

O aspargo branco foi cultivado pela primeira vez na Europa no século XVII. Era um prato popular nas casas aristocráticas francesas. Hoje, geralmente custa mais do que o aspargo verde. Chefs e amantes da gastronomia tendem a concordar que seu sabor mais doce e rico e sua textura delicada valem o alarde.

Plantio

Plante no início da primavera para décadas de colheitas, garantindo solo rico, profundo e bem drenado.

O aspargo é uma planta perene que cresce melhor em solo bem drenado e sob luz solar direta. Deve ser plantado no solo no início da primavera. Uma vez estabelecido no solo, ele lhe dará uma colheita abundante por 20 anos ou mais.

A localização onde você planta suas mudas ou coroas é muito importante. Você quer solo bem drenado com muitos nutrientes e luz solar direta. Deve ser profundo e poroso, sem barreiras para as raízes.

Pessoalmente, sempre cultivei minhas plantas em canteiros elevados como este. Eles trazem as plantas para mais perto do nível dos olhos. Quando você está produzindo hastes brancas, isso facilita o acompanhamento do crescimento das hastes.

Cultivo a partir de Coroas

Deixe as coroas de molho antes de plantar, espaçando-as de 30 a 45 cm e posicionando os brotos para cima em trincheiras.

As coroas são um ponto de partida melhor para cultivadores de aspargos brancos de primeira viagem. Você pode plantá-las imediatamente e elas podem ser mais fáceis de encontrar em seu viveiro local.

Antes de plantar suas coroas, deixe-as de molho em água ou chá de composto por 30 minutos a uma hora para hidratá-las. Em seguida, coloque-as em trincheiras de 15 cm de profundidade no solo. Espaçe-as pelo menos 30 a 45 cm. Espalhe suas raízes para cobrir a maior área de superfície por planta.

Após colocar as coroas nas trincheiras, certifique-se de que todos os pequenos brotos estejam apontados para cima. Cubra-os com 8 cm de solo e regue até que o solo esteja úmido.

Como Cultivar

Mantenha-os enterrados para evitar que fiquem verdes, colhendo-os antes que suas cabeças comecem a abrir.

O aspargo branco é relativamente fácil de cultivar, desde que você tenha o local certo, muita luz e solo suficiente para manter as hastes cobertas. À medida que as hastes ficam maiores, o truque é continuar cobrindo-as com solo para que nunca vejam o sol. Colha-as pouco antes das cabeças das hastes começarem a se abrir.

Alternativamente, você pode cobrir suas plantas com plástico preto ou pano enquanto suas hastes crescem. Isso também bloqueará a luz solar e manterá as hastes brancas e tenras.

Luz

Esta planta perene prospera com 6 a 8 horas de luz solar direta para um crescimento forte e saudável.

Este vegetal perene precisa de muita luz solar. Plante-os em uma área com pelo menos 6 a 8 horas de luz solar direta.

Para hastes brancas, você ainda precisará da luz solar para que as plantas cresçam. Deixe algumas hastes crescerem acima do solo após a colheita.

Água

Regue as plantas jovens consistentemente; busque imersões profundas semanais.

Essas perenes precisam de muita água enquanto se estabelecem em seu canteiro de jardim. Uma vez que crescem suas raízes, podem lidar com longos períodos de seca.

Mantenha o solo úmido, especialmente quando são jovens. Busque uma ou duas polegadas por semana. Dê às suas plantas uma imersão longa a cada duas semanas.

Para conservar água, use cobertura morta ao redor de suas plantas. Isso ajudará a conservar a água no solo e dará às suas plantas jovens umidade suficiente para crescer. Use uma que permita a penetração da água na camada de cobertura, como palha.

Solo

Use solo bem drenado e rico em nutrientes, enriquecido com composto e húmus de minhoca antes de plantar.

Use solo bem drenado e cheio de material orgânico rico. Antes de plantar, enriqueça seu solo com bastante composto orgânico e húmus de minhoca. Isso garantirá que nutrientes NPK (nitrogênio, fósforo e potássio) suficientes entrem no seu solo.

Temperatura e Umidade

Este vegetal cresce em zonas 2 a 9, com temperaturas ideais de plantio entre 10 a 16°C.

Esses populares vegetais perenes crescerão em zonas 2 a 9. É incrivelmente resistente a muitos climas. Antes de plantar, certifique-se de que o solo esteja acima de 10°C. Temperaturas ideais de plantio estarão mais próximas de 16°C.

A planta evoluiu em regiões com baixa umidade. Por causa disso, suas plantas preferem baixa umidade. Você pode ter dificuldades para cultivá-la em regiões tropicais, como o sul da Flórida.

Fertilização

Alimente as plantas com fertilizantes orgânicos, composto e esterco, aplicando nutrientes de liberação lenta sazonalmente.

Suas plantas precisam de muito fertilizante orgânico, composto e esterco para produzir colheitas abundantes e aspargos crocantes. Todo outono e primavera, adicione um pouco de fertilizante de liberação lenta. Um alimento vegetal orgânico com menos nitrogênio e mais fósforo e potássio é ideal.

Quando fertilizar, remova cuidadosamente a cobertura morta e adicione o fertilizante ao redor das raízes e regue. Mantenha o fertilizante longe do tecido vegetal para evitar queimaduras por fertilizante.

Manutenção

Colha com podadores limpos, deixando alguns para amadurecer em hastes floridas para armazenamento de energia.

Use podadores desinfetados para colher as hastes no final da primavera ou início do verão, dois anos após plantar suas coroas. Deixe algumas crescerem em hastes floridas maduras. Quando suas plantas ficarem marrons, elas estão armazenando energia em suas raízes para seu período de dormência no inverno.

Durante esse tempo, use suas tesouras limpas para remover as hastes marrons e compostá-las. Adicione outra camada de cobertura morta e fertilizante. Após o inverno, apenas certifique-se de que seu canteiro de jardim esteja livre de ervas daninhas e você deverá ter outra colheita abundante no ano seguinte.

Propagação

Propague plantas por divisão ou sementes.

Você pode propagar suas plantas por divisão ou cultivando sementes. Cada método é fácil. Lembre-se de que você só terá colheitas de plantas com mais de dois anos.

Sementes

Comece as sementes em ambientes fechados no inverno, deixe de molho antes de plantar e espere três semanas para germinação.

Comece suas sementes em ambientes fechados durante o inverno, geralmente em janeiro ou fevereiro. Deixe-as de molho em água por um dia para hidratá-las antes de plantar.

Elas precisam de pelo menos três semanas para germinar. Uma vez que germinem, seja paciente e deixe-as se desenvolver por mais 12 a 14 semanas antes de transplantar.

Uma vez que tenham mais de 7 cm de altura, devem estar prontas para o plantio ao ar livre. Você quer cronometrá-las para estarem nessa altura pouco antes da última geada do ano. Quando o solo estiver próximo a 16°C, é hora de levá-las para fora.

Prepare seu solo com muitos nutrientes. Certifique-se de que seja bem drenado e poroso para permitir que a longa raiz tenha bastante espaço para se desenvolver.

Divisão

Divida plantas maduras no outono, separe as raízes cuidadosamente e replante imediatamente ou armazene.

Divida plantas maduras uma vez que elas superem seus canteiros. Esta é uma maneira fácil de propagar seus aspargos para plantar em outras partes do seu jardim ou dar como coroas.

No outono, desenterre as raízes cuidadosamente com uma pá ou enxada limpa. Simplesmente corte a bola de raiz com tesouras limpas. Espalhe a bola de raiz com as mãos e separe-a da planta-mãe. Você pode transplantar a planta dividida imediatamente ou armazená-la em um local fresco e escuro até o plantio na primavera seguinte.

Colheita

Plantas de primeiro ano desenvolvem raízes, e plantas de segundo ano desenvolvem hastes, mas você deve esperar para colher até o terceiro ano.

Durante o primeiro ano após plantar suas sementes, suas plantas estão desenvolvendo seus sistemas radiculares. Você não terá hastes durante esta fase. Após o segundo ano, você começará a ver algumas hastes se formando acima do solo. Deixe-as e permita que cresçam até a maturidade. Durante o terceiro ano, comece a colher cerca de metade de suas hastes.

Se você estiver cultivando suas plantas a partir de coroas, é melhor esperar até o segundo ano para colhê-las. Você quer dar às plantas tempo suficiente para estabelecer suas raízes e se ajustar ao solo.

Para produzir aspargos brancos, espere até que as hastes estejam prestes a romper a superfície. Todos os dias, cubra-as com um pouco de solo. Volte todos os dias e continue cobrindo um pouco mais. Quando estiverem com mais de 15 cm de altura, devem estar prontas para a colheita. Nesse ponto, devem estar de cor branca cremosa e tenras.

Armazenamento

Trate-os como os verdes, comendo frescos ou congelando após branqueamento para preservação.

Trate os aspargos brancos como os aspargos verdes. Eles são incrivelmente deliciosos, comidos frescos logo após a colheita. Você pode cortar as extremidades e colocá-los em um jarro de água para prolongar sua vida útil.

Você também pode mergulhá-los em água quente e congelá-los para preservá-los por mais tempo. Ferva-os por um minuto e imediatamente mergulhe-os em água gelada para chocá-los. Após cerca de um minuto, seque-os, cubra-os com filme plástico e congele-os. Eles durarão meses até que você esteja pronto para aquecê-los e servi-los.

Problemas Comuns

Pragas raramente causam problemas, mas insetos benéficos ajudam a manter um ambiente de cultivo saudável.

O aspargo branco não tem muitos problemas. Os maiores problemas envolvem pragas comuns de jardim e algumas pragas que atacam plantas de aspargos. A melhor defesa é manter um ecossistema próspero de insetos benéficos em seu jardim.

Pragas

Lagartas e pulgões atacam hastes em crescimento, especialmente suas cabeças tenras.

Pragas podem representar um risco para seus aspargos brancos, especialmente à medida que as hastes crescem sob o solo. No meu jardim, lagartas e pulgões foram os piores. Lagartas atacam as hastes jovens, especialmente em direção às cabeças.

Para outros jardineiros, nada é pior do que o besouro de aspargo. Este inseto pode destruir colheitas inteiras antes mesmo de você vê-las. Minadores de aspargos e tripes também podem ser problemáticos.

Controle essas pragas criando um ecossistema saudável de insetos benéficos em seu jardim. Incentive joaninhas, vespas e nematoides microscópicos a viverem em seu jardim. Eles irão se alimentar das pragas e manter suas plantas saudáveis.

Você pode remover detritos em seu jardim para controlar vermes e besouros. O cultivo adequado antes de plantar suas hastes pode reduzir seus números. Tente deixar uma área de solo nua ao redor do seu canteiro de aspargos para deter lagartas. Remova samambaias assim que ficarem marrons para evitar que besouros de aspargos passem o inverno.

Doenças

Ferrugem dos aspargos, causada por Puccinia asparagi, cria manchas laranjas que se tornam pretas; trate com fungicida.

A doença mais prejudicial para suas plantas é a podridão radicular por fusarium. Esta doença se desenvolve ao longo do tempo no solo. Não há cura, e a melhor prevenção é plantar variedades resistentes a doenças que possam suportar infecções.

A maioria dos jardineiros encontrará ferrugem dos aspargos pelo menos uma vez. Esta doença comum é causada pelo fungo Puccinia asparagi. Quando suas plantas são infectadas, sua folhagem desenvolve manchas laranja-amareladas que se transformam em infecções pretas. Após remover as folhas infectadas, trate-as com pó de enxofre.

Perguntas Frequentes

O aspargo branco é apenas aspargo comum. Enquanto as hastes estão crescendo, cubra-as com solo e evite que sejam expostas à luz solar. Isso impede a fotossíntese e o desenvolvimento de clorofila.

Sim e não. Tanto o aspargo branco quanto o verde vêm da mesma planta. A única diferença é que o aspargo branco é feito escondendo as hastes da luz solar. Em termos de sabor, o aspargo branco é mais rico e mais tenro.

Sim! Todo aspargo é saudável. No entanto, o aspargo verde pode conter mais nutrientes. Com a luz solar extra, as hastes verdes desenvolvem mais proteínas, fibras e nutrientes.

Infelizmente, sim. Todo aspargo contém ácido asparagúsico. Este composto contém enxofre e pode cheirar a ovos podres. É não tóxico e perfeitamente saudável.

Deixe um comentário