Brócolis: Um Guia Completo para Cultivo em Canteiros Elevados
O brócolis é um membro da família das brassicas, junto com a couve-flor, couve-de-bruxelas, couve e repolho. Essas culturas de estação fria prosperam na primavera e no outono, com temperaturas ideais entre 18 e 24 graus Celsius. Na maioria dos climas, o brócolis será uma das primeiras colheitas que você começará na primavera ou uma das últimas que você colherá antes do inverno.
Quando você está trabalhando com espaço limitado ou condições não ideais, a jardinagem em canteiros elevados é uma ótima opção. Felizmente, você pode cultivar brócolis em canteiros elevados! Você pode cultivar uma única planta ou um pequeno grupo de plantas em um canteiro elevado. Você precisará dar atenção às suas plantas durante a estação de crescimento, mas seus esforços serão recompensados quando você desfrutar de seus vegetais frescos e cultivados localmente.
Um dos maiores desafios para os cultivadores será a batalha contra pragas de insetos. Infelizmente, as brassicas são favorecidas por uma variedade de insetos vorazes. Se você tiver espaço suficiente, recomendo usar algumas plantas companheiras para ajudar a deter os insetos e adicionar diversidade à sua horta.
Uma das melhores coisas que você pode fazer pelas suas plantas de jardim é prepará-las para o sucesso. Confira as seguintes dicas para ajudar suas plantas a prosperar em um canteiro elevado. Vamos direto aos detalhes sobre tudo o que você precisa saber para cultivar brócolis em um canteiro elevado.
Escolha uma Variedade
Explore variedades vibrantes de brócolis para seu próximo prato colorido.
Se você só viu uma variedade comum de brócolis no supermercado local, pode se surpreender com a quantidade de tipos diferentes que existem. Você encontrará várias variedades para escolher, especialmente se planeja começar a partir de sementes.
Você pode estar procurando algo que pareça muito tradicional, como o brócolis que você compra na loja, com cabeças grandes, densas e verdes. Talvez você esteja procurando por cabeças menores e mais tenras. Ou talvez você esteja com vontade de adicionar uma cor extraordinária ao seu próximo prato.
‘Di Cicco’
Variedades italianas tradicionais frequentemente carregam ricas histórias culturais.
Esta variedade clássica produz várias cabeças pequenas e médias, então você terá muitos vegetais verdes saborosos para desfrutar durante toda a temporada! ‘Di Cicco’ é uma variedade italiana tradicional que existe desde 1890.
‘Burgundy’
Esta variedade tenra oferece sabor delicioso e cor vibrante.
Se você prefere seu brócolis roxo em vez de verde, ‘Burgundy’ pode ser a planta ideal para o seu gosto. Esta variedade tenra é cheia de sabor delicioso e cor fantástica que é tão ornamental quanto saborosa!
‘Waltham 29’
Desfrute de ‘Waltham 29’ com suas cabeças verdes vibrantes e sabor rico.
‘Waltham 29’ é a variedade quintessencial, com cabeças verdes brilhantes e um toque de azul nos brotos e folhas. Esta planta prolífica produz cabeças abundantes e deliciosas para sua próxima salada, molho ou prato de vegetais assados.
‘Belstar’
‘Belstar’ tolerante ao calor produz grandes cabeças tenras e brotos laterais menores.
‘Belstar’ é uma ótima variedade para climas ligeiramente mais quentes e pode ser iniciada na primavera para colheita no final do verão. Esta é uma das variedades mais tolerantes ao calor que ainda produz muitas cabeças grandes, saborosas e tenras, seguidas por mais brotos laterais menores.
‘Rapini’
Este vegetal versátil é perfeito para cozinhar ou saladas.
Esta cultura italiana produz uma abundância de cabeças pequenas e tenras com folhas deliciosamente picantes que podem ser cozidas ou apreciadas cruas em saladas. ‘Rapini’ é um vegetal versátil que você certamente vai adorar ter na sua cozinha.
Canteiros Elevados
Canteiros elevados maiores acomodam várias plantas de forma eficiente.
Felizmente para os jardineiros, há uma grande variedade de canteiros elevados para se adequar a quase qualquer espaço de jardinagem. As plantas de brócolis crescem bastante, mas têm um sistema radicular relativamente raso, então seus canteiros elevados não precisam ser muito profundos. A profundidade do canteiro elevado pode variar de 15 a 45 centímetros e oferecer às suas plantas bastante solo para suas raízes. Os modelos mais baixos e mais largos são ideais e versáteis o suficiente para serem usados com todos os seus outros vegetais de jardim também.
Espaçar suas plantas a pelo menos 60 centímetros de distância permite bastante espaço para essas grandes plantas folhosas absorverem bastante luz solar e água. Como o brócolis ocupa bastante espaço, você apreciará usar um canteiro elevado maior se quiser cultivar várias plantas juntas. Um canteiro elevado de 90 centímetros quadrados permitiria cultivar apenas quatro plantas e nada mais, então quanto mais espaço você tiver, mais flexibilidade terá.
Prepare os Canteiros Elevados e o Solo
Forneça solo rico em nutrientes e bem drenado.
Solo de alta qualidade é uma base extremamente importante para qualquer projeto de jardinagem. Felizmente, não importa o tipo de solo que ocorre naturalmente no seu quintal, porque ao jardinar em canteiros elevados, você tem o controle total sobre a qualidade do solo.
O brócolis adora solo organicamente rico e bem drenado. Você pode usar uma mistura de solo pré-preparada projetada para canteiros elevados; essas misturas de solo geralmente têm fertilizantes ou composto adicionados, bem como materiais porosos para ajudar a melhorar a drenagem. Você também pode misturar seu próprio solo para canteiros elevados usando uma mistura de terra vegetal ou solo de jardim, algum tipo de composto orgânico rico em nutrientes e materiais como perlita ou vermiculita para ajudar a melhorar a drenagem.
Certifique-se de ter seus canteiros elevados configurados e preenchidos com solo quando suas plantas estiverem prontas para serem plantadas. Se você estiver começando suas sementes na primavera, os canteiros elevados e o solo devem estar prontos para o plantio no início da primavera. Se você estiver esperando por uma colheita de outono, seus canteiros elevados devem estar prontos no meio ou no final do verão. Quando você plantar brócolis após outra colheita de primavera ou verão, certifique-se de limpar essa colheita anterior primeiro para que não haja competição entre suas plantas.
Comece Suas Plantas
Comece as sementes dentro de casa 12 semanas antes da última geada.
É divertido e gratificante começar o brócolis a partir de sementes, e você terá mais opções do que se comprar plantas jovens em um centro de jardinagem. Para uma colheita de primavera, semeie as sementes diretamente quatro a seis semanas antes da data média da última geada na sua área. Para uma colheita de outono, semeie as sementes diretamente no final do verão ou início do outono. Mantenha as sementes úmidas até que germinem.
Você pode adiantar a temporada de cultivo começando suas sementes dentro de casa. Comece as sementes dentro de casa até 12 semanas antes da data média da última geada. Isso dá às plantas uma a duas semanas para germinar e algumas semanas para crescer antes de transplantá-las para fora quatro a seis semanas antes da última geada. Comece as sementes dentro de casa no final do verão e transplante as mudas para fora no início do outono em climas amenos para desfrutar de uma colheita de inverno.
Quando estiver pronto para transplantar as mudas, pegue suas luvas de jardinagem e uma pá. Simplesmente cave um buraco no canteiro preparado um pouco maior do que o vaso em que sua muda está crescendo. Remova cuidadosamente a planta do vaso e transfira-a para o buraco. Preencha o espaço ao redor das raízes com solo fresco.
Muita Luz Solar
Colocar os canteiros elevados em locais ensolarados garante crescimento vigoroso.
O brócolis precisa de muita luz solar brilhante. Coloque seus canteiros elevados em um local onde recebam pelo menos seis a oito horas de luz solar direta por dia. O sol pleno é ideal para vegetais crucíferos. Com menos do que sol pleno, suas plantas terão menos vigor, mas você ainda pode colher algumas cabeças, elas apenas não serão tão cheias ou grandes quanto aquelas cultivadas em sol pleno.
Regue Bem
Direcione a água para a base da planta para evitar infecções fúngicas nas folhas.
Regue qualquer brócolis recém-transplantado todos os dias para ajudar as raízes a se estabelecerem em suas novas casas. Depois disso, regue suas plantas a cada três ou quatro dias, a menos que você receba chuva natural suficiente para manter o solo ligeiramente úmido.
Durante o desenvolvimento das cabeças, regue com mais frequência, mas não deixe o solo ficar encharcado. Regue suas plantas na base, em vez de borrifar as folhas e cabeças com água. Isso garante que a água chegue às raízes, onde é necessária, e não atraia mofo e outras infecções fúngicas para as folhas.
Mulch
Aplique uma camada leve de mulch orgânico.
O mulch ajuda a proteger as raízes rasas, a reter a umidade e a controlar as flutuações de temperatura do solo. O mulch também impede que as ervas daninhas tomem conta dos seus canteiros elevados. Você não precisará de uma camada espessa de mulch, mas suas plantas provavelmente apreciarão uma camada fina de mulch. Use um mulch orgânico de materiais biodegradáveis, como composto, mulch de folhas picadas ou uma camada fina de pequenos pedaços de madeira ou mulch de casca.
Fertilize
Siga as instruções do produto com cuidado para evitar a superfertilização.
O brócolis é um alimentador relativamente pesado. Se você quer plantas grandes e robustas com cabeças grandes, precisará de clima frio, sol, espaço e fertilizante. Cerca de três a quatro semanas após o transplante das mudas, aplique uma cobertura lateral de fertilizante vegetal rico em nitrogênio ao redor de suas plantas.
Aplique outra dose de fertilizante quando as cabeças das flores começarem a se formar. Siga as instruções de aplicação do produto específico que você usar e tome cuidado para não superfertilizar suas plantas.
Plantas Companheiras
Vegetais de estação fria são excelentes companheiros.
O plantio companheiro é uma ótima maneira de atrair insetos benéficos e repelir pragas de insetos que podem danificar sua colheita. O brócolis tem um sistema radicular raso, então tome cuidado ao cavar ao redor de suas plantas, pois você pode danificar as raízes acidentalmente. É melhor transplantar suas plantas companheiras e o brócolis ao mesmo tempo para que possam crescer juntos e você não precise perturbar as raízes mais do que o necessário.
Algumas ótimas plantas companheiras incluem outros vegetais de estação fria, como cebolas verdes, alface, espinafre e acelga. Algumas ervas aromáticas que crescem bem como companheiras incluem manjericão, endro, alecrim, sálvia e tomilho. Se você preferir companheiros florais, experimente gerânios ou capuchinhas, qualquer um dos quais pode ser iniciado a partir de sementes após o perigo de geada ter passado.
Proteja-se dos Insetos
Use coberturas flutuantes para proteger o brócolis das pragas.
Infelizmente, muitas pragas de insetos adoram se banquetear com o brócolis. Fique de olho em alguns desses invasores desagradáveis e remova-os prontamente antes que se multipliquem descontroladamente. O melhor controle de pragas será uma combinação de rotação de culturas, plantio companheiro e proteção proativa contra pragas.
Alterne com outras culturas não brassicas que não abrigarão as mesmas pragas. Você também pode alternar com culturas de cobertura. O brócolis é um alimentador pesado e rapidamente esgota os nutrientes do solo, enquanto as culturas de cobertura, como o trevo carmesim, ajudam a enriquecer o solo, sendo uma ótima cultura intermediária para ajudar a refrescar o solo durante a entressafra. Plantas saudáveis são mais resilientes a pragas de insetos.
Outra maneira de manter os insetos afastados é usar coberturas flutuantes. Essas coberturas leves para plantas fornecem uma barreira física muito eficaz entre suas plantas e os insetos que querem comer e depositar seus ovos nelas. Enquanto você conseguir manter a cobertura flutuante, ela fornecerá excelente proteção contra muitas das pragas de insetos mais comuns.
Essas lagartas verdes são as grandes da borboleta branca do repolho. Elas devoram qualquer parte acima do solo da sua planta de brócolis, deixando as folhas cheias de buracos e as cabeças das flores cheias de… lagartas. Existem alguns métodos para tentar manter essas pragas longe de suas plantas. Experimente colhê-las manualmente, usar coberturas flutuantes, atrair insetos predadores benéficos, óleo de nim ou spray de BT.
Os besouros das pulgas são besouros pretos brilhantes que se alimentam de muitos tipos de vegetais de jardim. As larvas se alimentam das raízes enquanto os adultos preferem mastigar buracos nas folhas. Proteja suas plantas com coberturas flutuantes, atraia insetos predadores para comê-los ou tente dissuadi-los plantando plantas de folhas fortemente perfumadas, como hortelã, nas proximidades.
Essas pragas de insetos irritantes são onipresentes no jardim. Os pulgões são mais comuns em plantas jovens, embora você também os veja ocasionalmente em plantas mais velhas. Você pode tentar prevenir e dissuadir os pulgões acolhendo insetos benéficos no seu jardim. Se você vir esses pequenos insetos de corpo mole começando a se agrupar nas folhas de suas plantas, borrife-os com jatos de água para desalojá-los e perturbar sua alimentação. Faça isso todos os dias ou dois e os pulgões não causarão danos graves.
Colheita
Os brotos secundários são tão deliciosos quanto a cabeça principal.
Você saberá que está quase na hora de colher quando vir as cabeças das flores densas se formando no centro da planta. Fique de olho na planta quando as cabeças das flores estiverem se formando, porque você vai querer colher no momento certo. Idealmente, você colherá suas cabeças de brócolis algum tempo depois que elas atingirem seu tamanho total, mas enquanto os pequenos botões das flores ainda estiverem bem fechados. Se você vir qualquer sinal de que as pequenas flores verde-amareladas estão começando a abrir, colha-as imediatamente.
Use uma faca afiada e limpa para cortar a cabeça principal, ou cabeças. Mantenha o resto da planta intacto, no entanto, porque brotos laterais menores geralmente se formarão após a colheita principal. Esses brotos secundários não serão tão grandes quanto as primeiras cabeças, mas serão igualmente saborosos. Novamente, você vai querer colher esses brotos antes que as flores comecem a abrir. Sempre que as cabeças parecerem totalmente formadas, elas podem ser colhidas. Não há problema em colher um pouco cedo.
Aproveite seus Vegetais!
Congele após branquear e secar para armazenamento prolongado.
Se você já ama brócolis, provavelmente tem suas maneiras favoritas de prepará-lo. Eu gosto de cortar as cabeças maiores em “árvores” menores e cozinhá-las no vapor por alguns minutos até que comecem a ficar verde brilhante. Nesse ponto, elas ainda estão firmes, mas não crocantes e definitivamente não cozidas o suficiente para ficarem moles.
Qualquer brócolis que você não cozinhar e consumir imediatamente pode ser armazenado. Mantenha o brócolis recém-colhido e cru em um saco hermético na gaveta de vegetais da sua geladeira por até uma semana. Você também pode congelá-los para armazenamento mais longo. Corte-os em pedaços manejáveis e ferva por dois ou três minutos. Imediatamente mergulhe-os em água gelada e deixe esfriar por mais alguns minutos. Em seguida, seque os pedaços em uma toalha e coloque-os em uma única camada no seu freezer até congelarem e solidificarem, depois armazene-os em um saco de congelamento por vários meses.
Pensamentos Finais
Se você é fã de brócolis, é empolgante saber que pode cultivar o seu próprio. Você precisará de muita luz solar, clima frio e solo rico em nutrientes. Felizmente, se você tiver apenas um pouco de espaço para um jardim, pode criar condições ideais de cultivo com canteiros elevados. Na verdade, a jardinagem em canteiros elevados é altamente versátil e imensamente gratificante. A melhor parte, é claro, é colher seu próprio brócolis fresco. Desfrute deste vegetal saudável e delicioso diretamente do seu próprio jardim elevado! Aproveite cada momento de preparar e saborear suas colheitas frescas, sabendo que você cuidou delas desde o início.