9 Combinações de Vegetais que Crescem Bem Juntas em Vasos

O que esperar nesse post

Plantio em Vasos e Recipientes

Cultivar vegetais em vasos e recipientes amplia o alcance da paisagem comestível. Seja cultivando apenas em vasos ou adicionando ao plantio no solo, eles se tornam uma base para uma colheita produtiva. Eles também facilitam o cultivo de uma horta em pequenos espaços. Arranjos em vasos permitem versatilidade na localização e exposição ao sol, com controle sobre a qualidade do solo e níveis de umidade.

Em nossas combinações comestíveis em vasos, combinaremos vegetais que crescem bem juntos, especialmente aqueles que são bons companheiros com benefícios mútuos de cultivo. O segredo é fornecer espaço suficiente para que todos os vegetais ocupem o espaço do recipiente, evitando combinações que não são compatíveis.

Um arranjo de vegetais em recipientes próspero maximiza o espaço para altas colheitas e as recompensas nutritivas e saborosas da estação. Diversifique a seleção com ervas e flores para melhorar a saúde do jardim (elas também criam uma composição bonita). Nossa lista inclui combinações gerais e variedades de vegetais compactos que crescem bem juntos em recipientes.

Pimenta Doce

Sementes de Pimenta Doce California Wonder

Pepino

Sementes de Pepino Spacemaster 80

Abobrinha de Verão

Sementes de Abobrinha de Verão Emerald Delight

Plantio Companheiro em Vasos

Bons parceiros no jardim fazem tudo florescer naturalmente.

O plantio companheiro é uma forma de organizar plantas para beneficiarem mutuamente umas às outras. É uma medida eficiente em termos de espaço e reduz danos de pragas através de parceiros que as repelem. Não é uma ciência exata, mas pesquisas apoiam as melhores combinações.

Algumas combinações de vegetais para recipientes incluem variações nas estações de crescimento e tempos de colheita, quando um está amadurecendo enquanto o outro começa a crescer. Outros fornecem sombra refrescante para espécimes menores. Aqueles com diferentes estruturas de raízes beneficiam a saúde do solo sem competição. Diferentes necessidades minerais também reduzem a competição por nutrientes.

Bons parceiros até melhoram o sabor. Com substâncias naturais nas raízes, folhas e caules, eles melhoram suas culturas associadas. Como repelentes de pragas, essas substâncias têm qualidades repelentes através do cheiro, mascaramento ou atraindo predadores benéficos.

Localização

As necessidades de luz solar e água são fundamentais ao escolher companheiros.

O primeiro passo para montar um plantador de vegetais combinado é garantir que todas as plantas compartilhem condições de crescimento semelhantes, desde a exposição ao sol até as preferências de umidade do solo. Observe a luz solar enquanto ela se move pelo seu local para informar a seleção de plantas, focando em comestíveis para a exposição específica.

Enquanto a maioria das culturas prefere sol pleno (seis horas ou mais), muitas também crescem em sombra parcial (quatro horas ou mais). Especialmente em climas com verões quentes, elas apreciarão alguma proteção de sombra dos raios intensos da tarde.

A próxima consideração é o fácil acesso à água. Os vegetais em vasos secam mais rapidamente do que os espécimes no solo, especialmente no verão. Se você estiver usando vários vasos para uma grande colheita, um sistema de gotejamento simples ajuda a controlar o volume de água para aqueles com requisitos de crescimento semelhantes.

Boa circulação de ar é essencial para recipientes, especialmente em ambientes úmidos, então permita o fluxo de ar dando espaço entre os vasos e estruturas e concedendo um pouco de espaço entre os vasos em um agrupamento.

Tamanho do Vaso e Solo

Recipientes com boa drenagem mantêm as plantas crescendo fortes.

O melhor recipiente para um plantio combinado é um grande que acomode o espaçamento apertado que vem com o cultivo de vegetais em vasos. Tamanho e drenagem são os elementos-chave. Permita bastante espaço para raízes maduras e crescimento foliar superior.

Planeje usar pelo menos cinco galões para combinações de vegetais em vasos, e mais volume para espécimes maiores. Ou, agrupe vasos de espécimes únicos para alcançar os benefícios mútuos da colheita. De sacos de cultivo de tecido a torres verticais, vegetais em recipientes permitem versatilidade e criatividade.

Opte por recipientes com boa drenagem e use uma mistura de envasamento de alta qualidade. Formuladas para cultivo contido, as misturas de envasamento pré-embaladas são estéreis, contêm nutrientes para fomentar o crescimento e têm propriedades de retenção de umidade em combinação com boa drenagem. A mistura de envasamento é arejada e menos compacta do que o solo de jardim, permitindo que as raízes respirem. Enriqueça com composto para melhorar a drenagem e adicionar riqueza orgânica.

Tomate, Alface, Manjericão e Tagetes

Crie harmonia no seu jardim com plantas que se complementam.

Esta combinação clássica oferece muitos benefícios mútuos. Tomates que amam calor começam a crescer enquanto alfaces de estação fria estão prontas para a colheita. Colha a alface quando ela terminar a temporada. Em climas amenos, eles se sobrepõem para estender a colheita da alface, com os tomates se elevando sobre os cultivadores mais baixos para fornecer sombra em dias quentes.

Manjericão e tagetes oferecem não apenas uma combinação saborosa, mas também servem para repelir pragas. Estudos mostram uma redução em tripes de ambos os parceiros. O manjericão pode até promover o crescimento do tomate.

Os tomates se tornam o espécime no vaso, com um arranjo ao redor das seleções menores. Opte por um tomate arbustivo determinado, cereja ou roma para obter o máximo rendimento em um vaso. Se você não tiver espaço para todos os quatro em um recipiente grande, banheira ou caixa de plantio, concentre-se em um único tomate e um parceiro que você mais goste.

Os tomates também crescem bem com outras solanáceas, como pimentões e berinjelas, pois têm os mesmos requisitos culturais. Como atraem as mesmas pragas, interplante com os parceiros repelentes. Os tomates também crescem bem com cenouras, fornecendo sombra em estações de transição.

Berinjela e Feijão Arbustivo

Formas compactas não competem por espaço, mas melhoram o crescimento.

Tanto as berinjelas quanto os feijões arbustivos ocupam espaço, mesmo em variedades compactas, então planeje espaço suficiente para ambos em um recipiente. Em vasos, vamos apertar mais o espaçamento do que em plantios no solo, mas ainda nos esforçamos para manter a circulação de ar e espaço para o crescimento das raízes. A vantagem dessa combinação é que as seleções anãs não têm vinhas que se espalham ou requerem estacas. Elas têm caules arbustivos e altamente produtivos.

Os feijões arbustivos são bons companheiros para berinjelas, pois repelem pragas comuns às solanáceas, como o besouro do Colorado. Eles também funcionam bem com tomates e pimentões para o mesmo fim. Como os feijões são leguminosas, eles fixam nitrogênio no solo para adicionar nutrição. E, feijões arbustivos e berinjelas não competem pelos mesmos nutrientes.

‘Jewel Amethyst’ é uma berinjela compacta que produz muitos frutos pequenos para colher com três a quatro polegadas de comprimento e duas polegadas de largura. Os pequenos frutos são roxos profundos com cascas lisas e brilhantes. Para feijões arbustivos, ‘Maxibel Filet’ é uma boa opção com apenas dois pés de altura. Os feijões franceses são longos e esguios, doces e tenros.

Abóbora e Capuchinha

Eles se unem para convidar polinizadores e proteger de pragas.

Abóbora e capuchinha fazem uma combinação perfeita em recipientes. A abóbora assume o papel principal, e a anual rasteira pode se espalhar pelas bordas. Cultive abóbora verticalmente usando um suporte como uma treliça, ou opte por um tipo arbustivo com caules compactos que não se espalham ou viajam.

A capuchinha, com folhas e flores comestíveis, traz flores tubulares vibrantes que os beija-flores adoram. Um plantio companheiro de capuchinha com abóbora melhora o controle de pragas e atrai polinizadores. Elas também são um farol para insetos benéficos para o controle natural de pragas, incluindo joaninhas, moscas-das-flores e vespas parasitas.

Se você tiver espaço no plantador, a abóbora cresce bem com tomates, pimentões e feijões. Boas variedades para recipientes incluem ‘Emerald Delight’ abóbora de verão, abóbora ‘Jack Be Little’ e abóbora bolota ‘Table King’. Para capuchinhas compactas, procure ‘Jewel Blend’ e ‘Tom Thumb’.

Pimentões, Cebolinha e Coentro

Pimentões frescos e ervas trazem sabores marcantes direto para o seu jardim.

Esta combinação comestível para recipientes é perfeita para a noite de tacos. Ela traz sabor e aroma para a cozinha e o jardim, com óleos essenciais para repelir pragas. Pimentões, desde os doces até os picantes, são excelentes vegetais para cultivar em vasos. Sua estatura cheia e curta os torna adequados para baldes de cinco galões ou mais para plantios mistos.

Eles prosperam em temperaturas quentes e produzem em abundância. Procure por variedades de alto rendimento, como ‘Early Jalapeno Chile’ e ‘California Wonder Sweet Bell’ para desempenho compacto durante toda a temporada. Experimente-os com alecrim, endro e coentro para aumentar as qualidades repelentes.

As aliáceas representam muitos bulbos comestíveis e perenes, incluindo cebolas, alhos-porós, cebolinha, chalotas e alho. Elas são parceiras superiores para pimentões em um recipiente de vegetais combinado. Elas repelem pulgões, tripes e besouros – pragas comuns de jardim com um amplo paladar.

Cebolinha (cebolinhas) são adições pequenas a um vaso e fáceis de colher. Suas pequenas raízes quebram o solo sem competir com a expansão dos pimentões. ‘White Lisbon’ é uma herança dos anos 1700 com boa resistência ao calor à medida que as temperaturas da primavera aquecem. ‘Tokyo Long’ são cebolinhas japonesas, esbeltas com um sabor suave, frescas ou cozidas. Elas são tolerantes ao calor e resistentes a doenças.

Cenouras e Rabanetes

Essas raízes crescem bem ao lado de ervas e plantas com flores também.

As cenouras fazem bons parceiros com várias culturas, ervas e plantas com flores. Cultive-as com alface e tomates para um jardim de saladas. Elas também são uma combinação fácil com rabanetes. Os rabanetes crescem rapidamente e rompem a camada superior de solo crocante, abrindo caminho para as mudas de cenoura emergirem.

Os rabanetes estão prontos primeiro, e colhê-los solta o solo ao redor enquanto as raízes das cenouras continuam se desenvolvendo. Os rabanetes são pequenos e rápidos para desenvolver raízes. Colha-os jovens como globos de uma polegada para obter sabor dinâmico e crocância.

Para que as cenouras cresçam em recipientes, variedades pequenas significam raízes principais menores. ‘Little Finger’ e ‘Tonda di Parigi’ são raízes pequenas e saborosas. Combine cenouras com tomates também, para atrair vespas parasitas para defender contra lagartas de tomate. Os tomates podem até melhorar o sabor das cenouras.

Brócolis, Alho-poró e Acelga

A acelga se beneficia da sombra fresca que o brócolis fornece.

Para uma colheita de estação fria, o brócolis se torna o espécime central entre alhos-porós e acelga como um preenchimento de perfil baixo. Como o vegetal mais robusto, o brócolis fornece sombra refrescante à tarde para folhas tenras como a acelga. Alhos-porós de desenvolvimento lento e suas raízes bulbosas se desenvolvem silenciosamente ao lado dos outros potentes nutricionais.

Variedades de brócolis adequadas para cultivo em recipientes incluem kailaan brócolis chinês e ‘Rapini’, um broccolini com floretes pequenos. Kailaan tem pequenos floretes azul-esverdeados e folhas e caules saborosos. Também é tolerante ao calor e à geada para uma temporada prolongada de brotos tenros sem florescimento. ‘Rapini’ é um brócolis raab suave (Brassica rapa subsp. rapa). Caules e pequenas coroas são tenros, suaves e ligeiramente picantes. As folhas de ambos gai lan e brócolis raab são comestíveis, frescas ou cozidas.

Pepino e Endro

Colha cedo para picles ou deixe os pepinos crescerem em tamanho completo.

Pepino e endro estarão prontos para ir do plantador ao pote de picles no calor do verão. Como um umbelífero, as flores largas e planas do endro atraem polinizadores e outros benéficos como moscas-das-flores, vespas parasitas e joaninhas. Estes alvos incluem pulgões e besouros de pepino, entre outros, que podem impactar os cucurbitáceas vizinhos.

Pepinos compactos não precisam de estacas e são fáceis de colocar em um vaso. Procure variedades como ‘Spacemaster 80’, um clássico com bom desempenho, para ocupar pouco espaço de cultivo. As plantas de dois a três pés produzem pepinos de tamanho completo. Ou, você pode colhê-los cedo para conserva.

Jardim de Pizza

Crie um jardim de pizza para coberturas frescas e caseiras.

Combinações de vegetais em recipientes são ainda mais divertidas com um tema, desde guarnições prontas em um plantador de coquetel (como cucamelão e erva-cidreira) até coberturas amigáveis para a família para pizza caseira. Os vasos nos dão a oportunidade de curar uma experiência e para uma colheita pronta de favoritos.

Um jardim de pizza pode incluir tomates Roma, cebolas, alho e ervas como orégano, manjericão e tomilho. Adicione pimentões doces para um sabor bem equilibrado.

Mistura de Smoothie

Misture a bondade fresca do jardim com folhas verdes e frutas.

O verão significa smoothies, e que melhor maneira de aprimorar os nossos do que com vegetais repletos de nutrientes do jardim? Use recipientes para cultivar seus próprios ingredientes. De morangos a folhas verdes a gengibre, podemos cultivar uma variedade em um plantador. Morangos crescem bem com brócolis, cenouras e espinafre para uma colheita diversificada.

Misturar as frutas e vegetais frescos retém suas fibras benéficas além de vitaminas, minerais e antioxidantes. Não se esqueça dos chás gelados refrescantes, também, com ervas frescas do vaso.

Continue sua leitura aqui