7 Tomates Únicos e Incomuns que Impressionam no Jardim

No momento, você está visualizando 7 Tomates Únicos e Incomuns que Impressionam no Jardim

Se você está entediado com os tradicionais tomates vermelhos, dê um toque especial ao seu jardim nesta temporada com uma seleção rara. Existem mais de 10.000 variedades cultivadas globalmente, mas a maioria de nós conhece apenas uma dúzia ou mais. Os tomates cultivados comercialmente muitas vezes carecem de sabor devido ao foco na alta produtividade e longa durabilidade. As variedades encontradas em lojas de jardinagem podem ter mais aroma, mas ainda assim atendem aos gostos mais comuns.

Embora não haja nada de errado com um delicioso tomate vermelho clássico, jardineiros e chefs experimentais estão em busca de algo mais extravagante e estranho. Estes 7 tomates únicos e incomuns certamente vão impressionar no seu jardim nesta temporada!

7 Tomates Incomuns para Impressionar no Seu Jardim

Diferentes variedades de tomates são cultivadas por características específicas.

O melhoramento de plantas pode produzir exemplares incrivelmente estranhos e bonitos. Felizmente, isso não requer modificação genética (OGMs). Enquanto a modificação genética usa equipamentos de laboratório de alta tecnologia para inserir genes de uma espécie em outra, o melhoramento tradicional de plantas simplesmente cruza diferentes plantas para escolher características desejáveis.

Assim como as raças de cães são criadas e treinadas para certos propósitos, como galgos para corridas ou pastores para pastoreio, diferentes variedades de tomates são cruzadas e selecionadas por atributos únicos. Esses tomates incomuns adicionam um toque de cor, perfis de sabor inesperados e formas marcantes que podem melhorar a diversidade do seu jardim de verão e das suas refeições.

‘Green Zebra’

Esta variedade de tomate indeterminado foi lançada em 1983.

Tomates verdes dourados com listras verde-escuras são desconhecidos para a maioria dos jardineiros. Como um tomate pode incorporar a estética estranha de uma zebra de jardim e ainda manter o sabor ultra-doce dos tomates clássicos? O ‘Green Zebra’ encontra um equilíbrio entre os dois.

Esta variedade indeterminada (trepadeira) foi desenvolvida pelo melhorador de plantas orgânicas Tom Wagner, de Everett, Washington. Embora as sementes não tenham sido lançadas até 1983, ele teve a ideia pela primeira vez nos anos 1950, quando se perguntou se um tomate verde poderia ser desenvolvido para ser comido maduro. A maioria dos tomates verdes são imaturos e deixados para fritar ou jogar na compostagem. Este cultivar prova que tons de verde e amarelo ainda podem produzir frutos suculentos e doces.

Wagner cruzou vários pais de herança para obter um sabor doce, de baixa acidez e bem equilibrado. Quando maduros, as cores encantadoras brilham em um verde-amarelado com um rubor âmbar. As peles lisas são altamente resistentes a rachaduras, tornando esta variedade ideal para áreas com chuvas de verão.

Cultivo

Essas plantas combinam a resiliência híbrida com o sabor e a textura de herança.

‘Green Zebra’ é um tomate de maturação rápida que começa a frutificar cerca de 75 dias após o transplante. Eles têm em média de dois a três polegadas de tamanho e crescem em vinhas vigorosas que podem atingir até 1,8 metros ou mais. É necessário tutoramento ou suporte. Um treliça em forma de A, postes em T ou treliça de painel de gado funcionam bem. Certifique-se de instalar a treliça no momento do transplante para que você possa começar a treinar as plantas enquanto jovens. ‘Green Zebra’ requer um mínimo de seis a oito horas de sol pleno.

As plantas são notavelmente tolerantes ao calor e à seca, oferecendo a resiliência de um híbrido misturado com o sabor clássico e a textura de uma herança. No entanto, a umidade consistente é útil para manter colheitas contínuas durante a estação livre de geadas.

Colheita e Cozinha

Os tomates ‘Green Zebra’ são ideais para saladas doces e picantes.

Costumamos identificar tomates verdes como imaturos, então como saber quando ‘Green Zebra’ está pronto para a colheita? Os frutos listrados de zebra passam de um verde claro para um verde-amarelado mais profundo com listras distintas. As extremidades das flores ficam avermelhadas e a textura fica mais macia com uma leve pressão.

Pode levar algumas colheitas para identificar o ponto de maturação perfeito. Não tenha medo de cortar um e provar. O sabor doce e o interior moderadamente suculento são ótimos indicadores de maturidade.

Na cozinha, ‘Green Zebra’ é mais adequado para consumo fresco em saladas doces e picantes. Os frutos pequenos são ligeiramente maiores que os tomates cereja, mas muito menores que os tomates de herança padrão. Eles têm um sabor decadente em salsas, caprese ou tábuas de queijos. Sal, azeite, vinagre balsâmico e queijos fortes são o complemento perfeito para o sabor do ‘Green Zebra’.

‘Artisan Tiger Stripes’

Esta variedade foi desenvolvida para sabor e atributos de herança.

A maioria dos tomates cereja são arredondados e esféricos, mas ‘Artisan Tiger Stripes’ são em forma de lágrima e alongados. Esta mistura única de tomates incomuns oferece frutos listrados, coloridos e resistentes a rachaduras em um arco-íris de tons. Cada fruto de duas polegadas exibe um padrão único de vermelho vibrante com amarelo, laranja com dourado ou verde com rosa e rubor.

Este cultivar foi desenvolvido para um sabor tentador e estética chamativa. Assim como o ‘Green Zebra’, ele possui muitos atributos de plantas de herança com o crescimento vigoroso de híbridos.

As sementes chegam em um pacote misturado, com cada tipo codificado por cores usando corantes alimentares orgânicos. A semente natural não colorida produz frutos listrados de verde. As sementes tingidas de vermelho amadurecem para frutos rosa, e as sementes tingidas de amarelo produzem frutos alaranjados. Para melhores resultados, plante os três tipos no mesmo canteiro para colher uma mistura de cores de uma só vez.

Cultivo

Certifique-se de que as temperaturas do solo alcancem 21°C antes de plantar ao ar livre.

‘Artisan Tiger Stripes’ é uma variedade indeterminada de trepadeira. As vinhas podem crescer até 1,8 metros ou mais e precisam de suporte para mantê-las eretas. Tutoramento e poda são muito úteis para garantir plantas saudáveis e livres de doenças. Procure remover brotos laterais o mais frequentemente possível, pois esses brotos desviam a energia da produção de frutos. Se você remover os brotos laterais à medida que aparecem, a planta pode direcionar a maior parte de sua energia para uma ou duas vinhas centrais que se encherão de flores e frutos.

Esta mistura eclética de tomates cereja é muito sensível à geada e não deve ser plantada ao ar livre até que as temperaturas do solo estejam pelo menos a 21°C. Jardineiros do norte podem começar dentro de casa quatro a seis semanas antes do transplante, depois mover para fora uma a duas semanas após a última data média de geada. Um tapete térmico é útil para a germinação em bandejas de células. Jardineiros do sul podem semear diretamente, desde que as temperaturas ambientes estejam acima de 7°C e as temperaturas do solo entre 21-32°C.

As sementes levam de 5 a 10 dias para emergir e de 70 a 80 dias para começar a frutificar. Certifique-se de que as plantas tenham pelo menos 60-90 cm de espaço entre elas. O excesso de plantas pode causar vigor reduzido e problemas com doenças foliares.

Colheita e Cozinha

Refrigerar tomates não estraga seu sabor se começarem a amadurecer na videira.

Esses tomates cereja listrados de verde, rosa e dourado são bastante fáceis de colher. Os frutos mudam para tons mais profundos de suas respectivas cores quando maduros. As peles são resistentes a rachaduras, mas ficam ligeiramente mais macias quando estão prontas para a colheita. Você pode facilmente colher cada cereja da videira e armazenar no balcão ou na geladeira até estar pronto para usar.

Ao contrário dos mitos urbanos, refrigerar não destruirá seu sabor. Desde que os frutos comecem a amadurecer na videira, terão uma concentração de açúcares amadurecidos na videira. A refrigeração pode protegê-los de amadurecer demais sem reduzir o sabor geral. No entanto, muitos chefs preferem trazer os tomates de volta à temperatura ambiente antes de comer.

O sal realça a doçura e o aroma de ‘Artisan Tiger Stripes’. Misture as cerejas fatiadas em um escorredor com sal e deixe descansar por alguns minutos antes de incorporá-las em saladas, molhos, massas ou acompanhamentos.

‘Black Krim’

Seu sabor distinto o torna valorizado por jardineiros e chefs em todo o mundo.

Um icônico tomate de herança russo, ‘Black Krim’ é uma das variedades de tomate mais incomuns que você pode cultivar. As plantas trepadeiras indeterminadas produzem frutos densos do tamanho de uma bola de beisebol com sabores ultra-ricos e toques de sal natural. O tomate quase preto produz de forma confiável em calor extremo e frutifica continuamente do verão até a primeira geada do outono.

Como muitas sementes de herança, ‘Black Krim’ tem origens nebulosas. Alguns dizem que veio de Krymsk, uma cidade nas encostas das montanhas do Cáucaso, ao longo do Mar Negro da Rússia. Outros insistem que foi criado no sudoeste da Ucrânia, e as sementes foram levadas para a Rússia durante a Guerra da Crimeia no início do século XIX, quando os soldados voltaram para casa com sementes para suas esposas cultivarem.

Independentemente de sua história, ‘Black Krim’ permanece uma variedade de tomate rara, mas altamente cobiçada por jardineiros e chefs em todo o mundo. O sabor equilibrado, terroso, defumado e doce certamente vai impressionar no jardim e na cozinha.

Cultivo

Introduza gradualmente plantas tolerantes ao calor a noites mais frias ao ar livre usando tecido de proteção.

Um suporte forte é essencial para esta variedade indeterminada e ramificada. Os grandes frutos de 280-340 gramas pendem em vinhas pesadas às dezenas, o que significa que você não pode se contentar com uma treliça fraca. ‘Black Krim’ também requer umidade consistente e sol pleno. Sem as condições adequadas, esta herança pode ter dificuldade em produzir seus grandes e aromáticos frutos.

É melhor começar ‘Black Krim’ dentro de casa duas a quatro semanas antes da data esperada da última geada na primavera. Use um tapete térmico para garantir que a mistura de solo esteja pelo menos a 21-32°C para uma germinação adequada. Semeie as sementes a 0,6 cm de profundidade e desbaste para uma planta por célula. Planeje transplantar cerca de uma a duas semanas após a última data de geada, quando o clima estiver totalmente estabilizado.

É muito importante aclimatar essas plantas, introduzindo-as gradualmente a noites mais frias ao ar livre. ‘Black Krim’ é muito tolerante ao calor, mas mais sensível ao frio. O tecido de proteção é útil em climas do norte para ajudar as plantas a se estabelecerem em canteiros ao ar livre. No entanto, não se esqueça de remover as coberturas quando as plantas começarem a florescer.

Colheita e Cozinha

Esses tomates amadurecem para um tom marrom-avermelhado com ombros verdes.

‘Black Krim’ comunica claramente quando está pronto para ser colhido. Os frutos ligeiramente achatados se tornam quase negros em clima quente, mas você pode colhê-los enquanto ainda estão meio verdes e firmes. Desde que a metade inferior do fruto tenha começado a amadurecer, os frutos ainda estão amadurecidos na videira. Eles podem continuar amadurecendo no balcão e ainda alcançar seu sabor completo. Eles também podem ter tons de vermelho e laranja.

Os cultivadores de climas frios podem notar que ‘Black Krim’ não fica tão “preto” quando maduro. Os frutos ficam mais marrom-avermelhados com toques de verde nos ombros.

Esta herança é infame por seu perfil de sabor ultra-rico. Muitos até preferem ‘Black Krim’ ao icônico ‘Cherokee Purple’. Este tomate é ideal para saborear fresco em sanduíches, hambúrgueres, caprese ou simplesmente polvilhado com sal. Tem um baixo teor de ácido e muita doçura defumada. A carne marrom-avermelhada adiciona um contraste marcante aos tomates amarelos e laranjas.

‘Pineapple Pole’

Este tomate é valorizado por sua raridade e textura carnuda.

Sabores tropicais são bastante incomuns em jardins de clima temperado. Além do prolífico ‘Pineapple Ground Cherries’, o tomate ‘Pineapple Pole’ é um dos únicos frutos anuais com um sabor frutado distintivo de abacaxi. Esta variedade tipo beefsteak é uma vencedora regular em testes de sabor. Os frutos gigantes têm muito poucas sementes e um sabor complexo, de baixa acidez, que equilibra doçura com acidez.

‘Pineapple Pole’ é uma herança amarelo-alaranjada com listras vermelhas. É considerada uma das variedades de tomate mais raras, mas as sementes recentemente se tornaram mais amplamente disponíveis. A textura carnuda e suculenta é perfeita para fatias grossas em um hambúrguer suculento ou sanduíche de verão. Não é tão aguado quanto outras heranças, mas super aromático. O melhor de tudo é que esta variedade é extremamente produtiva, então você só precisa de algumas plantas para atender às suas necessidades de tomate durante o verão.

Cultivo

Comece o cultivar ‘Pineapple Pole’ dentro de casa antes da última geada.

Apesar de seu crescimento prolífico, ‘Pineapple Pole’ é fácil de cuidar. As plantas demoram mais para amadurecer do que outras variedades—cerca de 90 dias após o transplante—mas os frutos grandes e carnudos valem a espera. Este tomate de baixa acidez produzirá de forma confiável durante todo o verão, desde que as temperaturas noturnas permaneçam acima de 7°C.

É melhor começar este cultivar dentro de casa duas a quatro semanas antes da última geada. Apenas os jardineiros de clima mais quente devem semear diretamente as sementes. ‘Pineapple Pole’ exige solos quentes, sol pleno e uma dose generosa de fertilizante de uso geral rico em potássio. Cada planta precisa de 60-90 cm de espaço e uma treliça sólida. A remoção de brotos laterais aumenta a produção geral.

Colheita e Cozinha

Realce sua textura carnuda salgando as fatias brevemente antes de usar.

O pico da delícia amadurecida ao sol ocorre quando os frutos amarelo-alaranjados se aprofundam na cor. Eles podem ter listras vermelhas na pele e uma leve pressão quando espremidos suavemente. Você também pode colher um pouco antes, quando a parte inferior dos frutos começar a ficar laranja.

Como este é um tipo de tomate beefsteak gigante, rachaduras são possíveis. Evite regar em excesso durante a fase de frutificação. Você pode reduzir a irrigação por alguns dias a uma semana antes de uma grande colheita. No entanto, evite estressar as plantas com a seca.

‘Pineapple Pole’ ganha muitos testes de sabor por sua frutalidade. Misture com queijos fortes, balsâmico envelhecido ou qualquer receita clássica de BLT. Este deslumbrante tomate laranja também pode ser incorporado em salsas e molhos para um sabor agradável e picante. A textura carnuda é acentuada quando você salga levemente as fatias, deixa descansar por alguns minutos e depois seca com uma toalha de papel. O sal retira o excesso de umidade para aumentar a concentração de açúcar do fruto.

‘Indigo Rose’

Esta variedade foi criada para nutrição e sabor doce.

Um dos tomates incomuns mais novos e cobiçados do mercado, ‘Indigo Rose’ é um tomate cereja ultra-nutritivo e delicioso. Os abundantes cachos de tomates cereja roxo-escuros contêm altas quantidades de antocianinas, antioxidantes conhecidos por melhorar a saúde humana.

Um dos meus professores universitários, Jim Myers, da Oregon State University, criou esta variedade especificamente por sua nutrição e sabor doce. É raro encontrar um tomate cereja tão profundamente saturado com tons vibrantes de roxo. Quando você os corta, eles têm uma carne vermelha brilhante. Os frutos lindos são tão deliciosos quanto atraentes. Se deixados na videira para amadurecer, cada cereja amadurece com um perfil de sabor equilibrado de doce, ácido e salgado.

Cultivo

Comece as sementes dentro de casa 4 a 6 semanas antes do transplante.

‘Indigo Rose’ é um tomate semi-determinado que cresce cerca de 1,5

metros de altura, exigindo suporte moderado. Apesar de sua aparência única e vibrante, seu cultivo é semelhante ao de outras variedades de tomate cereja.

Para iniciar o cultivo, semeie as sementes dentro de casa 4 a 6 semanas antes da última data de geada esperada. Use um tapete térmico para manter a temperatura do solo entre 21-27°C, o que ajudará na germinação rápida e uniforme. Transplante as mudas para o jardim quando as temperaturas noturnas estiverem consistentemente acima de 10°C.

‘Indigo Rose’ prefere solo bem drenado e rico em matéria orgânica. Plante as mudas com um espaçamento de 60-90 cm entre cada planta. Estas plantas são parcialmente tolerantes à sombra, mas para obter os melhores resultados e uma colheita abundante, escolha um local que receba pelo menos 6 a 8 horas de sol pleno por dia.

Colheita e Cozinha
Os tomates ‘Indigo Rose’ são prontos para colheita quando sua cor roxa profunda é acompanhada por um blush vermelho na parte inferior. Ao tocar os frutos, eles devem ceder ligeiramente à pressão, indicando que estão maduros.

Esses tomates são uma adição visualmente impressionante a saladas frescas, tábuas de queijos e pratos de massa. Sua alta concentração de antocianinas não só proporciona benefícios à saúde, mas também uma profundidade de sabor rica e complexa. Eles são ideais para consumo fresco, mas também se destacam em molhos e conservas. Para um deleite especial, asse os tomates ‘Indigo Rose’ com um fio de azeite, sal e ervas frescas para realçar sua doçura natural e sabor defumado.

Esses sete tomates únicos não só adicionarão diversidade ao seu jardim, mas também surpreenderão e deliciarão seus sentidos com suas cores vibrantes, formas incomuns e sabores excepcionais. Seja você um jardineiro experiente ou um novato entusiasta, cultivar essas variedades raras pode transformar seu jardim em uma verdadeira obra de arte comestível.