5 Dicas para Cultivar Aipo em Canteiros Elevados

No momento, você está visualizando 5 Dicas para Cultivar Aipo em Canteiros Elevados

A origem do aipo está na Eurásia, onde evoluiu aproveitando longas e frescas estações de crescimento. Na América do Norte, ele prospera antes do calor do verão e durante o outono em zonas de inverno ameno. Cultive aipo junto com outras culturas de clima fresco, como cenouras, beterrabas e couve.

O nome científico do aipo é Apium graveolens var. dulce. Ele pertence à família das cenouras, crescendo de maneira semelhante a outros parentes da cenoura. Talos fortes se erguem com cachos de folhas em suas extremidades. Se deixado para florescer, o aipo brota umbelas brancas que amadurecem em pequenas sementes marrons.

Ao escolher cultivar aipo em casa, selecione algumas variedades que você prefere comer. ‘Utah’ é comumente encontrado em supermercados, então experimente essa variedade se você gosta dos maços comprados na loja. ‘Conquistador’ é um tipo variável que funciona bem em vários climas. Está pronto para a colheita mais cedo do que a maioria dos outros tipos.

Semeie na Época Certa

Comece as sementes de aipo em vasos biodegradáveis a um quarto de polegada de profundidade.

Depois de selecionar sua variedade, você está pronto para plantar. O aipo prospera quando as temperaturas diurnas permanecem abaixo de 24°C e quando as temperaturas noturnas ficam entre 10-16°C. Esse período varia dependendo da sua zona de resistência.

Você deve semear as sementes de aipo 10 semanas antes de transplantá-las para fora. Transplante durante o outono, inverno ou início da primavera para zonas sem geadas severas no inverno. Onde os invernos são frios, transplante as mudas de aipo para fora após a última data média de geada em sua área.

Semeie as sementes em vasos biodegradáveis a um quarto de polegada de profundidade e regue bem. Mantenha o solo úmido e coloque os vasos sob luz intensa para que as sementes germinem facilmente. Vasos biodegradáveis minimizam a perturbação das raízes, embora não sejam necessários se você preferir usar outros recipientes que tiver à mão.

Use um Bom Solo

Enriqueça solos pobres com composto antes de plantar para melhorar os níveis de nutrientes.

O aipo aprecia solo úmido, rico e leve. Quando semeado diretamente, suas raízes podem se estender até quatro pés de profundidade! Exemplares transplantados não alcançarão essa profundidade, embora ainda apreciem solo profundamente cultivado.

Onde os solos são pobres, enriqueça-os com composto antes de plantar. Misture uma camada saudável de composto no solo antes de plantar as mudas. Depois de semear ou transplantar, adicione uma camada espessa de composto por cima. O aipo tem dificuldade em crescer em solos argilosos, então enriqueça solos pobres em nutrientes semanas antes de semear.

O aipo é um grande consumidor de nutrientes, e solo rico em nutrientes ajuda a reduzir a quantidade de fertilizante que você precisará usar. Esta cultura crocante precisa de fertilizante líquido orgânico a cada duas a três semanas com água. A dose geral recomendada nas instruções do seu fertilizante deve funcionar bem.

Espaçamento das Plantas

Certifique-se de que as plantas estão adequadamente espaçadas para um fluxo de ar ideal.

As variedades de aipo diferem umas das outras, com algumas variedades crescendo altas e outras permanecendo compactas. Tipos compactos podem crescer mais próximos uns dos outros do que os maiores, embora todos os tipos de aipo apreciem espaço ao redor de sua zona radicular.

Coloque as plantas seis polegadas de distância em fileiras com dois pés de distância. Se você estiver cultivando aipo entre outras culturas em um canteiro elevado, dê pelo menos seis polegadas de espaço entre os talos e outras plantas. Isso ajuda o fluxo de ar a alcançar a planta, o que mantém doenças e pragas afastadas.

Tipos extra altos, como ‘Utah’, alcançam 30 polegadas de altura! Eles podem precisar de espaço adicional à medida que crescem grandes e altos. Consulte os pacotes ou rótulos da variedade que você está cultivando para recomendações de espaçamento ideais.

Branqueie os Talos (Ou Não!)

Melhore seu sabor branqueando os talos usando uma caixa de leite de papel.

Os produtores branqueiam o aipo comprado na loja—o branqueamento envolve cobrir os talos enquanto crescem, protegendo-os da luz solar enquanto permite que as folhas recebam sol pleno. Isso faz com que os talos cresçam mais suaves e de cor mais clara do que se crescessem sem uma cobertura.

Se você gosta do sabor suave do aipo comprado na loja, pode querer branquear seus talos. Branqueie-os colocando uma caixa de leite de papel, caixa ou cobertura de papel ao redor dos talos. Corte um buraco na parte superior e inferior do recipiente para que tanto as raízes quanto as folhas tenham acesso ao ar e à água. Outra maneira é cobrir os talos com montes de solo.

Se você está procurando um aipo mais saboroso, tente deixá-los sem branquear. Talos não branqueados são mais crocantes, mais verdes e mais saborosos do que os branqueados. Você também pode experimentar uma variedade auto-branqueadora que naturalmente tem um sabor suave e é de cor clara. ‘Golden Boy’ é um tipo com talos verde-amarelados mais curtos do que a maioria dos outros tipos.

Colha Continuamente

Suas folhas adicionam acentos saborosos a sopas e ensopados.

O aipo brota vários talos de um ponto central. Quando você colhe cada talo individualmente, você incentiva as plantas a continuarem crescendo novos talos. Colha continuamente e você terá uma colheita constante durante toda a temporada.

Alternativamente, você pode colher maços de uma vez. Faça isso se você estiver planejando usar uma grande quantidade dessa cultura em uma receita ou se quiser armazená-la na geladeira antes de comê-la. O armazenamento a frio suaviza o sabor do aipo e reduz sua amargura.

Seja colhendo continuamente ou de uma vez, você precisará de algumas semanas após o plantio antes que os talos estejam prontos para serem cortados. Enquanto espera, experimente cortar algumas folhas de aipo. Elas têm um sabor delicioso picadas em sopas, ensopados e saladas.

Considerações Finais

O aipo é uma ótima cultura para canteiros elevados. É mais crocante, mais saboroso e mais próximo da maturidade do que os maços comprados na loja. Você também tem a chance de experimentar branquear ou não os talos e ver se gosta desse vegetal de qualquer maneira.

Mesmo que você decida não cultivá-lo no próximo ano, você terá experiência de cultivo. Selecione um tipo como ‘Utah’, siga estas dicas, e sua colheita produzirá maços de talos antes que você perceba!