Tomatinhos: Pequenos Tesouros do Verão
Os tomatinhos oferecem explosões de sabor e ornamentação no jardim de verão. Em tons vibrantes de vermelho, dourado, roxo e branco, esses pequenos frutos trazem uma intensidade de cores e sabores que variam entre doce, ácido, picante ou uma complexidade dos três.
Geralmente, os tomatinhos são pequenos e redondos, mas também podem ter formas de pera ou uva. Entre os tipos de tomate, os tomatinhos são os que amadurecem rapidamente em abundantes cachos. Eles são ideais para serem colhidos diretamente do pé durante um passeio pelo jardim e para lanches, saladas, salsas e cozimento. Os tomatinhos, especialmente as variedades determinadas, também são excelentes para cultivo em vasos (para um aproveitamento especialmente fácil!).
Cultivar tomatinhos é uma tarefa relativamente simples, com alguns requisitos culturais chave. Eles precisam de seis ou mais horas de luz solar por dia, com proteção contra os raios escaldantes da tarde em climas quentes do sul. Crescem melhor em solos consistentemente úmidos, ricos em matéria orgânica e bem drenados. Rega e adubação regulares mantêm as plantas saudáveis e produtivas durante toda a temporada.
Aqui, vamos explorar as variedades favoritas de tomatinhos em termos de sabor, cor e desempenho no jardim. Essas pequenas pérolas suculentas trazem o gosto do verão.
‘Chocolate Cherry’
O ‘Chocolate Cherry’ é uma variedade de tomate cereja que produz frutos pequenos e redondos, com uma coloração única e sabor adocicado. As plantas são indeterminadas e produzem frutos resistentes a rachaduras.
‘Cherry Falls’
O ‘Cherry Falls’ é uma variedade de tomate cereja arbustivo que produz frutos abundantes em cachos. Ideal para cultivo em vasos e pequenos espaços.
‘Sungold’
O ‘Sungold’ é uma variedade de tomate cereja que produz frutos dourados e redondos. É uma das variedades mais doces e saborosas, ideal para consumo direto do pé.
‘Sweet Million’
Os tenros tomates ‘Sweet Million’ requerem suporte para um crescimento ideal.
O híbrido ‘Sweet Million’ é uma variedade indeterminada que produz massas de pequenos tomates de meia a uma polegada e meia. Cachos de frutos vermelhos uniformes pendem de hastes altas nesta variedade clássica.
Os tomates ‘Sweet Million’ são tenros com um sabor equilibrado entre doce e ácido. Esses frutos precoces são perfeitos para serem colhidos diretamente do jardim. Os pequenos tomates são favoritos dos chefs, servidos frescos, em conserva ou preservados.
O ‘Sweet Million’ resiste a doenças como mancha foliar, murcha de fusarium e vírus do mosaico. Por ser uma variedade indeterminada, a planta produz frutos durante toda a temporada. Para melhor crescimento e frutificação, as plantas precisam de suporte ou estacas.
‘Yellow Pear’
Esta variedade requer suporte robusto para suas vinhas espalhadas.
O ‘Yellow Pear’ produz massas de pequenos tomates dourados em forma de pera, de uma a duas polegadas. Bonitos e saborosos, os pequenos frutos são picantes e crescem prolificamente durante toda a temporada.
Os tomates ‘Yellow Pear’ são herança europeia do século XVIII (ou talvez antes). Colonos americanos os usavam para conserva, enlatamento e tempero de sopas, mas são deliciosos frescos do pé.
Muitas variedades de tomates ‘Yellow Pear’ estão disponíveis hoje e são fáceis de cultivar, vigorosas e altamente produtivas. Os ‘Yellow Pear’ herança são indeterminados, com vinhas espalhadas que produzem frutos durante toda a temporada. Forneça suporte robusto, como uma grande gaiola de tomate ou treliça.
‘Black Cherry’
Esses cultivadores vigorosos produzem cachos de frutos de uma polegada após cerca de 70 dias.
O ‘Black Cherry’ apresenta frutos roxo-pretos com interiores escuros, sendo um verdadeiro tomate cereja preto. As esferas perfeitas exibem um sabor complexo característico dos tomates roxos – frutado, doce e rico.
As plantas indeterminadas são vigorosas e prolíficas. Frutos de uma polegada aparecem em generosos cachos durante toda a temporada, começando cerca de 70 dias após o transplante.
Os frutos do ‘Black Cherry’ combinam com tomates vermelhos e amarelos para uma bela salada de verão. Como a maioria dos tomatinhos, também são deliciosos para lanches diretamente do pé.
‘Patio Choice Yellow’
O ‘Patio Choice Yellow’ produz uma abundância de pequenos frutos.
A série ‘Patio’ apresenta plantas híbridas e compactas com abundantes frutos cereja. O ‘Patio Choice Yellow’ produz massas de esferas amarelas brilhantes medindo uma polegada e meia de largura.
O ‘Patio Choice Yellow’ é vencedor do prêmio All-America Selections por seu hábito compacto, produção e desempenho no jardim. As plantas são tolerantes ao calor e à umidade e resistentes a doenças comuns do tomate, como o vírus do mosaico do tabaco e a murcha.
O ‘Patio Choice Yellow’ é uma variedade determinada que produz 100 pequenos tomates simultaneamente. Com apenas 18 polegadas de altura, a variedade faz jus ao nome para cultivo em vasos e recipientes acessíveis. Aproveite os frutos frescos e use-os em conservas e molhos.
‘Midnight Snack’
Esta variedade produz tomatinhos doces e picantes.
O ‘Midnight Snack’ é um tomate cereja tenro, saboroso e fácil de cultivar, com uma cor índigo única. Os frutos jovens passam de verde para dourado, depois para vermelho com tons roxo-pretos, tornando-os tão ornamentais quanto deliciosos. Esses tomatinhos chamativos são uma adição marcante à mistura de tomates cereja vermelhos e dourados.
O ‘Midnight Snack’ é vencedor do prêmio All-America Selections com sabor excepcional entre os tomates roxos e desempenho vigoroso no jardim. As vinhas indeterminadas crescem altas (até seis pés) e requerem estacas. Produzem frutos durante toda a temporada.
A coloração do ‘Midnight Snack’ vem dos pigmentos de antocianina, e os frutos contêm os mesmos antioxidantes saudáveis encontrados nos mirtilos. Os frutos mantêm o equilíbrio de sabor doce e picante dos tomatinhos e pesam cerca de uma onça e meia.
‘Sun Sugar’
O ‘Sun Sugar’ requer suporte devido à sua altura.
O ‘Sun Sugar’, cujas esferas amarelas amadurecem para laranja dourado, está entre os tomatinhos amarelos mais saborosos e doces. Esses produtores prolíficos produzem centenas de frutos doces durante toda a temporada.
O ‘Sun Sugar’ é uma variedade indeterminada que cresce alta, com hastes de até sete pés de comprimento. Precisarão de uma grande gaiola, estacas ou treliça para suporte.
Os tomatinhos ‘Sun Sugar’ são fáceis de cultivar e resistentes a rachaduras e doenças como murcha e vírus do mosaico. Os frutos pesam de ½ a ¾ de onça e amadurecem no início da temporada (cerca de 62 dias após o transplante) e continuam até a geada. Como bônus, essas esferas douradas são ricas em vitamina A.
‘Tiny Tim’
Este produtor de frutos de meia polegada é ideal para plantios em vasos individuais ou mistos.
O ‘Tiny Tim’ é realmente minúsculo, tanto em forma quanto em tamanho de fruto, e é difícil não achar essas plantas de tomate pequenas adoráveis. Elas atingem apenas 10 a 12 polegadas de altura em vasos e recipientes e crescem um pouco mais no solo. O ‘Tiny Tim’ produz abundantes tomates redondos vermelhos de meia polegada.
O ‘Tiny Tim’ se espalha cerca de 14 polegadas em plantas determinadas, sem necessidade de estacas ou gaiolas. Esta herança de 1945 é originária da Estação Experimental Agrícola de New Hampshire.
O hábito ultra-compacto do ‘Tiny Tim’ o torna adequado para plantios individuais ou mistos em grandes recipientes. O ‘Tiny Tim’ é um produtor precoce, amadurecendo cerca de uma ou duas semanas antes da maioria das variedades de tomate.
‘Chocolate Cherry’
Os tomates indeterminados ‘Chocolate Cherry’ produzem frutos saborosos e resistentes a rachaduras.
Com sua coloração única e apelo em tamanho pequeno, o ‘Chocolate Cherry’ é uma adição emocionante a qualquer jardim de tomates. Os tomates cereja redondos e doces amadurecem para um vermelho arroxeado e se agrupam prolificamente em vinhas altas.
O ‘Chocolate Cherry’ é indeterminado, com hastes longas de até seis pés de altura e três pés de largura. Os frutos resistem a rachaduras e aparecem em grupos de seis a oito durante toda a temporada.
Os frutos do ‘Chocolate Cherry’ são tão saborosos quando colhidos alguns dias antes e deixados para amadurecer dentro de casa. De casca fina e suculenta, esses tomates estão entre os mais saborosos dos tipos cereja.
‘Supersweet 100’
Esta variedade é conhecida por sua doçura e conteúdo de vitamina C.
O ‘Supersweet 100’ apresenta longas vinhas repletas de clássicos tomates cereja vermelhos em grandes cachos. Cachos atraentes têm frutos jovens verdes misturados com frutos amarelos em estágio intermediário e amadurecendo para vermelho.
Esta variedade de tomate cereja é uma favorita confiável e um híbrido melhorado em relação ao original ‘Sweet 100’. É resistente a doenças como murcha de verticillium e fusarium e é famosa por seu sabor maravilhosamente doce.
Além de um maior teor de açúcar, o ‘Supersweet 100’ é rico em vitamina C. Dê às plantas uma grande gaiola de suporte para vinhas produtivas e espalhadas indeterminadas.
‘Sungold’
As plantas de tomate ‘Sungold’ produzem aproximadamente 120 tomates por temporada.
O ‘Sungold’ brilha com tomates perfeitamente redondos e dourados. Esta variedade de maturação precoce é amada como favorita dos jardineiros por seus frutos abundantes, cor alegre e sabor deliciosamente doce, como um gosto de verão espremido em pequenos frutos suculentos.
O ‘Sungold’ é resistente a rachaduras, mas colha os frutos alguns dias antes para evitar rachaduras quando maduros e deixe-os amadurecer completamente dentro de casa. Os frutos são saborosos mesmo antes de estarem totalmente dourados, e a colheita precoce não compromete o sabor. Isso protege os frutos de casca fina do sol e dos pássaros que também os acham saborosos.
As plantas de tomate ‘Sungold’ resistem à murcha de fusarium e ao vírus do mosaico do tabaco. Sua textura firme, alto rendimento e sabor açucarado tornam as esferas perfeitas para lanches e compartilhamento. Plantas produtivas produzem cerca de 120 tomates por temporada.
‘Black Pearl’
De acordo com catálogos de sementes, refrigerar tomates melhora seu sabor.
O ‘Black Pearl’ produz uma abundância de frutos redondos de uma polegada e meia, de cor roxa escura. O sabor é doce e salgado diretamente do pé.
Embora geralmente seja melhor não refrigerar tomates para preservar o sabor e a textura, experimente o ‘Black Pearl’ resfriado. Catálogos de sementes descrevem um sabor de uva após a refrigeração. Mesmo o sabor regular melhora com o tempo, aprimorando-se após a colheita.
As vinhas indeterminadas produzem tomates maduros cerca de 65 dias após o plantio. Os longos cachos de frutos simétricos fazem uma exibição atraente.
‘Cherry Falls’
Os tomates compactos e vigorosos ‘Cherry Falls’ são ideais para pequenos espaços.
Como o ‘Tumbling Tom’, o ‘Cherry Falls’ se espalha sobre cestas suspensas, caixas de plantio e vasos. As plantas produzem cachos de tomatinhos vermelhos brilhantes em vinhas de 18 polegadas com hastes curtas. As esferas abundantes de meia a uma polegada e meia aparecem no início da temporada.
O ‘Cherry Falls’ é um cultivador e frutificador compacto, mas vigoroso. Seu tamanho o torna ideal para cultivo em recipientes e pequenos espaços, permitindo que as hastes se espalhem. Não requer estacas ou suporte adicional.
As plantas são tolerantes ao calor e fáceis de cultivar. Os pequenos tomates ‘Cherry Falls’ têm um sabor picante e doce.
‘Washington Cherry’
Esta variedade prospera em recipientes ou canteiros de jardim sem necessidade de estacas.
Desenvolvido pela Universidade Estadual de Washington, o ‘Washington Cherry’ é o primeiro de seu tipo – um tomate de frutificação precoce e determinado. Plantas compactas produzem uma profusão de esferas vermelhas ricas e carnudas.
Os frutos de alto rendimento do ‘Washington Cherry’ têm paredes grossas para protegê-los e prolongar sua vida útil. Os tomates são cheios, pesando cerca de uma onça (no lado mais pesado para uma variedade de tomate cereja).
O ‘Washington Cherry’ está pronto para a colheita cerca de 60 dias após o transplante. As plantas arbustivas não requerem estacas e são perfeitas para recipientes ou canteiros de jardim.
‘Tumbling Tom Yellow’
A série de tomates ‘Tumbling Tom’ oferece variedades de frutos cereja vermelhos e dourados.
O ‘Tumbling Tom Yellow’ é um tomate cereja único por sua forma. O ‘Tumbling Tom’ é um cultivador anão com hastes que “choram” até dois pés e produzem muitos frutos de uma a duas polegadas. As plantas se espalham sobre cestas suspensas, caixas de janela e recipientes com hastes pendentes e esferas douradas brilhantes de pequenos tomates.
Além do dourado, a série ‘Tumbling Tom’ apresenta uma variedade de frutos cereja vermelhos. Plante uma de cada cor em um grande recipiente para uma queda colorida de frutos. Esses trailers arrumados não precisam de suporte ou estacas.
O ‘Tumbling Tom’ é um tomate compacto que cresce apenas seis a oito polegadas de largura e até dois pés de altura. É ideal para recipientes e jardins de pequenos espaços, como varandas, pátios, sacadas e plantios em canteiros elevados.
‘Fantastico’
Este é adequado para jardinagem em recipientes com maturação precoce.
O ‘Fantastico’ é outro vencedor do prêmio All-America Selections por seus prolíficos tomates de uma onça de plantas vigorosas, determinadas e arbustivas. O ‘Fantastico’ produz altos rendimentos de tomates de sabor doce em longos cachos.
Cada planta de ‘Fantastico’ produz doze libras de tomates na temporada de cultivo. Os pequenos frutos resistem a rachaduras, e as plantas são resistentes ao míldio.
O ‘Fantastico’ é ideal para seleções de tomates cultivados em recipientes, com frutificação abundante e resistência a doenças. Os tomates amadurecem no início da temporada. Embora determinado e pequeno, o ‘Fantastico’ cresce melhor com suporte em gaiola.
‘Candyland Red’
Cada planta produz mais de 100 pequenas esferas de meia polegada por temporada.
O ‘Candyland Red’ soa como um tomate para amar. E é! Este vencedor do prêmio All-America Selections é um tomate tipo groselha, com frutos ligeiramente menores do que os tipos cereja típicos, mas é um item indispensável em nossa lista de pequenos tomates.
Os frutos do ‘Candyland Red’ são vermelhos profundos e têm um sabor rico e doce. Enquanto muitos tomates groselha crescem um pouco selvagens e desenvolvem frutos no interior da planta, o ‘Candyland’ produz na parte externa do arbusto para fácil colheita e lanche rápido. As plantas têm um hábito mais compacto e arrumado do que outros cultivares de groselha.
Os pequenos frutos de meia polegada do ‘Candyland Red’ são produzidos em hastes altas que atingem sete pés de comprimento. Cada planta produz mais de 100 das saborosas esferas vermelhas por temporada.
‘Firefly’
Esta variedade requer suporte para suas hastes altas e indeterminadas.
O ‘Firefly’ ilumina o jardim de verão com esferas de tomatinhos amarelos cremosos. Os frutos têm um sabor equilibrado entre doce e ácido, com cascas tenras e interiores suculentos.
Merecendo a variedade o prêmio All-America Selections, é um dos melhores tomates cereja para jardins de verão. O ‘Firefly’ é conhecido por sua produtividade e resistência a doenças, produzindo cachos de pequenos tomates amarelos durante toda a temporada.
As plantas de ‘Firefly’ podem crescer até seis pés de altura, necessitando de um suporte robusto, como estacas ou gaiolas, para sustentar sua estrutura vigorosa. Cada planta pode render uma abundância de tomates doces e ácidos, ideais para lanches frescos, saladas e pratos decorativos.
Além de sua produção generosa, o ‘Firefly’ também é resistente a várias doenças comuns em tomates, o que o torna uma escolha confiável para jardineiros que buscam um cultivo de baixo esforço e alta recompensa.
Com sua cor vibrante e sabor maravilhoso, o ‘Firefly’ traz um toque especial ao seu jardim e à sua mesa. Experimente esta variedade e adicione uma explosão de cor e sabor ao seu repertório de tomates de verão.