Castanhas: Deliciosas e Nutritivas
As castanhas são deliciosas e nutritivas e são comuns em pratos festivos durante os meses frios de inverno. Os frutos amadurecem no final da estação, à medida que o verão se transforma em outono. Colha-as para assar sobre uma fogueira, mas cuidado com o frio que pode morder seu nariz!
Falando sério, as castanheiras são lindas árvores de nozes em paisagens residenciais. Elas produzem flores ornamentais no verão, e as flores se transformam em castanhas ao longo da estação de crescimento. Algumas espécies são exemplares gigantes, enquanto outras tendem a crescer como arbustos de múltiplos caules.
Independentemente de qual você escolha, é importante dar às suas castanheiras o cuidado necessário para prosperar. Uma castanheira saudável vive por muito tempo; plante uma hoje e ela viverá mais do que você!
Visão Geral da Castanheira
Tipo de Planta
Árvore decídua
Área Nativa
Hemisfério Temperado do Norte
Exposição
Sol pleno a meia sombra
Requisitos de Rega
Baixo
Pragas e Doenças
Ferrugem, oídio, brocas e gorgulhos
Tipo de Solo
Bem drenado, neutro a ácido
O Que É?
As castanheiras são espécies decíduas do gênero Castanea. São exemplares imponentes com folhas serrilhadas e brilhantes e flores brancas brilhantes. No local certo, uma castanheira forma uma bela estrutura que apoia a vida selvagem à medida que cresce.
Área Nativa
As castanhas são nativas de partes da América do Norte, Ásia e Europa. Elas prosperam nas regiões temperadas do hemisfério norte. Essas árvores preferem temperaturas frias no inverno, verões quentes e muita luz solar em sua área nativa.
Diferentes espécies de castanhas prosperam em condições ligeiramente diferentes. Espécies pequenas de múltiplos caules tendem a preferir locais ensolarados com pouca umidade, enquanto as árvores grandes precisam de bastante espaço aberto para prosperar.
Nos jardins, as castanhas crescem melhor em solo bem drenado sob sol pleno. Elas precisam de um local que tenha invernos frios e verões longos e quentes. A maioria das castanheiras se adapta bem nas zonas de resistência USDA 4 a 9, com algumas exceções.
Características
Essas árvores são lindas em qualquer estação. Suas folhas mudam de cor no outono de verde para amarelo-alaranjado. Elas caem no chão, revelando a casca enrugada e os galhos retorcidos no inverno.
Na primavera, os brotos emergem e se abrem em folhas verdes e brilhantes. Após as folhas, flores masculinas e femininas perfumadas brotam separadamente na mesma árvore. Elas tendem a ser incompatíveis, e você provavelmente precisará plantar duas castanheiras próximas para uma polinização eficiente e formação de nozes.
Algumas espécies, como a chinquapin chinesa C. henryi, são autoférteis. Elas se polinizam se necessário, embora tenham melhores taxas se crescerem perto de outra castanheira.
A castanheira americana é extremamente suscetível à ferrugem do fungo Cryphonectria parasitica. Ela se sai melhor no oeste dos EUA do que nos estados do leste. Se a ferrugem for comum em sua região, plante uma variedade híbrida ou espécies resistentes à ferrugem, como a chinquapin americana C. pumila.
Plantio
Essas árvores precisam de um plantio adequado para prosperar ao longo de suas vidas. Dê às castanheiras o cuidado necessário agora, e elas agradecerão com cestas de castanhas comestíveis no futuro. Se você quiser experimentar, tente plantar muitas sementes de castanheira americana. Você pode descobrir um novo exemplar resistente à ferrugem!
Transplante
Encontre uma castanheira para o seu jardim em um viveiro local ou em um produtor especializado com loja online. Mudas estão disponíveis em recipientes o ano todo. Encontre mudas de raiz nua ou B&B (com raiz coberta e amarrada) durante a estação dormente.
Comece preparando um buraco tão profundo e duas vezes mais largo que o torrão da raiz da árvore. Use uma pá para cavar e coloque o solo próximo para reutilizá-lo. Remova as plantas envasadas de seus recipientes e coloque mudas de raiz nua em um monte de terra no buraco para apoiar as raízes jovens.
Deixe a serapilheira nas árvores B&B. Simplesmente remova o barbante na parte superior e desenrole a parte superior da serapilheira para revelar a flare da raiz, onde as raízes divergem do tronco principal. Coloque a árvore dentro e coloque terra suficiente por cima para cobrir as raízes.
Regue bem a árvore após o plantio e adicione mais terra por cima se ela assentar abaixo da superfície. Garanta o sucesso do plantio cobrindo o local com uma camada de dois a três centímetros de cobertura morta, como composto ou palha. Deixe um espaço entre a cobertura morta e o tronco da castanheira.
Cultivo a partir de Sementes
Cultivar árvores a partir de sementes leva tempo. Se você quiser castanhas nos próximos anos, é melhor plantar mudas em vez de sementes. Cultive sementes como um experimento divertido ou se quiser criar cultivares resistentes à ferrugem.
Plante sementes em vasos quando começarem a cair no chão. Coloque-as em um local protegido, como uma varanda ou pátio, e regue as mudas consistentemente enquanto amadurecem. Procure manter as raízes úmidas, mas não encharcadas.
As plantas precisarão de tempo para amadurecer antes de estarem prontas para o transplante. Coloque-as em recipientes maiores após um ano ou plante-as no solo quando tiverem alguns centímetros de altura.
Você também pode semear diretamente as sementes de castanha no jardim. Árvores semeadas diretamente no solo formarão sistemas radiculares melhores do que as envasadas.
Como Cultivar
As castanheiras são tolerantes à seca e resistentes a problemas de crescimento quando maduras. Dê-lhes um bom começo em seu jardim para que durem muitos anos. Com um local de plantio adequado e boas condições de crescimento, sua castanheira durará mais do que a maioria das outras plantas na paisagem.
Luz
Dê às suas árvores sol pleno a meia sombra, com pelo menos duas a três horas de luz solar direta diária. Elas preferem sol pleno, embora sobrevivam em condições mais sombreadas. As árvores crescerão eretas e densas sob o sol, e serão esguias e longas na sombra.
Se suas castanhas tiverem apenas duas ou três horas de luz solar direta, garanta que tenham luz solar filtrada pelo resto do dia. A luz solar filtrada ocorre quando os raios do sol atravessam o dossel de árvores mais altas acima.
Água
Esses exemplares preferem umidade consistente durante a estação de crescimento. Árvores antigas são tolerantes à seca durante os meses de verão, quando as temperaturas são altas. Elas também são resistentes ao calor, crescendo bem em climas quentes do sul.
Evite regar em excesso, pois condições encharcadas convidam doenças e apodrecimento das raízes. Mantenha as raízes saudáveis e vigorosas deixando a superfície do solo secar antes de regar novamente. Verifique a terra com o dedo se estiver em dúvida; insira-o abaixo da superfície e sinta se está úmido ou seco.
Solo
As castanhas precisam de solo bem drenado para prosperar, embora sejam amplamente adaptáveis a solos com muito argila ou areia. Surpreendentemente resistentes, essas árvores crescem melhor do que a maioria em solos pobres.
Elas se sairão bem em condições neutras a ligeiramente ácidas. Enriqueça o solo com composto ao longo do ano para impulsionar suas árvores. Mantenha a camada de dois a três centímetros de espessura e deixe um espaço de dois centímetros entre o tronco e a cobertura morta.
Fertilização
As castanhas precisam de poucos nutrientes para sobreviver. Elas se sairão bem com adições anuais de composto e raramente requerem aplicações regulares de fertilizantes. Se você as estiver cultivando para as nozes e tiver colheitas ruins, pode querer verificar o solo para deficiências de nutrientes.
Use um teste de solo para determinar o pH e os níveis de nutrientes do solo. Se o pH for muito básico ou se nitrogênio, fósforo e potássio estiverem baixos, considere usar emendas para melhorar o local.
Manutenção
A queda de nozes pode ser deixada para nutrir o solo.
As castanheiras requerem pouca manutenção para prosperar. Pode-as conforme necessário no final do inverno ou início da primavera e remova madeira morta, danificada ou doente a qualquer momento.
As castanhas caem em grande quantidade, pois suas folhas e nozes caem no chão no final da estação de crescimento. Deixe a queda cobrir o solo para que possa se decompor em húmus rico em nutrientes ao longo do tempo. Se houver um gramado abaixo da árvore, use um soprador, ancinho ou cortador de grama para remover os detritos da grama.
Propagação
Propague castanhas com estacas ou sementes. Guarde as sementes quando colher as nozes para assar e mantenha-as em um local escuro e seco até que esteja pronto para semeá-las. Tire estacas de madeira macia da primavera ao verão e estacas de madeira dura no outono e inverno.
Estacas
Transplante estacas enraizadas após um ano ou mais.
As castanhas são notoriamente difíceis de cultivar a partir de estacas. Paciência é necessária durante o processo, e saiba que algumas espécies podem não enraizar de forma confiável a partir de estacas de caule. Tire estacas de madeira macia na primavera após a abertura dos brotos de folhas e estacas de madeira dura durante os meses frios.
Corte pedaços de quatro a seis polegadas dos caules e coloque cada estaca em um vaso com terra para vasos. Remova as folhas inferiores das estacas de madeira macia antes de colocá-las nos vasos. Mantenha os caules úmidos, mas não encharcados, e cubra-os com um domo enquanto enraízam.
Deixe as árvores jovens em seus vasos por um ano ou mais enquanto enraízam. Transplante-as para vasos maiores ou coloque-as no solo no outono ou primavera.
Armazenamento de Sementes
Nozes colhidas são sementes fáceis para a próxima estação.
As sementes de castanha são fáceis de guardar. As nozes são as sementes, e tudo o que você precisa fazer é guardar algumas quando colher suas árvores. Descasque-as da casca e coloque-as em recipientes de vidro, papel ou plástico.
Armazene os recipientes em um local fresco, escuro e seco. Elas se conservam bem em uma despensa ou gaveta, ou na geladeira. Se estiver armazenando as sementes na geladeira, coloque-as primeiro em recipientes para garantir que não sequem.
Colheita e Armazenamento
Assar nozes realça um sabor mais rico e doce.
Colha árvores jovens e bem podadas à mão com uma cesta. Recolha as nozes dos galhos antes de caírem no chão. Se sua árvore for grande e muito grande para colher à mão, simplesmente recolha as nozes caídas diariamente até pegá-las todas.
As castanhas vêm com embalagem natural. Elas têm cascas espinhosas e você precisará removê-las para desfrutar das nozes. Quebre-as ou divida-as com uma ferramenta de metal para abri-las.
As castanhas são comestíveis cruas ou cozidas, e têm um sabor melhor após assadas. Use-as cruas em saladas ou asse-as para desfrutar como lanche. Após assar, triture-as com outras nozes para fazer manteiga de nozes caseira.
Armazene castanhas assadas ou frescas em uma despensa, gaveta ou armário. Mantenha-as em um recipiente seco para que permaneçam frescas.
Problemas Comuns
As castanhas são propensas a uma infinidade de problemas de crescimento. Elas precisam de cuidados especiais para prosperar, especialmente se pragas ou doenças começarem a afetá-las. A castanheira americana, C. dentata, é especialmente propensa à ferrugem da castanha, e muitas outras espécies são ligeiramente suscetíveis à condição.
Pragas
Plantas saudáveis resistem melhor a insetos do que exemplares negligenciados.
Fique atento a pulgões, vespas-galha, brocas e gorgulhos. Os pulgões afetam as folhas, enquanto as outras pragas afetam a madeira e as nozes de seus exemplares de castanha. Lave as pragas das folhas com água e use redes para proteger as nozes dos gorgulhos.
As brocas atacam árvores fracas, e é importante manter sua castanheira o mais saudável possível para evitar que infeste o local. Uma vez que infectam a madeira, são incrivelmente difíceis de remover. Consulte um arborista para determinar o melhor caminho para sua árvore.
Doenças
Manchas nas folhas aparecem mais em galhos sombreados e úmidos.
A ferrugem da castanha é a doença mais perigosa que afeta essas árvores. Ela causa mortalidade nas árvores, matando exemplares fracos e saudáveis.
A melhor defesa contra a ferrugem está na genética das castanhas. Plante uma espécie ou variedade resistente à ferrugem para prevenir a condição. Nenhuma outra opção é adequada, pois a ferrugem eventualmente infectará exemplares suscetíveis ao longo do tempo.
Embora menores, você também pode ver manchas nas folhas ou oídio em árvores sombreadas e úmidas. Melhore a drenagem e o fluxo de ar para erradicar as doenças.
Perguntas Frequentes
Muitas de nossas espécies nativas sucumbiram à ferrugem da castanha no início dos anos 1900. Castanheiras gigantes dominavam as florestas orientais, ganhando o nome de “Redwoods do Leste”. A ferrugem as dizimou. Hoje em dia, esforços de conservação estão avançando na produção de uma castanheira americana resistente à ferrugem.
Sim, elas são! Elas crescem rapidamente em jardins com sol pleno.
Algumas espécies podem, embora a maioria delas exija a presença de outra árvore para uma polinização cruzada eficiente.




