Como Plantar, Cultivar e Cuidar de Árvores de Pistache

Você está visualizando atualmente Como Plantar, Cultivar e Cuidar de Árvores de Pistache

Visão Geral da Planta

Os pistaches explodiram em popularidade, tornando-se um dos lanches saudáveis mais convenientes e irresistíveis. Infelizmente, um saco dessa conveniência saudável vem com um preço alto. Se os seus desejos por pistache estão pesando no seu bolso, cultivar pistaches pode ser uma excelente opção.

Uma árvore totalmente madura pode produzir entre 9 a 23 kg de pistaches. Os pistaches podem ser armazenados por até um ano, então você nunca mais precisará comprá-los na loja. Eles são ideais para jardins maiores ou florestas alimentares.

Cultivar árvores de pistache requer muita paciência e espaço, mas o resultado vale a pena. Dado um bom clima, as árvores de pistache são de baixa manutenção e ideais para jardineiros de qualquer nível de experiência.

O que são Árvores de Pistache?

Pistacia vera, comumente conhecida como pistache, origina-se da Ásia Central e do Oriente Médio. Essas árvores estão acostumadas a climas desérticos, crescendo bem em áreas com verões longos e quentes e invernos frios e secos.

As árvores de pistache são decíduas, com folhas compostas pinadas e flores e frutos em grandes cachos. A noz ou semente é encapsulada por uma casca dura, coberta por uma casca de cor dourada a vermelha. Na maturidade, as árvores atingem de 6 a 9 metros, mas podem ser podadas para controlar a altura.

Os pistaches ficam dormentes durante o inverno, florescem na primavera, desenvolvem-se durante o verão e estão prontos para a colheita no outono. Embora produzam anualmente, terão uma colheita abundante em um ano e uma colheita mais leve no ano seguinte.

As árvores de pistache são dióicas, o que significa que são masculinas ou femininas. Para que a árvore feminina produza frutos, ela deve ser polinizada por uma árvore masculina. Uma árvore masculina pode fornecer pólen suficiente para até 11 árvores femininas. As árvores de pistache são predominantemente polinizadas pelo vento, então polinizadores não são necessários para produzir frutos.

Os pistaches também têm um requisito de frio para o desenvolvimento das flores. Eles necessitam de pelo menos 800 horas abaixo de 7°C.

Plantio

As árvores são tipicamente plantadas como árvores de um ano de idade em janeiro ou fevereiro. Sempre plante uma árvore enxertada para garantir a proporção correta de árvores masculinas e femininas.

Plantar árvores a partir de sementes não é recomendado porque não há garantia de que haverá um bom equilíbrio de árvores masculinas e femininas. A única maneira de determinar se a árvore é masculina ou feminina é esperar até a maturidade, o que leva vários anos.

Escolha um local ensolarado com boa drenagem e um perfil de solo profundo para permitir que as raízes se expandam. Cultivar em um recipiente não é aconselhável, pois o pistache requer espaço para seu sistema radicular profundo.

Como as árvores femininas são polinizadas pelo vento pelas árvores masculinas, não as coloque em uma área completamente bloqueada do vento. As árvores masculinas precisam ser plantadas a favor do vento em relação às femininas para garantir a polinização.

Depois de escolher um bom local, cave um buraco tão profundo quanto o torrão de raízes e duas vezes mais largo. Preencha o buraco com terra, compactando com uma pá ao finalizar. Adicione uma camada de cobertura morta para evitar ervas daninhas e regular a temperatura e a umidade do solo. Espaçe as árvores de 4,5 a 9 metros de distância.

Como Cultivar

Cuidar das árvores de pistache é fácil. A coisa mais difícil sobre cultivar uma árvore de pistache é ter paciência. As árvores de pistache são extremamente de baixa manutenção e valem bem a espera.

Luz

Os pistaches requerem sol pleno. Sua árvore em crescimento precisa de pelo menos seis horas de luz solar para alcançar o crescimento ideal. Qualquer coisa menos pode atrofiar o crescimento e impedir a floração, impactando sua colheita potencial.

Água

O momento ideal para regar é no início da manhã para prevenir o risco de doenças. Os pistaches requerem irrigação profunda a cada poucas semanas durante períodos secos.

Como são tolerantes à seca, as árvores podem sobreviver com muito pouca água. No entanto, fornecer umidade suficiente no momento certo aumentará o rendimento e a qualidade das nozes.

A irrigação por gotejamento é ideal para permitir que o solo absorva grandes quantidades de umidade. Dependendo do seu tipo de solo, aspersores e mangueiras de imersão podem causar excesso de escoamento. Não é necessário regar durante a estação chuvosa.

Solo

Os pistaches podem crescer em uma variedade de solos, desde que sejam bem drenados. Solos argilosos pesados não são recomendados. Essas árvores podem sobreviver em solos de baixa qualidade e são conhecidas por serem tolerantes ao sal.

Os pistaches preferem solos ligeiramente alcalinos com um pH de 7,0-7,5. No entanto, eles podem se adaptar a qualquer solo com um pH de 6,0-8,0.

Temperatura e Umidade

A tolerância à geada depende do porta-enxerto. Alguns porta-enxertos podem suportar temperaturas abaixo de -18°C, enquanto outros só toleram temperaturas de -1°C por um curto período de tempo antes que os danos comecem a ocorrer.

Os pistaches crescem naturalmente em condições desérticas, então são extremamente tolerantes ao calor. Na verdade, o calor seco é essencial para um bom desenvolvimento e produção do miolo. Durante o período de dormência, temperaturas acima de 18°C causarão uma redução no rendimento.

Fertilização

Os pistaches se beneficiam de um impulso de nutrientes na primavera para repor os nutrientes perdidos no solo. Fertilize uma vez por ano na primavera usando um fertilizante balanceado NPK, espalhando o produto até a linha de gotejamento da árvore para alcançar as raízes.

Poda

Durante o final do inverno e início da primavera, quando a árvore ainda está dormente, pode as árvores para manter o tamanho e manter a copa aberta.

Escolha três ramos principais e pode quaisquer ramos menores sobrepostos. Mantenha os ramos menores entre 45 cm e 60 cm.

Lembre-se de que o fruto se desenvolve em crescimento de um ano. Ao podar, não remova muitos ramos mais velhos, pois você precisa de alguns dos crescimentos mais maduros.

Durante o outono e inverno, todas as folhas e frutos devem cair naturalmente. Se folhas e frutos antigos permanecerem na árvore durante o período de dormência, remova-os para evitar transportar material vegetal doente para a próxima estação.

Colheita

Colher pistaches é fácil e gratificante. As nozes de pistache podem ser consumidas frescas ou preservadas para consumo posterior.

Colheita

Dois sinais de que os pistaches estão prontos para a colheita são quando a casca externa fica vermelha e quando se divide, revelando a casca abaixo. A maneira mais fácil de colher as nozes é estendendo uma lona sob a árvore e sacudindo os galhos até que os pistaches caiam na lona.

Como os pistaches se dividem antes da colheita, não permita que caiam no chão para reduzir o risco de contaminação. Remova as cascas imediatamente após a colheita. A falha em remover as cascas resultará em manchas na casca e potencial crescimento de mofo. Também retarda o processo de secagem.

Armazenamento

Os pistaches precisam ser secos e armazenados em um recipiente hermético. Os pistaches podem ser secos naturalmente ao sol por três a quatro dias ou secos no forno a 60-70°C por cerca de 10-14 horas.

Em temperatura ambiente, os pistaches duram alguns meses. Para armazenamento de longo prazo, até um ano, mantenha-os no freezer com ou sem casca.

Propagação

As árvores de pistache são melhor propagadas por enxertia. Os porta-enxertos são cultivados a partir de sementes e posteriormente enxertados com a variedade frutífera.

Os porta-enxertos usados para produção comercial são de espécies diferentes de Pistacia vera. Pistacia altantica e Pistacia integerrima são as duas espécies mais comuns usadas para porta-enxertos. Híbridos das duas espécies também foram desenvolvidos para combinar as melhores e mais favoráveis características dos dois porta-enxertos.

Quando os porta-enxertos são grandes o suficiente, eles são enxertados com Pistacia vera. As duas cultivares mais comuns são ‘Kerman’ e ‘Peters’. ‘Kerman’ é uma cultivar feminina e ‘Peters’ é uma cultivar masculina.

Problemas Comuns

Cultivar pistaches geralmente é livre de problemas. No entanto, há alguns problemas que você pode encontrar.

Baixa Produção

As condições climáticas são a principal razão para pouca ou nenhuma produção de frutos. O clima quente durante a dormência impedirá a árvore de produzir flores.

As árvores precisam de pelo menos 800 horas de temperaturas abaixo de 7°C. Se a árvore não receber horas de frio adequadas, a floração será negativamente impactada. Altas temperaturas acima de 18°C durante a estação de dormência também causarão perda de flores.

A polinização deficiente também é uma razão para a baixa produção de frutos. Os pistaches são amplamente polinizados pelo vento. A localização do plantio deve ser considerada para garantir que a polinização ocorra. Evite colocá-los perto de uma barreira de vento ou plantar árvores masculinas a favor do vento em relação às femininas.

Pragas

Os adultos da broca-da-laranja são mariposas com asas cinzentas e marcas pretas. As mariposas põem ovos dentro das cascas divididas. Remover nozes antigas do ano anterior evitará ou reduzirá a presença de insetos pragas durante o inverno. Colher imediatamente após a divisão da casca evitará que a praga ponha ovos nas nozes.

O enrolador-de-folhas-oblíquo é outra praga de mariposa dos pistaches. As mariposas adultas são marrons com bandas oblíquas mais escuras nas asas. As larvas se alimentam de folhas e ramos floridos. Bacillus thuriengensis (Bt) é eficaz no controle dessa praga. Pulverizações semanais podem ser necessárias até que o controle total seja alcançado.

O ácaro-plano-do-citrus é um pequeno ácaro avermelhado que aparece durante os meses de verão. Os ácaros se alimentam dos caules dos cachos de nozes, bem como das nozes, fazendo com que os cachos murchem. Cachos danificados tendem a permanecer nas árvores em vez de cair naturalmente durante o inverno, fornecendo um abrigo para a broca-da-laranja e patógenos fúngicos. Se o tratamento for necessário, o ácaro-plano-do-citrus pode ser tratado com pulverizações de enxofre.

As cochonilhas macias podem ser encontradas nos ramos e galhos das árvores. As cochonilhas excretam grandes quantidades de melada, o que leva ao mofo fuliginoso, inibindo a fotossíntese e levando à queda das folhas. As cochonilhas geralmente são controladas com predadores e parasitas naturais. Se o tratamento for necessário, pulverizações de óleo dormente são eficazes.

Os percevejos causam o mesmo problema que as cochonilhas macias porque também excretam grandes quantidades de melada. Os percevejos geralmente residem nos brotos e cachos de frutas. Se os predadores naturais não conseguirem manter as populações sob controle, a piretrina pode ser usada. Os rastreadores são os mais suscetíveis aos pesticidas, então a aplicação durante a fase de rastreio é crucial para a aplicação mais eficaz.

Doenças

Botrytis e Alternaria são as duas doenças foliares mais comuns em árvores de pistache, causando a morte de folhas e brotos. Essas doenças ocorrem quando as condições estão constantemente úmidas, seja pela chuva ou alta umidade. A maneira mais eficaz de preveni-las é manter a folhagem o mais seca possível e manter as árvores bem podadas para melhorar o fluxo de ar entre os ramos e folhas.

Ao nível do solo, Phytophthora e Verticillium são as doenças radiculares mais comuns em árvores de pistache.

Verticillium começa nas raízes e eventualmente infecta o xilema. A infecção obstruirá tanto a absorção de umidade quanto de nutrientes, causando murcha e eventualmente morte. Não há tratamento para Verticillium, então a prevenção é fundamental. Se Verticillium estiver presente no solo, um porta-enxerto resistente deve ser usado para evitar a infecção.

Phytophthora é um problema comum que causa a podridão das raízes. Esse problema fúngico é completamente evitável com práticas adequadas de irrigação e boa drenagem do solo. Os sintomas acima do solo de Phytophthora incluem vigor reduzido e folhas amarelas.

Perguntas Frequentes

P: Onde as árvores de pistache crescem nos EUA?

P: Quanto tempo leva para uma árvore de pistache produzir?

R: As árvores de pistache levam entre 5-7 anos para produzir a primeira colheita. Leva até 15-20 anos para produzir rendimentos máximos de nozes.

P: Qual a altura das árvores de pistache?

R: As árvores de pistache variam de 6 a 9 metros de altura.

Considerações Finais

O pistache é uma árvore única para adicionar ao seu jardim, seja você um iniciante ou um cultivador experiente de nozes. Contanto que sejam plantados no clima certo, não precisam de muita atenção para prosperar.