Microverdes de Nabo: Uma Surpresa Deliciosa e Nutritiva
Quando você pensa em microverdes, talvez não imagine que um vegetal de raiz volumosa seria uma opção – mas aqui estamos! Os nabos são excelentes microverdes! Eles são pouco conhecidos sem motivo aparente, pois as sementes de nabo estão entre os vegetais que germinam mais rapidamente. Você pode cultivar uma safra de folhas de nabo em apenas uma semana.
Os cotilédones de nabo, colhidos muito antes de a raiz carnuda se formar, são rechonchudos e crocantes. Seu sabor é variado; alguns jardineiros descrevem como um rabanete não picante, enquanto outros argumentam que tem sabor de repolho ou couve. De qualquer forma, podemos concordar que os microverdes de nabo têm gosto típico de plantas da família das brássicas.
Não é apenas a velocidade e o sabor que tornam os microverdes de nabo perfeitos para iniciantes – eles também exigem menos suprimentos. Normalmente, é necessário uma luz de cultivo para crescer microverdes de qualidade. Sem ela, os verdes demoram mais para crescer, têm caules tortos e crescem de forma desigual. Embora os microverdes de nabo também se beneficiem da luz artificial, eles são um dos poucos microverdes que crescem razoavelmente bem sob luz solar regular. Se você é novo no cultivo de microverdes e hesita em gastar com uma luz de cultivo, os nabos são a maneira perfeita de testar as águas. Uma vez que você esteja viciado em cultivar microverdes, pode investir no equipamento necessário para cultivar outros tipos.
Como todos os microverdes, as folhas de nabo têm um valor nutricional incrível. Elas contêm cerca de dez vezes a quantidade de nutrientes dos nabos maduros. Entre esses nutrientes estão altos níveis de Vitamina A, Vitamina C, fósforo, potássio e beta-caroteno. Essas vitaminas e minerais oferecem benefícios à saúde, incluindo aumento do humor, melhor sono, níveis de açúcar no sangue regulados e até mesmo um risco reduzido de câncer.
Portanto, ao cultivar microverdes de nabo, você estará melhorando sua saúde, habilidades culinárias e de jardinagem. No restante deste artigo, vamos preencher as lacunas sobre como cultivar esses verdes simplesmente ótimos.
Informações Rápidas sobre Microverdes de Nabo
Microverdes de nabo Tennouji Kabura.
Sabor: Nabo suave, rabanete não picante, repolho, couve, brássica
Molho: Não
Enxaguar/Escorrer: Não
Germinação: 2-3 dias
Colheita Ideal: 7-12 dias
Como Cultivar Microverdes de Nabo
Se você é novo no cultivo de microverdes, vai precisar de alguns suprimentos muito específicos. Microverdes não são germinados no jardim como nabos comuns – eles precisam de um ambiente interno próprio.
Materiais
Aqui está o que você vai precisar para cultivar microverdes de nabo:
Sementes: qualquer variedade de sementes de nabo (gostamos das sementes de alta qualidade da True Leaf Market)
Meio de cultivo: preferimos a mistura de solo para início de sementes da Espoma ou nosso coco coir
Luz: uma luz de cultivo T5 é recomendada, mas não necessária para cultivar microverdes de nabo
Recipiente: duas bandejas de cultivo
Shaker de especiarias (opcional)
Um pequeno peso (menos de 5 libras)
Tesoura de cozinha
Garrafa de spray
Somos grandes fãs das sementes de microverdes que a True Leaf Market vende. Nossos favoritos para nabos estão listados abaixo:
Você pode usar qualquer variedade de nabo para seus microverdes. Eles não precisam ser rotulados para micro cultivo, embora comprar em grandes quantidades para cultivo de microverdes seja provavelmente o melhor. Talvez a variedade mais comum seja o nabo Purple Top White Globe. Qualquer que seja a sua escolha, certifique-se de que a semente do vegetal não foi revestida com pesticidas ou outros produtos químicos. Recomendamos fortemente comprar sementes apenas de um vendedor confiável.
Para a maioria dos microverdes, você precisará de duas bandejas de cultivo por colheita. Uma deve ter bons orifícios de drenagem e a outra deve ser sólida. Escolha bandejas rasas que tenham pelo menos 10×10 de tamanho e possam se encaixar uma dentro da outra.
Molho
Sementes de nabo Purple Top White Globe.
Felizmente para nós, as sementes de nabo não precisam ser embebidas. As sementes redondas e marrom-avermelhadas germinam facilmente o suficiente para que possamos pular esta etapa e passar para o plantio.
Plantio
As sementes de nabo têm uma boa taxa de germinação se forem configuradas corretamente. Começaremos pegando a bandeja com orifícios de drenagem e nossa mistura de solo. Encha a bandeja quase até a borda e alise o solo. Em seguida, para facilitar o plantio dos microverdes, encha seu shaker de especiarias com sementes de nabo. Espalhe as sementes sobre toda a superfície do solo, como confeitos em um bolo. Pressione levemente as sementes de nabo no solo e dê outra rega.
Em vez de cobrir as sementes de microverdes de nabo com solo, coloque a segunda bandeja de cultivo diretamente sobre elas. A bandeja deve se encaixar bem o suficiente para bloquear toda a luz. Para mantê-la no lugar, coloque seu pequeno peso em cima. Esse peso também servirá para incentivar os microverdes a crescerem caules e raízes fortes.
Uma vez plantadas, mantenha as sementes de nabo nesse “período de blackout” enquanto ocorre a germinação. Você deve levantar a tampa apenas para verificar se as sementes e o solo têm umidade suficiente. Em 2-3 dias, quando as raízes começarem a se fixar, cada broto trabalhará em conjunto para empurrar coletivamente a bandeja de cobertura pesada. Este é o seu sinal para fazer a transição das sementes de nabo do modo de germinação para a fase de crescimento (micro)!
Crescimento
Quando você plantou seus nabos, eles eram pequenas sementes. Agora, quando você remover a bandeja de cobertura, será recebido por mudas de nabo pálidas e ligeiramente amassadas. Não se preocupe! Esses microverdes bebês se endireitarão e ficarão verdes à medida que você continuar o processo de crescimento.
Se você optar por usar uma luz de cultivo, posicione-a cerca de um pé acima da bandeja de cultivo e ligue-a por 10-12 horas por dia. Caso contrário, coloque sua bandeja de microverdes onde ela receba o máximo de luz solar direta possível. Se cada folha não ficar verde em um ou dois dias, exponha-as a mais luz.
À medida que crescem, seus microverdes de nabo brotarão dois cotilédones verdes e lobados. Eles terão caules brancos que muitas vezes adquirem um tom rosado-púrpura à luz. Você também pode notar pelos brancos e felpudos nas raízes que às vezes parecem mofo.
Para evitar mofo real em seu jardim de microverdes, sempre regue pelo fundo da bandeja. Muita umidade na parte superior favorece o crescimento de bactérias, especialmente considerando o quão próximas cada folha está espaçada. O método de rega por baixo requer que você reutilize sua bandeja de cobertura sólida de antes.
Encha a bandeja sólida com uma ou duas polegadas de água e coloque a bandeja de cultivo dentro dela. A mistura de solo absorverá a umidade através dos orifícios de drenagem, regando assim as raízes dos nabos. Certifique-se de remover a bandeja de rega após 10-15 minutos para que o solo e a safra de microverdes não fiquem muito úmidos.
Colheita
Em apenas 7-12 dias desde o plantio, seus microverdes de nabo estarão prontos para a colheita. Até então, cada broto terá 2-3 polegadas de altura e exibirá cotilédones lindamente desdobrados. Você terá alguns dias para colher, mas deve fazê-lo antes que os verdes produzam folhas verdadeiras. À medida que uma planta de microverde cresce e se torna um nabo completo, seu sabor mudará drasticamente (sem mencionar que ficará sem espaço!).
Antes de começar a colheita, pare de regar seus microverdes de nabo pelo menos 12 horas antes. Quanto mais secos estiverem na colheita, mais tempo esses verdes permanecerão frescos. Enquanto isso, adquira uma tesoura de cozinha ou uma faca afiada e limpe-a bem.
Segure um punhado de microverdes em uma mão e corte os caules com a outra. Você pode colher as plantas de uma vez ou conforme necessário. Quando você tiver colhido toda a safra, jogue as raízes e o solo das plantas gastas na sua composteira. Brotos de nabo, como a maioria das plantas de microverdes, não voltarão a crescer após a colheita.
Armazenamento
Como mencionado, os brotos de microverdes permanecem mais frescos quando estão secos. Evite lavar sua safra de micro nabos até estar prestes a usá-los. Adicione essas plantas saborosas e nutritivas a qualquer prato que precise de um impulso de saúde (saladas, sanduíches, caçarolas, etc.). Microverdes são melhores usados crus como guarnição.
Se você não usar toda a safra de uma vez, embrulhe as sobras em uma toalha de papel e sele-as em um recipiente hermético ou saco ziplock. Guarde as plantas na geladeira, onde elas permanecerão frescas por cerca de uma semana. Você pode precisar trocar a toalha de papel se ela ficar muito úmida.
Perguntas Frequentes
Sementes de nabo Purple Top White Globe.
P: Como você cultiva microverdes de nabo?
R: Para simplificar, você plantará a semente de nabo, manterá no escuro por alguns dias, fornecerá luz solar direta, regará o solo por baixo e depois colherá as safras.
P: Você pode comer microverdes de nabo?
R: Sim! Não apenas essas micro plantas são deliciosas, mas também têm muitos benefícios para a saúde. Como na maioria dos casos de microverdes, os micro nabos têm um alto valor nutricional, incluindo benefícios da Vitamina A, Vitamina C, fósforo, potássio, fibras e outras vitaminas e minerais.
P: Quais sementes não devem ser usadas em microverdes?
R: Evite qualquer planta que não tenha folhas comestíveis quando madura. Isso inclui a maioria das plantas da família das solanáceas, que inclui tomates, berinjelas e batatas. No entanto, há muitas ótimas opções da família das brássicas e ervas como brotos de manjericão.
P: Quais são os microverdes mais procurados?
R: Plantas como rúcula, amaranto e azedinha de veia vermelha estão entre as mais procuradas pelos cultivadores de microverdes. Se você está começando seu jardim de microverdes, recomendamos microverdes de rabanete, espinafre ou nabo.