Planta de Cevada: Grão para Cerveja ou Pão

Você está visualizando atualmente Planta de Cevada: Grão para Cerveja ou Pão

A planta de cevada é uma daquelas que não recebe muita atenção, mas vale a pena aprender sobre esse anual de primavera. Pode não ser tão popular quanto outros grãos pequenos como trigo, arroz, centeio, aveia ou milho, mas ainda assim é importante.

Conhecida como o outro grão cereal, a cevada tem sido cultivada por milhares de anos e é cultivada em áreas que de outra forma não suportariam culturas alimentares. Também é uma fonte importante de ração animal e muitos cervejeiros estão cultivando sua própria cevada maltada em busca da cerveja perfeita.

Cada cabeça de cevada (Hordeum vulgare) produz de 20 a 60 grãos, tornando até mesmo um pequeno campo de cevada produtivo para o jardineiro doméstico. A cevada contém 8 aminoácidos essenciais e uma série de outras vitaminas e minerais. Além disso, um ensopado de carne não seria tão saboroso ou satisfatório sem a adição de cevada.

À medida que você continua a ler este artigo, descreveremos mais sobre este grão fascinante e, uma vez que você perceber como é fácil cultivá-lo, certamente se sentirá inspirado a cultivá-lo em seu próprio jardim de alimentos.

Bons Produtos na Amazon para Cultivar Cevada:

Guia Rápido de Cuidados

A planta de cevada produz sementes comestíveis que usamos para assar ou fazer cerveja. Fonte: enneafive

Nome Comum Cevada Nome Científico Hordeum vulgare Dias para Colheita 70-90 dias Luz Sol pleno Água Mantenha o solo levemente úmido Solo Solo bem drenado e argiloso Fertilizante Uma pequena quantidade de nitrogênio em solo pobre Pragas Lagartas Doenças Ferrugem das folhas

Tudo Sobre a Cevada

Quando ainda está se desenvolvendo, a cevada tem um tom verde em todas as partes da planta. Fonte: Roj

A cevada é um membro da família das gramíneas com o nome botânico de Hordeum vulgare. É um anual de primavera e um ancestral da cevada selvagem, Hordeum spontaneum. A produção de cevada é uma cultura importante em todo o mundo e uma das mais antigas. Há evidências de que foi domesticada há pelo menos 10.000 anos no sudoeste da Ásia.

A cevada cresce como uma grama ereta com 1-6 caules e espiguetas em cada cabeça. Existem ramos laterais independentes chamados perfilhos em cada planta. Cada perfilho tem o potencial de amadurecer em uma cabeça que produz sementes, portanto, quanto mais perfilhos a planta produzir, maior será o rendimento da colheita.

Fornecer bastante nitrogênio para a cevada em crescimento ajudará a aumentar o número de perfilhos produzidos. À medida que a planta de cevada amadurece, ela passa de verde brilhante para marrom claro e as espiguetas produzem o grão comestível. Cada cabeça de flor contém partes masculinas e femininas, o que permite a autopolinização.

Comparada a outros grãos como trigo e centeio, as plantas de cevada toleram uma variedade de climas e prosperam em muitas condições. Assim, é uma cultura alimentar importante em áreas onde outros grãos não crescem. É mais conhecida por seu uso como ração animal e a cevada maltada produz cerveja e uísque.

A cevada plantada no outono pode ser cultivada como uma cultura de cobertura para prevenir a erosão, deter ervas daninhas e fornecer nutrientes valiosos ao solo, e muitos a cultivam como verdes doces e tenros, também conhecidos como grama de cevada, que podem ser consumidos por humanos, cães e gatos para um impulso nutricional adicional. Uma vez que as sementes são removidas, os caules secos são usados como palha para controle de algas em lagos e lagoas.

Tipos de Cevada

Existem centenas de variedades de sementes de cevada no mercado hoje. Você frequentemente ouvirá os termos cevada de duas fileiras e cevada de seis fileiras. Quando você vê uma cabeça de cevada de cima para baixo, a cevada de duas fileiras tem duas fileiras de grãos, enquanto a cevada de seis fileiras tem seis fileiras de grãos – isso se refere ao arranjo das sementes ao longo do caule.

A cevada de duas fileiras é preferida para a fabricação de cerveja, pois produz um sabor mais completo e rendimentos mais altos devido ao menor teor de enzimas e proteínas e maior teor de amido. A cevada de seis fileiras é mais rica em proteínas e carboidratos, tornando-a um bom produto alimentar.

Duas cultivares populares são a cevada de seis fileiras Robust, porque é de alto rendimento com grãos rechonchudos e é resistente à mancha e ferrugem do caule. Pinnacle é uma variedade de duas fileiras que amadurece um pouco mais tarde, mas tem altos rendimentos, grãos grandes e caules fortes.

Plantando Cevada

A cevada prefere clima mais frio e prospera quando plantada na primavera ou no inverno. Você não precisa de muitos acres para cultivar esse grão nutritivo. Por exemplo, 20 metros quadrados podem fornecer até 18 quilos de cevada uma vez colhida.

Plante cevada (Hordeum vulgare) em solo bem drenado, seja no solo, em canteiros elevados ou em grandes recipientes. No entanto, você pode não obter uma grande colheita usando apenas recipientes. Com plantio apertado, é possível obter até 25 plantas por metro quadrado. A taxa de semeadura recomendada é de 95 a 120 quilos por acre.

A cevada precisa de sol pleno e umidade regular, embora não cresça bem se o solo estiver encharcado. Plante as sementes quando o solo estiver trabalhável na primavera e mantenha o solo úmido até a germinação. A cevada prosperará melhor em ambientes mais frios, e você pode escolher variedades que se saem melhor na época do ano em que planeja plantar.

Cuidados

Um campo de cevada jovem se desenvolvendo. Fonte: neilalderney123

Cuidar da sua própria cevada é um processo fácil. Esta seção cobre os requisitos para cultivar este grão e como obter os melhores resultados.

Sol e Temperatura

A cevada requer sol pleno para crescer adequadamente, o que significa pelo menos 6 horas por dia. A zona de cultivo do USDA é de 3 a 8, mas você pode encontrar uma variedade que cresça bem no seu clima e na época do ano em que você a plantará.

A temperatura ideal para o cultivo de cevada é de 13°C, mas isso também depende da variedade que você decidir cultivar. No entanto, é uma cultura de estação fria e você terá melhores rendimentos em áreas mais quentes se plantá-la no início da primavera ou no outono.

A cevada plantada na primavera precisa ser colhida antes da primeira geada para evitar danos às cabeças de sementes. Em climas do norte, a cevada de inverno é bem adaptada para sobreviver ao frio, embora não seja tão resistente quanto o trigo de inverno e o centeio. Na zona 8 ou mais quente, a cevada crescerá bem quando plantada entre setembro e fevereiro, antes que as temperaturas subam acima de 29°C.

Água e Umidade

Mantenha as sementes úmidas até que germinem e depois regue para manter o solo levemente úmido. A quantidade de água necessária dependerá da temperatura do ar e da umidade. Temperaturas mais quentes exigirão irrigação frequente. Quando as temperaturas caírem, a necessidade de água também diminuirá, pois a cevada não gosta de ficar encharcada.

As plantas de cevada podem ser regadas com qualquer tipo de irrigação. A maioria dos agricultores acha que os aspersores são os mais fáceis para grandes colheitas, embora isso aumente a probabilidade de doenças fúngicas.

Solo

O solo ideal para grãos de cevada é bem drenado e argiloso, com um pH de 6,0 a 6,5. De todos os grãos cereais, é o mais tolerante a solos alcalinos, tornando-o tolerante ao sal, à seca e uma boa escolha para colocar em campos desgastados, cheios de ervas daninhas e erodidos, pois melhora a estrutura do solo.

Fertilização

A cevada não requer uma grande quantidade de fertilização. Na verdade, se você der muito fertilizante, isso fará com que a planta produza mais vegetação e menos sementes. É uma boa ideia testar a terra do seu jardim antes de aplicar fertilizante, especialmente porque esta planta não precisa de muitos nutrientes extras.

A cevada precisa apenas de uma pequena quantidade de potássio e fósforo – ainda menos do que nitrogênio. Se o seu solo estiver deficiente, você pode fertilizar no início da temporada. No entanto, se você tiver uma base de jardim rica, então será suficiente para cultivar esta cultura.

Poda/Treinamento

A cevada não requer poda, mas você pode cortar a colheita para adiar a floração. Uma vez que você remove a cabeça da semente, levará tempo para produzir outra, já que eventualmente crescerá outra. Se você estiver cultivando como uma cultura de cobertura para incorporar nutrientes no solo, também desejará cortar ou arar antes que as flores se desenvolvam para evitar que as sementes germinem e cresçam no solo posteriormente.

Propagação

A única maneira de cultivar cevada é a partir de sementes. Em climas do norte, semeie as sementes na primavera para uma colheita no outono. Caso contrário, em climas mais quentes, a cevada de primavera estará pronta a partir da cevada plantada no outono. A seção de plantio menciona mais sobre o cultivo de cevada e você pode encontrar sementes amplamente adaptadas para sua região.

A semente de cevada pode ser espalhada, mas certifique-se de que aproximadamente 2,5 cm de solo cubram a semente ou os pássaros as comerão antes que tenham a chance de germinar. A semente de cevada germina rapidamente, geralmente dentro de 3 a 5 dias.

Colheita e Armazenamento

No momento da colheita, a cevada estará completamente seca. Fonte: Stanco

Uma vez que as cabeças de sementes tenham secado, é hora de colher. Este processo pode ser demorado para o jardineiro doméstico, mas também pode ser muito divertido e não é um processo difícil.

Colheita

Quando o grão se solta facilmente da cabeça, está pronto para ser colhido. Se você plantar uma variedade de cevada sem casca, a casca se soltará facilmente. Use um aparador de mão ou foice para cortar os caules da base da planta. Amarre a cevada em feixes, com as cabeças no topo, e coloque-os ao sol para secar por 7-10 dias. Uma vez adequadamente secos, corte a cabeça da semente de cada caule e coloque-as em uma fronha. Use um martelo macio para bater nas cabeças e liberar os grãos de cevada. Isso também é conhecido como debulha.

Armazenamento

Uma vez que o pequeno grão se separa da palha, coloque os grãos em um recipiente hermético e armazene em um local fresco e seco por até 6-8 meses. Outra opção é colocá-los em sacos de congelamento e armazenar no freezer; eles durarão pelo menos um ano ou mais.

Solução de Problemas

À medida que se aproxima da colheita, a cevada começa a ficar amarela. Fonte: Infomastern

Como qualquer grão, podem surgir preocupações de cultivo e possíveis pragas e doenças que podem afetar a cevada. Felizmente, a agricultura moderna produz muitas variedades resistentes.

Problemas de Cultivo

A cevada (Hordeum vulgare) não é uma cultura difícil de cultivar, mas é preciso ter cuidado para não regar em excesso, pois isso pode estimular a podridão radicular fúngica que fará com que as raízes se decomponham e resultem em um crescimento misto da planta. Além disso, a chuva ou qualquer coisa que cause a umidade das cabeças (como aspersores) quando está quase na hora da colheita pode fazer com que as sementes brotem. Fique de olho na previsão do tempo na época da colheita e lembre-se de que não há necessidade de irrigar nessa época.

Pragas

Comparada a outros grãos cereais, a cevada produz alcaloides que repelem muitas pragas comuns de grãos, como larvas de lagartas e pulgões. A maioria dos problemas de pragas ocorre em grandes armazenamentos, mas uma praga comum vista durante a estação de crescimento são as lagartas.

As lagartas são larvas de mariposas que voam à noite e comem os caules das plantas jovens. Elas variam em cor de bege a cinza e têm manchas ou listras ao longo das costas. A maioria terá menos de 5 cm de comprimento e se enrolará em uma bola quando tocada. Elas dormem no solo durante o dia e se alimentam à noite. O melhor método para se livrar das lagartas é retirá-las da planta e colocá-las em água com sabão.

Prevenir a infestação de lagartas removendo detritos de plantas e ervas daninhas onde os ovos são colocados. Uma opção de pesticida natural é o Bacillus thuringiensis (Bt), uma bactéria comum que mata as lagartas.

Doenças

Doenças foliares, como a ferrugem das folhas, podem afetar o crescimento vegetativo da planta de cevada. É uma doença fúngica causada por Puccinia hordei que produz manchas circulares laranja-marrom nas superfícies superiores das folhas. A infecção começa mais tarde na temporada e geralmente quando há alta umidade e verões úmidos.

Existem cultivares que são resistentes a esta doença, mas se sua cevada for afetada, um fungicida foliar orgânico pode ser aplicado ao primeiro sinal de infecção. Remova as plantas se a doença progredir para evitar a propagação para o resto da sua colheita. Você também pode prevenir a ferrugem fornecendo bastante espaço e fluxo de ar entre cada planta.

Perguntas Frequentes

À medida que amadurece, as cabeças de sementes incham e as sementes dentro secam. Fonte: enneafive

P: Para que serve a planta de cevada?

R: A cevada cultivada é moída em farinha, usada como grão cereal ou é uma boa adição a sopas e ensopados. Muitas bebidas alcoólicas são feitas a partir da cevada maltada, e a cevada germinada é considerada um superalimento.

P: Posso cultivar cevada em casa?

R: Sim, a cevada é uma ótima opção para jardineiros domésticos, pois uma área de 20 metros quadrados pode render até 18 quilos de cevada. Canteiros elevados e grandes recipientes também são opções para cultivar cevada em casa.

P: Quanto tempo leva para a cevada crescer?

R: A cevada precisa de aproximadamente 50-90 dias para amadurecer, dependendo da variedade e da época do ano em que é plantada. A cevada de primavera é colhida mais cedo do que a plantada no outono.

P: Qual é a diferença entre trigo e cevada?

R: Embora ambos pertençam à família das gramíneas, o trigo é do gênero Triticum e a cevada do gênero Hordeum. A cevada é mais fácil de cozinhar e comer em sua forma mais natural como grão inteiro ou em forma de pérola. O trigo precisa ser moído, triturado ou quebrado, e a camada externa de farelo do trigo é removida antes de ser consumida.