O Guia Definitivo para Cultivar Framboesas

O que esperar nesse post

Adicionando Plantas Frutíferas ao Seu Jardim

Adicionar plantas frutíferas ao seu jardim traz uma nova camada de prazer ao tempo passado ao ar livre. Morder uma cenoura ou tomate recém-colhido é gratificante, mas provar uma framboesa aquecida pelo sol direto da planta? Isso é uma nova camada de felicidade.

Cultivar framboesas em casa traz muitos benefícios. Como essas frutas saborosas são notoriamente perecíveis, muitas vezes são esmagadas ou caras na loja. No entanto, quando você as cultiva em casa, pode comê-las momentos após a colheita!

Como as framboesas são fáceis de cultivar para iniciantes, plantar uma vez permite que você desfrute de frutas ano após ano. Não tem certeza de qual variedade escolher ou onde plantá-la? Não se preocupe—vou cobrir tudo o que você precisa saber sobre o plantio e cuidado das framboesas.

Visão Geral das Framboesas

Área Nativa: Europa, Ásia e América do Norte

Exposição: Sol pleno a meia sombra

Requisitos de Rega: Moderado

Pragas e Doenças: Ferrugem da framboesa, antracnose, botrítis, oídio, drosófila de asa manchada, besouro japonês

Manutenção: Baixa a moderada

Tipo de Solo: Rico e bem drenado

Zona de Resistência: 3-9, varia ligeiramente por cultivar

O Que São Framboesas?

As framboesas são plantas perenes do gênero Rubus. Este grupo também inclui amoras, amoras-de-vinho e amoras-de-orvalho. Embora existam várias espécies de framboesas, muitas das variedades cultivadas são Rubus idaeus, Rubus strigosus ou híbridos dessas duas espécies.

Todas essas plantas são perenes que formam longos ramos chamados canas. Embora as raízes das plantas sejam perenes, as canas geralmente vivem apenas um ou dois anos. As canas produzem cachos de flores brancas na primavera ou verão, seguidos por frutos brilhantes.

Embora seja fácil supor que framboesas são bagas (afinal, está no nome), seus frutos são na verdade frutos agregados. Cada ‘baga’ é composta por muitos pequenos frutos chamados drupéolas.

Tipos de Framboesas

Ao selecionar framboesas amigáveis para iniciantes para cultivar em seu jardim, há alguns fatores que você pode usar para diferenciar cultivares. Mantenha esses fatores em mente ao olhar para as variedades.

Primocane vs. Floricane

Variedades primocane são de frutificação no outono ou contínua, enquanto variedades floricane são de frutificação no verão ou em junho.

As framboesas produzem dois tipos de canas: primocanes e floricanes. Primocanes referem-se a canas que surgiram naquela estação, enquanto floricanes referem-se a canas que estão em seu segundo ano de crescimento. Algumas variedades produzem frutos nos primocanes, e outras apenas nos floricanes.

Variedades de primocane também são conhecidas como framboesas de frutificação no outono ou contínua. Elas geralmente frutificam no final do verão e no outono, mas algumas variedades podem produzir uma colheita no início do verão e outra no final do verão.

Os jardineiros também se referem às variedades floricane como de frutificação no verão ou em junho. As plantas produzem flores em canas que passaram o inverno, e o fruto geralmente amadurece em junho ou julho. Essas plantas requerem um sistema de treliça mais robusto do que as variedades de primocane.

Cor do Fruto

Os frutos podem vir em tons de roxo, dourado e preto.

Framboesas vermelhas são as mais comuns, mas você também pode encontrar variedades roxas, douradas e pretas. Essas variedades diferem tanto em sabor quanto em cor.

Variedades de Framboesas para Iniciantes

Os cultivares de framboesa diferem em hábito de crescimento, cor do fruto, zona de resistência e resistência a doenças. Aqui estão algumas framboesas amigáveis para iniciantes para tentar cultivar em casa.

‘Heritage’

Esta variedade produz frutos nos primocanes, que podem ser apreciados do início do verão até o outono.

Esta framboesa de frutificação contínua produz frutos nos primocanes, então você não precisa se preocupar com estacas e treliças elaboradas. Você pode cortar as canas até o chão no outono, deixar o novo crescimento aparecer na primavera seguinte e desfrutar de deliciosos frutos vermelhos do início do verão até o outono.

As plantas geralmente frutificam em seu primeiro ano de crescimento, então você não precisa esperar para desfrutar de framboesas maduras. ‘Heritage’ cresce bem nas zonas 4 a 8.

‘Joan J’

A variedade produz frutos vermelhos firmes que têm um menor teor de umidade.

Uma framboesa primocane sem espinhos, ‘Joan J’ produz frutos vermelhos firmes no início do verão e novamente no início do outono. Os frutos têm um menor teor de umidade do que outras framboesas, então eles armazenam por mais tempo enquanto ainda oferecem uma suculência desejável. São resistentes nas zonas 3 a 8.

‘Fall Gold’

Fall Gold produz frutos de cor dourada pêssego que se desenvolvem bem nas zonas 3 a 8.

Se você deseja se afastar das framboesas vermelhas, as belas bagas douradas pêssego ‘Fall Gold’ são um bom ponto de partida. As plantas são de frutificação contínua e crescem bem nas zonas 3 a 8. As plantas crescem apenas alguns pés de altura e largura, funcionando bem para jardins pequenos.

Quando e Onde Plantar

Depois de decidir se as framboesas prosperarão na sua zona de cultivo, é hora de escolher uma variedade adequada e começar a plantar.

Escolhendo um Local de Plantio

Coloque as plantas em uma área com luz solar direta e solo com boa drenagem.

As framboesas crescem melhor em uma área com pelo menos oito horas de luz solar direta. Elas podem crescer bem em meia sombra, mas espere menos flores e frutos.

Você também deve observar o solo. Evite áreas com solo compactado ou constantemente úmido e procure por boa drenagem. Mesmo que você não planeje realizar um teste de solo, determine o pH. Elas crescem melhor em um pH entre 5,5 e 6,5, então ajuste o pH antes de plantar, se necessário.

As framboesas crescem pelo menos quatro pés de altura e três pés de largura, então certifique-se de que sua planta tenha espaço para se espalhar sem invadir outras plantas.

Plantas de Raiz Nua vs. Cultivadas em Recipientes

Plantas de raiz nua estão dormentes, e plantas cultivadas em recipientes estão ativamente crescendo.

Você tem duas opções principais quando se trata de plantar framboesas: plantas de raiz nua e plantas em vaso.

Plantas de raiz nua estão dormentes, então você deve plantá-las quando o solo estiver descongelado e as árvores estiverem dormentes. Plantios de outono e primavera podem funcionar bem. Essas plantas costumam ser menos caras do que as opções cultivadas em recipientes e resistem bem ao transporte.

Plantas cultivadas em recipientes estão ativamente crescendo, então são mais sensíveis a temperaturas frias. Portanto, você deve esperar para plantar até após a última geada da primavera.

Quando Plantar

O momento ideal de plantio dependerá se a planta é de raiz nua ou em vaso.

Como mencionei acima, o momento ideal de plantio depende se você está cultivando uma planta de raiz nua ou em vaso.

Plantas de raiz nua podem ser plantadas no solo no outono e na primavera em climas amenos; no entanto, o plantio na primavera é recomendado se você viver na zona 7 ou abaixo. Plante após o solo descongelar, mas antes da última geada da primavera.

Plante framboesas cultivadas em recipientes na primavera após a última geada ter passado. Essas plantas estão ativamente crescendo, então são sensíveis a danos pelo frio.

Como Plantar

Coloque as plantas em solo bem drenado e espaçadas de 60 a 90 cm.

Depois de encontrar um bom local de cultivo e estabelecer que é o momento certo para plantar, é hora de preparar seu solo. Primeiro, certifique-se de que está bem aerado e bem drenado. Se o solo parecer compactado, você pode soltá-lo com um garfo de escavação ou pá. Misturar composto bem envelhecido nos primeiros 15 cm também ajudará a melhorar o solo.

Espaçe as plantas de 60 a 90 cm para permitir espaço adequado e fluxo de ar. Cave um buraco tão profundo e largo quanto a bola de raiz ou sistema radicular da planta. Tente evitar enrolar as raízes no buraco; em vez disso, cave um buraco mais largo e espalhe as raízes.

Se você estiver lidando com uma planta em vaso, pode ser necessário soltar as raízes enroladas nas laterais do recipiente. Podar raízes muito longas é aceitável e preferível a enrolá-las apertadamente ao redor do buraco.

Certifique-se de que a coroa da planta (o ponto onde as raízes se conectam à cana) esteja de 2,5 a 5 cm acima do solo. Preencha o buraco com solo, depois compacte-o suavemente com o pé. Regue bem e cubra com lascas de madeira, palha ou outro material orgânico para manter a umidade e prevenir o crescimento de ervas daninhas.

Cuidado das Plantas

Depois que suas plantas estiverem no solo, você precisará fornecer o mesmo cuidado que oferece a muitas outras plantas: manter a umidade adequada do solo, controlar ervas daninhas e fertilizar conforme necessário.

Rega

A irrigação por gotejamento é ideal, pois entrega água diretamente à base e mantém as plantas secas.

As plantas de framboesa requerem uma quantidade moderada de umidade durante a estação de crescimento. Mantenha o solo úmido ao redor das canas recém-plantadas para que as plantas possam se estabelecer. Uma vez que as plantas se acomodem, planeje fornecer cerca de 2,5 cm de água por semana.

A irrigação por gotejamento é ideal, pois mantém as folhas das plantas secas e entrega água diretamente à base das plantas. Você pode configurar um sistema de irrigação por gotejamento usando fita de gotejamento e cabeçotes, ou usar uma mangueira de imersão para umedecer o solo.

Controle de Ervas Daninhas

Aplique cobertura morta ao redor das plantas para manter as ervas daninhas afastadas.

As ervas daninhas podem rapidamente competir com as plantas de framboesa, e remover ervas daninhas entre as canas é um trabalho desagradável. Adicionar cobertura morta ao redor de suas plantas é uma maneira de manter as ervas daninhas afastadas e reduzir sua carga de trabalho.

Aplique de 5 a 7,5 cm de lascas de madeira, palha ou cobertura morta de folhas ao redor das plantas na primavera. Esses materiais ajudarão a prevenir ervas daninhas e conservar a umidade, mas não impedirão que as canas de framboesa rompam o solo. Você ainda pode ter que puxar algumas ervas daninhas, mas lidará com menos plantas indesejadas.

Fertilização

As plantas são alimentadoras leves; forneça-lhes uma pequena quantidade de fertilizante balanceado a cada primavera.

As plantas de framboesa são alimentadoras leves, então você não precisa aplicar muito fertilizante para mantê-las saudáveis. Adicionar uma pequena quantidade de fertilizante balanceado a cada primavera fornecerá às plantas os nutrientes de que precisam durante a estação de crescimento. Você também pode adicionar uma pequena quantidade de composto rico em micróbios ou vermicomposto para aumentar a vida do solo e tornar os nutrientes orgânicos mais disponíveis para suas plantas.

Evite aplicar fertilizante com alto teor de nitrogênio. Esses produtos geralmente estimulam as plantas a desenvolverem muito crescimento verde e exuberante, mas poucas flores e frutos.

Trelissagem

As treliças podem fornecer suporte e transformar canas espalhadas em plantas eretas e organizadas.

Você não precisa treliçar plantas de framboesa, mas um sistema de suporte transforma um emaranhado de canas espalhadas em plantas eretas e organizadas que são mais fáceis para cultivadores iniciantes. Isso simplifica a colheita, melhora o fluxo de ar e diminui doenças. A poda é especialmente recomendada para variedades que produzem floricanes.

Existem muitas maneiras amigáveis para iniciantes de cultivar framboesas em uma treliça, e uma maneira não é necessariamente melhor do que a outra. Seu orçamento, número de plantas e espaço ajudam a determinar o melhor método para você.

Aqui estão algumas maneiras de treliçar suas plantas de framboesa.

Postes em T e arame: Coloque dois postes em T em cada extremidade da sua fileira de framboesas, espaçando os postes a um pé de distância. Adicione algumas camadas de arame ou barbante entre os postes em T para cercar suas plantas de framboesa.

Painel de gado: Coloque um painel de gado ao longo de um lado da(s) sua(s) planta(s) de framboesa, inclinando o painel em um ângulo leve. Isso funciona muito bem se você estiver cultivando suas bagas ao lado de uma cerca. Incentive as plantas a crescerem contra o painel e encaixe as canas conforme necessário.

Arco: Se você tiver apenas uma única planta de framboesa, pode treiná-la para crescer em um arco. Amarre suavemente as canas ao arco à medida que crescem.

Poda

A poda é feita para manter plantas saudáveis, mas considere o momento correto antes de podar.

A poda ajuda a manter plantas saudáveis e leva a grandes colheitas. No entanto, podar de maneira incorreta ou na época errada do ano pode prejudicar suas plantas.

Antes de começar a podar, observe se suas plantas são de frutificação primocane ou floricane. Cada tipo requer um tipo diferente de poda, então é essencial saber qual você está cultivando.

Variedades de primocane podem ser podadas ou cortadas até o chão no final do outono ou inverno. Sim, até o chão! As plantas armazenarão energia em seu sistema radicular durante o inverno e enviarão novas canas na primavera. Essas canas então produzirão flores e frutos no mesmo ano.

Plantas de frutificação floricane são um pouco mais complicadas de podar, mas o processo ainda é bastante simples. Espere até o final do outono ou inverno para começar o processo. Primeiro, localize as canas de segundo ano (floricanes) que produziram frutos e pode-as até o chão. Deixe os primocanes, removendo-os apenas se houver mais de um a cada 15 cm.

Pragas e Doenças Comuns

Infelizmente, as framboesas são propensas a inúmeras pragas e doenças que podem ser desafiadoras para cultivadores iniciantes. No entanto, saber o que procurar pode ajudar a prevenir que esses problemas se tornem graves.

Drosófila de Asa Manchada

O inseto é uma pequena mosca da fruta que se alimenta dos frutos da planta.

Quando os ovos eclodem, as pequenas larvas começam a se alimentar dos frutos. Embora as pequenas larvas possam passar despercebidas, as maiores podem causar uma aparência enrugada ou craterada.

A melhor maneira de controlar as pragas é capturá-las com armadilhas de vinagre. Encha um pequeno copo com vinagre de maçã ou vinho tinto, cubra-o com uma tampa e faça pequenos furos perto do topo do copo. As moscas entrarão na armadilha e não conseguirão encontrar a saída.

Besouro Japonês

Os besouros se alimentam das folhas e flores, causando sérios danos.

Uma praga comum de muitas plantas de jardim, o besouro japonês gosta de se alimentar das folhas e flores de framboesa. Esses besouros verdes e marrons passam o inverno no solo como larvas e às vezes parecem emergir como adultos da noite para o dia. Portanto, é importante ficar de olho em sua emergência.

Se você vir os besouros, pode pegá-los manualmente de suas plantas e colocá-los em um balde com água e sabão. Completar esse processo diariamente ajudará a evitar que causem danos sérios.

Você também pode tomar medidas preventivas para matar as larvas subterrâneas. Nematóides benéficos e pó de esporos leitosos são eficazes no tratamento das larvas. Aplicar esses produtos no outono ou primavera dará os melhores resultados.

Ferrugem Amarela da Framboesa

A doença afeta a folhagem das plantas.

Causada pelo fungo Phragmidium rubi-idaei, a ferrugem amarela da framboesa é uma doença que afeta a folhagem das plantas de framboesa. O primeiro sintoma é o aparecimento de manchas amarelas nas folhas na primavera ou verão. O fungo então consome as folhas até aparecer na parte inferior. As plantas infectadas podem apresentar frutos que morrem nas plantas, e as folhas muitas vezes caem das canas.

A prevenção é a melhor maneira de lidar com essa doença. Remova folhas e canas caídas, em vez de deixá-las no jardim, e pode conforme necessário para aumentar o fluxo de ar.

Antracnose

A doença frequentemente infecta canas e pode ser prevenida plantando as plantas em um local ensolarado com bom fluxo de ar.

Uma doença comum no jardim, a antracnose refere-se a um grupo de sintomas causados por muitos fungos diferentes. A antracnose em framboesas é causada pelo fungo Elsinoe necator. O patógeno frequentemente infecta as canas, levando a manchas roxas que eventualmente desenvolvem interiores côncavos. Infecções graves podem levar a canas mortas.

A antracnose é difícil de tratar uma vez que ocorre, então procure preveni-la escolhendo um local ensolarado com bom fluxo de ar e solo bem drenado. Use irrigação por gotejamento em vez de um aspersor e remova quaisquer canas e ervas daninhas que limitem o fluxo de ar.

Botrítis

Botrítis infecta os frutos, fazendo com que fiquem cobertos de mofo cinza e felpudo.

Também conhecido como mofo cinzento, Botrytis cinerea é uma doença comum e potencialmente prejudicial para framboesas. Ela infecta os frutos, fazendo com que bagas saudáveis fiquem cobertas de mofo cinza e felpudo, tornando-as não comestíveis. Botrítis é mais provável de ocorrer em ambientes frios e úmidos.

Você pode ajudar a prevenir botrítis usando irrigação por gotejamento e mantendo um bom fluxo de ar ao redor de suas plantas. Embora você não possa salvar bagas infectadas, pode prevenir que o fungo se espalhe pulverizando suas plantas com um biofungicida.

Oídio

O oídio pode ser facilmente prevenido usando irrigação por gotejamento ou expondo as plantas ao sol pleno.

Quando o oídio infecta plantas de framboesa, as folhas, canas e/ou frutos ficam cobertos com uma fina camada de pó branco. Embora uma infecção leve não seja uma grande preocupação, um surto grave pode atrofiar o crescimento das plantas e reduzir os rendimentos. Como a germinação dos esporos é mais alta durante condições quentes e úmidas, fique atento à doença em dias chuvosos de primavera.

Você pode ajudar a prevenir o oídio plantando framboesas em sol pleno e usando irrigação por gotejamento. Alguns cultivares também têm resistência à doença, então procure por esses se você já experimentou o oídio no passado.

Se você detectar o oídio, pode pulverizar suas plantas com um biofungicida como Bacillus subtilis. Quando o tempo seca, a infecção muitas vezes desaparece.

Colheita

Colha o fruto quando estiverem de cor intensa e se soltarem facilmente da planta ao puxá-los.

As framboesas são frutas frágeis, então colher quando estão maduras, mas não maduras demais, é fundamental. Procure por bagas que estejam de cor intensa e se soltem facilmente da planta ao puxá-las. Nem todas as bagas amadurecem ao mesmo tempo, então verifique as plantas a cada poucos dias.

Como os frutos são frágeis, eles se esmagam facilmente quando empilhados. Usar um recipiente raso e largo limitará os frutos danificados. Depois de colher suas bagas, coloque-as na geladeira sem lavar.

Continue sua leitura aqui