Como Plantar, Cultivar e Cuidar das Mangueiras ‘Glenn’

Você está visualizando atualmente Como Plantar, Cultivar e Cuidar das Mangueiras ‘Glenn’

Super doce e delicioso, o manga é uma fruta tropical com muita personalidade e um toque de especiarias. Essas frutas são conhecidas por sua polpa laranja brilhante e sabor doce com nuances apimentadas. Existem várias centenas de variedades dessa fruta cultivadas ao redor do mundo. Vamos falar sobre uma das variedades mais doces, a manga ‘Glenn’.

Visão Geral

Espécie

Indica ‘Glenn’

Área Nativa

Híbrido da Flórida

Exposição

Sol pleno a sombra parcial

Requisitos de Rega

Baixo a Moderado

Pragas e Doenças

Ferrugem, cancro, morte descendente, sangramento do caule, antracnose, capitata, botrytis, oídio, cigarrinha, besouros, gorgulhos, tripes

Manutenção

Baixa a moderada

Tipo de Solo

Argila arenosa bem drenada

O que é uma Árvore de Manga Glenn?

De um começo humilde no solo de Miami, cresceu um legado frutífero.

‘Glenn’ é uma variedade de mangueira que vem de uma semente plantada em Miami, Flórida, em 1940. Ela acabou em terras pertencentes a um homem chamado Roscoe E. Glenn. Inicialmente, não era especialmente popular. Embora os frutos fossem de boa qualidade, eles tinham alguns problemas em termos de armazenamento.

Com o tempo, a árvore ganhou notoriedade por suas características populares e se tornou mais amplamente propagada. É mais resistente a doenças do que algumas outras variedades. Também se adapta bem à poda, sendo fácil de manter em uma altura manejável. Isso facilita a colheita dos frutos. Embora a árvore possa atingir até 30 pés de altura se deixada por conta própria, ela é uma boa árvore para vasos.

Houve alguma confusão sobre a linhagem desta árvore. A muda foi inicialmente divulgada como descendente da manga ‘Haden’. O próprio Glenn não tinha certeza disso. Ele sentia que a semente vinha de uma manga ‘Saigon’. Muitas de suas características apontam para ‘Haden’ como a fonte deste cultivar, no entanto.

Área Nativa

Enraizada em Miami, suas origens se estendem por continentes distantes.

Para determinar a faixa nativa definitiva desta árvore, precisamos olhar para sua possível linhagem. Se fosse descendente de uma manga ‘Haden’, é descendente da manga ‘Malgova’, que tem sua origem no sul da Índia.

Se, no entanto, a árvore descender de uma manga ‘Saigon’, ela tem uma herança diferente. ‘Saigon’, como o nome sugere, é nativa do Vietnã. Chegou a Miami em 1902.

O lugar mais comumente reconhecido como o lar desta árvore é Miami, Flórida. Seja o pai ‘Haden’ ou ‘Saigon’, a primeira manga ‘Glenn’ reconhecida cresceu em Miami.

Características

Uma árvore de estatura manejável que produz tesouros doces e cremosos.

A árvore pode crescer bastante alta se deixada sem controle, mas a maioria dos cultivadores mantém um tamanho menor através da poda. É fácil de manter em cerca de três metros de altura. A copa tem uma forma arredondada e folhagem densa. É uma árvore atraente para paisagismo que produz uma colheita moderada a grande todos os anos após a maturação (três a quatro anos).

As folhas são longas e lanceoladas. Quando desabrocham pela primeira vez, têm um tom rosado, que rapidamente se transforma em verde-limão. À medida que a folhagem envelhece, ela engrossa e aprofunda-se em cor até um verde escuro e brilhante. As flores da manga se assemelham muito às de uma árvore de abacate. A inflorescência ramificada tem caules delgados que suportam um grande número de pequenas flores verdes.

Os frutos desta variedade são oblongos e lisos. Eles amadurecem no início da estação e são melhores consumidos enquanto estão amarelos. À medida que continuam a amadurecer, o fruto primeiro se torna amarelo e depois adquire um rubor vermelho, geralmente de um lado. Você ainda pode comê-los neste ponto, mas o sabor será mais ácido.

Em geral, a polpa é macia e com menos fibras do que outras mangas. Isso torna fácil de comer, pois você pode retirar a polpa da casca com uma colher. O sabor é mais suave do que a maioria das mangas. Se você gosta de uma manga com sabor forte e final apimentado, ‘Alphonso’ tem um perfil de sabor mais potente. ‘Glenn’ é rica e doce com uma textura maravilhosa e cremosa. A casca dos frutos é deliciosamente aromática.

Propagação

A propagação da mangueira pode assumir muitas formas. É possível propagar por brotação, enxertia e alporquia. No entanto, as formas mais comuns de propagação são a partir de sementes.

Sementes

Com ferramentas simples e paciência, cultive sua própria mangueira.

Para propagar uma árvore a partir de sementes, você precisará de uma faca, tesoura, uma fruta, um saco zip-lock, solo para vasos, um vaso e toalhas de papel úmidas ou uma toalha de chá. Não é um processo difícil e é um projeto divertido para realizar com crianças curiosas que gostam de jardinagem.

O primeiro passo é o mais saboroso, que é comer a manga da qual você pretende colher a semente. As mangas ‘Glenn’ têm polpa cremosa sem a textura fibrosa comum a muitos cultivares. Como resultado, ela se solta facilmente da semente. Certifique-se de remover qualquer polpa deixada na casca externa da semente para evitar apodrecimento.

Após limpar a casca da semente, deixe secar por um dia inteiro. Use a tesoura para cortar a extremidade da casca e depois abra-a para expor a semente. A semente deve ser branca, e qualquer escurecimento significa que a semente começou a apodrecer. Uma semente podre é inviável.

Umedeça sua toalha de chá ou toalhas de papel e envolva a semente. Certifique-se de cobrir completamente a semente. Coloque a semente embrulhada no saco zip-lock e coloque-o em um local quente e iluminado. Um parapeito de janela é ideal.

Deixe sua semente no saco até que forme algum crescimento verde. A maturidade da manga, quando colhida, determinará a taxa de germinação. Uma semente mais madura germinará mais rápido. A germinação pode levar de alguns dias a algumas semanas.

Depois que sua semente germinar, prepare seu vaso enchendo-o com solo úmido para vasos. Uma mistura de solo e areia grossa para melhorar a drenagem é melhor para esta planta. Plante a semente de modo que o solo cubra a maior parte dela. Deixe apenas o crescimento verde descoberto.

Depois de plantar, coloque seu vaso em luz indireta por uma semana para ajudar a planta a se adaptar. Certifique-se de manter o solo úmido o tempo todo, mas não encharcado. Após uma semana, mova a planta para o sol pleno e observe-a crescer até se tornar uma pequena árvore!

Enxertia

Com enxertia cuidadosa, acelere a jornada de frutificação da sua árvore.

A enxertia é um pouco mais complicada do que cultivar sua árvore a partir de sementes, mas há vantagens. Uma árvore enxertada dará frutos significativamente mais cedo do que uma árvore cultivada a partir de sementes. É por isso que a enxertia é o método mais comum na propagação comercial.

Comece com um porta-enxerto saudável e um caule vigoroso para enxertar nele. Seu caule deve ser verde e mostrar sinais de crescimento saudável. Você precisará de cerca de quatro polegadas de crescimento acima do solo para seu porta-enxerto. Corte-o com uma ferramenta afiada para fazer um corte limpo e saudável. Tome cuidado para não danificar o caule abaixo do corte. Use sua lâmina para dividir o caule ao meio, até cerca de uma polegada do solo.

O caule que você enxertar no porta-enxerto deve ter a mesma espessura ou ser ligeiramente mais estreito do que o porta-enxerto. Use sua faca para cortar a extremidade do ramo ou cavalo em forma de cunha. Raspe a casca de ambos os lados para criar uma ponta angulada.

Insira delicadamente a extremidade cortada do ramo no corte do caule do porta-enxerto. Alinhe-os de modo que a madeira exposta de ambas as peças esteja em contato completo. Fixe a enxertia com fita de enxertia e cubra o ramo, incluindo a parte enxertada, com um saco plástico. Prenda o saco logo abaixo da enxertia para formar uma pequena estufa improvisada.

Você saberá que sua enxertia foi bem-sucedida quando vir um novo crescimento no ramo enxertado. Uma vez que o novo crescimento apareça, remova o saco e a fita, e mantenha o solo úmido enquanto sua jovem árvore se desenvolve ainda mais.

Plantio

Prepare o solo, plante e cuide da sua mangueira.

Em preparação para plantar sua árvore, regue-a abundantemente 24 horas antes. Isso ajuda a minimizar o estresse nas raízes da planta, tornando-as mais flexíveis. Selecione um local para sua árvore que receba pelo menos quatro horas de sol diariamente, preferencialmente seis a oito.

As mangueiras têm raízes profundas que ajudam a alcançar a umidade nos climas quentes de onde são nativas. Certifique-se de que as raízes da sua árvore não interferirão com estruturas subterrâneas. Esta não é uma boa árvore para plantar perto de sua casa ou tanque séptico.

Cave um buraco que seja tão profundo quanto a raiz e duas a três vezes mais largo. Posicione a raiz no buraco e preencha ao redor com solo nativo ou amendado. Compacte levemente para remover bolsas de ar e regue profundamente.

Se você estiver plantando sua árvore em um recipiente, escolha um vaso profundo. Você vai querer um que sua árvore possa crescer.

Como Cultivar

As mangueiras são plantas que amam o clima quente. Elas gostam de temperaturas consistentemente quentes e muita luz solar. Árvores em vasos prosperarão melhor ao ar livre durante os meses mais quentes se você estiver mantendo uma em um recipiente. Elas podem sobreviver em ambientes internos, mas precisarão de uma janela bem iluminada.

Luz

Para crescimento e produção de frutos ideais, aproveite os dias ensolarados sabiamente.

Tecnicamente, a manga ‘Glenn’ pode crescer em exposição total ou parcial ao sol. Realisticamente, sua árvore crescerá melhor em condições de sol pleno. Idealmente, sua mangueira produzirá mais frutos se receber cerca de oito horas de sol diariamente.

Quanto mais sol ela receber na parte inicial do dia, melhor. Um pouco de sombra à tarde ajudará a prevenir a desidratação, pois esta é uma árvore que gosta de umidade.

Água

Cuide da sua árvore com rega gradual para um crescimento resiliente.

Durante as primeiras semanas após o plantio, sua árvore precisará de atenção extra na questão da água. Regue sua nova planta a cada dois dias por cerca de três semanas. Lembre-se de que esta planta desenvolve uma raiz principal profunda. Isso contribuirá para que ela seja tolerante à seca uma vez madura, então regar profundamente incentiva o enraizamento profundo.

Durante o primeiro ano após o plantio, regue sua árvore uma vez por semana. Evite regar durante períodos de chuva regular que mantenham o solo úmido. Você não quer regar em excesso, pois essas árvores são suscetíveis ao apodrecimento das raízes. Durante períodos prolongados de seca, aumente sua rotina de rega para duas vezes por semana.

Uma vez que a árvore esteja bem estabelecida, você não precisará fornecer água suplementar, exceto em períodos de seca prolongada. Nesse caso, regue profundamente uma vez a cada duas semanas.

Solo

Cultive mangueiras com solo bem drenado e enriquecido para vitalidade.

As mangueiras não são exigentes quanto ao solo, desde que seja bem drenado. Elas crescerão em solos arenosos, argilosos, lateríticos e aluviais. Você pode precisar enriquecer seu solo se for muito arenoso. Essas árvores são grandes consumidoras de nutrientes e gostam de umidade. Misture um pouco de composto bem decomposto se seu solo for muito arenoso.

O solo argiloso também pode representar um problema para esta árvore. As mangueiras precisam desenvolver uma raiz principal longa, e romper um solo compactado e argiloso é difícil. Se você estiver plantando em solo compactado, certifique-se de soltar o solo em um espaço significativo ao redor do local de plantio. Elas podem tolerar solo ácido e neutro, mas o solo alcalino pode causar problemas com a disponibilidade de nutrientes.

Temperatura e Umidade

Mantenha sua mangueira confortável acima de 21°C para um crescimento ideal.

Sua mangueira pode sobreviver a temperaturas de até -4°C sem danos duradouros. Folhagem jovem, flores e frutos podem sofrer danos pelo frio abaixo de 4°C. A temperatura ideal para esta árvore é acima de 21°C.

Essas árvores preferem clima úmido. Um nível de 50% ou mais é preferível, o que geralmente não é um problema ao ar livre. Se você estiver cultivando esta planta em ambientes internos, borrifá-la regularmente ajudará a mantê-la feliz.

Fertilização

Alimente sua árvore com fertilizante rico em potássio para um crescimento robusto.

As mangueiras são grandes consumidoras de nutrientes, o que significa que elas usam muitos nutrientes e precisam de fertilização regular. Esta árvore tem altas necessidades de potássio, então escolha um fertilizante rico em potássio. Uma fórmula de 8-3-9 fornecerá à sua planta o equilíbrio certo de nutrientes.

Esta árvore também se beneficiará de um pouco de ferro adicional. O ferro ajuda a manter as raízes desta árvore fortes e saudáveis. No entanto, evite fertilizantes químicos, que podem ser muito intensos e causar problemas para a árvore a longo prazo.

A estação de crescimento ativo desta árvore é da primavera até o final do verão. Use um fertilizante orgânico com bactérias benéficas como fungos micorrízicos adicionados ou use uma mistura de emulsão de peixe. Alimente as árvores no início da primavera com um fertilizante equilibrado para promover o desenvolvimento das folhas e, posteriormente, com um fertilizante baixo em nitrogênio e alto em potássio duas a três vezes de maio a outubro.

Manutenção

Pode após a colheita para um crescimento saudável e frutificação abundante.

O momento para podar sua árvore é imediatamente após a colheita. Isso permite que a árvore tenha tempo ideal para cicatrizar e crescer antes da próxima estação. Use tesouras afiadas para podar sua mangueira. Ferramentas afiadas e limpas fazem cortes mais limpos. Cortes mais limpos cicatrizam mais rápido.

Ramos horizontais tendem a produzir mais frutos, e gerenciar a altura da sua árvore ajudará a tornar a colheita mais fácil. Corte qualquer ramo alto que cresça verticalmente. Remova qualquer broto d’água, que são ramos que crescem diretamente de outro ramo. Podar seus ramos laterais em um ou dois pés ajudará sua árvore a produzir mais frutos.

Na primavera, remova um dos ramos principais para incentivar uma frutificação mais robusta nos outros ramos. Limpe qualquer ramo cruzado ou ramos que estejam mortos ou danificados. Você quer que sua árvore coloque toda a sua energia no desenvolvimento dos frutos.

Colheita

Colha mangas maduras com facilidade, evitando a seiva irritante.

As mangas amadurecem de maio a setembro, mas você pode colhê-las a qualquer momento após estarem totalmente formadas. O bico, que é a extremidade oposta ao caule, e os ombros devem estar cheios antes de você colher. Isso geralmente acontece cerca de três a cinco meses após a floração. As mangas amadurecem em taxas diferentes, então você não precisa colhê-las todas de uma vez.

A seiva da manga pode ser um problema difícil de lidar. Quando você corta o caule desta fruta, uma seiva leitosa sairá. Se ela entrar em contato com sua pele, pode ser irritante. O mesmo é verdade para a casca da manga. A seiva pode causar lesões feias na fruta, fazendo com que apodreça mais rápido e pareça pouco atraente.

Se você esperar até que a fruta esteja madura, deve ser capaz de colhê-la da árvore com um simples puxão. Uma fruta que se solta facilmente está madura. Para colher a fruta antes que amadureça, use uma tesoura afiada e tome cuidado para evitar que a seiva se espalhe.

Usos

Fatias de manga seca oferecem um doce e mastigável petisco tropical.

Mangas frescas são doces, suculentas e, no caso da manga ‘Glenn’, mais macias do que a média das mangas. Além de comê