Como e Quando Dividir o Ruibarbo: 9 Dicas Profissionais

O que esperar nesse post

As Melhores Culturas para Cultivar no Jardim de Casa

As melhores culturas para cultivar no jardim de casa são espécies perenes, de fácil cultivo e prolíficas. Elas produzem colheitas abundantes anualmente, e você não precisa se preocupar em começar a partir de sementes! Plante uma vez e você as terá por décadas.

Ruibarbo: Um Vegetal Perenal Excepcional

O ruibarbo é um vegetal perene excelente. Ele brota caules comestíveis, vermelhos ou verdes, com um sabor suave e ácido. Funcionam bem em tortas, refogados e receitas de conserva. Não importa como você os use, certifique-se de usar apenas os caules! As folhas e raízes são venenosas, enquanto os caules são comestíveis.

Divisão das Raízes

As raízes deste perene crescem gigantescas ao longo do tempo. O processo de divisão pode levar algum tempo, mas é fácil de fazer com as instruções corretas. Siga estas nove dicas para transformar sua única planta em muitas mais!

Divida no Outono ou na Primavera

O solo fresco e o ar ameno tornam a divisão na primavera ideal.

O outono e a primavera são as estações ideais para dividir e plantar ruibarbo. O clima é ameno, as temperaturas são frescas e o solo está quente. Essas condições levam a um crescimento saudável das raízes após o transplante das partes separadas.

O ruibarbo é incrivelmente resistente à geada, com algumas variedades tolerando temperaturas de até -40°F (-40°C)! Você não o prejudicará ao dividi-lo; ao contrário, estará preparando-o para o sucesso futuro. Divida os tufos estabelecidos um mês ou mais antes da sua última data média de geada, ou assim que o solo estiver trabalhável na primavera.

Evite dividir seu ruibarbo no verão ou inverno, pois essas são as duas estações mais inoportunas para esse processo. O verão é muito quente e seco, enquanto o inverno é muito frio e gelado.

Desenterre a Planta Inteira

Raízes pesadas precisam de uma mão paciente e um levantamento constante.

Comece o processo de divisão descobrindo todo o sistema radicular da sua planta. Cave a alguns metros do centro do ruibarbo — esses espécimes têm coroas grandes, lenhosas e rizomatosas com raízes fibrosas por baixo. Você deve evitar cortar prematuramente as raízes durante o processo de escavação.

Depois de cavar em todos os lados da planta, levante o ruibarbo do solo com sua pá. Coloque-a sob o rizoma e levante lentamente. O ruibarbo pode ser pesado, mas com um esforço lento, você deve conseguir levantá-lo do solo.

Coloque o ruibarbo desenterrado em uma mesa onde você possa inspecioná-lo e trabalhar em suas raízes. Evite deixar a planta fora do solo por mais de um dia e borrife as raízes fibrosas frequentemente para evitar que sequem.

Inspecione as Raízes

Pedaços saudáveis devem ter alguns pontos de crescimento sólidos.

Uma inspeção cuidadosa antes de cortar as raízes nos ajudará a tomar decisões inteligentes de divisão. Enxágue o excesso de solo e sujeira, depois observe o grande rizoma lenhoso. Ele terá grossos tentáculos perto da superfície e pequenas raízes alimentadoras finas na parte inferior.

Algumas partes podem parecer encolhidas, murchas ou mortas. Você pode podar essas partes mortas para dar espaço para um novo crescimento saudável.

Depois de limpar as raízes, é hora de decidir como dividir o rizoma. Cada porção deve ter alguns botões onde novos caules irão brotar. Três a quatro botões são ideais por peça.

Ferramentas Desinfetadas

Ferramentas desinfetadas ajudam a manter as novas seções seguras e saudáveis.

Algumas ferramentas tornam esse processo fácil. Você precisará de uma pá limpa e afiada ou uma faca longa. Alguns ruibarbos podem atingir proporções épicas, e você precisará de um pedaço forte de metal para cortá-los. Recomendo uma pá, pois você pode pisar nela e cortar um ruibarbo lenhoso em uma fatia.

A esterilidade é tão importante quanto a nitidez para garantir que você evite espalhar doenças para suas novas divisões. Use álcool isopropílico ou um desinfetante semelhante para esterilizar suas ferramentas antes de usá-las.

Divida os Rizomas em Pedaços

Raízes mais espessas podem precisar de alguns cortes fortes.

Depois de ter suas ferramentas e decidir como dividir seu ruibarbo, você está pronto para agir! Separe seu ruibarbo em várias porções cortando-o, criando muitas novas peças. Borrife as peças ou mantenha-as em um balde de água até o plantio para garantir que não sequem.

Espécimes extremamente espessos podem exigir múltiplos cortes para separar. Você pode obter de duas a dez ou mais peças de um único rizoma.

Algumas peças menores serão deixadas que não são adequadas para o plantio. Você ainda pode plantá-las se quiser, mas saiba que elas precisarão de alguns anos de crescimento antes de estarem prontas para a colheita.

Plante os Rizomas em Vasos

Os recipientes permitem que novos começos se estendam sem aglomeração.

Você tem duas opções ao plantar os rizomas: plantá-los em vasos ou no solo. Os recipientes são perfeitos para plantar divisões na primavera, pois terão todo o verão para se estabelecer antes que as geadas do inverno retornem.

Ao plantar ruibarbo em vasos, escolha recipientes que sejam um pouco maiores que os rizomas. Você quer dar a cada espécime espaço suficiente para prosperar por alguns anos. O processo de divisão é difícil para as plantas, e elas precisam de algum tempo antes de estarem prontas para o transplante novamente.

O ruibarbo aprecia solo úmido, fértil e bem drenado, rico em matéria orgânica. Use uma mistura de envasamento com bastante composto misturado para dar um impulso às suas plantas.

Plante os Rizomas

Lugares ensolarados com umidade constante promovem um crescimento exuberante.

Em vez de plantar ruibarbo em recipientes, você pode colocar as divisões diretamente no solo. Este vegetal é incrivelmente ornamental — suas folhas verdes e exuberantes combinam bem com arbustos floridos, perenes e árvores. Plante-o em espaços de jardim que tenham sol pleno, bom solo e umidade regular.

Enterre as plantas de modo que seus botões fiquem de uma a duas polegadas abaixo do solo. Eles devem ficar na mesma profundidade em que estavam antes do processo de divisão. Cubra suas raízes com o solo do jardim e regue bem. Evite preencher o buraco com solo diferente do solo circundante, pois isso criará um bolso onde as raízes do ruibarbo se constrangem.

Após preencher os buracos e regar suas plantas, cubra a área com uma camada de composto de duas a três polegadas de espessura. Uma camada de cobertura protege, isola e alimenta o solo. Com composto, seu ruibarbo permanecerá saudável ao longo do ano após o plantio. Em vez de composto, você também pode usar mofo de folhas, folhas caídas e palha.

Cuide das Mudas

Sol pleno e umidade afastam muitos problemas comuns.

O ruibarbo precisa de algumas coisas para crescer bem no jardim de casa. Certifique-se de que seus espécimes tenham água regular, solo rico e sol pleno. Fique atento a pragas e doenças; o ruibarbo é relativamente livre de pragas, embora suas divisões sejam fracas no primeiro ano e suscetíveis a insetos, fungos e bactérias.

Fique atento a folhas vermelhas, podridão radicular, curculios e brocas de caule. Previna pragas com cobertura de linha na primavera, quando os brotos emergem. Mantenha os patógenos do ruibarbo afastados mantendo suas plantas o mais saudáveis possível; dê-lhes cobertura, umidade e luz solar.

Aguarde para Dividir Novamente

Dividir muito cedo pode retardar o progresso do crescimento saudável.

Dividir o ruibarbo lhe dá plantas extras! Você transforma uma planta em muitas com algumas estações de crescimento. Embora você possa sentir a vontade de dividir todos os anos, é melhor dar tempo para que seu ruibarbo se estabeleça antes de dividi-lo novamente.

Aguarde de três a quatro anos antes de dividir os tufos novamente. As peças precisarão de um a dois anos após o plantio para se estabelecerem antes de estarem prontas para a colheita, e mais um a dois anos antes de estarem prontas para divisão ou transplante.

Se você não tem certeza de como colher ruibarbo, confira este guia. O ruibarbo, assim como o aspargo, tem requisitos específicos de colheita para evitar esgotar a energia do vegetal.

Continue sua leitura aqui