Como e Quando Colher Ameixas para Obter a Fruta Mais Doce

Você está visualizando atualmente Como e Quando Colher Ameixas para Obter a Fruta Mais Doce

“`html

Visão Geral

Se você já experimentou uma ameixa recém-colhida, sabe do seu apelo doce e suculento incomparável ao se soltar do caroço. As ameixas estão entre as frutas de sabor mais doce, especialmente quando frescas do galho ou da sua própria árvore. Com uma bela floração na primavera e qualidades fáceis de cultivar, as árvores são uma excelente adição ao jardim comestível e ornamental.

De maio a setembro (ou mais, dependendo da variedade e do clima), os pomares caseiros ficam repletos dessas frutas carnudas. O outono é a época ideal para o plantio e cuidado das árvores frutíferas, e as recompensas suculentas do verão valem o esforço.

Seguir algumas dicas para colher e escolher ameixas ajuda a garantir o melhor sabor e qualidade. Desfrute da sua próxima fruta de caroço cultivada em casa, selecionando-a no momento ideal de colheita.

Visão Geral

Deliciosas frutas de caroço oferecem vitaminas e antioxidantes em abundância.

As ameixas pertencem ao gênero Prunus, com muitos de nossos cultivares favoritos de caroço, como cerejas e pêssegos. A maioria das variedades que compramos para consumo fresco são asiáticas, principalmente chinesas (P. salicina e híbridos) ou europeias (P. domestica). Os tipos europeus também são populares como ameixas secas, sucos e geleias.

Essas delícias doces têm uma longa história de cultivo, de milhares de anos, e são talvez uma das primeiras frutas domesticadas. A história diz que Alexandre, o Grande, as trouxe para a Grécia. O estudioso romano Plínio, o Velho, escreve sobre elas no primeiro século.

Com mais de 100 espécies, 30 são indígenas da América do Norte. As deliciosas frutas de caroço (com caroço) têm os benefícios adicionais das vitaminas A, C e K. Elas contêm antioxidantes, fibras alimentares e flavonoides.

A maioria das ameixas nos EUA vem da Califórnia durante a principal temporada de colheita, de maio a outubro. No jardim de casa, elas geralmente estão prontas entre julho e setembro.

As árvores requerem uma certa quantidade de horas de frio para frutificar. O tempo de frio é em temperaturas entre 32 e 45°F (0-7°C), e a quantidade necessária varia por espécie. As ameixas japonesas geralmente requerem menos horas de frio e são adequadas para climas mais quentes, enquanto as variedades europeias requerem mais horas de frio e crescem bem em áreas mais frias.

A seleção do local e os requisitos culturais para essas árvores são muito semelhantes aos dos pêssegos. Elas são adições fáceis ao jardim de casa, sejam variedades de tamanho normal ou anãs. Se você tiver espaço, plante várias variedades próximas para a melhor polinização e frutificação.

Condições ideais de cultivo incluem:

  • Luz solar plena (seis ou mais horas de sol diárias)
  • Ampla circulação de ar
  • Solos arenosos bem drenados
  • pH do solo próximo a 6,5
  • Água regular enquanto os frutos se desenvolvem, especialmente durante ondas de calor e períodos de seca
  • Um período de frio para os botões dormentes (varia conforme a seleção)
  • Poda para manter uma copa em forma de vaso ou ereta

Momento da Colheita

Colher na hora certa garante sabor e maciez ideais.

Existem duas maneiras de colher para sabor e maciez máximos: ligeiramente cedo, pouco antes de amadurecer, ou deixando os frutos amadurecerem no galho. Colher muito cedo resulta em frutos verdes que permanecem duros e sem a doçura carnuda e macia. Os frutos maduros demais são suscetíveis a contusões, pragas, patógenos e sabor alterado. Os tempos de colheita variam dependendo do cultivar, com alguns começando em maio, mas a maioria pronta de junho a setembro.

Os frutos de maturação precoce amadurecem em estágios, em vez de todos de uma vez, e geralmente requerem duas a quatro colheitas. Variedades mais tardias amadurecem ao mesmo tempo para um alto rendimento em uma única colheita. Para ameixas secas, deixe-as amadurecer na árvore. Após algumas caírem, colha o restante para secagem.

Amadurecimento na Árvore

Amadureça os frutos na árvore para o sabor mais doce.

As ameixas na árvore amadurecem de cima para baixo, pois as superiores recebem mais luz e calor mais cedo. As que amadurecem no galho têm o sabor mais doce e suculento. Colher muito cedo pode resultar em frutos subdesenvolvidos que são farinhentos e com menos açúcar.

Um risco de deixar os frutos amadurecerem completamente na árvore é que eles são suscetíveis a danos por pragas. Pássaros, insetos e pequenos mamíferos podem gostar tanto dos frutos macios quanto nós. Se você está cultivando para produção comercial, ou se pássaros e predadores são um problema real, considere cobrir a copa com uma rede. Coloque uma grande rede sobre a árvore na primavera para proteger a colheita em desenvolvimento e remova a rede para armazenamento no outono.

Colher frutos amadurecidos na árvore minimiza o tempo de prateleira, com globos que amolecem rapidamente. Eles são melhores consumidos frescos da árvore. No pomar caseiro, colhê-los diretamente do galho para consumo fresco é ideal para o sabor.

Variedades europeias são boas para amadurecimento na árvore. Pesquisas mostram que é melhor colher assim que começam a amolecer e a cor de fundo se torna amarela.

Colheita Antecipada

Frutos firmemente maduros duram mais e desenvolvem doçura em ambientes internos.

Variedades japonesas se beneficiam da colheita “madura firme” ao longo de algumas semanas. As ameixas continuam a amadurecer após serem colhidas. Elas não aumentam em doçura, apenas em maciez. Colher ameixas cedo funciona bem uma vez que o processo de amadurecimento está em andamento.

Colher antes de estarem totalmente maduras permite mais tempo antes do consumo fresco. Elas duram mais enquanto levam tempo para amolecer. Isso escalona a necessidade de comer muitas frutas de caroço de uma vez.

Removê-las da árvore quando ainda estão um pouco firmes também significa menos exposição a animais famintos nos estágios finais de desenvolvimento do fruto. Elas estarão seguras e protegidas em ambientes internos à temperatura ambiente enquanto se tornam macias e suculentas.

Saber Quando Colher

Seja colhendo cedo ou assim que estiverem maduras, os principais fatores a medir são cor e sensação. Elas também têm um leve aroma doce no auge da maturidade.

Cor

A cor e o brilho indicam o amadurecimento perfeito para a colheita.

A cor é o principal indicador de quando colher. Ela varia entre os tipos, de uva escura a bordô a verde. Conhecer sua variedade ajuda, mas independentemente da cor, a pele terá um brilho opaco onde adquire um toque de cal. Observe a área do caule para sinais de que a pele verde está se tornando amarela e se transformando em tons mais profundos.

Sensação

Um aperto suave revela que estão prontas para um consumo agradável.

Ameixas verdes são firmes e não cedem sob leve pressão, enquanto as prontas para a colheita têm um pouco de flexibilidade sob um aperto suave.

Um pouco de firmeza na colheita é aceitável para colheitas antecipadas e amadurecimento interno. Ainda assim, os frutos devem ter alguma flexibilidade ou maciez para o melhor sabor. Não aperte com muita força para evitar contusões; algumas variedades são particularmente suscetíveis. As joias cultivadas em casa terão uma cor de base rica e textura macia para o melhor consumo.

Como Colher

Remoção fácil da árvore sinaliza amadurecimento perfeito.

A facilidade de remoção é outro indicador de prontidão. Frutos prontos são fáceis de colher com uma mão. À medida que os cachos amadurecem, outros podem cair enquanto você colhe. Segure uma cesta por baixo enquanto vai colhendo para capturá-los suavemente.

Para separar a ameixa do caule, levante o fruto e gire ou puxe suavemente. As que estão maduras se separam facilmente do galho; qualquer necessidade de puxar ou aplicar mais força indica que ainda não estão prontas. O galho deve se mover apenas ligeiramente durante a colheita para evitar rachaduras.

Armazenamento

Amadureça em ambientes internos para obter maciez e sabor ideais.

Traga as seleções colhidas antecipadamente para dentro de casa para amadurecer completamente. Mantenha-as à temperatura ambiente até ficarem macias e com cor completa. Descarte quaisquer frutos deformados com contusões ou manchas macias. Para evitar contusões, coloque-as com o lado do caule para baixo em uma única camada.

Ameixas totalmente maduras duram apenas cerca de dois dias. Refrigere-as após a colheita ou quando maduras para retardar o processo para armazenamento mais longo. Exemplares amadurecidos na árvore são preservados por mais tempo na geladeira, por cerca de três a cinco dias.

Congelamento

Congele as maduras para um refrescante deleite de inverno!

Para congelar a colheita para um estouro suculento de frescor em dias frios de inverno, comece com as maduras para o melhor sabor. Elas duram até seis meses no congelador para consumo fresco, uso em smoothies ou para preservação em geleias e molhos.

O método mais fácil é lavar as colheitas maduras e colocá-las em um recipiente hermético ou saco de congelamento. É isso! Elas estão prontas para o congelador.

Para congelar fatias rapidamente, comece lavando e secando o fruto inteiro. Deixe as cascas ou remova-as conforme sua preferência. Para remover facilmente as cascas, escalde a ameixa rapidamente. Corte um pequeno X na parte inferior do fruto e coloque-o em água fervente por 30 segundos, seguido de um banho de gelo por alguns minutos. Remova as cascas. Seja descascado ou não, corte os frutos e remova os caroços.

Coloque-os, sem tocar, em uma assadeira forrada com papel manteiga e congele por uma hora para evitar que grudem. Transfira-os para um recipiente hermético ou saco para congelar o grupo.

Secagem de Ameixas

A secagem cria lanches doces deliciosos e nutritivos.

Ameixas secas resultam da secagem de ameixas ao sol, no forno ou no desidratador. Lave sua colheita madura e remova quaisquer caules e folhas. Corte-as ao meio para remover o caroço, ou seque o fruto inteiro.

Em um forno ou desidratador a 140°F (60°C), o tempo de secagem varia dependendo das fatias (6-8 horas), metades (24-36 horas) ou o dobro do tempo para frutos inteiros. Mergulhe fatias ou pedaços em suco de limão e água (uma xícara de cada) para manter a cor antes de secar.

Ameixas secas ao sol precisam de amplo sol e dias quentes entre 80-90°F (27-32°C) por quatro a cinco dias. Você precisará de duas telas limpas e seguras para alimentos e tecido fino como gaze. Forre a tela inferior com os frutos preparados, cubra-os com o tecido e coloque a outra tela por cima.

Pese as bordas da tela superior com pedras. No final de cada dia de secagem, coloque os frutos em um recipiente hermético e refrigere-os para preservá-los para o próximo dia de secagem.

Perguntas Frequentes

A “queda de junho” é comum entre as ameixeiras. Elas naturalmente deixam cair pequenos frutos não desenvolvidos para que a colheita restante amadureça completamente. Os galhos ficam menos pesados e suscetíveis a quebras, e a circulação de ar e a luz solar melhoram para os frutos restantes.

O desbaste de colheitas abundantes maximiza a energia, resultando em frutos mais saborosos. Você pode remover manualmente os frutos em botão, deixando um a cada quinze a vinte centímetros, para direcionar a energia da árvore para os que permanecem.

As ameixas amadurecem em poucos dias na bancada da cozinha, mas coloque-as em um saco de papel para acelerar o processo após a colheita precoce. O saco retém gases e acelera o processo para apenas algumas horas.

As belas árvores crescem bem em recipientes, dependendo do cultivar, com bastante espaço e uma mistura de envasamento de alta qualidade que permita boa drenagem e aeração. As melhores para vasos incluem variedades enxertadas em porta-enxertos anões. Procure por ‘Pixy’, ‘Bubblegum’ e ‘Victoria’. Elas também crescem com sucesso em canteiros elevados.

“`