Originário das colinas da Grécia, o orégano foi descrito como a “alegria da montanha” pelos gregos locais. Hoje, essa erva aromática é cultivada em todo o mundo e usada abundantemente em várias culinárias. É um ingrediente quase inevitável em pratos gregos, italianos e do sul da Ásia.
O orégano está intimamente relacionado ao manjerona doce, outra erva extremamente popular cultivada em jardins elevados. Como resultado, as plantas também são conhecidas pelo nome de manjerona selvagem. Atualmente, existem cerca de 36 variedades de orégano cultivadas em todo o mundo. É uma planta perene que floresce duas vezes por ano, no verão e no outono.
Plantar essa erva em seu jardim garantirá um suprimento contínuo ao longo do ano. A erva adiciona um sabor e aroma distintos a alguns dos nossos pratos favoritos, incluindo massas, omeletes, batatas assadas, pratos com tomate, lentilhas, kebabs e pizza.
Para desfrutar de um suprimento contínuo e incentivar um crescimento saudável, é essencial colher o orégano corretamente. Temos todas as dicas que você precisa saber sobre como colher e armazenar orégano da maneira certa! Role para baixo para aprender como colher e armazenar orégano da maneira correta!
Quando Devo Colher Orégano?
Se você tem um canteiro bem estabelecido de orégano em seu jardim de ervas, ou mesmo se tem orégano em um recipiente ou em sacos de cultivo, o final da primavera ou o início do verão é um bom momento para colher as folhas.
Mas se sua planta não estiver madura, você terá que esperar um pouco até que suas plantas cresçam e estejam prontas para a colheita. Você pode começar a colher sua planta de orégano quando os caules crescerem pelo menos 10 a 12 centímetros de altura.
O melhor momento para colher orégano é logo antes de florescer. Nesse ponto, a planta desenvolveu sua maior concentração de óleos essenciais. O sabor é forte, potente e está no seu auge nesse momento.
Mas você não precisa esperar que ela esteja prestes a florescer. Como todas as ervas, o orégano pode ser colhido de forma contínua. Basta pegar as folhas da planta conforme necessário para uso fresco. E, à medida que começa a florescer, é um excelente momento para colher para secagem e armazenamento a longo prazo!
A hora do dia que você escolhe para a colheita também importa em termos de sabor. Geralmente, é recomendado coletar caules ou folhas no início da manhã. Você nem precisa esperar que o orvalho seque nas folhas.
Lembre-se de que as plantas de orégano levam cerca de 2 a 3 semanas para crescer novamente sua folhagem. Evite colher tudo de uma vez. A melhor abordagem é colher suas plantas regularmente, pegando pequenas quantidades conforme necessário. Isso lhe dará a capacidade de desfrutar de ervas frescas sempre que quiser.
Como Colher Orégano
Não importa o tipo de orégano que você cultiva, a colheita é a mesma.
Colher orégano é simples. Como você colhe depende de como planeja usá-lo. Existem dois métodos fáceis que você pode tentar, dependendo se deseja usar seu orégano imediatamente ou armazená-lo para uso posterior.
Seja para uso fresco ou para armazenamento, evite pegar mais de 1/3 da planta de orégano de uma vez. Se você cortar a planta muito drasticamente durante a colheita, ela pode ter problemas para criar um novo crescimento.
Escolha um caule que tenha pelo menos 15 a 20 centímetros de altura. Segure-o com uma mão cerca de 2/3 do caminho para baixo do caule para mantê-lo firme. Com a outra mão, deslize os dedos para cima ao longo do comprimento do caule para arrancar as folhas na sua mão e deixar o caule nu para trás. Depois de colher as folhas, corte o caule nu logo acima de um nó de folha para que a planta possa regenerar.
Se você quiser os caules também, pode cortá-los cerca de 2/3 do caminho para baixo, colhendo tanto os caules quanto as folhas verdes com tesouras de colheita. Esta é a melhor opção se você planeja secar suas ervas mais tarde, pois significa que você pode amarrar os caules juntos para secagem.
Lembre-se de que as folhas de orégano perdem um pouco de sabor por um curto período quando a planta floresce; para fins de secagem, você quer que as plantas estejam cheias de óleo essencial, então colha antes que as flores apareçam.
Use tesouras de poda ou tesouras para cortar logo acima do nó da folha, também conhecido como nó de crescimento. O nó de crescimento é o ponto onde as folhas começam a crescer. Cortar os caules logo acima do nó de crescimento incentivará a planta a ficar mais cheia, o que é bom se você for colher novo crescimento mais tarde. É melhor, para fins de secagem, escolher caules mais longos, pois são mais fáceis de pendurar para secar.
Como Armazenar Orégano Fresco
O orégano é relativamente rápido de crescer e tem um ótimo sabor.
Ervas frescas duram mais em temperaturas mais frias, o que significa que refrigerar sua colheita abundante pode ajudar a aumentar sua vida útil. No entanto, existem diferentes maneiras de armazenar orégano na geladeira. Vamos dar uma olhada nos principais métodos de armazenamento de folhas frescas.
Armazenando em Água
Se você quiser armazenar seu orégano colhido por apenas um ou dois dias, a melhor opção é armazenar caules cortados em um copo ou jarra cheia de água. Este truque simples evitará que murchem e preservará seu sabor até que você precise deles para cozinhar.
Colha caules mais longos, cortando logo acima de um nó de folha. Coloque as extremidades cortadas em um copo ou jarra cheia com 2,5 a 4 centímetros de água. Certifique-se de que as extremidades dos caules permaneçam submersas. Para manter os níveis de umidade ao redor das folhas, cubra o orégano com um saco plástico. Troque a água diariamente para garantir que permaneçam bons até serem usados.
Lavar as folhas antes de armazená-las não é necessário. Você pode enxaguá-las antes de usá-las em seu prato favorito.
Armazenando em Sacos
O segundo método é tão simples quanto o primeiro. Ervas armazenadas dessa maneira podem durar um pouco mais do que o outro método, às vezes até uma semana.
Reúna os caules colhidos em um maço e envolva-os frouxamente em um papel toalha úmido. Certifique-se de que o papel toalha esteja apenas úmido ao toque, não pingando. Coloque o maço embrulhado em um saco plástico, pressionando o excesso de ar, e mantenha suas ervas na gaveta de legumes na geladeira.
Se você planeja armazená-las por apenas um dia ou mais, colocar as ervas em um saco de papel e pular o papel toalha úmido pode funcionar. Apenas lembre-se de que elas não durarão tanto tempo.
Certifique-se de verificar suas ervas a cada dois dias para garantir que não estejam começando a murchar ou desenvolvendo mofo.
Como Secar Orégano
Secar folhas de orégano é facilmente a melhor maneira de armazenar sua colheita para uso a longo prazo. O processo de secagem é simples e fácil de fazer de várias maneiras, e o orégano seco pode durar até um ano. Depois disso, pode perder um pouco de sabor, mas ainda pode ser usado por mais um tempo.
Existem várias maneiras de secar orégano. Embora você possa certamente usar um desidratador ou um forno para secar as folhas, usar calor alto no processo pode levar à perda de sabor. Para obter o sabor mais intenso ao preparar sua comida mais tarde, a secagem por suspensão é a melhor. Você também pode usar um desidratador de ar, desde que não tenha calor.
Secagem por Suspensão
Lave os caules de orégano colhidos e seque-os completamente, removendo bem a umidade com papel toalha. Uma vez que estejam completamente secos, amarre os caules em um maço usando um elástico ou barbante. Pendure o maço de cabeça para baixo em um saco de papel em uma área bem ventilada. Se você estiver secando vários maços ao mesmo tempo, pendure-os a pelo menos 15 centímetros de distância para permitir uma circulação de ar adequada.
Geralmente, leva cerca de 4 a 6 semanas para secar o orégano. Você saberá que seu orégano seco está pronto quando as folhas começarem a desmoronar ao toque. Abra o maço e separe os ramos secos. Esmague as folhas ou coloque-as inteiras em um frasco de vidro hermético.
Não se esqueça de curar seu orégano seco antes de armazená-lo a longo prazo! Para curar o orégano, agite o frasco para misturar as folhas secas uma vez por dia. Coloque um pacote absorvente de umidade junto com o orégano, se possível. O pacote absorverá o excesso de umidade e evitará o desenvolvimento de mofo ao armazenar sua erva.
Outros Métodos de Armazenamento de Orégano
Se você não quiser secar o orégano, a outra opção é congelá-lo. O orégano congelado é melhor usado dentro de um ano.
Para congelar folhas inteiras de orégano, lave-as e seque-as com papel toalha. Uma vez que a umidade da superfície esteja seca, deixe-as secar ao ar até que não haja mais umidade residual. Coloque-as em uma assadeira forrada com papel manteiga e congele. Uma vez totalmente congeladas, coloque-as em um saco de congelamento e remova o excesso de ar.
Você também pode fazer cubos de orégano. Pique suas folhas finamente e coloque-as em bandejas de cubos de gelo. Adicione apenas líquido suficiente (água ou caldo) para garantir que o orégano fique bem compactado, depois congele durante a noite. Uma vez congelados, mova os cubos para um saco plástico de congelamento.