Preservação de Alimentos
Preservar alimentos dá trabalho, mas vale cada esforço. É um prazer desfrutar de tomates, uvas e vagens quando não estão na estação. Você não precisará comprar produtos deformados no supermercado; terá vegetais e frutas cultivados em casa na sua cozinha!
Alguns métodos de preservação alteram a estrutura dos alimentos, enquanto outros os mantêm em seu estado original. Pense em geleias e compotas, por exemplo. É necessário cozinhar a fruta e misturá-la com açúcar e pectina. A geleia resultante ainda terá o sabor da fruta, mas será muito mais doce.
Outras formas de preservar, como conservação em vinagre e fermentação, realçam sabores e texturas. Pepinos ficam crocantes quando em conserva, e o repolho adquire um sabor agridoce quando transformado em chucrute. Não importa quais métodos você escolha, ficará satisfeito ao poder desfrutar de suas colheitas muito tempo depois de colhê-las.
Sem mais delongas, aqui estão nove maneiras de preservar sua colheita de jardim. Leve esses produtos do jardim para a mesa de jantar!
Comer Fresco
Tomates do jardim explodem de sabor em saladas.
Embora não seja exatamente uma forma de preservar sua colheita, esta é a melhor maneira de desfrutar de vegetais e frutas recém-colhidos. Não há nada como um suculento e delicioso tomate direto da videira. Aproveite no jardim e você pulará o passo de levar à mesa.
Embora comer fresco seja a melhor forma de aproveitar as colheitas caseiras, nem sempre é viável. Talvez você more sozinho e não tenha apetite para comer trinta maçãs em uma semana! Ou, você é o único na família que gosta de pimentões, e tem cestas cheias deles.
Independentemente do problema, use os próximos métodos de preservação para prolongar a vida útil de suas colheitas. Vivemos no século 21 e podemos aproveitar as tecnologias à nossa disposição. Não há maneira errada de preservar sua colheita—use o método que funcionar melhor para você e sua família.
Refrigeração
A refrigeração retarda o amadurecimento e preserva ervas e folhas verdes.
A refrigeração é uma excelente maneira de preservar sua colheita. Funciona bem para a maioria das frutas, ervas e vegetais, mas não para todos.
Uma boa regra é: se o produto está na seção refrigerada do supermercado, coloque-o na geladeira. Se não estiver, deixe-o na despensa ou em cima da mesa da cozinha. O refrigerador manterá suas colheitas seguras por uma ou duas semanas, dependendo da qualidade.
Há algumas exceções a essa regra. Tomates e abacates ficam fora na loja, mas você pode mantê-los na geladeira até estar pronto para usá-los. Isso retardará o processo de amadurecimento, sendo melhor para frutas maduras, não parcialmente maduras ou verdes. Deixe-as amadurecer no balcão e depois guarde na geladeira.
Ao armazenar produtos, cuide para separar as frutas dos vegetais. Muitos, como maçãs, emitem gás etileno. O etileno faz a fruta amadurecer. Se você colocar suas maçãs ao lado de suas vagens, pode encontrar as vagens moles e estragadas no final da semana.
Congelamento
Vagens congeladas são saborosas em sopas.
Para preservar sua colheita por mais tempo, experimente congelar. Este método é tão simples quanto colocá-los na geladeira, exceto que você os coloca no congelador. As colheitas congeladas duram três meses ou mais, enquanto algumas duram até um ano!
Mantenha suas colheitas seguras colocando-as em um recipiente ou saco antes de jogá-las no congelador. Queimaduras de gelo são uma preocupação; o congelador pode arruinar vegetais e frutas se não estiverem protegidos. Você verá cristais de gelo por toda parte, e eles terão um sabor insosso após descongelar.
Note também que algumas colheitas perderão sua estrutura após o congelamento. Não serão tão crocantes e saborosas quanto frescas. Isso é aceitável para os vegetais que você colocará em sopas e pratos cozidos, como abóbora, vagens e ervilhas. É menos desejável para maçãs e frutas vermelhas, a menos que você as coloque em um smoothie.
Conservação em Vidros
Especiarias em potes realçam o sabor durante o armazenamento prolongado.
A conservação em vidros é um método comprovado que os produtores usam há décadas para preservar suas colheitas. É assim que os fabricantes em grande escala preservam milho, ervilhas e feijões nas latas que você vê no supermercado. Em casa, é uma excelente maneira de manter o sabor e a textura macia de produtos que você não quer congelar.
A conservação em vidros também pode funcionar como um agente de sabor. Ao conservar, coloque grãos de pimenta, ervas e especiarias na água de conservação. Isso dará sabor ao que você colocar nos potes, de vagens a feijões pretos, e pepinos a pimentões.
A conservação em vidros requer esterilidade e planejamento cuidadoso para bons resultados. Você não quer patógenos entrando nos potes ou frascos. Use conservação em banho-maria para alimentos de alta acidez e use pressão para os de baixa acidez com maior risco de deterioração. A maioria dos vegetais, carnes e leites são de baixa acidez, enquanto frutas, molhos de tomate e conservas são de alta acidez.
Fermentação
Sal e água revelam sabores ricos.
Eu adoro fermentação! Alimentos fermentados são bons para o seu intestino. Eles ajudam a impulsionar o microbioma do seu estômago alimentando os organismos dentro dele. Chucrute, vegetais lacto-fermentados e kvass de beterraba são todos exemplos de deliciosos alimentos fermentados.
O quanto você gostará do sabor fermentado depende das papilas gustativas da sua língua. Meu parceiro não gosta de alimentos extremamente fermentados, embora eu adore o sabor azedo que eles têm. Ao começar sua jornada de fermentação, prove o alimento frequentemente durante o processo para determinar quanto ou quão pouco sabor fermentado você gosta.
Como fermentar depende do vegetal em questão. A lacto-fermentação usa uma salga com água e sal. Isso cria alimentos borbulhantes e picantes. Outros métodos, como usar um pote, são melhores para chucrute e kimchi. Esses alimentos fazem salmoura com sua própria umidade quando você a extrai com sal.
Conservação em Vinagre
Texturas crocantes e notas ácidas se desenvolvem em pouco tempo.
A conservação em vinagre é semelhante à fermentação, embora seja um pouco mais fácil de fazer. Pense em pepinos, aspargos e rabanetes em conserva—são deliciosos! A conservação em vinagre envolve banhar vegetais em vinagre. Em vez de fazer uma salmoura de água salgada, você “trapaceia” adicionando vinagre ácido.
O vinagre atua como uma salmoura, convertendo os vegetais em uma nova forma que é estável na prateleira. A conservação em vinagre não é fermentação e não tem os benefícios para a saúde dos alimentos fermentados. No entanto, é fácil de fazer e rápido de funcionar.
Para conservar em vinagre, encontre uma receita que funcione para o vegetal em questão. Picles de endro precisam de vinagre branco, endro, grãos de pimenta, sal e outros temperos. Com o tempo, você pode modificar a receita ao seu gosto. Você eventualmente criará suas próprias receitas que se encaixam nos seus gostos.
Infusões de Óleo
Ingredientes secos ao sol liberam sabor profundo em óleo rico.
A infusão de óleo é única e não funciona bem para preservar todas as colheitas do jardim. É melhor para ervas secas e alimentos que saboreiam o óleo enquanto infundem.
Tomates secos ao sol infundidos em azeite são iguarias. Eles fazem o óleo ter um sabor salgado e de tomate, enquanto ganham uma textura mastigável que é adorável em torradas ou pizza.
Ervas são ideais para infusões de óleo. Faça um óleo de ervas italiano com orégano, salsa e manjericão, ou crie um com salgados, tomilho e estragão. Há possibilidades infinitas para experimentar.
Alho é outra colheita que é excelente para infundir em óleo. O óleo de alho é incrivelmente versátil. Use-o para molhos, marinadas e refogados.
Secagem em Prateleira
Alimentos devidamente secos duram meses sem perder o sabor.
Quando em dúvida, seque. A secagem é uma ótima maneira de preservar ervas, alimentos fatiados finos, pimentas e cogumelos. Produtos secos fazem sopas se destacarem e marinadas explodirem de sabor. Eles também duram tanto quanto os congelados, de três meses a um ano.
A secagem em prateleira é mais fácil do que a secagem pendurada. Envolve colocar as ervas folhosas ou cogumelos carnudos em uma bandeja de malha em um local sombreado. A luz solar direta pode esgotá-los de seus nutrientes e eles secarão muito rapidamente. Mantenha-os na sombra com boa circulação de ar e mova-os diariamente para garantir que não se formem podridões ou mofo.
Uma vez que os alimentos estejam secos, leve-os para dentro e armazene-os em um recipiente. Você também pode secá-los dentro de casa. Isso é melhor quando está frio e tempestuoso lá fora no outono, inverno ou primavera.
Secagem Pendurada
Lugares sombreados ajudam os alimentos a secarem sem perder o sabor.
A secagem pendurada é uma maneira bonita de preservar sua colheita. Cria lindas linhas de cítricos, pimentas e cachos de ervas folhosas. Você precisará de corda ou barbante para amarrar tudo junto. Você também precisará de pregos para pendurar o barbante.
Como secar pendurado depende das colheitas em questão. Faça um furo no topo das pimentas e passe o barbante pelos furos para pendurá-las. Outros, como alho, secam pendurados juntos! Amarre os caules de alho softneck juntos para fazer tranças elaboradas com várias cabeças em cada cacho.
Assim como na secagem em prateleira, seque suas colheitas em um local sombreado com boa circulação de ar. O processo pode levar uma semana para ervas folhosas e duas semanas ou mais para alimentos cheios de água, como pimentas e cítricos.