Minha Experiência com Pré-Germinação de Sementes
Como jardineiro, aprendi tarde sobre a pré-germinação de sementes. Se eu soubesse dessa prática antes, teria evitado muitos problemas. É um processo simples que, quando feito com as sementes certas, aumenta as taxas de germinação e, consequentemente, seu sucesso no jardim.
Existem várias maneiras de pré-germinar, e vamos abordar uma delas aqui. No geral, conhecer esse processo economiza dinheiro, pois sementes que não germinariam se tornam utilizáveis. Ao entender o tipo de sementes que você está usando, saberá se são boas candidatas para a pré-germinação.
Essa atividade é especialmente divertida quando você já tem um plano e algumas sementes extras. Se você já começou seu jardim de primavera plantando em ambientes internos, adicione algumas pré-germinadas à mistura. Ou, se ainda não começou, reserve um espaço para algumas!
Por Que Pré-Germinar Sementes?
Sementes antigas se beneficiam muito da pré-germinação.
A pré-germinação é usada por agricultores de flores e grãos para acelerar a germinação das sementes. Geralmente, isso é feito quando se deseja iniciar rapidamente a semente para garantir que as mudas sejam transplantadas ao ar livre na temperatura e estação certas.
Você também pode pré-germinar sementes para determinar a taxa de germinação de sementes antigas. A maioria das sementes tem uma vida útil de alguns anos, mas muitas ainda germinam se você começar dessa forma. Portanto, ao planejar seu jardim e ter um pacote antigo de sementes, pré-germine-as em vez de semeá-las para economizar espaço para sementes mais novas.
Sementes antigas se beneficiam da pré-germinação, pois acelera o tempo que levam para brotar. Caso contrário, ficam dormentes por mais tempo do que o normal em suas bandejas de início de sementes. A pré-germinação permite que você veja a semente de perto, em vez de sob a mistura de início de sementes, onde você não pode vê-la.
A pré-germinação também economiza espaço em sua estação de início de sementes. Em vez de plantar suas sementes germinadas em vasos ou bandejas, plante-as diretamente no solo do jardim, desde que as condições estejam adequadas. Para quem não tem espaço para uma área de início, essa é uma ótima segunda opção. Sementes pré-germinadas também são menos suscetíveis a doenças de mudas, como o tombamento.
Quais Sementes Pré-Germinar
Tanto sementes pequenas quanto grandes são boas candidatas.
Sementes pequenas que demoram a germinar no solo são suas melhores candidatas para a pré-germinação. Pré-germine sementes de tomates, pimentões, rabanetes, cenouras, salsa e cebolas. Sementes maiores que respondem bem à imersão também são boas para a pré-germinação (pense em ervilhas-de-cheiro e pepinos).
Sementes de alface são perfeitas para essa prática. Não posso dizer quantas sementes de alface desperdicei jogando-as no jardim, apenas para serem atacadas por pragas. Em vez de semeá-las diretamente, pré-germine-as e plante-as em um recipiente para crescer um pouco antes do transplante.
Assim como vegetais e ervas com sementes pequenas se dão bem com a pré-germinação, sementes de flores minúsculas também. Para esse processo, selecione sementes duras em vez de papiráceas. Se você tiver algumas flores silvestres que foram estratificadas a frio, elas também podem ser pré-germinadas.
Sementes a Evitar na Pré-Germinação
Sementes pequenas e semelhantes a poeira ficam encharcadas quando pré-germinadas.
Milho e feijão não são adequados para a pré-germinação. Imersão ou exposição dessas sementes à umidade antes de plantá-las no solo as torna suscetíveis a patógenos. Como você precisa plantar várias plantas de milho e feijão para uma boa colheita, precisa de tantas mudas saudáveis quanto possível.
Evite germinar sementes pequenas e semelhantes a poeira. Mil-folhas, orégano e várias orquídeas são alguns exemplos de plantas que produzem esse tipo de semente. Sua qualidade semelhante a papel não responde bem às condições continuamente úmidas necessárias para a pré-germinação. Da mesma forma, plantas propensas a choque de transplante devem ser semeadas diretamente, em vez de pré-germinadas.
Como Pré-Germinar Sementes
Mantenha as sementes levemente úmidas durante o processo.
Existem várias maneiras de pré-germinar suas sementes, mas vamos abordar a maneira mais básica aqui. O primeiro passo é reunir seus materiais. Junte-os, e o resto do processo é simples.
- Sementes
- Sacos plásticos com fecho
- Toalhas de papel ou filtros de café
- Fita adesiva e uma caneta, ou um marcador permanente para rotular
- Recipientes de transplante ou um local para transplantar suas sementes germinadas
- Um tapete térmico (opcional, mas o calor é necessário para certas sementes)
Siga este processo passo a passo para pré-germinar sementes de vários tipos.
- Reúna as sementes que você gostaria de pré-germinar e rotule os sacos com o nome da variedade e a data em que foram germinadas. Mantenha diferentes tipos de sementes em sacos separados.
- Umedeça o filtro de café ou a toalha de papel. Este é o meio de germinação. A umidade da toalha inicia o processo de germinação, quebrando a casca da semente e estimulando os açúcares dentro da semente que sinalizam que é hora de o cotilédone emergir.
- Coloque suas sementes no filtro ou toalha úmida e dobre sobre as sementes, cobrindo-as.
- Insira a toalha ou filtro úmido no saco devidamente rotulado e pressione o ar para fora. Em seguida, feche e coloque-os em algum lugar fora da luz solar direta.
- Coloque sementes que precisam de calor para germinar em um tapete térmico. Se você não tiver um, pule esta etapa.
- Verifique seus sacos diariamente e remova as sementes à medida que germinam (ou seja, quando tiverem seu primeiro conjunto de folhas), deixando sementes não germinadas nos sacos. Adicione mais umidade conforme necessário para manter seu meio úmido. Remova quaisquer sementes, toalhas ou filtros que apresentem mofo e descarte-os.
- Com o máximo de cuidado possível, mova as sementes germinadas para seus recipientes de transplante ou para o jardim. Qualquer broto danificado nesse processo deve ser descartado, pois provavelmente morrerá.
- Use um palito de dente para fazer um pequeno buraco e coloque suavemente a muda dentro. Pressione levemente o solo ao redor para mantê-la no lugar. Plante na profundidade apropriada para a planta específica que você germinou.
- Se alguma semente brotar através do meio, simplesmente corte ao redor do broto e plante-o com a toalha ou filtro. Isso se decomporá à medida que a muda cresce.
- Seus brotos precisam de luz para continuar crescendo, então coloque-os sob uma luz de cultivo ou em luz solar direta assim que forem plantados. Continue monitorando, regando e cuidando das mudas à medida que crescem.
Principais Conclusões
Como você pode ver, o processo é simples e proporciona um bom início para a temporada de cultivo. Se você quiser pré-germinar sementes este ano, lembre-se:
- A pré-germinação oferece mais espaço para cultivar as plantas que deseja e ajuda a germinar sementes antigas, verificando a taxa de germinação que ainda possuem.
- Também proporciona uma maneira mais rápida de iniciar a temporada de cultivo.
- Muitas sementes são boas candidatas para a pré-germinação, mas evite usar essa técnica com sementes semelhantes a poeira, milho, feijão e aquelas propensas a choque de transplante.
- Siga o simples processo de pré-germinação e transplante suas sementes. É fácil e um projeto divertido!





