27 Melhores Sementes para Começar a Plantar Dentro de Casa no Início da Primavera

Você está visualizando atualmente 27 Melhores Sementes para Começar a Plantar Dentro de Casa no Início da Primavera

Enquanto climas mais quentes podem semear ao ar livre no início da primavera sem problemas, zonas 7 e mais frias geralmente precisam começar muitas de suas culturas dentro de casa para garantir mudas robustas quando o clima se estabilizar. Isso pode economizar muito tempo e dinheiro, pois você não precisa depender de mudas de viveiros e pode estender sua temporada para começar a colher alimentos frescos mais cedo na primavera.

Para acertar na semeadura interna, você deve se tornar um mestre no planejamento de jardins! Não se preocupe, isso é mais fácil do que parece. Só requer matemática simples e um calendário. O timing é crucial, e eu tenho todos os segredos dos agricultores profissionais para ajudá-lo a escolher as culturas certas para semeadura interna e semeá-las no momento certo para garantir o máximo sucesso! Vamos lá!

Nossos Favoritos

Planeje com Antecedência e Conheça Suas Datas

Use sua última data de geada para determinar o melhor momento para começar a semear.

Para a maioria dos vegetais e flores, semear dentro de casa de 4 a 10 semanas antes do transplante garante que estejam no tamanho perfeito para a transição para o jardim quando o clima se estabilizar. Os erros mais comuns dos jardineiros de primavera são semear muito cedo ou muito tarde.

Se você plantar sementes dentro de casa muito cedo, elas podem ficar com raízes presas e estioladas, crescendo demais em seus recipientes antes que esteja quente o suficiente para transplantá-las para o jardim. Isso é especialmente comum ao plantar tomates ou abóboras muito cedo. As mudas superdimensionadas crescem demais em seus vasos e às vezes têm dificuldade em se adaptar aos canteiros sem sofrer choque de transplante.

Por outro lado, se você semear muito tarde, perde uma janela crucial de oportunidade que pode reduzir sua temporada de cultivo geral. Isso é particularmente problemático para cultivadores do norte com temporadas curtas. Por exemplo, se você jardina na zona 5 e esquece de começar a plantar pimentões até maio, as plantas podem não ter tempo suficiente para amadurecer completamente seus frutos no final do verão.

Você pode evitar todos esses problemas com um planejamento simples. Tudo o que você precisa são quatro datas principais:

Última Data de Geada: A última data estimada de geada para sua região é determinada usando dados meteorológicos das últimas décadas. Isso lhe diz quando esperar que o clima da primavera se estabilize, garantindo que as mudas jovens não morram durante as noites frias.
Dias para Maturidade: Este é o número de dias após a semeadura que uma cultura leva para produzir frutos, com base em médias de testes agrícolas. Verifique o pacote de sementes para ver quanto tempo leva para sua variedade amadurecer. Os dias para maturidade (DTM) podem variar de apenas 45 dias para abobrinha a mais de 150 dias para alguns alhos-porós e abóboras de inverno. Algumas empresas de sementes fornecem um DTM estimado a partir da semeadura direta e do transplante. Se você estiver começando dentro de casa, precisará do DTM a partir do transplante.
Data de Início Dentro de Casa: A maioria dos pacotes de sementes oferece orientações para a semeadura interna. Procure a frase que diz: “comece dentro de casa x a y semanas antes da última geada”. Por exemplo, é recomendado começar o brócolis ‘Di Cicco’ dentro de casa de quatro a seis semanas antes da última geada média da primavera.
Data de Semeadura: Finalmente, você pode calcular sua data de semeadura! Localize sua última data de geada no calendário e conte para trás o número de semanas recomendado pela data de transplante. Em outras palavras, use esta equação: (última data de geada) – (data de início dentro de casa) = data de semeadura. Se o pacote de sementes não fornecer orientação sobre quando começar dentro de casa, subtraia os dias para maturidade da última data de geada.

Pessoalmente, gosto de criar uma mini planilha ou calendário de jardim para acompanhar todas essas informações para os próximos anos. A maneira mais simples de começar é com um gráfico que tenha 6 colunas:

Tipo de Cultura
Variedade
Dias para Maturidade
Recomendação de Semeadura Antes da Última Geada
Data de Semeadura Interna
Data de Transplante

Exemplo:

Tipo de Cultura Variedade Dias para Maturidade Recomendação de Semeadura Antes da Última Geada Data de Semeadura Interna Data de Transplante
Tomates ‘Sun Gold’ 57 4-6 semanas 14 de março 25 de abril
Alho-poró ‘King Richard’ 75 8-10 semanas 15 de fevereiro 25 de abril

Este é exatamente o sistema que usei como agricultor profissional para garantir que a estufa fluísse perfeitamente com a estação. Mesmo que você tenha apenas um pequeno parapeito de janela ou um conjunto de luzes de cultivo, esse processo de planejamento tornará muito mais fácil acompanhar sua programação de semeadura interna e anotar o que funciona (ou não) para o próximo ano.

Quais Sementes Você Deve Começar Dentro de Casa na Primavera?

Culturas de longa temporada são melhores para começar dentro de casa no início da primavera, enquanto culturas de raízes prosperam quando semeadas diretamente.

Algumas culturas são mais adequadas para a semeadura interna, enquanto outras são melhores para a semeadura direta. Geralmente, culturas de longa temporada (com um alto número de dias para maturidade) são semeadas dentro de casa no início da primavera, enquanto culturas de raízes precisam ser semeadas diretamente no jardim. A maioria das semeaduras internas começa cerca de 8-10 semanas antes da última data de geada na primavera.

As primeiras semeaduras internas geralmente incluem alhos-porós, cebolas, aipo, salsa e algumas brássicas. À medida que a última data de geada se aproxima, culturas de clima quente como tomates e pimentões são tipicamente semeadas dentro de casa de seis a oito semanas antes da data de geada. Você não quer começar abobrinhas, abóboras de inverno ou pepinos dentro de casa até apenas uma ou duas semanas antes da última geada estimada da primavera.

16 Vegetais de Início de Primavera para Semeadura Interna

Antes de começar a semeadura interna, certifique-se de investir em um termômetro de solo de qualidade para monitorar a temperatura do solo. Se você não tiver uma estufa ou janela voltada para o sul bem iluminada, luzes de cultivo são super úteis para estabelecer mudas fortes.

1. Alho-poró

Plante alhos-porós a uma profundidade maior para incentivar o crescimento de caules mais pálidos e branqueados.

Notoriamente resistentes ao frio e de crescimento lento, os alhos-porós são uma das primeiras sementes que você pode semear dentro de casa em bandejas abertas ou bandejas de células. Recomenda-se que a maioria das variedades comece com uma vantagem de oito a dez semanas antes da última data de geada. Gosto de semear alhos-porós em bandejas abertas rasas a uma profundidade de ¼” e cobertas com uma leve camada de solo.

Depois que emergirem em 7-14 dias, você pode desbastá-los para cerca de uma polegada de distância. Quando atingirem seis polegadas de altura, é útil dar-lhes um corte para incentivar caules mais grossos. Corte cerca de metade das pontas e deixe-os amadurecer no recipiente até a espessura de um lápis. Quando for hora de transplantar por volta da última data de geada, levante suavemente um punhado de alhos-porós do solo e sacuda um pouco da terra de suas raízes. Mergulhe-os em uma solução de água para separar facilmente as raízes e plante profundamente para promover mais caules branqueados.

Alternativamente, você pode semear sementes de alho-poró em grupos de dois a três em pequenas bandejas de células e transplantá-los em feixes. Colha seletivamente segurando a base dos outros no lugar enquanto corta os maiores primeiro.

2. Cebolas

Começar cebolas dentro de casa no início da primavera permite a colheita em maio ou junho.

A maioria das variedades de cebolas doces e cebolas de armazenamento leva até 100 dias para amadurecer. Se você começar dentro de casa no início da primavera (cerca de oito a dez semanas antes da última geada), pode desfrutar de cebolas de primavera em maio ou junho. Gosto de começar as sementes de cebola da mesma maneira que os alhos-porós. Semeie em bandejas abertas ou em bandejas de células em feixes de dois ou três. Plante as sementes a ¼” de profundidade mas não cubra com muito solo. Umidade contínua e temperatura ambiente garantirão uma germinação uniforme!

Quando as cebolas jovens atingirem cinco a seis polegadas de altura, você pode cortar os centímetros superiores para incentivar o desenvolvimento de bulbos maiores. Os recortes têm gosto de cebolinha, então não os jogue fora! Quando as plantas estiverem com a espessura de um lápis, transplante-as a dois a quatro polegadas de distância, dependendo da variedade e do tamanho desejado.

Antes de semear cebolas, certifique-se de selecionar o tipo certo de cebola para sua região. Este allium forma bulbos com base na duração da luz do dia a que são expostos. Cebolas de dia curto são melhores para o sul, enquanto cebolas de dia longo são melhores para o norte. Algumas cebolas de dia neutro agora estão disponíveis, que formarão bulbos independentemente da duração do dia.

3. Aipo-rábano

Comece a cultivar aipo-rábano dentro de casa 10-12 semanas antes da última geada da primavera para evitar o florescimento precoce.

O estranho e atraente aipo-rábano, ou raiz de aipo, requer um início precoce em condições protegidas. O aipo-rábano tem uma textura única semelhante à batata e um sabor aconchegante de sopa de frango, perfeito para assados e sopas.

Embora pensemos principalmente nesse vegetal bulboso alienígena como uma cultura de outono, ele precisa começar na primavera. Este de crescimento lento é melhor semeado 10 a 12 semanas antes da última geada. É muito importante começar o aipo-rábano dentro de casa porque a exposição precoce a temperaturas abaixo de 50°F (10°C) pode causar florescimento prematuro.

Semeie seu aipo-rábano e aipo dentro de casa ao mesmo tempo, sob as mesmas condições. Um tapete de aquecimento pode ajudar a manter a temperatura do solo em torno de 70-75°F (21-27°C) para uma germinação mais rápida. As pequenas sementes devem ser plantadas a cerca de ⅛” de profundidade e cobertas levemente com solo. Mantenha-as consistentemente úmidas por duas a três semanas enquanto você espera pacientemente pela germinação.

4. Aipo

Sementes de aipo exigem umidade e calor consistentes para germinação e crescimento bem-sucedidos.

Este parente da salsa é ainda mais exigente do que seu primo aipo-rábano. Nunca tive sucesso em começar a plantar aipo ao ar livre porque as mudas são incrivelmente sensíveis a qualquer flutuação de umidade ou temperatura. Se você não mantê-las consistentemente úmidas, elas não germinarão. Se você as expor a temperaturas frias abaixo de 55°F (13°C), elas florescerão prematuramente e nunca formarão aqueles talos crocantes que você deseja para saladas de verão.

Semeie sementes de aipo 10-12 semanas antes da sua data de transplante, que deve ser uma a duas semanas após a última geada estimada, uma vez que o clima esteja consistentemente quente. A chave para o aipo é “devagar e constante”.

Semeie as sementes em um espaço consistentemente quente, como sua estufa ou configuração de luz de cultivo, e nunca as deixe secar. Não as exponha a grandes variações de temperatura. Ao endurecer, não as coloque no clima frio. Em vez disso, reduza gradualmente a rega ao longo de uma semana e depois transplante sob proteção usando uma cobertura de fileira ou moldura fria.

5. Mache

Um verde resistente ao inverno, a mâche prospera em condições frias.

Esses verdes resistentes ao frio receberam seu nome porque cresciam como ervas daninhas em campos de milho no inverno. A mâche é notavelmente resistente ao frio e muitas vezes pode ser semeada diretamente no início da primavera em muitos climas. Mas se você ainda tiver neve no chão, essa cultura precoce também se beneficia de um início dentro de casa.

Semeie mâche dentro de casa em um espaço não aquecido até 10 semanas antes da sua última data de geada e transplante ao ar livre de três a seis semanas antes da última geada. No entanto, certifique-se de que as sementes não sejam expostas a muito calor. Temperaturas acima de 70°F (21°C) farão com que a semente entre em dormência. Esta é uma verdadeira cultura resistente ao inverno.

Desde que tenha umidade consistente, a mâche se sairá muito bem no frio. As sementes germinam lentamente em 10-14 dias e felizmente atingem o tamanho transplantável em uma estufa fria ou solário. As noites frias do início da primavera produzem verdes extras doces e tenros que rivalizam com o espinafre.

6. Quiabo

Cultivar quiabo em climas do norte é possível começando cedo, usando vasos ou bandejas de células.

Este clássico do sul não é apenas para climas quentes! Você pode cultivar quiabo em zonas do norte desde que comece cedo e forneça solo continuamente quente. Semeie sementes de quiabo em vasos ou bandejas de células quatro a cinco semanas antes da última data de geada. Um tapete de aquecimento é recomendado para manter o solo acima de 80°F (27°C) para uma germinação rápida e uniforme.

As sementes devem ser pressionadas no solo a cerca de ½” de profundidade e desbastadas para 1 planta por célula ou plugue. Uma vez que as noites estejam quentes o suficiente, transplante o quiabo no jardim sob cobertura de fileira. As deliciosas vagens começarão a se desenvolver em alguns meses. Colha-as quando atingirem três a quatro polegadas de comprimento para evitar que fiquem duras.

7. Salsa

A paciência é fundamental ao cultivar salsa devido ao seu processo de germinação lento.

A salsa germina incrivelmente devagar, mas produz durante todo o verão e bem no inverno, então a paciência certamente vale a pena. Semeie salsa 8-10 semanas antes da última geada em bandejas de células de uma polegada. Regue consistentemente e mantenha as bandejas a uma temperatura constante de 65-70°F (18-21°C) sob luzes de cultivo ou em um parapeito de janela.

Seja muito, muito paciente, pois as sementes podem levar pelo menos três semanas para germinar e às vezes até 30 dias. Uma vez que finalmente brotem, deixe a salsa fazer seu próprio caminho até atingir cinco a seis polegadas de altura e transplante para o jardim uma semana ou mais antes da geada esperada. As mudas de salsa são bastante resistentes ao frio, desde que sejam devidamente endurecidas.

8. Ervilhas

Prósperas em clima frio, as ervilhas podem ser semeadas diretamente ou transplantadas cedo se começadas em bandejas de células.

Ervilhas de neve e ervilhas-de-cheiro são lindas culturas de início de primavera. Elas prosperam no clima frio e evitam o sol quente. Se você começar as ervilhas em bandejas de células, pode transplantá-las extra cedo. No entanto, a semeadura direta é igualmente viável assim que o solo estiver trabalhável.

Plante sementes de ervilha a uma profundidade que seja o dobro de sua maior dimensão. Gosto de semear uma a duas ervilhas por célula em bandejas de 120 células, mantendo um espaçamento de cerca de 1 polegada entre elas. Germinam rapidamente em 7-14 dias e podem ser transplantadas ao ar livre assim que o solo estiver descongelado e a temperatura noturna estiver consistentemente acima de 40°F (4°C).

As ervilhas podem ser cultivadas ao longo de cercas ou treliças para suporte adicional e também ajudam a fixar o nitrogênio no solo, o que beneficia as culturas subsequentes. Colha as vagens jovens e tenras regularmente para estimular mais produção e evitar que se tornem duras e fibrosas.

  1. Brócolis

O brócolis é uma excelente cultura de primavera que pode ser iniciado dentro de casa para uma colheita precoce.

Comece o brócolis dentro de casa cerca de seis a oito semanas antes da última data de geada. Use bandejas de células ou bandejas rasas e plante as sementes a ¼” de profundidade. Mantenha a umidade e a temperatura do solo em torno de 65-75°F (18-24°C) para uma germinação ideal.

Quando as mudas atingirem cerca de 4-6 polegadas de altura, você pode transplantá-las ao ar livre. Brócolis se desenvolve bem em temperaturas mais frescas, então o início precoce pode garantir uma colheita antes das ondas de calor do verão. Certifique-se de que o solo esteja bem drenado e rico em nutrientes para o melhor desenvolvimento dos botões florais.

  1. Couve

A couve é uma excelente escolha para cultivo em clima frio e pode ser semeada internamente para uma colheita antecipada.

Comece a couve dentro de casa de seis a oito semanas antes da última data de geada. Plante as sementes a ¼” de profundidade e mantenha-as em uma área bem iluminada ou sob luzes de cultivo. O solo deve ser mantido úmido e a temperatura em torno de 65-75°F (18-24°C) para uma germinação bem-sucedida.

Quando as mudas atingirem cerca de 4-6 polegadas de altura, você pode transplantá-las ao ar livre. A couve é resistente ao frio e pode ser colhida mesmo após a chegada das primeiras geadas. A exposição a temperaturas mais baixas pode até melhorar o sabor, tornando-a mais doce e saborosa.

  1. Repolho

O repolho, como outras brássicas, pode ser iniciado dentro de casa para uma colheita de primavera antecipada.

Plante sementes de repolho dentro de casa cerca de seis a oito semanas antes da última data de geada. As sementes devem ser plantadas a ¼” de profundidade em bandejas de células ou bandejas rasas. Mantenha a umidade e a temperatura do solo em torno de 65-75°F (18-24°C) para uma germinação eficaz.

Transplante as mudas ao ar livre quando atingirem cerca de 4-6 polegadas de altura e as temperaturas estiverem favoráveis. O repolho se adapta bem ao frio e pode ser colhido ao longo da primavera e início do verão.

  1. Tomates

Os tomates são uma cultura de clima quente que se beneficia de um início interno para um crescimento robusto.

Comece tomates dentro de casa de seis a oito semanas antes da última data de geada. Plante as sementes a ¼” de profundidade em bandejas de células ou vasos pequenos. Mantenha a temperatura do solo em torno de 70-80°F (21-27°C) para uma germinação rápida e uniforme.

Quando as mudas tiverem pelo menos duas folhas verdadeiras e a temperatura ao ar livre estiver estável, você pode transplantá-las. Tomates prosperam em solo bem drenado e rico em matéria orgânica e se beneficiam de um local ensolarado para uma produção abundante.

  1. Pimentões

Os pimentões, como os tomates, precisam de um longo período de crescimento e se beneficiam de um início precoce.

Semeie pimentões dentro de casa cerca de oito a ten semanas antes da última data de geada. Plante as sementes a ¼” de profundidade e mantenha a temperatura do solo em torno de 70-80°F (21-27°C) para uma germinação bem-sucedida.

Transplante as mudas ao ar livre quando as plantas tiverem pelo menos 6-8 polegadas de altura e as temperaturas estiverem consistentemente quentes. Pimentões se desenvolvem melhor em solo quente e bem drenado e se beneficiam de um local ensolarado.

  1. Abóboras de Verão

As abóboras de verão têm um crescimento rápido e se beneficiam de um início interno para uma colheita antecipada.

Comece as sementes de abóbora de verão dentro de casa cerca de quatro a seis semanas antes da última data de geada. Plante as sementes a 1” de profundidade em vasos pequenos ou bandejas de células. Mantenha a temperatura do solo em torno de 70-80°F (21-27°C) para uma germinação uniforme.

Transplante as mudas ao ar livre quando as temperaturas estiverem consistentemente quentes e o risco de geada tiver passado. As abóboras de verão precisam de muito espaço para crescer, então plante-as em um local que permita expansão.

  1. Pepinos

Os pepinos crescem rapidamente e se beneficiam de um início interno para uma colheita precoce.

Semeie pepinos dentro de casa cerca de quatro a seis semanas antes da última data de geada. Plante as sementes a 1” de profundidade em vasos pequenos ou bandejas de células. Mantenha a temperatura do solo em torno de 70-80°F (21-27°C) para uma germinação eficaz.

Transplante as mudas ao ar livre quando as temperaturas estiverem consistentemente quentes e o risco de geada tiver passado. Pepinos preferem solos quentes e bem drenados e se beneficiam de um local ensolarado.

  1. Abóbora de Inverno

A abóbora de inverno é uma cultura de longa temporada que se beneficia de um início interno para uma colheita antecipada.

Semeie as sementes de abóbora de inverno dentro de casa cerca de seis a oito semanas antes da última data de geada. Plante as sementes a 1” de profundidade em vasos pequenos ou bandejas de células. Mantenha a temperatura do solo em torno de 70-80°F (21-27°C) para uma germinação rápida.

Transplante as mudas ao ar livre quando as temperaturas estiverem consistentemente quentes e o risco de geada tiver passado. A abóbora de inverno precisa de muito espaço para crescer e se beneficia de solo bem drenado e rico em matéria orgânica.

Com esse planejamento e as dicas adequadas, você poderá aproveitar ao máximo sua semeadura interna e desfrutar de uma temporada de cultivo produtiva e bem-sucedida. Boa jardinagem!