Propagação no Outono
A propagação no outono é uma tarefa divertida, especialmente com o frio do inverno se aproximando. Enquanto você fecha o jardim e o limpa para o outono, pode se concentrar em quais plantas merecem uma segunda vida. Existem várias maneiras de propagar, cada uma com seus próprios benefícios.
Se você mora em uma região onde o outono é ameno e a geada não está próxima, pode propagar e plantar antes que o outono termine. Se você vive em um lugar frio, é hora de preparar um espaço protegido da geada intensa que faz as plantas entrarem em dormência.
Saber qual método de propagação é mais adequado para quais plantas é uma distinção importante a aprender antes de começar. Você pode propagar por estacas, dividir perenes, colher sementes e até mesmo fazer alporquia. Mas deve adaptar o método ao tipo específico de planta e local com que está trabalhando.
Conheça o Seu Ambiente
Seu clima determinará o que você pode propagar agora.
Comece localizando sua zona de resistência USDA e determinando sua primeira data de geada. Isso serve como base para ajudar a decidir qual técnica de propagação de outono você vai usar. Ambos ajudam a determinar quão frio geralmente fica em sua região e quando vai congelar.
Se você tem pouco mais de um mês antes da chegada da geada, a propagação ao ar livre é possível. Se a geada está chegando em breve, você pode montar uma área protegida em ambientes fechados ou propagar sob uma estrutura fria ao ar livre. Uma estufa ou garagem também é uma ótima opção. Compreender os microclimas do seu jardim, incluindo aqueles que tendem a congelar mais cedo, é importante.
Pense nas plantas que deseja propagar. Observe se tendem a ser lenhosas ou verdes e flexíveis. São anuais ou perenes? São resistentes ao inverno ou precisam ser replantadas a cada ano? Ao pensar nessas perguntas, faça anotações para manter as coisas organizadas enquanto realiza suas tarefas de jardinagem de outono.
Dividir Perenes
O método mais fácil de propagação no outono é dividir perenes crescidas demais.
Plantas perenes (aquelas que sobrevivem ao inverno por vários anos) precisam de propagação por divisão a cada ano ou mais. Portanto, este é um bom momento para desenterrá-las e dividi-las para plantar em outro lugar.
Nem todas as perenes precisam disso, mas aquelas que mostraram vigor reduzido devido ao excesso de crescimento se beneficiam muito.
Você precisará de uma pá de mão ou faca hori hori para plantas menores e uma pá grande para as maiores. Usando a ferramenta apropriada, cave fora do perímetro do sistema radicular da planta e desenterre a massa de raízes.
Remova o solo das raízes e localize áreas onde há massas separadas. Estas devem ter crescimento acima do solo anexado a elas. Separe-as suavemente ou corte-as com sua pá ou hori hori. Plante suas divisões em vasos ou em um novo local no jardim.
Aqui estão algumas perenes que se beneficiam da propagação no outono. Note que cultivadores em climas mais frios devem decidir se há tempo suficiente para que as divisões sejam plantadas no solo. Em áreas com menos de 4 semanas de clima sem geada, coloque as divisões em vasos e proteja-as até que o solo aqueça o suficiente na primavera.
- Aster
- Crisântemo
- Penstemon (língua-de-barba)
- Phlox paniculata (flores de jardim altas)
- Achillea spp. (mil-folhas)
- Coreopsis
- Tiarella spp. (flor de espuma)
- Astilbe
- Liatris spp. (estrela flamejante)
- Rudbeckia spp. (margarida-de-olho-preto)
- Echinacea spp. (flor-de-cone)
- Nepeta spp. (erva-dos-gatos)
- Gerânio
- Hosta
Colher Sementes
Colete sementes no final da estação para cultivar novas plantas.
Agora é um ótimo momento para a propagação no outono por sementes. Colete sementes de anuais que não sobrevivem à geada e perenes que tendem a se auto-semearem livremente e superlotarem. Remova as cabeças de sementes maduras e colete as sementes para semear novas plantas.
Se você estiver trabalhando com sementes que precisam de estratificação a frio, pode semeá-las no jardim imediatamente. Aquelas que não precisam de um período frio devem ser semeadas após a última geada, quando as temperaturas do solo aumentam o suficiente para suportar sua germinação. Cada planta é diferente, então certifique-se de saber o melhor momento antes de semear.
Para anuais que precisam de calor para crescer, você pode começar a cultivá-las em ambientes fechados. Consulte um guia de cultivo para descobrir o melhor momento para semear a planta que está cultivando. Certifique-se de ter seu equipamento de início de sementes pronto ou semeie no inverno.
Recolher Estacas
Remova estacas lenhosas de plantas saudáveis agora.
Muitas perenes lenhosas e herbáceas se reproduzem facilmente por estacas. Enquanto você coleta sementes para propagação no outono, colha algumas estacas também. Se você estiver lidando com um outono ameno, pode colocar suas estacas em luz solar indireta e brilhante ao ar livre. Em climas frios, mantenha-as dentro de casa.
Antes de recolher estacas, faça uma pesquisa. Determine se os caules que você está propagando precisam ser lenhosos ou verdes. Observe também se a planta floresce no crescimento do ano atual ou do próximo ano. Isso dirá se você pode esperar flores na próxima primavera ou na seguinte.
Se você estiver propagando estacas no solo, um pouco de hormônio de enraizamento ajuda. Uma vez que a planta crie raízes, plante-a em um recipiente para abrigar durante o inverno ou plante-a no jardim.
Na propagação em água, cuide de suas estacas trocando a água todos os dias antes de plantar em um recipiente ou em seu local de cultivo final.
Alporquia de Perenes
Tente a alporquia para plantas rasteiras.
A alporquia é uma técnica interessante de propagação no outono que é boa para algumas, mas não para todas as plantas. Mas se você estiver trabalhando com arbustos e plantas rasteiras que tendem a se reproduzir dessa maneira naturalmente, é uma ótima opção. É especialmente útil para aquelas que formam raízes adventícias em seus caules.
Encontre um caule que seja longo o suficiente para tocar o chão com alguns centímetros que possam ficar acima do solo. Remova todas as folhas da área que ficará na superfície do solo. Em seguida, prenda o caule com uma pedra ou grampo de paisagismo e cubra-o com solo. Com o tempo, raízes se formarão no monte de solo.
Uma vez que as raízes se desenvolvam, corte a parte ainda presa à planta-mãe. Em seguida, desenterre cuidadosamente a planta alporcada e coloque-a em um vaso ou plante-a em outro lugar. Como isso acontece no local, é melhor realizar antes da geada, pois as plantas entram em dormência e não crescem ativamente durante esse período.
Alporquia Aérea
Propague árvores ou arbustos usando esta técnica.
A propagação no outono é possível através da alporquia aérea também. Em vez de prender um pedaço de uma árvore ou arbusto ao solo para formar raízes, você pode usar um pod de alporquia ou criar um pequeno bolso de composto com turfa envolto em plástico para promover o desenvolvimento das raízes. Procure caules que tenham de um a dois anos de idade.
Você deve cortar o caule ou levantar a casca, aplicar hormônio de enraizamento e depois cobrir com seu pod de propagação (seja caseiro ou profissionalmente projetado). Aguarde o desenvolvimento das raízes ao longo de um ano, depois remova-o do galho quando as raízes se formarem.
Use plástico preto em vez de plástico transparente para evitar o desenvolvimento de algas que privarão as raízes de nutrientes vitais. Uma vez que você tenha enraizado e removido o caule, plante-o, seja para abrigar no inverno ou no jardim para enraizar antes que a geada chegue.
Considerações Finais
Existem muitas técnicas divertidas de propagação no outono que você pode começar imediatamente se estiver interessado em expandir seu jardim. Lembre-se de fazer uma pequena pesquisa sobre as plantas que deseja cultivar e tenha uma boa noção do que funciona para sua estação de outono. Em seguida, mantenha os seguintes métodos de propagação em mente:
- Divida perenes a cada ano ou mais para promover maior vigor e floração.
- Recolha sementes e semeie-as no outono (para estratificação a frio) ou antes da primavera.
- Recolha e cuide de estacas de plantas que criam raízes facilmente dessa forma.
- Faça alporquia de outras plantas através de alporquia de monte ou aérea, dependendo da espécie.